Educação Física











25 a 29 de Outubro

Caminho a ser percorrido

Este jogo pode ser realizado por duas ou mais pessoas.

Vocês desenharão um caminho como este em uma folha e vão escolher 6 quadradinhos e escrever dentro deles alguns desafios, exemplo:

  • ·       Faça 10 polichinelos
  • ·       Faça uma corrida no lugar contando até trinta

  • ·       Dê 10 saltos bem altos
  • ·       Pule igual a um sapinho no lugar 10 vezes
  • ·       Faça um alongamento. Dê uma bela esticada no corpo
  • ·       Coloque as mãos e os pés no chão e faça uma ponte, segurando o peso do corpo contando até 20.

Vocês podem escolher outros desafios, desde que sejam atividades físicas.

Vocês também precisarão de pecinhas para se movimentarem no jogo, pode ser tampinha de garrafa, e um dado. Para quem não tem dado faremos com papel.




 Desenhe desta forma numa folha, peça a ajuda de um adulto para cortar e colar o dado.

Depois de tudo preparado, jogue o dado e o número que cair será o número de casas que você andará. Se cair numa casinha em que haja um desafio, precisa realizá-lo.

Lembrando que você pode colocar mais desafios em seu caminho, como por exemplo: ande 2 casas, volte para o começo, entre outros. Use sua criatividade.

Para os alunos com dificuldade de locomoção, pedimos aos responsáveis que estabeleçam desafios possíveis como: tocar a mão em um dos pés, levantar ambos os braços, entre outros.






18 a 22 de Outubro

Educação Física

LABIRINTO

 

 

Você sabia que assim como os Europeus e Indígenas, os Africanos contribuíram muito para a formação cultural brasileira nos mais diversos aspectos? E com jogos e brincadeiras também não foi diferente.

Brincadeiras populares africanas apresentam, como característica, atividades em grupo e bastante desafiadoras. Mesmo quando há competição, os jogos possibilitam a participação de muitas crianças jogando simultaneamente, competindo em equipes ou individualmente. Outra característica é a criatividade dos jogadores e o aproveitamento de recursos simples, do meio ambiente ou descartáveis, para a confecção de seus instrumentos de jogo como: bolas, tacos e aros.

Hoje, conheceremos o jogo de tabuleiro chamado Labirinto, que teve sua origem em Moçambique, país este localizado no sudeste do continente africano.

 



 

 


Regras do jogo


·       Na casa inicial do labirinto são colocadas duas pedras ou tampinhas diferentes, sendo uma de cada jogador;

·       Os jogadores terão que jogar joquempo;

·       Quem vencer levará sua peça para a próxima casa;

·       Este processo se repete até que alguém chegue na última casa.

 


·                   Desenhe o labirinto em uma folha;

·       Utilize pedras ou tampinhas para representar as peças;

·       Convide a família e boa diversão!






Educação Física

 

Jogo da Onça

 

 

Hoje faremos o jogo da onça. Você pode criar suas próprias pecinhas ou usar este modelo para imprimir e cortar.










27 de setembro a 01 de outubro.

Educação Física

 

Amarelinha cama (Escócia)



 

 

    Provavelmente você já conhece a brincadeira “Amarelinha”, porém, hoje aprenderemos um pouco sobre um jogo de Amarelinha um pouco diferente. A amarelinha que aprenderemos teve origem na Escócia, e é muito praticado por lá.

 

    Precisaremos apenas de um pedaço de giz, para marcarmos o chão e algum objeto para jogar, pode ser uma pedra ou um chinelo, por exemplo.

 

   Para iniciar faremos o esquema abaixo no chão:

Essa atividade pode ser praticada sozinho ou em dupla. A regra do jogo é bem parecida com a regra da amarelinha comum, o primeiro participante joga a pedra no número 1, se acertar o quadrado do número 1, ele não pode pular nele, então pula no número 2, depois no 3 e assim até chegar no número 9, quando conseguir chegar no número 9, o participante joga a pedra no número 2, e pula no 1, depois no 3, no 4, e assim por diante, sempre evitando o número que está com a pedra.

             

Se acontecer de o participante errar na hora de jogar a pedra, ou pular no lugar errado, ele passa a vez para o outro participante jogar, caso estiver jogando sozinho e errar o quadro, tem que voltar um número.   

 

O jogo original é feito apenas com um pé, mas esse jogo pode ser feito também com os 2 pés..

 

    Agora é só montar o jogo e se divertir!!! Chame alguém para jogar com você !!!

 

    Assista ao vídeo abaixo e veja como o jogo funciona na prática !!!








20 a 24 de setembro

 

    Olá pessoal, como vocês estão?

    Na nossa aula de hoje aprenderemos o jogo de bocha.

    O jogo de bocha consiste em lançar bolas e fazer com elas cheguem o mais próximo possível de uma bola menor jogada previamente.



    E aí, curtiram? Vamos jogar?

    Improvisem o jogo com o que vocês têm na casa de vocês, pode ser feita com bolinhas de gude ou bolinha de papel. Chame alguém para jogar com você.





13 a 17 de setembro

 

    Dando continuidade a nossa aula de atletismo hoje faremos o lançamento de dardo.

Lançamento de dardo é uma modalidade do atletismo na qual o atleta lança um dardo tentando alcançar a maior distância possível. Esse dardo tem forma de lança, e pode ser feito de fibra de vidro, de metal ou fibra de carbono

Vamos fazer o nosso dardo? Ou melhor, nosso aviãozinho de papel.

Depois de criar seu avião de papel é só lançá-lo e se divertir.








08 a 10 de Setembro

 

Olá galerinha!!! Daremos continuidade as nossas aulas de atletismo.

Hoje faremos o arremesso de peso.

Você sabe como ele funciona?

Arremesso de peso é uma modalidade olímpica de atletismo, onde os atletas competem para arremessar uma bola de metal o mais longe possível. As qualidades principais do atleta campeão são a força e a aceleração. Ao contrário do lançamento de dardolançamento de martelo e lançamento de disco, este esporte é chamado oficialmente de arremesso devido ao fato do peso ser empurrado.


Legal né?

Para a nossa prática não utilizaremos nada pesado mas sim uma bolinha de papel.

Tentaremos fazer o nosso arremesso o mais longe possível. Se conseguirem desenhem no chão alvos para que possam acertar com a bolinha de papel.

Divirtam-se.






30 de Agosto a 03 de Setembro

 

Olá pessoal!!!

Hoje continuaremos nossa aula de Atletismo. A prova que faremos hoje será a de salto em distância.

No salto em distância, o atleta percorre uma pista com comprimento de 40 metros para adquirir velocidade e saltar em uma caixa de areia com 10 metros de comprimento. Nessa modalidade, portanto, vence o atleta que saltar a maior distância, marcada do local do salto (tábua de precisão) ao da queda.



Neste vídeo temos o desafio de saltos, legal né?

Veja abaixo as imagens do salto e da tábua que usamos para impulsão.










Vamos saltar? Tentem saltar o mais longe possível, façam uma marca no chão e depois tentem superar o salto de vocês.

Divirtam-se !





23 a 27 de Agosto

 

Olá pessoal!!!

Começaremos hoje nossa aula de atletismo.

Vimos como o atletismo surgiu nas nossas aulas sobre as olimpíadas, e nesta semana faremos uma das modalidades do atletismo, a corrida com barreiras.

Corridas com barreiras são provas do atletismo olímpico e consistem em corridas de velocidade que têm no percurso várias barreiras que os atletas têm que ultrapassar.




Tente criar barreiras na sua casa com algo que não o machuque, pode ser a corda que criamos nas semanas anteriores. Faça o salto tentando passar por cima da barreira. Se quiser fazer mais de uma use os baldes da sua casa, se achar muito difícil passar por cima destes objetos, desenhe várias linhas no chão e salte por elas.

Nesta semana iniciam-se as Olimpíadas paralímpicas. Acompanhe nossos atletas!!!

Divirta-se!!!




16 a 20 de Agosto

 


Educação Física

 

Olá pessoal!

 

Hoje faremos alguns desafios com a bola. Você tem uma bola na sua casa? Se tiver nós vamos usar, se não tiver você poderá fazer uma com meia ou utilizar algum objeto na sua casa para substituir como um ursinho de pelúcia por exemplo.

Os desafios serão: Jogar a bola para cima, bater uma palma e segurar a bola novamente, sem deixar cair no chão.

Podemos dificultar colocando duas ou mais palmas.

Depois tentaremos bater uma palma na frente e outra atrás, enquanto a bola estiver no ar.

Bater uma mão embaixo da perna elevando o joelho, enquanto a bola estiver no ar.

Jogar a bola para o alto e saltar para buscar a bola ainda lá no alto.

Crie outros desafios e faça até chegar o mais perto de conseguir todos.



09 a 13 de Agosto

 



Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Na semana passada fizemos nossa corda e hoje iniciaremos novos desafios!

Hoje tentaremos pular a corda de diversas formas. Peça para alguém bater a corda para você e tente passar para o outro lado sem encostar na corda e depois se desafie a pular da forma que achar melhor. Se a corda for individual tente apenas pular da forma que quiser.

Hoje aprenderemos uma musiquinha para que possamos nos desafiar na corda.

“ Coca -Cola Pepsi cola quantos anos você têm? 1, 2 ,3,4,5...”



Vá contando a idade até errar o salto. O ideal é se desafiar para conseguir sempre aumentar o número de saltos!

Divirta-se!!!






02 a 06 de Agosto

 

Educação Física

 

Olá galerinha tudo bem? Curtiram as Olimpíadas? Nosso país teve sua melhor participação nas Olimpíadas com 21 medalhas. Parabéns para os nossos atletas.

Esta semana faremos atividades com corda. Quem estiver no presencial fará a aula juntamente comigo mas quem permanecer em casa cumprirá as atividades remotamente.

Você tem uma corda na sua casa? Se tiver ótimo, nós usaremos, se não tiver improvisaremos uma.

Vamos precisar de:

       -  Tesoura sem ponta

       -  Camiseta velha

       -  Ajuda de um responsável


Com fazer:

       Com a ajuda do responsável, vamos pegar nossa camiseta velha, nossa tesoura e medir dois dedos de largura e cortar na lateral da camiseta, fazendo várias tiras. Depois que fizermos isso amarraremos uma tira na outra com um nó, o tamanho da corda você pode escolher, quanto mais tiras, maior será a corda, podendo assim fazer uma corda para pular individualmente ou para a família toda.

Veja nas imagens o passo a passo.

     

        


  

   











       Podemos também fazer um modelo de corda trançado, então é só repetir o processo mais algumas vezes, dependendo do tamanho da corda que escolher, lembrando que quanto maior você quiser a corda mais tiras irá utilizar, depois de recortar precisará fazer uma trança, se não souber peça ajuda de um adulto.

Nosso desafio é brincar de cobrinha, aumentando e diminuindo a intensidade. Peça a ajuda de alguém e se divirta!!!







Educação Física


    Olá pessoal!!! Estão acompanhando as Olimpíadas? Neste momento o Brasil já tem algumas medalhas e entre elas medalhas inéditas no Skate feminino e masculino e Surf, legal né?


 

Kelvin Hoefler Prata Skate               Daniel Cargnin Bronze Judô              Rayssa Leal Prata Skate feminino



 Fernando Scheffer Bronze Natação                        Ítalo Ferreira Ouro Surf                              Mayra Aguiar Bronze  Judô
                                       

      Rebeca Andrade Prata na Ginástica Geral


 

Hoje falaremos sobre o aro vermelho, o quinto e último. Ele representa as Américas, exatamente onde nosso país está. Sabemos que no Brasil o futebol é o principal esporte e já falamos dele por aqui. Nesta aula das américas falaremos da América do norte, especificamente dos Estados unidos, onde um dos principais esportes é o basquete.  

O basquete é muito popular nos Estados Unidos. Aqui no Brasil nós temos quadras de futsal públicas espalhadas pelo país, lá nos Estados unidos estas quadras são de basquete. É comum nos bairros vermos pessoas praticando este esporte. 




Vamos jogar? 

Faça bolinhas de papel. Use um balde como alvo, de preferência coloque este alvo no alto. No chão crie distâncias correspondentes aos pontos do basquete, 3, 2 e 1 ponto.


Depois é só fazer seus desafios de arremessos e contar os pontos que realizar!!! 


                                                        








                                                                          



19 a 23 de Julho

Educação Física


Olá pessoal, como vocês estão? Conseguiram descansar no recesso?

Hoje voltaremos ao conteúdo das Olimpíadas, lembrando que ela começa amanhã com jogo de futebol feminino do Brasil. Aproveitem para acompanhar e conhecer outros esportes que não são tão praticados aqui no Brasil!!!

    Hoje falaremos sobre o quarto continente. O aro verde representa a Oceania. Na Oceania estão países como Austrália, e Nova Zelândia. Lá o esporte mais praticado é o surf. A adoração pelo Surf no país é tão grande que se tem a impressão de que todo mundo surfa. Este ano, pela primeira vez, o surf estará nos jogos olímpicos.


Essas são um pouquinho das regras deste esporte. Legal né? Pena que não estamos tão perto da praia assim para praticar o surfe.  

Hoje faremos uma atividade parecida com o vivo ou morto chamada Tubo-rema-tubarão. 

Desenhe no chão uma prancha de surf, ou faça com fita. Fique em cima da prancha com o pé esquerdo na frente e o direito atrás. Para esta brincadeira o ideal é que tenham mais pessoas brincando, chame seus familiares. 

Teremos 3 posições, tubo, rema e tubarão. Quando a pessoa falar tubo você precisa fazer esta posição: 



Quando falar “rema” você ficará parado remando no lugar 

E quando falar” tubarão” você juntará as mãos em cima da cabeça: 



A intenção é que a pessoa que ficará dando os comandos fale de forma rápida para dificultar para os jogadores. 

 

Tenha uma ótima aula!!! 









28 de junho  a 2 de julho

Olimpíadas 



Olá, pessoal, tudo bem? Hoje falaremos sobre o aro preto que corresponde ao continente africano. Neste continente o futebol também é muito popular mas um esporte em que os africanos se destacam bastante é o atletismo.

    Atletismo é a prática esportiva mais antiga, que é conhecida como esporte-base. Isso porque as suas modalidades compreendem os movimentos mais comuns para as pessoas desde a Antiguidade: corrida, lançamentos e saltos.



Hoje nossa atividade será de salto em distância. Desenhe no chão com giz, ou faça a marcação com o material que tiver em casa, uma pista pequena com pontuações de distância.


 

1

 

2

 

3

 

4

 

5

    Você tentará saltar a maior distância possível. Tome cuidado. Faça esta atividade de tênis e chame pessoas para saltar junto com você.

    Esta é nossa última atividade antes do recesso escolar. Lembre-se de como é importante praticar atividade física também durante o recesso, para que nosso sistema imunológico permaneça forte!!!




21 a 25 de Junho

 Educação Física

 

                         

Olá pessoal. Hoje falaremos sobre o aro amarelo, ele representa o continente Asiático. Vamos descobrir quais são os principais esportes deste continente?

O tênis de mesa e o badminton são muito populares neste continente, tanto que os resultados registrados até a última olimpíada apontam uma supremacia da Ásia.

Vamos aprender um pouquinho sobre estes esportes?


Este é o jogo de Badminton , agora vamos conhecer um pouquinho o jogo de tênis de mesa.

E aí? Curtiram?

 Agora vamos a nossa prática?

Hoje criaremos a nossa peteca para brincarmos de badminton, claro que a peteca usada no badminton é diferente destas que vamos criar, porém conseguimos brincar da mesma forma.


Gostaram? Criem a peteca de vocês e boa diversão.















14 a 18 de junho                                                                                                                       

Educação Física

 Você conhece o símbolo das Olimpíadas? São os famosos aros olímpicos em que cada cor representa um continente

Nesta semana falaremos do aro azul que representa a Europa. Você sabe quais os jogos mais comuns na Europa? Claro que há variedade entre os países, porém o esporte mais famoso é o futebol de campo, que também é o mais praticado no nosso país. Há muitas ligas conhecidas como:  a Premier league,  a La liga e a famosíssima champions league. Muitos brasileiros sonham em jogar nos maiores times da Europa, entre eles o Barcelona, Paris Saint Germain, onde joga o brasileiro Neymar e tantos outros.

Vocês sabem me dizer como o futebol chegou por aqui? 


Então, vamos jogar futebol? Neste ano já fizemos o jogo de penalty de tampinha mas agora utilizaremos os pés.

Se você tiver uma bola em casa encontre um espacinho na sua casa que não haja objetos que possam quebrar, utilize baldes como golzinhos e faça disputas com alguém ou sozinho, se você não tiver uma bola faça uma com bolinha de papel ou de meia. Usaremos esta bolinha para treinar embaixadinhas também. Faça sua disputa e me conte quantas você conseguiu fazer.

Até a próxima semana !!!









07 a 11 de Junho
                                                 




Educação Física





Você sabe o que são as Olimpíadas? Elas acontecem a cada 4 anos sendo divididas em Olimpíadas de inverno e Olimpíadas de verão. Neste ano teremos as Olimpíadas de verão. Ela aconteceria no ano de 2020, porém, em decorrência da pandemia, a data teve que ser alterada e acontecerá no mês que vêm a partir do dia 23 de julho. Neste mês estudaremos um pouquinho sobre as Olimpíadas e esportes que fazem parte desta grande competição.

Assista ao vídeo de promoção das Olimpíadas.


Agora vamos entender um pouquinho da história das Olimpíadas:



Claro que este vídeo fala sobre as Olimpíadas que aconteceram no Rio em 2016 mas explica bem a história dos jogos.

Nossa proposta prática hoje será o jogo de golfe, que foi incluído na última olimpíada. Golfe é um esporte no qual os jogadores usam diversos tipos de tacos para rebater uma bola para uma série de buracos num terreno bem grande, usando o menor número de tacadas.

Abaixo segue o vídeo da professora Lili, explicando nossa atividade de hoje.


Joguem e divirtam - se bastante. Se possível enviem fotos ou vídeos de vocês praticando este jogo.







31/05 a 02 de Junho

Educação Física

Olá, hoje aprenderemos o jogo de batalha naval.








17 a 21 de Maio

 

 

Jogo de estratégia: Grande Engarrafamento

 

O Grande Engarrafamento é um jogo comum na Ásia (Índia, Japão e China). Para montar o tabuleiro você vai precisar de uma folha de papel A4 (sulfite por exemplo), lápis, régua, e 6 botões (tampinhas de garrafa, etc), sendo 3 de cada cor.


O primeiro passo é usar o lápis e a régua para desenhar uma grade de três linhas e 5 colunas. Como mostrado na foto  acima. Depois, apague algumas linhas para que o tabuleiro fique como o formato abaixo.


Agora que o tabuleiro ficou pronto, arrume suas peças colocando 3 botões ( ou tampinhas) da mesma cor enfileirados em cada lado do tabuleiro arrumado.


O desafio é passar as peças de um lado para o outro do tabuleiro. Mas atenção. nenhuma ficha pode pular por cima da outra e nem ficar em uma casa ocupada.

Quem passar todas as peças primeiro ganha!

Divirta-se, desafie seus familiares! Até a próxima aula!








                                              Educação Física   

                              


Just Dance

 

          Nessa semana iremos descontrair um pouco e gastar um pouco de calorias. Vamos trabalhar com coreografias do jogo Just Dance, selecionadas no YouTube. Assistam aos vídeos e dancem junto. 









Passo a passo:

 

1 – Abra espaço: primeiro verifique o espaço onde vai acontecer a prática, observe se há móveis e objetos próximos e afaste tudo que possa atrapalhar. Verifique se o chão não esteja escorregadio para evitar quedas;

 

2 – Assista ao vídeo da coreografia sem realizar os primeiros passos, assim você vai estar mais bem preparado para iniciar a coreografia na segunda vez;

 

3 – Agora tente realizar a dança junto com o vídeo, faça isso quantas vezes quiser;

 

4 – Assim que você estiver bem treinado, com a coreografia decorada, tente dançar sem a ajuda do vídeo, ou seja, dance sem olhar para a tela, apenas ouvindo a música.


Divirta -se





03 a 07 de Maio

 

Educação Física

Mini Croquet.

Olá Crianças!!!!!

 

    Na nossa aula desta semana construiremos um jogo chamado Mini Croquet.

 

Para isso precisaremos de papel, fita e tampinha de garrafa. Cortaremos os papeis mais ou menos na largura da fita crepe e com 10 centímetros de comprimento. Você poderá fazer no chão ou usar a mesa da sua casa, para isto peça autorização dos seus responsáveis.

Com as tirinhas de papel faremos mini golzinhos.



Como funciona o jogo?

        O jogo é feito para serem jogados por no mínimo duas pessoas. Cada um terá sua tampinha. Você terá que dar um peteleco (um empurrãozinho com o dedo) para fazer com que a tampinha passe embaixo do primeiro golzinho, se conseguir poderá jogar mais uma vez, se não conseguir é a vez do próximo.

    

   É necessário ir levando a tampinha até que ela passe por debaixo de cada golzinho na ordem numerada. Vence o jogo quem chegar ao final primeiro.



Beijos e boa semana




26 a 30 de Abril

Educação Física

 

Atividade de Educação Física

Jogo: Gato x Rato

Na atividade a seguir, um jogador é o gato e o outro é o rato. O objetivo é criar estratégias para conseguir pegar o rato ou fugir do gato. Neste jogo o gato sempre consegue pegar o rato, o divertido é ver por quanto tempo o rato consegue fugir e quão rápido o gato pode ser.

Como Jogar: Os Jogadores deverão colocar a tapinha do gato em um dos círculos e a do rato em outro círculo, o rato começa o jogo movendo a tampinha para outro círculo que a linha dê acesso, e o gato joga em seguida para tentar capturar o rato. Os jogadores jogam alternadamente até que o rato seja capturado.

Abaixo segue link com um jogo para vocês assistirem:

https://www.instagram.com/p/CLX_bw-HZiH/?igshid=14wlebyevwyvz



Recorte as figuras e cole em tampinhas de garrafa pet para jogar, ou desenhe seu gato e o seu rato!



                          


                 
















                        19 a 23 de Abril

                              Educação Física


                          




  

                                                             Esgrima   

 


 

 


Entre todos os esportes, a esgrima é um dos mais antigos e tradicionais. Um templo egípcio construído em 1170 a.C já mostrava alguns guerreiros com armas pontiagudas combatendo entre si. Na verdade, naquela época a esgrima não era um esporte, mas sim, uma forma de luta.

          A regra geral da esgrima é tocar o adversário com uma arma, entretanto, existem três armas diferentes, cada uma com suas regras específicas. O florete é a arma mais leve e também a mais comum; neste caso, vale tocar com a ponta da arma apenas no tronco do adversário e na região ventral. A espada é a arma indicada para pessoas mais altas, uma vez que é utilizada numa posição mais reta, vertical; além disso, com ela vale tocar em qualquer parte do corpo do adversário. O sabre é a arma mais violenta e ágil; neste caso pode-se tocar somente a região acima da cintura, com exceção das mãos.

          Antigamente, as armas eram mergulhadas em tintas com o fim de auxiliar os árbitros a identificar os toques dados. Hoje em dia, são usados fios ligados nas roupas e nas armas dos atletas com esse fim. Em jogos oficiais, vence o atleta que marcar 15 pontos (toques) no adversário ou que fizer mais pontos após três rounds, cada um deles com três minutos de duração.

 

Vamos construir nossa espada de esgrima?



Se não quiser usar a garrafa pet pode apenas dobrar a ponta da espada fazendo uma alça para segurar a espada.

Após a confecção chame alguém para jogar com você, a cada vez que alguém conseguir tocar no outro marca 1 ponto.

Bom divertimento!!! 






12 a 16 de Abril

Educação Física

Boliche

 

Olá galerinha. Hoje daremos algumas dicas para que vocês joguem boliche na casa de vocês.

Primeiramente vocês conversarão com um adulto para separar alguns materiais que possam ser usados como pinos de boliche.

 

 

Esses são os pinos oficiais



Vamos ver quais materiais poderemos utilizar para fazer nosso jogo?

   


  


 

 


 Podemos utilizar garrafinhas de água, refrigerante, Iogurte, frascos de shampoo vazios ou rolinhos do papel higiênico

 

Para bolinha você pode confeccionar uma bola de meia.

O objetivo do jogo é derrubar o maior número de pinos. Cada pino derrubado vale 1 ponto.

Para a pista, você vai precisar de um lugar plano, com o piso liso. Pode ser um corredor ou um ambiente aberto, como uma varanda ou área de serviço. Use fita crepe, fita adesiva colorida, giz ou outro recurso para desenhar a pista no chão e marcar a área e o local onde os pinos serão arrumados. As medidas devem ser adaptadas de acordo o espaço disponível.

Chame outras pessoas da sua casa para jogar com você e divirta-se!

 


Educação Física

  05 a 09 de Abril

Encontre a saída: um jogo de concentração e coordenação

 






 


 Para fazer a brincadeira você precisará de giz e um piso para desenhar. Use o giz para fazer um caminho de linhas no chão. Marque onde vai ser a saída e a chegada.

É importante que as linhas se cruzem nesse caminho. Depois de pronto, é só andar por cima das linhas tentando se equilibrar.

 

 

 

 

 

 

 

 

Para os alunos mais velhos

 Nesse caso o ideal é fazer diferentes caminhos se cruzarem, com várias saídas e chegadas. Podemos também nos desafiar a andar na ponta dos pés, de costas, andando com os calcanhares, andando de lado, engatinhando, saltando em um só pé, ou até mesmo jogando uma bolinha para o alto, etc...

Boa aula, se divirtam, chamem seus irmãos de idades diferentes, todos podem participar!











Semana de 29 de Março a 01 de Abril

    

   Educação Física




 

    Para nossa atividade de hoje precisaremos de um balde e 10 bolinhas de papel. Vamos reciclar!!! Prefira utilizar folhas que já foram usadas anteriormente. Abaixo segue o link da nossa aula para assistirem. Se atentem também as orientações sobre saúde física e cuidados durante a pandemia, também presentes no vídeo.


 

    Separe um espacinho na sua casa, coloque o balde no chão dê, no mínimo, 5 passos para trás.


Exercício 1 -    Do local onde você está deverá arremessar uma bolinha de cada vez tentando acertar o balde. Faça primeiro utilizando a mão direita e depois utilizando a esquerda. Tente quantas vezes quiser

 

Exercício 2 – Pegue a bolinha e a prenda embaixo do queixo, vá correndo até o balde e tente acertar a bolinha. Tente fazer esse exercício o mais rápido que puder.

 

Exercício 3 - Pegue uma bolinha e vá até o balde saltando com uma perna só, volte e faça o exercício até que as bolinhas acabem.

 

    Depois que fizer todos os exercícios, use sua imaginação e jogue como quiser!!!!!


Grande beijo Prô Glaucia




22 a 26 de Março

    Educação Física






Jogo da Velha

 

Olá pessoal, tudo bem????  Espero que sim.

Hoje faremos um jogo muito comum e divertido, o jogo da Velha!!!

Tenho certeza que muitos de vocês já conhecem este jogo e os pais de vocês com certeza jogavam muito quando eram menores.

Este é um dos passatempos mais conhecidos e divertidos que se tem lembrança. Além de ser simples e rápido, este jogo ajuda a melhorar muito a sua capacidade lógica.

Dois jogadores escolhem dois símbolos com que querem jogar. Normalmente é usado as letras X e O.  O material do jogo é um tabuleiro, que pode ser desenhado, com três colunas. Os espaços em branco dessas linhas e colunas serão preenchidos com os símbolos escolhidos.




O objetivo desse passatempo é preencher ou as linhas diagonais ou as horizontais ou as verticais com um mesmo símbolo (X ou O) e impedir que seu adversário faço isso primeiro que você.

 

    Este é o jogo comum, porém, faremos o jogo da velha unido ao desafio da garrafa. Você vai precisar desenhar o jogo da velha e também precisará de algo para fazer as pecinhas, pode ser as tampinhas de garrafa das aulas anteriores.


Você também precisará de duas garrafas pequenas com um pouco de água, ou areia, em cada.

O jogo começa com os dois jogadores jogando a garrafa tentando mantê-la em pé, assim que conseguir ganhará o direito de jogar. Vence quem conseguir colocar 3 das suas peças em sequência tanto vertical como horizontal e diagonal.

Abaixo segue um vídeo demonstrando o jogo.



Legal né? agora é só se divertir e  prestar atenção e criar a melhor estratégia para vencer o jogo.

E lembrem sempre de usar máscara e lavar bem as mãos!!!

Lavem as mãos!!!





Semana de 15 a 19 de Março


     Olá Pessoal!!! Como vocês estão? Espero que estejam se cuidando. Vivemos um momento complicado mas podemos e devemos fazer nossa parte.

    Vamos nos cuidar e cuidar de quem cuida da gente!!! Aconselhem aos pais que se cuidem para que logo logo possamos no encontrar!!!







Queimada de Tampinha

 

    Vocês desenharão uma quadra de queimada com giz ou com fita crepe no chão. A quadra não precisa ser muito grande, uns 60cm por 40cm. Precisaremos também de tampinhas de garrafa( aproveitem as tampinhas que usamos no jogo da aula passada).



    Cada time terá quatro tampinhas que serão os jogadores, e uma tampinha que representará a bolinha. O primeiro jogador vai posicionar sua tampinha bolinha no centro da quadra e com o dedo dará um peteleco tentando acertar as tampinhas jogadores do amigo, para ser considerado queimado a tampinha precisa sair da quadra, se a tampinha bolinha apenas se mexer não será considerada queimada.
    Vence o jogo quem queimar todas as tampinhas jogadores da equipe adversária.

 

Bom divertimento!!!  








---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------             
Semana de 08 a 12 de Março



                          


Jogo de pênalti

 

    Hoje construiremos uma mini quadrinha para que possamos brincar de pênalti.

    Vocês precisarão de um pedaço de papelão. Tampinhas e canudo ( podemos usar jornal enrolado no lugar do canudo)

 

   Faremos a base da nossa quadra com papelão, e as bolinhas de tampinhas. Dentro do gol faremos um buraco para que a tampinha possa cair dentro. Na hora do jogo se a bolinha cair no buraco vale 2 pontos, se passar direto e entrar no gol vale 1 ponto.




    Peça ajuda de um adulto na hora de cortar o papelão para fazer o buraco.

Divirtam-se!!!









--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                                
Semana 01 a 05 de Março




                                            



Educação Física

Jogos Africanos




O Labirinto

    Hoje aprenderemos um pouco sobre este jogo africano chamado labirinto. Ele foi criado em Moçambique. No vídeo que veremos dentro em breve, contaremos um pouco da história deste país.


    Vamos precisar de um a folha, tampinhas de garrafa, uma moeda e caneta , lápis ou canetinha.

    Com a moeda posicionamos e fazemos as bases em forma de caracol retangular, montando as linhas com a caneta e depois utilizaremos as tampinhas.

    A regra do jogo é bem simples, cada jogador vai ter uma pedra, essa pedra andará por todas os pontos até chegar no ponto final. o ponto verde é o ponto de início ( ver no vídeo), e o ponto vermelho o ponto final, onde a pessoa vence. Para iniciar o jogo fazemos pedra, papel e tesoura. Quem perdeu no pedra papel e tesoura pega a moeda e esconde em uma das mãos, o jogador adversário escolhe uma das mãos para tentar adivinhar onde a moeda está, se ele acertar coloca sua pecinha no ponto inicial do jogo e agora será a vez do próximo, indo sempre um de cada vez. Quem chegar ao ponto final primeiro vence o jogo.

Este é o nosso tabuleiro do labirinto


]
Agora é só montar o jogo e se divertir!!! chame alguém para jogar com você e me mandem fotos de vocês jogando!!!



Assista ao vídeo abaixo e veja como o jogo funciona na prática !!!!

Tenham uma ótima semana!!!






--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


    E.P.G. Dalva Mingossi 

      Educação Física 

 Olá pessoal!!! Eu sou a professora Glaucia de Educação física e estaremos juntos este ano. Já dei aula nesta escola e por isso alguns devem me conhecer, então segue uma foto minha para que possam relembrar, e para quem não me conhece saber como eu sou! Esta sou eu!!! Espero que em breve possamos nos encontrar!!!
Aula 1 de 22 a 25 de fevereiro 

                                                          

                                       Jogo das 5 marias 





 O jogo das 5 marias é muito popular no Brasil. Trata-se de um jogo de coordenação motora. Usa-se geralmente cinco saquinhos que são jogados para cima e recolhidos ainda no ar enquanto se recolhe outros saquinhos da mesa. Este jogo pode ser jogado sozinho ou em grupo Geralmente usa- saquinhos com arroz ou areia dentro, mas nós usaremos pedras, de preferência de tamanhos parecidos ou tampinhas de garrafa. Como jogar: Espalhe os saquinhos (tampinhas ou pedrinhas) no chão, sem que fiquem muito longe nem perto demais uns dos outros. A maneira mais comum de jogar é começar pegando um saquinho e jogá-lo para cima, antes que o saquinho caia na mesa, pegue rapidamente outro saquinho com a mesma mão que atirou o primeiro, faça isso até conseguir pegar os 5 saquinhos… Bom divertimento!!!

 Lembrem-se que é muito importante se exercitar!!!