5º Ano

2021 

OLÁ QUERIDOS ALUNOS - 5º ANOS !!!! COMO ESTÃO?? ESPERAMOS QUE ESTEJAM BEM...

DURANTE ESSE ANO DE 2021 VOCÊS TERÃO  NOSSA COMPANHIA, ESPERAMOS QUE SEJA UM ANO DE MUITAS DESCOBERTAS E APRENDIZAGENS PARA TODOS... ESTAMOS À DISPOSIÇÃO PARA ORIENTÁ-LOS E AJUDÁ-LOS NO QUE FOR POSSÍVEL, NOSSO MEIO DE COMUNICAÇÃO SERÁ DE FORMA HÍBRIDA (PRESENCIAL/REMOTA), BLOG E WAT ZAP... ESTEJAM ATENTOS AS POSTAGENS BORA LÁ??? UM ABRAÇO PRA TODOS COM CARINHO.....

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

📖SEMANA DE 25/10 À  29/10-  ASSUNTOS-  TRABALHADOS  DE  ACORDO  COM O PROGRAMA SABERES EM CASA: Temática da Semana: Ligando os pontos

* Conhecer para respeitar
*Sistematização dos registros do mês

Nossos hábitos culturais receberam elementos e influências de povos indígenas, africanos, portugueses, espanhóis, italianos e japoneses, entre outros, devido à colonização, à imigração e aos povos que já habitavam aqui.


cultura brasileira, assim como a formação étnica do povo brasileiro, é vasta e diversa. Nossos hábitos culturais receberam elementos e influências de povos indígenas, africanos, portugueses, espanhóis, italianos e japoneses, entre outros, devido à colonização, à imigração e aos povos que já habitavam aqui.São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as festas tradicionais nacionais, como o Carnaval, e as festas tradicionais locais, como as Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e o Festival de Parintins, no Amazonas.



 PÁGINAS 130 até 132

* Avaliação dos Saberes Matemáticos

PÁGINAS 187 até 189


📖SEMANA DE 18/10 À  22/10-  ASSUNTOS-  TRABALHADOS  DE  ACORDO  COM O PROGRAMA SABERES EM CASA: Temática da Semana: Arte como expressão



PROPOSTA 1-
Música na arte
É uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindos uma pré-organização ao longo do tempo. Dentro das "artes", a música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo. ...
Cite algumas manifestações culturais que envolvam dança e música:

PROPOSTA 2-
GRAFITE
grafite é uma das principais formas de manifestação da arte urbana. Muito presente nas vias públicas, os desenhos são feitos à mão, e cobrem muros, fachadas e paredes pelas cidades. Atualmente, o grafite é uma das manifestações culturais mais crescentes no mundo.
Grafitismo: a arte do grafite

Em resumo, os grafiteiros pretendem intervir na cidade, aplicando a sua linguagem em espaços públicos. O objetivo é, principalmente, tecer uma crítica social. Grafite vem da palavra italiana “graffito”, que significa literalmente “escrita feita com carvão”.
PESQUISE E RESPONDA:
Qual a diferença entre grafite e pichação?

 páginas 95 até 99

páginas 180 até 186



📖SEMANA DE 04/10 À  08/10-  ASSUNTOS-  TRABALHADOS  DE  ACORDO  COM O PROGRAMA SABERES EM CASA: Temática da Semana: Expressão como direito

No mês de outubro, vamos continuar nossas reflexões sobre os direitos, alguns deveres e principalmente, formas de percebermos e respeitarmos o que está à nossa volta. Será que observamos as coisas com a atenção que realmente merecem? Respeitamos as diferentes formas de expressão? Afinal, nos expressarmos é um direito? Isso é o que vamos explorar um pouco mais a partir de agora
 
-Proposta 1-
-Temos direito de nos expressar
-Patrimônio histórico
-Respeito às diferenças




 EXPRESSÃO COMO DIREITO   Começaremos nossas investigações, observando o que temos no ambiente familiar, no bairro, na cidade, estado e até mesmo no mundo, que possa representar essa expressão como direito. Será que quando falamos em formas de nos expressarmos, estamos nos referindo a: 

 ATIVIDADE 1 Primeiro, assinale os itens que você considera que fazem parte dessas formas de expressão que estamos trazendo como direito:


Em seguida, pesquise em sua família, bairro ou em outro local, se existe alguma manifestação que represente essa forma de expressar como direito. Registre em seu caderno. 

TEMPESTADE DE IDÉIAS
SOBRE VÁRIAS FORMAS DE EXPRESSÃO


RESPONDA:
QUAIS SÃO AS MINHAS FORMAS DE EXPRESSÃO QUE EU GOSTARIA QUE FOSSEM RESPEITADA?

ATIVIDADE 2 
Você sabia que as festas culturais que ocorrem nas cidades geram arrecadação para esses municípios? Imaginemos que em uma determinada cidade residam 18 mil habitantes. Cada um receberá da equipe organizadora um presente da festa da cidade. Sabemos que o valor estipulado para cada presente é de R$ 8,00. 
 Em seu caderno:
 * Escreva 18 mil numericamente; 
* Calcule o gasto total que a equipe organizadora irá ter adquirindo essa quantidade de presentes.
* Considerando que cada presente será embrulhado por 3 tipos de embalagens: um saco plástico, uma caixa de papelão e um papel de presente. Qual o total de embalagens que serão utilizadas considerando os 18 mil presentes. 

PROPOSTA 2-
PATRIMÔNIO HISTÓRICO

- PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS, CULTURAIS E AS FORMAS DE EXPRESSÃO Você já ouviu falar em IPHAN? Essa é a sigla usada para representar um órgão governamental, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Pelo nome, será que você descobre o que eles fazem? Vamos te ajudar com algumas imagens. Observe-as abaixo



Escreva em seu caderno. 
* O que esses lugares têm em comum? 
* Por que são considerados patrimônio histórico? 
* Eles representam um ponto turístico dessas regiões? Que motivos possibilitam isso? 
* Será que, agora, consegue descobrir o papel do IPHAN em relação a esses e outros patrimônios que temos no Brasil? 
* O que você tornaria um patrimônio histórico? Justifique sua resposta considerando um pedido que faria ao IPHAN para reconhecer sua escolha e acrescentá-la na lista de patrimônios do Brasil. 

correção das páginas 88 até 92 (semana anterior)

ESSA SEMANA REALIZAREMOS AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

***PROGRAMAÇÃO ESPECIAL SEMANA DA CRIANÇA


Bons estudos!!!

📖SEMANA DE 27/09 À  01/10-  ASSUNTOS-  TRABALHADOS  DE  ACORDO  COM O PROGRAMA SABERES EM CASA: Todo mundo tem história/ Estou de olho em você


Direitos das crianças, nome, sobrenome, imigração e tantas características, hábitos e costumes fazem parte da nossa história, não é mesmo? A proposta para sistematizarmos tudo isso, é contarmos um pouco mais da nossa história, mas de um jeito diferente. Faremos uma autobiografia gravada – um vídeo. Para isso, deve escrever um roteiro de gravação, planejar as falas e o local da gravação e, então, “dar o play.

Pontos importantes para o roteiro: 
*Escreva quem é você
*onde você mora 
*sua idade
 Em seguida, você coloque o que mais gosta de fazer, seus sonhos e conte um pouco sobre sua rotina diária. Seu vídeo deve ter 1 minuto de duração e, portanto, o texto que você roteirizar deve ser adequado para isso. Finalize com uma despedida bem legal. Roteiro pronto, organize o espaço, verifique a iluminação...3...2...1...gravando. Capriche no registro, valorize sempre sua história e lembre-se que você é muito especial exatamente do seu jeito, sem precisar mudar nada. Bons estudos! 😊


ATIVIDADES DO LIVRO (Devido imprevistos que prejudicaram as explicações das aulas na semana passada, essa semana iremos rever os assuntos e trabalhar atividades complementar)

PÁGINAS 88 ATÉ 92

PÁGINAS 160 ATÉ 164



SEMANA DE 20/09 À  24/09-
  ASSUNTOS-  TRABALHADOS  DE  ACORDO  COM O PROGRAMA SABERES EM CASA: Diversidade/ Hábitos e costumes/ Onde mais podemos encontrar diferenças?



PROPOSTA 1-  DIVERSIDADE

Leia:
                                                        DIVERSIDADE CULTURAL

A diversidade cultural engloba as diferenças culturais que existem entre as pessoas, tais como a linguagem, as danças, o vestuário e as tradições. Também a forma como as sociedades se organizam, a sua concepção de moral, de religião, a forma como interagem com o ambiente, etc.
O termo diversidade diz respeito a variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si em determinado assunto, situação ou ambiente.

    📖Agora responda no caderno:

1- Como surgiu o nosso povo?


2- O que é miscigenação?

Agora que descobrimos a origem de muitas coisas, conseguimos perceber de onde vem tanta diversidade não é mesmo? Você já ouviu falar em miscigenação?
A miscigenação consiste na mistura de raças, de povos e de diferentes etnias.
A proposta agora é testarmos essas misturas de um jeito diferente. Hora de criar um avatar combinado as imagens abaixo. Você pode experimentar outras possibilidades usando recortes de revistas
RIE

PROPOSTA 2 - HÁBITOS E COSTUMES

AGORA É A SUA VEZ...

CRIE SEU AVATAR E PRODUZA UM TEXTO FALANDO SOBRE SUAS ORIGENS
NOME, SOBRENOME, DESCENDÊNCIA, RAÇA  ETC... FALE SOBRE SEUS HÁBITOS E COSTUMES VINDO  DE SUA CULTURA
APRESENTE NO ZAP DO GRUPO




ATIVIDADES COMPLEMENTAR LIVRO DIDÁTICO

PÁGINAS 88 ATÉ 92

PÁGINAS 160 ATÉ 164

LEMBRETE: OS ALUNOS QUE ESTÃO FREQUENTANDO PRESENCIAL DEVERÃO REALIZAR AS ATIVIDADES DOS LIVROS EM SALA DE AULA, E AS ATIVIDADES DOS SABERES NOS DIAS ALTERNADOS EM CASA.
OS ALUNOS QUE ESTÃO REMOTO REALIZAR AS ATIVIDADES DA SEMANA E ENVIAR NO PRIVADO DA PROFESSORA
DÚVIDAS: ESTAMOS À DISPOSIÇÃO DE SEGUNDA À QUINTA 10:30 ATÉ 12:00h É SÓ CHAMAR.

                                                     BONS  ESTUDOS!!!

📖SEMANA DE 13/09 À  17/09-  ASSUNTOS-  TRABALHADOS  DE  ACORDO  COM O PROGRAMA SABERES EM CASA: Origem do sobrenome e o processo de imigração no Brasil/ Marcos de memória/ Mistura de raças


PROPOSTA1- O PROCESSO DE IMIGRAÇÃO NO BRASIL

A CHEGADA DOS IMIGRANTES AO BRASIL
Imigração é o processo pelo qual, pessoas mudam de um país para o outro. Isso acontece por diversos fatores e provoca uma grande mistura, presente em diversas regiões do Brasil. Mas por que será que preferem algumas regiões? É o que vamos descobrir com essa proposta. 

No início do século XVI imigrantes vindos de diversos países começaram a chegar no Brasil na expectativa de construir uma vida nova atraídos pelas riqueza de um país recém- descoberto.
Com eles chegaram também seus sonhos, sua cultura e um modo de ser muito diferente do que estavam acostumados. Daí surge a diversidade da qual nosso país é formado


                                                            Percentual de imigrantes entrados no Brasil, segundo o IBGE. 

Leia as informações com atenção: 

VAMOS REFLETIR 
RESPONDA: QUAIS FATORES LEVARAM CADA POVO OCUPAR UMA REGIÃO???

📖🔍LEIA E RESPONDA NO CADERNO:


PROPOSTA 2- MARCOS DE MEMÓRIA








TODOS NÓS TEMOS AS MESMAS LEMBRANÇAS?
A FORMA DE REGISTRAR E NARRAR HISTÓRIAS SÃO MARCOS DA NOSSA MEMÓRIA

📖🔍QUE MARCOS DE MEMÓRIA PODERIAM SER CRIADOS PARA REGISTRAR ALGO SOBRE SUA FAMÍLIA?

PROPOSTA 3- MISTURA DAS RAÇAS



As vezes não imaginamos tudo que envolve o ir e vir das pessoas que deixam tantas coisas para traz, estabelecendo-se com outras regiões em outros países.

📖🔍Realizem uma leitura a partir dessa imagem, buscando compreender os significados e possibilidades que encontrar. Produza um pequeno texto relatando sua observação.


 PÁGINAS 124 até  127


MATEMÁTICA PÁGINAS 84 até 86

PORTUGUÊS PÁGINAS 148 até 156

                                                                                         BOM ESTUDO!!!

📖SEMANA DE 08/09 À  10/09-  ASSUNTOS-  TRABALHADOS  DE  ACORDO  COM O PROGRAMA SABERES EM CASA: Direitos a um nome a uma nacionalidade / Além do nome temos sobrenome/ Países bandeiras e brasões

Leia a letra da música de Toquinho
para ouvi-lá clique no link:   https://youtu.be/16Fc2irUHK8

PROPOSTA 1-  DIREITO A UM NOME A UMA NACIONALIDADE

Árvore Genealógica
O nosso sobrenome pode ter origens diversas. Você pode ter descoberto, por exemplo, que seu sobrenome surgiu com a geração dos seus bisavós e que eles eram portugueses, chegando no Brasil durante o processo de colonização e aqui constituindo sua família. Não é só nosso sobrenome que foi influenciando pelo processo de imigração. Alimentação, vestuário, festas, idiomas e muitas outras coisas têm herança em outros países. Agora é sua vez de descobrir: 
Qual a origem do seu sobrenome? Qual o país de origem? Como chegou aqui no Brasil?


Você  percebeu  que  na  lista  de  direitos  das  crianças  está  marcado  “Direito  a  um  nome  e  a  uma nacionalidade”? Vamos começar a investigar a origem do nosso nome com a elaboração de uma árvore genealógica. Registre em seu caderno as informações a partir da imagem abaixo:


A árvore genealógica é uma representação que estabelece a relação histórica de uma pessoa  ou  de  uma  família. Uma  forma simbólica de conectarmos parte da nossa história e de das nossas origens.

📖🔍Nesse  desafio  você  pode  montar  sua árvore genealógica só escrevendo, ou colocando  imagens  para  representar cada espaço. 


PROPOSTA 2-  MUITAS MISTURAS E SIGNIFICADOS. O QUE TUDO ISSO REPRESENTA? ATÉ AS BANDEIRAS COMUNICAM ALGO

📖🔍Agora a Proposta é que você crie uma bandeira indicando o significado de cada parte. Pesquisa sobre o brasão da família

EXEMPLOS:






NESSA SEMANA ENCERRAREMOS AS AVALIAÇÕES EM REDE E NA PRÓXIMA SEMANA RETORNAREMOS AS ATIVIDADES COM OS LIVROS DIDÁTICOS

                                                                                                       BONS ESTUDOS!!!


                                     

📖SEMANA DE 30/08 À  03/09-  ASSUNTOS-  TRABALHADOS  DE  ACORDO  COM O PROGRAMA SABERES EM CASA: Reescrita do Ponto de Vista; Todos nós temos direitos; Direitos e Deveres


PROPOSTA 1- REESCRITA   PONTO DE VISTA

AO REALIZAR A LEITURA DO LIVRO VOCÊ OBSERVOU QUE TODOS SAIRAM DA CASA DEIXANDO A CRIANÇA COM O PÉ QUEBRADO SOZINHA. TEMOS A MÃE, AVÔ, IRMÃ, IRMÃO, GATO E PAI. QUE SENTIMENTOS E EMOÇÕES PODEM TER ACOMPANHADO ESSAS PESSOAS? SERÁ QUE SE PREOCUPARAM COM A CRIANÇA? ESCOLHA UM PERSONAGEM E DESCREVA SUAS REFLEXÕES SOBRE ESSE PONTO DE VISTA.


PROPOSTA 2- TODOS NÓS TEMOS DIREITOS. AS CRIANÇAS TAMBÉM

Será que todos nós temos direitos? Deveres, nós sabemos que sim e vamos juntos descobrir que, mesmo sendo crianças, alguns direitos são garantidos e muito importantes, fazendo parte da história de cada um de nós. Entre eles, temos o direito a um nome e sobrenome. Que tal investigarmos um pouco mais sobre isso?


📖QUE OUTROS DIREITOS VOCÊ ACHA QUE DEVERIAM SER INSERIDOS NESSA DECLARAÇÃO?
Escreva e ilustre em seu caderno o Direito que você pensou:

PROPOSTA 3- DIREITOS E DEVERES

LEMBRE-SE :DURANTE ESSA SEMANA TRABALHAREMOS AVALIAÇÃO EM REDE TRABALHAREMOS REVISÃO DE CONTEÚDOS DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA EM SALA.

📖SEMANA DE 23/08 À  27/08-  ASSUNTOS-  TRABALHADOS  DE  ACORDO  COM O PROGRAMA SABERES EM CASA: Planta baixa/ importância do recurso/  Ponto de Vista/ Orgãos dos sentidos


PROPOSTA 1- ELABORAÇÃO DE UMA PLANTA BAIXA

📖Para esta atividade é necessário folha de papel quadriculado (considere em escala que cada lado dos quadrados corresponde a 1m), régua, lápis e borracha.



PROPOSTA 2- PONTO DE VISTA EM COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Você já percebeu a importância da pontuação nas produções de texto que faz? Será que a posição de uma vírgula pode mudar o entendimento de um texto? Vamos observar o texto abaixo:

Eram quatro concorrentes: o sobrinho, a irmã, o padeiro e os pobres. Cada um pontuou o testamento à sua própria maneira. 

1)  O SOBRINHO fez a seguinte pontuação: 

Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

2)  A IRMÃ chegou em seguida. Pontuou assim o escrito: 

Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

3)  O PADEIRO puxou a brasa para a sardinha dele: 

Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

4)  Então, chegaram os POBRES da cidade. Espertos, fizeram esta interpretação: 

Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu ? Jamais! Será paga a conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres.



PROPOSTA 3- ORGÃOS DOS SENTIDOS
Nos desafios apresentados até aqui, nosso órgão do sentido mais solicitado foi a VISÃO. Você já pensou como uma pessoa cega “enxerga” o mundo ao seu redor? É importante sabermos que não é apenas pela visão que conseguimos perceber o mundo a nossa volta. Isso também pode ser feito a partir dos demais órgãos dos sentidos. Você sabe quais são eles?
Preencha o quadro abaixo com os órgãos dos sentidos e de que forma são usados por nós para percebermos o mundo a nossa volta.

ORGÃO DO SENTIDO

EM QUAL ATIVIDADE DO MEU DIA A DIA EU O USO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


ATENÇÃO : ESSA SEMANA TRABALHAREMOS AS ATIVIDADES DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA NA PROPOSTA DOS SABERES EM CASA, NÃO UTILIZAREMOS O LIVRO DIDÁTICO.
                                                                         BONS ESTUDOS

📖SEMANA DE 16/08 À  20/08-  ASSUNTOS  TRABALHADOS  DE  ACORDO  COM O PROGRAMA SABERES EM CASA: Formas de olhar para o ambiente; Ponto de vista;  Planta baixa

CONTINUAÇÃO LEITURA:

PROPOSTA 1- OS INDÍGENAS E A EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS


PRODUÇÃO DE TEXTO
TERRA INDÍGENAS PROTEGEM AS FLORESTAS
    A conservação ambiental das Terras indígenas é uma estratégia de ocupação territorial estabelecida pelos povos indígenas. Os povos indígenas ajudam a ampliar a diversidade da fauna e da flora porque tem formas única de viver e ocupar um lugar. Pesquisas recentes tem mostrado que os povos indígenas tiveram um papel fundamental na formação da biodiversidade encontrada na América do Sul. Muitas plantas , por exemplo, surgiram como produto de técnicas indígenas de manejo da floresta, como a castanheira, a pupunha, o cacau, o babaçu, a mandioca e a araucária. No caso da castanha-do-pará e da araucária, estas árvores teriam sido distribuídas por uma grande área pelos povos indígenas antes da ocupação europeia no continente.

    O manejo destes povos sobre a biodiversidade teve um papel fundamental na formação de diferentes paisagens no Brasil, seja na Amazônia, no Cerrado, no Pampa, na Mata Atlântica, na Caatinga, ou no Pantanal. Os povos indígenas sempre usaram os recursos naturais sem colocar em risco os ecossistemas. Estes povos desenvolveram formas de manejo adequadas e que têm se mostrado muito importantes para a conservação da biodiversidade no Brasil. Esse manejo incluiu a transformação do solo pobre da Amazônia em um tipo muito fértil, a Terra Preta de Índio. Estima-se que pelo menos 12% da superfície total do solo amazônico teve suas características transformadas pelo homem neste processo.

    No sul do Brasil, por exemplo, a TI Mangueirinha ajuda a conservar uma das últimas florestas de araucária nativas do mundo, enquanto que no Sul da Bahia, os Pataxó da TI Barra Velha, ajudam a proteger uma das  áreas  remanescentes  de  maior  biodiversidade  da  Mata  Atlântica.  Na  Amazônia,  maior  Bioma brasileiro, enquanto 20% da floresta já foi desmatada nos últimos 40 anos, juntas as Terras Indígenas perderam apenas 2,4% de suas florestas originais.
Fonte: https://terrasindigenas.org.br/pt-br/faq/tis-e-meio-ambiente

ATIVIDADE DE PESQUISA
Faça uma pesquisa na internet, livros ou pergunte para alguém do seu local de vivência quais diferenças existem entre o olhar dos povos indígenas e dos povos de origem europeia sobre as relações estabelecidas com o meio ambiente para a ocupação dos espaços naturais.

Compare as informações do texto acima com as pesquisas que você realizou e escreva uma reportagem contando quais são os olhares para com o meio ambiente que você e as pessoas do seu local de vivência têm.
Uma reportagem deve ter:
1.  MANCHETE ou TÍTULO (nome do texto que, preferencialmente, deve ser uma frase de efeito)
2.  SUBTÍTULO (pode ou não existir e complementa o título ou manchete)
3.  LEAD ou LIDE (primeiro parágrafo que apresenta os aspectos gerais do texto da reportagem)
4.  CORPO DO TEXTO (desenvolvimento da reportagem)


PROPOSTA 2- TUDO DEPENDE DO NOSSO PONTO DE VISTA

*OBSERVAÇÃO TRIDIMENSIONAL DE OBJETOS, EVIDENCIANDO PONTOS DE OBSERVAÇÃO DIFERENTES


TRIDIMENSIONALIDADE

O mundo à nossa volta é povoado de formas as mais variadas tanto nos elementos da natureza como nos de objetos construídos pelo homem.

As formas tridimensionais são aquelas que têm três dimensões - comprimento, largura e altura. Elas se distinguem das formas bidimensionais. Cubos, pirâmides, paralelepípedos, cones, cilindros, esferas são formas tridimensionais, enquanto quadrados, triângulos, retângulos, círculos são formas bidimensionais.

Essas figuras podem ser ocas ou não. As não ocas são conhecidas como sólidos geométricos, dentre os quais destacam-se o grupo dos poliedros e o dos corpos redondos.

Mas o que vem a ser um poliedro?

Um poliedro é um sólido limitado por um conjunto finito de polígonos, que vão ser denominados faces.


ESSA SEMANA TRABALHAREMOS EM OFICINA PRESENCIAL FORMAS TRIDIMENSIONAIS


PROPOSTA 3- PLANTA BAIXA




PÁGINAS 45 até 53
                                                            
PÁGINAS 123 à 126   /   142 à  144

BONS ESTUDOS!!!!                        

📖SEMANA DE 09/08 À  13/08-  ASSUNTOS  TRABALHADOS  DE  ACORDO  COM O PROGRAMA SABERES EM CASA: Os seres vivos que veem tudo de cabeça para baixo; Aspectos do funcionamento do nosso corpo; Percebendo os espaços

CONTINUAÇÃO DE LEITURA LIVRO:


PROPOSTA 1-  curiosidade: LEITURA
OS SERES VIVOS QUE VEEM TUDO DE CABEÇA PARA BAIXO
Todo mundo que já passou algum tempo de cabeça para baixo sabe que, para nós, as consequências disso não são nem um pouco agradáveis, incluindo tontura e dores de cabeça. Mas alguns animais, como morcegos, passam longos períodos nessa posição e não saem por aí batendo em árvores e paredes, sem enxergar direito onde estão indo. Por quê?

De acordo com a Cruz Vermelha Americana, o ser humano adulto médio carrega cerca de 7,5 litros de sangue no corpo. Isso é um monte de líquido que vai de repente para sua cabeça quando você vira para baixo – daí o desconforto. “Em comparação a isso, os morcegos são leves”, explica a redatora. “O menor morcego do mundo, o morcego-nariz-de-porco-de-kitti, também conhecido como morcego-zangão, pesa 2 gramas. Mesmo as duas maiores espécies de morcegos conhecidas, a raposa-voadora negra da Austrália e a raposa-voadora gigante de coroa dourada das Filipinas, pesam apenas até 1,1 kg”.

Como resultado, esses animais não “pesam o suficiente para a gravidade afetar seu fluxo de sangue”, explica Rob Mies, diretor da Organização para Conservação dos Morcegos, com sede em Michigan, nos Estados Unidos.

Há um outro benefício para ficar pendurado de cabeça para baixo – é preciso menos esforço. Tendões especializados nos pés de morcegos lhes permitem se segurar e ficar totalmente relaxados. Se eles estivessem sentados com a cabeça para cima, teriam que contrair um músculo – e, portanto, gastar energia – para pegar impulso e começar a voar. O tendão é tão eficaz que até mesmo um morcego morto continuará pendurado.

PROPOSTA 2-

O que conseguiríamos fazer se ficássemos um dia todo de cabeça para baixo?

Isso é muito perigoso pois o sangue vai para a cabeça se ficarmos muito tempo de cabeça para baixo

Isso acontece porque as veias da cabeça não possuem válvulas, responsáveis por empurrar o sangue para cima. Sem esse acessório, o sangue circula mais lentamente na região quando ficamos de ponta-cabeça.


Leia mais em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-o-sangue-vai-para-a-cabeca-quando-se-esta-de-cabeca-para-baixo/

COMO OCORRE A CIRCULAÇÃO NO NOSSO CORPO?

 SISTEMA CIRCULATÓRIO PÁGINAS 118 e 119

PROPOSTA 3-  PERCEBENDO OS ESPAÇOS

PONTOS DE VISTA

NESSA ATIVIDADE ABORDAREMOS DENTRO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS A PERCEPÇÃO DO QUE TEMOS À NOSSA VOLTA

Você já deve ter ouvido falar que “tudo depende do nosso ponto de vista”. Vamos testar se isso é verdade? Embora essa frase possa ter inúmeros sentidos, o que queremos mostrar aqui é que depende mesmo. Nessa atividade, primeiro você deve escolher uma cadeira, um banco, um sofá ou um móvel que seja possível você se deslocar ao redor para desenhar o que está enxergando. Você irá fazer cinco desenhos do objeto considerando diferentes perspectivas, observe tudo que vê, mas não desvie o olhar para outros lados do móvel. Assim, você fará um desenho observando a frente do objeto; outro, observando o lado direito; outro, o lado esquerdo, a parte de traz e, por último, se for possível, fará o desenho do objeto visto de cima. Quando terminar, analise as imagens e perceba a diferença entre elas.
Depois, você irá procurar em sua casa objetos que tenham as formas apresentadas abaixo:

ESSA SEMANA REALIZAREMOS UMA OFICINA EM SALA DE AULA COM A MONTAGEM DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS 

´PÁGINAS 30 ATÉ 44

 PÁGINAS 137 ATÉ 141


📖SEMANA DE 02/08 À  06/08-  ASSUNTOS  TRABALHADOS  DE  ACORDO  COM O PROGRAMA SABERES EM CASA: Perspectiva: investigação com o uso do cartão produzido; Gravidade: Como seria a Terra sem gravidade? ; Está tudo de cabeça para baixo: Investigação - O que pode ficar de cabeça para baixo?

CONTINUAÇÃO LEITURA DO LIVRO: EU DE CABEÇA PRA BAIXO
PROPOSTA 1 - PERSPECTIVA




Essa é a upside down house que traduzido para o português significa casa de cabeça para baixo fica em Niagara Falls, um lugar muito lindo no Canadá. A casa é muito legal, mas ela e tudo que tem nela está... de ponta cabeça??? Quer ver como é isso? é só clicar no link e vamos nessa!


Agora fazendo uso dos cartões que você confeccionou na semana passada, observe diversas paisagens e responda em seu caderno:
SERIA FÁCIL OBSERVARMOS AS COISAS DE CABEÇA PARA BAIXO?
O QUE MUDA NA NOSSA PERCEPÇÃO?

PROPOSTA 2- GRAVIDADE (leitura)


PROPOSTA 3- (ler e realizar no caderno)

Aquilo que parece muito difícil para os seres humanos pode ser comum no dia a dia de outros seres vivos. Você já viu algum animal que passa boa parte do tempo de cabeça para baixo? E aqueles que rodopiam e viram de cabeça para baixo com muita facilidade?

Por que esses seres conseguem, com facilidade, ficar de cabeça para baixo? O que eles possuem diferente de nós que os favorecem ficar de cabeça para baixo? Que tal representar a percepção de um morcego e de um macaco sobre algum elemento da natureza ou de uma paisagem? Capriche! 

PROPOSTA 4- TUDO DE CABEÇA PARA BAIXO NO ESPAÇO 



Nós, que vivemos na superfície do planeta Terra, estamos acostumados com os conceitos de EM CIMA e EMBAIXO para nos localizarmos. E se estivermos em um lugar onde não temos a superfície terrestre como referência? Os astronautas, que se aventuram no espaço, enfrentam esse desafio constantemente, pois em um ambiente de micro gravidade, as coisas são bem diferentes e se orientam por outros pontos de referência. 

Você sabe o que é gravidade? É a força resultante dos efeitos de atração (Lei da gravitação universal) e de rotação (força centrífuga). Fonte: https://www.iag.usp.br/~eder/EAD/aula5.pdf

🔍PESQUISA: (responder no caderno)
  • Quais as características das roupas dos astronautas que lhes permitem viajar para fora da atmosfera terrestre e ficar no espaço?
  •  Como bebem água? Como se alimentam se tudo flutua por lá? 
  • Eles ficam flutuando. Será que isso causa algum problema quando voltam para a Terra e de novo entram em contato com a força da gravidade que temos no nosso planeta? 
PÁGINAS 120,121, 122

PÁGINA 83




DURANTE ESSA SEMANA TRABALHAREMOS ASSUNTOS REFERENTES AS OLIMPÍADAS DENTRO DAS ATIVIDADES DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA, E INFORMAREMOS SOBRE UM TRABALHO QUE DEVERÁ SER REALIZADO SOBRE O ASSUNTO.
                                                     BONS ESTUDOS!!! ÓTIMO RETORNO

📖SEMANA DE 26/07  À  30/07-  ASSUNTOS  TRABALHADOS  DE  ACORDO  COM O PROGRAMA SABERES EM CASA:

LEITURA DO LIVRO: PARTE  1 E 2

Essa semana vamos brincar de ver o mundo por outros ângulos, o menino da história de uma maneira inusitada saiu do chão e foi ao teto

PROPOSTA PARA SER APRESENTADA NO ZAP DESSA SEMANA

Agora que você revisitou os livros que fizeram parte dos desafios no primeiro semestre, vamos passar para as descobertas sobre o livro que conta como ver as coisas por outras perspectivas, ou seja, como ver as coisas de cabeça para baixo. Vamos começar confeccionando 3 cartões. Você deverá recortar os cartões com formato retangular em algum papel resistente, pode ser em papelão, depois desenhe uma forma geométrica em cada um dos cartões, conforme os modelos abaixo e recorte para ficar vazado.




Os cartões serão utilizados como lentes imaginárias, para que você observe objetos, lugares, pessoas etc. Escolha uma paisagem para ser analisada atentamente através dos cartões.

 *Faça isso usando um cartão por vez e procure estar na mesma posição ao utilizá-los. Depois, reflita sobre as questões a seguir:
                   Seu campo de visão mudou?
                   Quais as principais diferenças que você observou?
                  Se você inverter a posição do cartão e imaginar essas representações de cabeça para baixo, 
teremos diferença?
Registre em seu caderno as respostas para as perguntas acima e desenhe algumas imagens que você observou.

AGORA REALIZE A PÁGINA 136 DO LIVRO JORNADA LITERÁRIA


PÁGINAS 94 ATÉ 99

*ENVIAREMOS REVISÃO MATEMÁTICA NO WHATSAPP DO GRUPO

                                                                                                          BONS ESTUDOS!!!

📖SEMANA DE 20/07  À  23/07-  ASSUNTOS  TRABALHADOS  DE  ACORDO  COM O PROGRAMA SABERES EM CASA:

📖SEMANA DE 28/06 À 30/06/2021-  ASSUNTOS  TRABALHADOS  DE  ACORDO  COM O PROGRAMA SABERES EM CASA: Como nos comunicaríamos sem o alfabeto?  Registro de sistematização com as principais propostas do mês, leitura livro: alfabeto escalafobético

COMO NOS COMUNICARÍAMOS SEM O ALFABETO?

SAMUEL MORSE FOI O INVENTOR DO CÓDIGO MORSE


https://youtu.be/ak53G8xdbDk
    Há várias maneiras de se comunicar com as pessoas que estão distantes. Nós podemos falar ao telefone, usar whatsapp, fazer vídeo chamada, ou até enviar um e-mail, alguns postam em sites como Facebook ou Instagram....

    Como será que as pessoas faziam há 150 anos atrás? Não havia computadores, nem telefones, nem celulares muito menos internet. Como as pessoas mantinham contato? Muitas pessoas costumavam escrever cartas e publicá-las , mas isso era muito lento, chegando levar mais do que semanas para enviar uma carta.

      Mas em 1859 , o americano Samuel Morse inventou o código morse. Seu código foi feito de bips. Bips curtos chamavam pontos e longos bips chamavam traços. As pessoas gostaram porque poderiam enviar uma mensagem em código morse e obter uma resposta quase que imediatamente.

Morse não é um idioma, é apenas um tipo diferente de alfabeto. Por isso, tudo o que essas ferramentas fazem é transformar os caracteres em pontos e traços, que são os identificadores do código.


Existem outros códigos criados com o objetivo de se comunicar além das letras do Alfabeto. O código Morse foi muito importante no passado, principalmente para a história das comunicações.
Você conhece algum código utilizado nos dias de hoje para se comunicar também? abaixo estão alguns exemplos
alfabeto Libras- Surdos

                                                                    alfabeto braille - cegos
APRESENTAR NO WHATSAPP DO GRUPO:

ESCOLHA UM CÓDIGO E ESCREVA UMA MENSAGEM :
___________________________________________________

RESPONDA: QUAL A IMPORTÂNCIA DE CONHECERMOS ESSAS LINGUAGENS COMO MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL?

________________________________________________________________



 Realizar atividades da página 96 até 103


 Realizar página 28

Realizar páginas 172,173, 174,175, 176,177

SUGESTÃO DE HORÁRIO

 

SEGUNDA-FEIRA

SABERES

JORNADA LITERÁRIA

PÁGINAS 96 até 103

TERÇA-FEIRA

MATEMÁTICA

PÁGINA 28

QUARTA-FEIRA

INTERDISCIPLINAR

PÁGINAS 172 até 177

QUINTA -FEIRA

INÍCIO DO RECESSO ESCOLAR

DE 01/07  à 19/07

BOAS FÉRIAS!!!

📖SEMANA DE 21/06 À 25/06/2021-  ASSUNTOS  TRABALHADOS  DE  ACORDO  COM O PROGRAMA SABERES EM CASA: Influência cultural, Os diferentes povos em nossa cidade , Língua mãe ou língua materna, Leitura de Poemas, Investigando novas palavras

DIVERSIDADE CULTURAL NO BRASIL E SUAS INFLUÊNCIAS
Leitura-
Brasil - Diversidade Cultural

Nossa cultura brasileira é influenciada por elementos de distintas culturas indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, européias, asiáticas, etc.) valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.
O Brasil é um país rico em sua diversidade!!!!



O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições.



ATIVIDADE PARA APRESENTAR NO GRUPO:


LEIA O POEMA ABAIXO:

RESPONDA NO CADERNO:
ATIVIDADES LIVRO DIDÁTICO:
PÁGINAS 90, 91
PÁGINAS 79,80,81,82
PÁGINAS 78,79,80,81,93
PÁGINAS 44,45

SUGESTÃO DE HORÁRIO

 

SEGUNDA

SABERES EM CASA

JORNADA LITERÁRIA

PÁGINAS 90,91

TERÇA

AULA ONLINE

MATEMÁTICA

PÁGINAS: 79,80,81,82

QUARTA

PORTUGUÊS

PÁGINAS: 78,79,80,81,93

QUINTA

ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES

SEXTA

INTERDISCIPLINAR

PÁGINAS 44,45

 



📖SEMANA DE 14/06 À 18/06/2021-  ASSUNTOS  TRABALHADOS  DE  ACORDO  COM O PROGRAMA SABERES EM CASA: Aspectos culturais da comunicação, Regionalização - As palavras pelas regiões do Brasil, Sistemas de Coordenadas.

LEITURA COMPARTILHADA DE ALGUNS POEMAS DO LIVRO


Proposta 1 - Aspectos culturais da comunicação
LEITURA:
Por meio da linguagem as pessoas se comunicam, compreendem o mundo a sua volta, interagem umas com as outras e constroem aos poucos o mundo globalizado no qual vivemos. No entanto, entre toda essa ideia de coletividade e unificação, existe o peculiar e individual que surge das experiências e características de cada pessoa ou grupo que constitui essa sociedade. Isso cria uma variedade enorme de idiomas, dialetos, expressões, palavras e significados.
Observe o quadro abaixo:

NORUEGUÊS

HAITIANO

INGLÊS

ITALIANO

FRANCÊS

Skole

lekòl

school

scuola

école


Todas as palavras acima representam a mesma coisa e são escritas com o alfabeto, porém fazem uso de letras diferentes. Apesar de terem sido usadas letras que você conhece, você pode não ter compreendido o que está escrito.
Então agora, pense e registre no caderno:
  • Por que isso ocorre?
  • Qual palavra foi representada em outras línguas?
Você já percebeu que mesmo no Brasil onde falamos a língua portuguesa, usamos palavras de origem de outros países? Vamos dar um exemplo, e você deve escrever uma lista com outras palavras.

HOT DOG

 

 

 

 




Proposta 2 - Pensando na língua portuguesa e em suas variações culturais, até mesmo algumas coisas tem nomes diferentes de acordo com as regiões do país. Investigue e complete as frases abaixo:

Escreva no caderno o quadro abaixo e responda : 



Mandioca na Região Nordeste é:

 

Abóbora na Região Nordeste é:

 

Gelinho em São Paulo no Rio de janeiro é:

 

E o vinagrete por aqui é chamado de:

 

Salsicha de São Paulo em Curitiba é:

 

Tangerina na Região Sul é:

 




São muitas diferenças regionais, culturais e que representam a diversidade dos povos. Conhecer e respeitar deve ser algo presente no nosso dia a dia. Você pode ampliar ainda mais suas investigações fazendo uma lista com as palavras que compõem o regionalismo do Brasil e seus respectivos significados. Para isso, pesquise quais palavras são usadas em outras regiões do país e que são diferentes da região sudeste em que moramos.

ATIVIDADE PARA SER ENVIADA NO WHATSAPP DO GRUPO

REGIÃO BRASILEIRA

EXPRESSÃO OU PALAVRA CARACTERÍSTICA

SUDESTE

ZÍPER

SUL

PIÁ, GURI

NORTE

 

NORDESTE

 

CENTRO-OESTE

 


SISTEMA DE COORDENADAS-
MAPA MUNDI - LATITUDE E LONGITUDE
ATIVIDADE PARA SER ENVIADA NO WHATSAPP DO GRUPO  
*Consulte o livro Interdisciplinar páginas 34 e 35
RESPONDA :

1- Qual a principal linha que divide o planeta de forma HORIZONTAL?
2- Qual é o ponto de origem para medir a LONGITUDE?
3- Quais continentes são divididos pela linha do EQUADOR?
4- Quais continentes são divididos pelo MERIDIANO DE GREENWCHI?
5- Como se chama o local onde o EQUADOR e GREENWICH se cruzam?

Copie no caderno:


PROPOSTA 3- ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO

PÁGINAS 66,67, 70 e 71







PÁGINAS
62,63,64,65,66, 67




PÁGINAS 34,35,36,37

HORÁRIO SEMANA

 

SEGUNDA-FEIRA

SABERES EM CASA

BLOG

TERÇA-FEIRA

MATEMÁTICA

66,67,70,71

AULA ONLINE (10h)

 

QUARTA-FEIRA

PORTUGUÊS

62,63,64,65,66,67

QUINTA-FEIRA

ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES

SEXTA-FEIRA

INTERDISCIPLINAR

34,35,36, 37


📖SEMANA DE 07/06 À 11/06/2021-  ASSUNTOS  TRABALHADOS  DE  ACORDO  COM O PROGRAMA SABERES EM CASA: Leitura compartilhada de alguns poemas do livro, Poema Visual, Contexto histórico do desenvolvimento de códigos para nos comunicarmos

Nessa Semana continuaremos o uso do Livro Alfabeto Escalofobético

Faremos a leitura compartilhada de alguns poemas do livro 

🔍PROPOSTA 1- Conhecendo Orelha do livro e suas informações






📖Observe o capa do livro acima e escreva o nome das partes: (Faça no caderno)
1-
2-
3-
4-
5-

LEIA A PÁGINA 78 DO LIVRO JORNADA LITERÁRIA E REALIZE ATIVIDADE PÁGINA79

💡🔍PROPOSTA 2- POEMA VISUAL (LEITURA)

POEMA VISUAL

Poesia visual é uma expressão poética informal que valoriza os efeitos visuais, ou seja, sua estrutura forma imagens. Essa imagens completam o sentido do poema, dando maior expressividade e podendo combinar-se com outras linguagens artísticas. Descubra todos os detalhes e tipos sobre o que é Poema Visual!


IDÉIAS DE POEMAS VISUAIS: AGORA É A SUA VEZ ESCOLHA UM TEMA MONTE SEU POEMA VISUAL E ENVIE O WHATSAPP DO GRUPO


💡🔍PROPOSTA 3- OS CÓDIGOS E COMUNICAÇÃO (Leitura)

Você já parou para pensar na importância da escrita? A criação do alfabeto é bem antiga e está relacionada a necessidade de comunicação de alguns povos. O comércio precisava se expandir, mas como entender o que povos vindos de tão longe com suas mercadorias queriam dizer?
Antes da criação do alfabeto que usamos atualmente, surgiram outras formas de registro escrito. Então, vamos primeiro descobrir se existem outros códigos e outras formas de comunicação. Para isso observe o que temos no quadro abaixo e investigue de que lugar ou de que época é essa representação.


💡🔍PROPOSTA 4- NÚMERO COMO CÓDIGO

Vamos aproveitar e falar sobre os números enquanto código. Geralmente, aprendemos que os números servem para quantificar, ou seja, para indicar a quantidade de algo. No entanto, temos números que indicam códigos, não representam nenhuma quantidade. Os números como código podem apresentar uma aleatória, pois o objetivo é apenas expressar uma identificação ou indicar uma localização. Como por exemplo, temos números do RG, do CPF, que são documentos de identificação ou indicar uma localização pessoal; o CEP, que serve como localização para as residências.
Vamos construir um quadro informando o que o número representa e qual é esse código. 

📖Faça no caderno

O QUE O NÚMERO REPRESENTA?

QUAL É O CÓDIGO?

Número de telefone celular

(11) 

Placa de carro

 

Cep da rua

 

📖AGORA É A SUA VEZ: Crie um CÓDIGO que não use letras e com ele você deve escrever uma mensagem e compartilhar com as pessoas para tentar descobrir o que está escrito nas imagens.

DICA: Você deverá criar um símbolo para cada letra do alfabeto, depois escrever a mensagem ( se preferir pode usar este modelo para escrever sua mensagem)

📖 ESCREVA NO CADERNO 
SUA MENSAGEM:
 

 _______________________________________________________________________

PROPOSTA 5- LIVROS DIDÁTICOS

MATEMÁTICA PÁGINAS 63 - 64 - 65
PORTUGUÊS PÁGINAS 42- 43 (LEITURA)
                                    ATIVIDADES 53- 54 -55- 56

INTERDISCIPLINAR PÁGINAS  26- 27

SUGESTÃO DE HORÁRIO

 

SEGUNDA-FEIRA

*SABERES EM CASA

*JORNADA LITERÁRIA

PÁG. 78/79

TERÇA-FEIRA

*MATEMÁTICA

PÁG.63/64/65

AULA ONLINE 10h

QUARTA-FEIRA

*PORTUGUÊS

PÁG. 42/43

53/54/55/56

QUINTA-FEIRA

ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES

SEXTA-FEIRA

INTERDISCIPLINAR

PÁG.26/27




ATENÇÃO : SEGUIMOS COM NOSSO ENSINO HÍBRIDO (PRESENCIAL/ONLINE) QUALQUER DÚVIDA ESTAMOS DISPONÍVEIS!!!!Ótima semana pra todos nós!!! Bons estudos!!!!

📖SEMANA DE  31/05 À 02/06/2021-  ASSUNTOS  TRABALHADOS  DE  ACORDO  COM O PROGRAMA SABERES EM CASA: O QUE SÃO POEMAS? FORMA DE ESCRITA. QUEM ENCREVEU? QUEM ILUSTROU?

1-Encerramento do Livro Medonho : Medonho e Medonha  tinham qualidades (ADJETIVOS) Vamos falar um pouco sobre VOCÊ e listar suas qualidades (ENVIAR NO WHATSAPP DO GRUPO)


PROPOSTA 1- OS CÓDIGOS E A COMUNICAÇÃO  - LEITURA DO LIVRO
Neste mês de junho vamos usar como partida o livro "O alfabeto escalafobético" O que será que essa palavra significa? e que alfabeto é esse? Iniciaremos a Leitura desse livro e vamos às descobertas...


Para escrever qualquer palavra precisamos das letras, uma depois da outra, grudadas ou separadas, mas sempre presentes. Elas formam palavras engraçadas, como pirilampos e até mesmo escalafobético. Por isso, nada melhor do que apresentá-las com poemas que divertem e nos trazem novos vocábulos.

*FAZER A LEITURA DO LIVRO E REALIZAR PÁGINAS 76 E 77 JORNADA LITERÁRIA (enviar no Whatsapp do grupo)




Você já parou para pensar na importância da escrita? A criação do alfabeto é bem antiga e está relacionada a necessidade de comunicação de alguns povos.


escrita é um processo simbólico que possibilitou o homem expandir suas mensagens para muito além do seu próprio tempo e espaço. Escrever é importante, pois deixa a mente fluir, deixando nosso pensamento no papel, falando sobre algum assunto que aconteceu ou está acontecendo. ...
JORNADA LITERÁRIA 76 E 77



LIVRO MATEMÁTICA PÁGINAS 60- 61 E 62



LIVRO PORTUGUÊS PÁGINAS 70- 71- 72 E 73





HORÁRIO DE ORGANIZAÇÃO ESTUDOS

 

SEGUNDA

BLOG

LEITURA

JORNADA LITERÁRIA

TERÇA

MATEMÁTICA

Pág. 60-61-62

QUARTA

PORTUGUÊS

Pág.70-71- 72-73

QUINTA

FERIADO

SEXTA

PONTO FACULTATIVO


BONS ESTUDOS!!! Dúvidas no whatsapp do grupo

📖SEMANA DE  24/05 À  31/05/2021-  ASSUNTOS  TRABALHADOS  DE  ACORDO  COM O PROGRAMA SABERES EM CASA: USO DOS RECURSOS NATURAIS/ AS APARÊNCIAS SE ENGANAM/ CONHECER PARA COMPREENDER/ LIGANDO OS PONTOS

COMO MEDONHO E MEDONHA PREPARAVAM SEUS ALIMENTOS?
MUITAS COISAS MUDARAM COM O PASSAR DOS ANOS. VOCÊS PODEM PENSAR NO QUE MUDOU E DE QUE FORMA ISSO INTERFERE NA NOSSA VIDA E NO EQUILÍBRIO DO MEIO AMBIENTE?

A PALAVRA CHAVE HOJE É...

ASSISTA O VÍDEO:

LEIA E COPIE NO CADERNO


ATIVIDADE PARA SER APRESENTADA NO WHATSAPP DO GRUPO

COMO ENFRENTAR O MEDO

CONSTRUÇÃO DO MAPA MENTAL- SISTEMATIZAÇÃO DAS PRINCIPAIS IDÉIAS AO LONGO DO MÊS

EXEMPLO:

SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR





MATEMÁTICA - PÁGINAS 26 , 27 E 29


PORTUGUÊS- Produção Textual página 72 (ENVIAR NO PARTICULAR DA PROFESSORA)JORNADA LITERÁRIA PÁGINA 72 e 73 (ENVIAR FOTO DA PÁGINA 72)

SUGESTÃO ORGANIZAÇÃO DE ESTUDOS

 

SEGUNDA-FEIRA

*BLOG- LEITURA

SABERES EM CASA

TERÇA-FEIRA

*LIVRO MATEMÁTICA (paginas 26 e 27)

*AULA ONLINE 10:00 às 11:00h

QUARTA-FEIRA

*LIVRO JORNADA LITERÁRIA (páginas 72 e 73)

*TRABALHO LIVRO MEDONHO ( FORMULÁRIO google Forms)

QUINTA-FEIRA

*ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES

ATIVIDADE ONLINE PROFª GLAUCIA às 8:30h

SEXTA-FEIRA

ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES


Bons Estudos!!! Dúvidas estamos disponíveis no whatsapp do grupo



📖SEMANA DE  17/05 À  21/05/2021-  ASSUNTOS  TRABALHADOS  DE  ACORDO  COM O PROGRAMA SABERES EM CASAAMBIENTES/ MEDO E OS SERES VIVOS/ ALIMENTAÇÃO

📖ESSAS ATIVIDADES DEVERÃO SER REALIZADAS NO CADERNO

CONVERSANDO SOBRE O LIVRO MEDONHO:

1-AMBIENTES- CADA AMBIENTE POSSUI CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS QUE GARANTEM A SOBREVIVÊNCIA DAS ESPÉCIES, INCLUINDO OS SERES HUMANOS. O MEDONHO MORAVA NO "BANHADO" NA PÁGINA 60 E 61 VOCÊS JÁ TIVERAM A OPORTUNIDADE DE CRIAR UM AMBIENTE  PARA O MEDONHO.

UNIDADES DE MEDIDAS
 ESCREVA OU DESENHE UM EXEMPLO DE CADA UNIDADE DE MEDIDA APRESENTADA
                       COMPRAMOS A:

METRO

QUILO

LITRO

 

 

 



PENSANDO EM TODOS OBSTÁCULOS, ATALHOS E LOCAIS POR ONDE MENDONHO PASSOU, ESCOLHA UMA UNIDADE DE MEDIDA E FAÇA A ESTIMATIVA DESSE DESLOCAMENTO REGISTRANDO A DISTÂNCIA PERCORRIDA POR MEDONHO:__________________

COM ESSA DISTÂNCIA ESTIMADA, PENSANDO NO LOCAL QUE VOCÊ ESTÁ NESSE MOMENTO, ATÉ ONDE CONSEGUIRIA CHEGAR?___________________



FAÇA A LEITURA:     💡DIFERENTES AMBIENTES NO BRASIL

De maneira geral, podemos dizer que os Biomas são grandes espaços geográficos que compartilham das mesmas características físicas, biológicas e climáticas, existindo um grande número de espécies de plantas e animais.

Em nosso país podemos encontrar seis tipos de biomas: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal.



🔎PESQUISA PARA APRESENTAR O WHATSAPP 
ESCOLHA UM TIPO DE BIOMA BRASILEIRO PESQUISE SOBRE ELE  ESCREVA SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS  E FAÇA UM DESENHO QUE REPRESENTE O BIOMA ESCOLHIDO
EXEMPLO DE PESQUISA 


2- O MEDO E AS RELAÇÕES QUE ESTABELEÇO COM OUTROS SERES- CONCEITO DA CADEIA ALIMENTAR 
O conceito de cadeia alimentar aparece mais uma vez como forma de apresentar a importância dos elos que temos entre os seres vivos




3- ALIMENTAÇÃO

O QUE O MEDONHO E A MEDONHA COMIAM? VAMOS  CONVERSAR UM POUQUINHO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE MANTERMOS UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


📖VAMOS CONTRUIR UMA PIRÂMIDE ALIMENTAR?


REGISTRE O QUE DESCOBRIU COM SUA PESQUISA::

ATIVIDADES COMPLEMENTARES LIVROS DIDÁTICOS
MATEMÁTICA:  PÁGINAS 24 E 25
PORTUGUÊS: PÁGINAS 34 ATÉ 38




ESSA SEMANA AS ATIVIDADES INTERDISCIPLINAR (GEOGRAFIA E CIÊNCIAS) ESTÃO INSERIDAS NOS ASSUNTOS ACIMA: BIOMAS BRASILEIROS E PIRÂMIDE ALIMENTAR

SUGESTÃO HORÁRIOS DE AULAS

 

SEGUNDA-FEIRA

*PROGRAMA SABERES EM CASA

*ATIVIDADES BLOG

*LEITURA

 

TERÇA-FEIRA

*AULA ONLINE ÀS 10H

*MATEMÁTICA(LIVRO)

QUARTA-FEIRA

*PROGRAMA SABERES EM CASA

*PORTUGUÊS (LIVRO)

QUINTA-FEIRA

*DÚVIDAS ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES

SEXTA-FEIRA

*PROGRAMA SABERES EM CASA ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES


BONS ESTUDOS!!!!


📖SEMANA DE  10/05 À  14/05/2021-  ASSUNTOS  TRABALHADOS  DE  ACORDO  COM O PROGRAMA SABERES EM CASAADJETIVOS PARA ENFRENTAR O MEDO/ INVESTIGANDO O LIVRO/ ESTIMATIVAS

ASSISTA O VÍDEO:
 

LINK:https://youtu.be/sDmiXhz8rV4

REALIZAR ATIVIDADES LIVRO JORNADA LITERÁRIA PÁGINA 66 (ENVIAR NO GRUPO)

📖PROPOSTA 01 - REFLETINDO SOBRE OS SEUS MEDOS
ATIVIDADE PARA APRESENTAR NO WHATSAPP DO GRUPO

Agora que você descobriu que o medo faz parte de todas as pessoas, vamos pensar na construção de um painel do medo.

1º Eu tenho medo de...

2º Que tem medo de...

3º Que tem medo de...

4º Que tem medo de...

5º Que tem medo de...

6º Que tem medo de...

✅ Você deve preencher as informações colocando na primeira linha algo que você tem medo. Ex: Eu tenho medo de  "BARATA"
Na sequência  vai pensar do que a barata tem medo e assim por diante..., até chegar na 6º linha.



Todo mundo tem medo de alguma coisa . No nosso livro do mês , assim como muitas pessoas tinham medo do "Medonho" , ele também enfrentava seus medos e, para isso, buscava sempre encontrar o que tinha de melhor.



📖Agora pegue seu livro leia e pense :

  O que Medonho usou em cada local para enfrentar seus medos? Depois pense em você, em suas características e em tudo que está em sua volta

1- De que forma você poderia enfrentar seus medos? Registre em seu caderno sua resposta
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
📖PROPOSTA 02- INVESTIGANDO O LIVRO

O Medonho, a Medonha e os Medoinhos tinham diferentes características e cada um sendo muito especial com seu jeito de ser, assim como nós. Quando falamos em características nos referimos a ADJETIVOS e que estão presentes no livro

🔎Localize no caça palavra o adjetivo e PESQUISE a  característica que ele indica

exemplo:
1- ACABRUNHADO -  ABATIDO
2-
3-
4-
5-
6-


ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO GRUPO

SEMANA DO BRINCAR😁😀😎😆😍


Ivan Cruz é conhecido por retratar em telas as diversas brincadeiras antigas de criança. Suas obras exibem o universo infantil de forma alegre e colorida

OBSERVE ALGUMAS OBRAS DE IVAN CRUZ

📖 🔎PESQUISA

  • CONVERSE COM SEUS PAIS E AVÓS SOBRE AS BRINCADEIRAS QUE COSTUMAVAM BRINCAR QUANDO CRIANÇA. FAÇA UMA LISTA

  • DEPOIS REGISTRE EM FORMA DE TEXTO SOBRE AS BRINCADEIRAS QUE VOCÊ COSTUMA BRINCAR HOJE EM DIA, QUAIS AS DIFERENÇAS OBSERVOU?


ATENÇÃO ATIVIDADES DO LIVRO ENVIAR NO PRIVADO DA PROFESSORA

LIVRO DIDÁTICO:
MATEMÁTICA- ORDENS E CLASSES

PÁGINAS 20,21 E 22
PORTUGUÊS- PONTUAÇÃO, ENTONAÇÃO
EXPRESSIVIDADE
PÁGINAS 29,30  E 31

INTERDISCIPLINAR: O SISTEMA SOLAR
PÁGINAS  20  E  21
SUGESTÃO DE ORGANIZAÇÃO DE HORÁRIOS DE ESTUDO NO WHATSAPP DO GRUPO

UMA SEMANA ABENÇOADA DE ESTUDOS PARA TODOS!!!!!


SEMANA DE  03/05 À  07/05/2021-  ASSUNTOS  TRABALHADOS  DE  ACORDO  COM O PROGRAMA SABERES EM CASA: INVESTIGANDO O LIVRO: MEDONHO - VAMOS FALAR SOBRE NOSSOS MEDOS?
PEGUE SEU KIT LITERÁRIO E VAMOS FAZER A LEITURA DO LIVRO :👇

'Medonho' é um bicho que morava no banhado. Não era monstro ou dragão, não era cobra ou jacaré. Assim começa a história do Medonho, numa narrativa rimada construída com palavras formadas com 'nh', convida o leitor  para uma grande aventura.

📣 ACOMPANHE O PROGRAMA SABERES EM CASA QUE ESTAREMOS TRABALHANDO ASSUNTOS RELACIONADOS AO LIVRO E COMPLEMENTOS NO WHATSAPP DO GRUPO

FAZER AS ATIVIDADES NO LIVRO,JORNADA LITERÁRIA , 

MEDONHO

PÁGINAS 57, 58,59, 60 E 65

FAÇA UMA LISTA DOS ADJETIVOS DO MEDONHO     

  • 1-
  • 2-
  • 3-
  • 4-
  • 5-
  • 6-                


FAÇA A LEITURA DESSE TEXTO COM ATENÇÃO:

📖Responda:
1- Quais os personagens do texto "A história do medo"?


2- Complete a sequência de quem eles tem medo?


 3-  O que você entendeu com a leitura dessa história?

ATIVIDADE PARA APRESENTAR NO WHATSAPP

4- ENTREVISTA:    Entreviste algum adulto da família (pai, mãe, tio/tia, avô/avó etc.), elabore um pequeno texto e um desenho que represente as respostas dos entrevistados. Deverão constar no trabalho o título “VOCÊ TEM MEDO DE QUE?”, o grau de parentesco, nome e a idade do entrevistado. 
 
Seguem abaixo as perguntas para serem feitas durante a entrevista:
 
  • Do que você tinha medo quando criança? O que você fez para perder o medo?
  • Do que você tem medo hoje? O que você acha que poderia fazer para passar esse medo?


ATENÇÃO: INICIAREMOS ESSE MÊS  O USO DOS LIVROS DIDÁTICOS: PORTUGUÊS/ MATEMÁTICA/ INTERDISCIPLINAR


PEGUEM SEUS LIVROS

                                 


AS ATIVIDADES DO LIVRO DEVERÃO SER ENVIADAS NO PARTICULAR DA PROFESSORA


PORTUGUÊS: LER  E ESCREVER É UMA DESCOBERTA SEM FIM...

POEMA - UNIDADE 1
* REALIZAR AS PÁGINAS 16 À 22 - CORREÇÕES E DÚVIDAS (Whatsapp do grupo)

MATEMÁTICA : EU E A MATEMÁTICA

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL- UNIDADE 1
*REALIZAR AS PÁGINAS 11 À  19- CORREÇÕES E DÚVIDAS (Whatsapp do grupo)

LIVRO INTERDISCIPLINAR: CIÊNCIA, HISTÓRIA E GEOGRAFIA


ASTRONOMIA E CALENDÁRIOS- UNIDADE 1
*REALIZAR AS LEITURAS E ATIVIDADES DA PÁGINAS 12 À 15

SUGESTÃO HORÁRIOS AULAS REMOTAS

 

SEGUNDA-FEIRA

-PROGRAMA SABERES EM CASA

-ATIVIDADES BLOG

-LEITURA

TERÇA-FEIRA

-MATEMÁTICA - LIVRO

QUARTA- FEIRA

-PROGRAMA SABERES EM CASA

-PORTUGUÊS - LIVRO

QUINTA-FEIRA

-DÚVIDAS – ENCERRAMENTO

DAS ATIVIDADES

SEXTA-FEIRA

-PROGRAMA SABERES EM CASA

-INTERDISCIPLINAR

 

📣Nós professores estaremos disponíveis para orientar e tirar dúvidas em relação aos assuntos trabalhados durante essa semana

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

📖SEMANA DE  26/04  À  30/04/2021-  ASSUNTOS  TRABALHADOS  DE  ACORDO  COM O PROGRAMA SABERES EM CASA: FONTES DE INFORMAÇÃO, FORMAS DE REGISTRO , MAPA MENTAL, FICHA TÉCNICA PROJETO ABRIL LITERÁRIO

📑Realizem a leitura dos textos e assistam os vídeos postados, só é para realizar no caderno as atividades que estão destacadas com a figura " 📖" , Essa semana enviaremos o link no whatsapp do grupo sobre o trabalho do livro: "A história do Arco-íris"  para ser respondido através do Google Forms. Aguardem!!!

LEITURA: ATENÇÃO: FONTES DE INFORMAÇÕES E A IMPORTÂNCIA DE PESQUISA EM FONTES SEGURAS 




SUGESTÃO: FORMAS DE REGISTRO  - DIÁRIO DE BORDO

QUE TAL ORGANIZARMOS NOSSAS EXPERIÊNCIAS DESSE MÊS FAZENDO UM DIÁRIO DE BORDO?
💡CONTINUEM REALIZANDO OS REGISTROS DE SUAS EXPERIÊNCIAS, ISSO ESTIMULA O RACIOCÍNIO E O DESENVOLVIMENTO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS. SE QUISER PODE SEPARAR ALGUMAS FOLHAS DO CADERNO PARA EXERCITAR ESSA PRÁTICA OU MESMO UM CADERNINHO À PARTE. ( SEGUE A SUGESTÃO)




📖MAPA MENTAL: O QUE É?  E COMO FAZER



📖Mapas mentais são excelentes para sintetizar assuntos e para fazer as revisões, pois ajudam o cérebro a absorver conteúdos de maneira eficiente.

O nosso cérebro responde bem aos mapas, porque ele lida melhor com informações esquematizadas do que com as lineares. Além disso, formas e cores estimulam tanto os nossos sentidos quanto outras áreas do nosso cérebro auxiliando na memorização.

Assim, os mapas mentais são super fáceis de fazer, basta papel e caneta.

Existe regra para montar os mapas mentais?

Sim, existem regras, mas não muito complexas. Veja-as a seguir:

Exemplo de mapa mental: um tema é escrito no centro e temáticas relacionadas são escritas ao redor puxadas com setas.

– Use várias cores

– Letras grandes

– Escrever começando pelo centro

– Use desenhos


APENAS LEITURA: VEJAM O EXEMPLO ABAIXO QUE MONTAMOS REFERENTE AOS  ESTUDOS DESSE MÊS SOBRE AS BORBOLETAS :  ESSE É UM MAPA MENTAL DIGITAL


AGORA VEJA O EXEMPLO DE UM MAPA MENTAL NO PAPEL


ATIVIDADE PARA APRESENTAR NO WHATSAPP DO GRUPO

📣ATENÇÃO

AGORA É SUA VEZ : MONTE UM MAPA MENTAL SOBRE O ARCO- ÍRIS

VOCÊ PODERÁ FAZER NO PAPEL OU EXPERIMENTAR O MAPA MENTAL DIGITAL ACESSANDO O LINK: https://app.mindmup.com/map/new
QUEM OPTAR PELO DIGITAL TIRE UM PRINT DA TELA PARA ENVIAR

DESTAQUE OS ASSUNTOS TRABALHADOS DURANTE ESSE MÊS: ARCO-ÍRIS
  • FORMAÇÃO DO ARCO-ÍRIS
  • DISCO DE NEWTON
  • EXPERIÊNCIA COM AS CORES DO ARCO-ÍRIS
  • O QUE ALGUMAS CORES DA NATUREZA PODEM SINALIZAR
💭TEMOS CERTEZA QUE SAIRÃO MAPAS MENTAIS MARAVILHOSOS!!!! CAPRICHEM!!😉
outra sugestão de link mapa mental digital:https://www.mindmeister.com/pt
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
📖💡PESQUISA;

CONSTRUÇÃO DE FICHA TÉCNICA DOS SERES VIVOS:


📖PESQUISE E PREENCHA A FICHA TÉCNICA DE ALGUMA BORBOLETA:

FICHA TÉCNICA DA BORBOLETA

DESENHE A BORBOLETA

 

 

 

 

 

 

 

NOME POPULAR:                 

 

NOME CIENTÍFICO:

 

ALIMENTAÇÃO:

 

AMBIENTE EM QUE VIVE:

 

IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE:

 



Uma ótima semana para todos nós, qualquer dúvida estamos disponíveis no Whatsapp do grupo!!!! Beijinhos....  Profª Vanda e Profª Marisangela

📖SEMANA DE  19/04  À  23/04/2021-  ASSUNTOS  TRABALHADOS  DE  ACORDO  COM O PROGRAMA SABERES EM CASA: O QUE ALGUMAS CORES DA NATUREZA PODEM SINALIZAR? - EXPERIÊNCIA COM O ARCO-ÍRIS- PROJETO ABRIL LITERÁRIO

📑Realizem a leitura dos textos e assistam os vídeos postados, só é para realizar no caderno as atividades que estão destacadas com a figura " 📖" , Essa semana continuaremos com a proposta do nosso livro de Poesia em tempos de Pandemia, envie suas produções pelo link do Google Forms

🔎💡CURIOSIDADES- (Faça apenas a leitura com atenção)

QUAL A IMPORTÂNCIA DAS CORES PARA A NATUREZA❓



O que seria das diferentes espécies que vivem em nosso planeta se não existissem as cores? Provavelmente eles não desenvolveriam diversos mecanismos para garantirem sua própria sobrevivência. As cores ajudam as espécies a escapar de um predador, a repelir algum animal, a atrair uma fêmea para o cortejo, ou a avisar o outro animal que quer parar com a disputa pela fêmea ou território, por exemplo. Enfim, as cores nos atraem ou repelem conforme sua intensidade, seus diferentes tons e situações em que se apresentam e há ainda uma relação de dependência entre plantas e animais, através das cores, para a disseminação de sementes. 

De acordo com o biólogo, cores como o amarelo, o vermelho e o preto são como alertas na natureza. Que o digam todas essas espécies de sapos… “As cores chamativas em alguns animais são como um 'aviso', verdadeiro ou não, para elementos tóxicos ou gosto ruim.


O  camaleão


O camaleão é conhecido como uma espécie de "perito" quando o assunto é camuflagem. Mas na natureza há muitos outros animais especialistas em disfarces, seja imitando as cores do meio ambiente, ou então pelo mimetismo (quando o animal tenta parecer com outro bicho, ou algo que não é)
COR DE ALGUNS ANIMAIS AUXILIAM NA CAÇA E PROTEÇÃO E SINALIZAM PERIGO


Diferentemente da camuflagem, outra forma de “disfarce” consiste em se destacar, assemelhando-se a outra espécie. “No mimetismo é como se o animal dissesse aos outros: ‘eu sou outra coisa, não eu mesmo’”
Sapinho pingo-de-ouro - cor associada a toxina
As cores chamativas em alguns animais são como um ‘aviso’, verdadeiro ou não, para elementos tóxicos ou gosto ruim.
Mas o biólogo ainda deixa um aviso: a toxidade não se restringe apenas ao vermelho, amarelo e preto. “Cores que se destacam entre as demais, como o verde metálico, rosa choque e o azul são sinais de que determinada espécie provavelmente é perigosa”.

ATENÇÃO: ATIVIDADE PARA ENVIAR NO WHATSAPP DO GRUPO: MÃO NA MASSA

📖MISTURAS E COMPOSIÇÕES - COMO AS CORES SE MISTURAM?


📖DISCO DE NEWTON


 O disco de Newton é um experimento muito conhecido da Física. Consiste em um disco colorido com as cores primárias do espectro visível (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta). Esse disco gira, apresenta grande velocidade e tem como objetivo mostrar a composição da luz branca.

Com o auxílio de uma régua, divida o circulo em sete partes, aproximadamente iguais, e colora cada uma delas com uma das sete cores do arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta). Insira a caneta (ou lápis) no centro do circulo, de modo que ele fique firmemente encaixado, conforme a figura.
🔎PESQUISA- APÓS REALIZAR A EXPERIÊNCIA RESPONDA: PORQUÊ O DISCO DE NEWTON FICA BRANCO AO GIRAR❓ 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
💡ASSISTAM O PROGRAMA SABERES EM CASA DESSA SEMANA E REALIZEM A EXPERIÊNCIA DA GELATINA (SE PUDER) CASO NÃO CONSIGA ACOMPANHE A EXPERIÊNCIA COM A PROFESSORA ELIANE, DEPOIS RELATE O QUE ENTENDEU
ÓTIMA SEMANA PRA TODOS!!! DÚVIDAS ESTAMOS DISPONÍVEIS NO WHATSAPP DO GRUPO

📖SEMANA DE 12/04  À  16/04/2021- ASSUNTOS TRABALHADOS DE ACORDO COM O PROGRAMA SABERES EM CASA: PROJETO ABRIL LITERÁRIO- CICLO DE VIDA DAS BORBOLETAS

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
📑Realizem a leitura dos textos e assistam os vídeos postados, só é para realizar no caderno as atividades que estão destacadas com a figura " 📖" , Essa semana enviaremos pelo whatsApp do grupo o link do mural da diversidade

O CICLO DE VIDA DE UMA BORBOLETA



💡📖PESQUISE: O QUE É METAMORFOSE?

📖FAÇA NO CADERNO O CICLO DE VIDA DAS BORBOLETAS DESENHE OU USE MATERIAIS ALTERNATIVOS ( OBJETOS, MACARRÃO E OUTROS..)ENVIE NO WHATSAPP DO GRUPO . VEJA ALGUNS EXEMPLOS

LEIA CADA ETAPA DA FASE DAS BORBOLETAS:

📖AGORA ESCREVA NO CADERNO CADA ETAPA DESSA FASE

1-

2-

3-

4-

5-

6-

💡CURIOSIDADES-  LEIA COM ATENÇÃO


VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM TRÁFICO DE ANIMAIS❓

O tráfico de animais contribui bastante para o desequilíbrio ecológico, havendo uma mudança drástica na cadeia alimentar, além de reduzir de forma considerável a biodiversidade de um determinado ambiente. Mas o que é pior, muitos animais não sobrevivem durante o transporte, outros não se adaptam à “prisão” que o homem lhes impõe, causando a morte da maioria desses animais.

Mas os problemas dessa prática atingem também os seres humanos, pois micro-organismos presentes nos animais silvestres podem causar o surgimento de doenças e sua disseminação entre a população.
Portanto, o tráfico de animais é um ato ganancioso, com consequências drásticas para os animais silvestres e os animais ditos “racionais” que participam desse crime à vida.

BORBOLETAS E MARIPOSAS
💡📖PESQUISE: Se borboletas e mariposas possuem características diferentes, por que são classificadas no mesmo grupo❓



📖DESENHE E ESCREVA O QUE VOCÊ ENTENDEU ENVIE NO WHATSAPP DO GRUPO:
DIFERENÇA ENTRE BORBOLETAS E MARIPOSAS

BORBOLETAS

MARIPOSAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 


💡CURIOSIDADES
📖IMPORTÂNCIA DAS BORBOLETAS

As 
borboletas desempenham um importante papel nos ecossistemas atuando como polinizadoras, fonte de alimento e como indicadoras do bem-estar. Embora não tão eficientes quanto as abelhas, as borboletas têm um papel fundamental polinizando as flores que se abrem durante o dia.

FORMA E CORES:

ATENÇÃO: ENVIE NO WHATSAPP
É comum ao falarmos de formas focarmos nas formas regulares. No entanto à nossa volta muitas formas irregulares estão presentes e podem ser exploradas
 Crie uma borboleta explorando as formas segue alguns exemplos








DESAFIOS MATEMÁTICOS:


                              Ótima Semana !!! Fiquem com Deus...  Correções no whatsapp do grupo


📖 SEMANA DE  05/04  À  09/04/2021 - ASSUNTOS  TRABALHADOS  DE  ACORDO  COM O PROGRAMA SABERES EM CASA : PROJETO "ABRIL LITERÁRIO" CURIOSIDADES SOBRE AS BORBOLETAS E SUAS PARTICULARIDADES
💜💚💙💛💜💚💛💙💜💚💛💙💜💚💛💙💜💚💛💙💜💚💛💙💜💚💛💙💜💚

📑Realizem a leitura dos textos e assistam os vídeos postados, só é para realizar no caderno as atividades que estão destacadas com a figura " 📖" , Essa semana enviaremos pelo whatsApp do grupo  formulário "Investigando o Livro"  para serem respondidos pelo Google forms.

💻ASSISTA O VÍDEO, PEGUE SEU KIT LITERÁRIO E FAÇA A LEITURA:  




Arco-íris é um fenômeno óptico

ASSISTA O VÍDEO E FAÇA A LEITURA COM ATENÇÃO:

                                         https://youtu.be/tW819inM4hg

O arco-íris é um fenômeno óptico que se forma em razão da separação das cores que formam a luz solar. Ele pode ser observado sempre que existirem gotículas de água suspensas na atmosfera e a luz solar estiver brilhando acima do observador em baixa altitude ou ângulo, ou seja, ele pode acontecer durante ou após uma chuva. Esse acontecimento ocorre em razão da dispersão da luz.

Dispersão é o fenômeno que causa a separação de uma onda em vários componentes espectrais.

A luz do sol é uma onda de luz branca formada por várias cores, quando essa luz incide sobre uma gota de água os raios luminosos penetram nela e são refratados, sofrendo assim a dispersão. O feixe de luz colorido, dentro da gota, é refletido sobre a superfície interna da mesma e sofre novo processo de refratação, motivo que provoca a separação das cores que um observador consegue ver. É evidente que essa dispersão ocorre com todas as gotas de água que estiverem na superfície recebendo a luz proveniente do Sol.

O arco-íris não existe, trata-se de uma ilusão de óptica cuja visualização depende da posição relativa do observador. É importante salientar que todas as gotas de água refratam e refletem a luz da mesma forma, no entanto, apenas algumas cores resultantes desse processo é que são captadas pelos olhos do observador.

📖 COMO SE FORMA O ARCO-ÍRIS? 
DESENHE UM ARCO-ÍRIS NO CADERNO PINTE E ESCREVA O NOME DAS CORES

CORES DO ARCO-ÍRIS:

1-

2-

3-

4-

5-

6-

7-


ATIVIDADE PARA SER REALIZADA: COMO SE FORMA O ARCO-ÍRIS?
MURAL no Padlet : enviaremos o link no grupo

*O grupo das borboletas
*Classificação e curiosidades
LEITURA:

As borboletas são parte da classe dos insetos na ordem Lepidoptera, juntamente com as mariposas.

As borboletas são bonitas, insetos de vôo com grandes asas escamosas. Como todos os insetos, elas tem seis pernas articuladas, 3 partes do corpo, um par de antenas, olhos compostos, e um exoesqueleto. As três partes do corpo são: a cabeça, tórax (peito) e abdômen (o fim da cauda).

O corpo da borboleta é coberto por pelos sensoriais minúsculos. As asas e seis pernas da borboleta estão ligados ao tórax. O tórax contém os músculos onde as pernas e as asas se movimentam.

📖ANATOMIA DAS BORBOLETAS (desenhe no caderno)


💡📖 PESQUISE E REGISTRE AS RESPOSTAS NO CADERNO

SOBRE  AS  BORBOLETAS

 

O que  são  pés  gustativos  e  por que  são  importantes?

 


📖PENSANDO NA GRAMÁTICA

CLASSES GRAMATICAIS

SUBSTANTIVO: É a palavra que dá nome às coisas 

ADJETIVO: Indica como é essa coisa, suas qualidades, características...

VERBO: Indica o que essa coisa faz, é a ação

📖OBSERVE O QUADRO ABAIXO E COLOQUE CADA PALAVRA NA COLUNA CORRETA:
📖MOMENTO DE INTERAÇÃO: CORREÇÃO COLETIVA NO WHATSAPP
      *BORBOLETA É SUBSTANTIVO OU ADJETIVO?
                                               
      *O QUE SIGNIFICA BORBOLETEAR
                                     
 
💡VAMOS REFLETIR❓

AS BORBOLETAS REPRESENTAM UM GRUPO DE INSETOS MUITO DIVERSOS, DIFERENTES E LINDAS EM SUAS PARTICULARIDADES. NÓS TAMBÉM NA ESPÉCIE HUMANA SOMOS LINDOS E DIFERENTES 

A DIFERENÇA NOS ENRIQUECE O RESPEITO NOS UNE

ATENÇÃO: ,ESSA SEMANA  FAREMOS UM MURAL DA TURMA NO Padlet, AGUARDE AS INSTRUÇÕES NO GRUPO DE WHATSAPP

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MATEMÁTICA

    RESPONDA:
QUANTOS LADOS TEM UM  HEXÁGONO? 


Fiquem Com Deus !!!! Uma semana abençoada para todos!!!!




📖 SEMANA DE 29/03  À  02/04/2021 -  ASSUNTOS TRABALHADOS DE ACORDO COM O PROGRAMA SABERES EM CASA : DISTRIBUIÇÃO REGIONAL DOS SERES VIVOS, DOENÇAS E CICLOS DE CONTAMINAÇÃO
📑Realizem a leitura dos textos e assistam os vídeos postados, só é para realizar no caderno as atividades que estão destacadas com a figura " 📖" , conforme combinado enviaremos pelo whatsApp do grupo os formulários de Português e Matemática todas as quartas feiras para serem respondidos pelo Google forms.

📖ZONAS CLIMÁTICAS DA TERRA

📖O globo terrestre está classificado em cinco zonas térmicas, as principais são: zona tropical ou intertropical, zonas temperadas e zonas polares. A Terra realiza vários movimentos, um deles é o de rotação, durante o qual gira em torno de si mesma e por isso toda face da Terra recebe luz solar.
(Faça no caderno os desenhos)


No nosso planeta existem cinco grandes zonas climáticas: uma zona quente, duas zonas temperadas e duas zonas frias, como podes observar na figura


REGIÕES DO BRASIL E A DISTRIBUIÇÃO DOS SERES VIVOS

O Brasil está dividido geograficamente em 5 Regiões:
*Norte
*Nordeste
*Centro-Oeste
*Sudeste
*Sul

📖Segundo o Instituto (IBGE), as regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste foram assim divididas pelo fato de possuírem grandes extensões com clima e relevo parecidos, bem como, características culturais que também são importantes para a sua formação.

DISTRIBUIÇÃO REGIONAL DOS SERES VIVOS:

ATENÇÃO:ATIVIDADE PARA SER COMPARTILHADA NO GRUPO DE WHATSAPP

💡PESQUISE: AS ESPÉCIES SE DESENVOLVEM DE ACORDO COM AS  PARTICULARIDADES DA REGIÃO. SENDO ASSIM PESQUISE O SIGNIFICADO DE CADA ESPÉCIE ABAIXO:

ESPÉCIE

SIGNIFICADO

ENDÊMICA

 

NATIVA

 

EXÓTICA

 

COSMOPOLITA

 


💡DESAFIO: VAMOS PESQUISAR A LISTA DOS SERES VIVOS. DE ONDE ELES SÃO?
  • CANGURU
  • URSO POLAR
  • PINGUIM
  • DRAGÃO DE KOMODO
  • ORNITORRINCO
  • PANDA
  • TIGRE SIBERIANO
  • BISONTE
  • UNICÓRNIO
  • ARARA AZUL
  • SUCURI
  • CAPIVARA

🔎CURIOSIDADES  (FAÇA APENAS A LEITURA COM ATENÇÃO)

VETORES HOSPEDEIROS E CICLO DAS DOENÇAS

Vetores epidemiológicos são organismos que podem transmitir doenças infecciosas entre os seres humanos ou de animais para humanos. Os principais vetores conhecidos são os artrópodes, mais  especificamente os mosquitosCarrapatosmoscas, flebotomíneos, pulgas, triatomíneos e alguns caracóis aquáticos de água doce também são vetores. O vetor se contamina quando pica (para se alimentar) um hospedeiro contaminado com um micro-organismo produtor de doença. Ao picar outro hospedeiro susceptível, o micro-organismo é transmitido e também causará a doença nesse hospedeiro.


⛔CICLO DE CONTAMINAÇÃO DA COVID



A pandemia acontece quando uma determinada doença espalha-se por várias regiões do planeta, não ficando restrita apenas a um povo, Estado ou país. Nas pandemias, uma grande área geográfica é afetada pelo problema, ou seja, a doença toma grandes proporções.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PANDEMIA X EPIDEMIA X ENDEMIA

PANDEMIA

EPIDEMIA

ENDEMIA


📖APÓS A LEITURA RESPONDA EM SEU CADERNO:

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA AJUDAR A COMBATER O CICLO DE ALGUMAS DOENÇAS? PODE DESENHAR OU ESCREVER:

DENGUE:

COVID 19:

💡Crie imagens para um cartaz de Prevenção contra o Coronavírus

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

📖DESAFIOS MATEMÁTICOS: (Faça no caderno)

1-Uma empresa fabricou 840 potes de álcool em gel e distribuiu, igualmente, entre 7 farmácias. Quantos potes cada farmácia recebeu? Resposta:_______________________________________________________ 

2-Observe a tabela abaixo com os valores dos produtos de prevenção contra o coronavírus: 

PRODUTO

PREÇO

MÁSCARA CIRÚRGICA DESCARTÁVEL DUPLA (pacote )

R$ 150,00

 

 

ÁLCOOL EM GEL (litro)

R$ 40,00

 

 

a)O dono de uma clínica comprou 4 pacotes de máscaras cirúrgicas e 6 litros de álcool em gel. Quanto pagou pela compra? 

Resposta:_______________________________________________________ 

b) Um supermercado comprou 100 litros de álcool em gel. Quanto pagou pela compra? 

Resposta:_______________________________________________________ 

c)Se eu comprar um pacote de máscaras cirúrgicas e 1 litro de álcool em gel, quanto  gastarei? 

Resposta:______________________________________________________


                               Fiquem com Deus!!!! Qualquer dúvida estamos disponíveis no whatApp do grupo.


📖SEMANA DE 22/03  À  26/03/2021  -  ASSUNTOS  TRABALHADOS  DE  ACORDO  COM O  PROGRAMA  SABERES  EM  CASA : EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO MEDIDAS PREVENTIVA DOS ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

📑Realizem a leitura dos textos e assistam os vídeos postados, só é para realizar no caderno as atividades que estão destacadas com a figura " 📖" , conforme combinado enviaremos pelo whatsApp do grupo os formulários de Português e Matemática todas as quartas feiras para serem respondidos pelo Google forms.

ARANHAS

📖Conheça mais sobre as aranhas, animais curiosos e bem equipados.

😀ESSA ATIVIDADE DEVERÁ SER DESENHADA NO CADERNO 
💡PESQUISE: QUAL O SIGNIFICADO DO NOME ARTRÓPODE❓

FAÇA APENAS A LEITURA DO TEXTO ABAIXO COM ATENÇÃO:

As aranhas não são insetos, são animais invertebrados pertencentes ao Filo Artropoda. Atualmente são conhecidas cerca de 30 mil espécies de aranhas, que podem ser encontradas em muitos ambientes do planeta, inclusive nas regiões desérticas.

As aranhas, dependendo da espécie, variam quanto ao tamanho, forma e comportamento, mas apresentam algumas características que são comuns a todas as espécies.

📖Todas as aranhas possuem:

®     Quatro pares de patas;

®     Um par de pedipalpos;

®     Quelíceras;

®     Fiandeiras.

FAÇA A LEITURA:

As aranhas não possuem antenas.

O corpo das aranhas é dividido em cefalotórax e abdome. É chamado de cefalotórax porque a cabeça fica fundida ao tórax do animal.

Os pedipalpos são encontrados no cefalotórax das aranhas e desempenham diversas funções: eles manipulam alimentos e atuam como órgãos gustativos, ou seja, órgãos que sentem os sabores dos alimentos.

As quelíceras são estruturas afiadas que servem para injetar veneno na presa e capturar alimentos. Essas estruturas também são encontradas no cefalotórax do animal.

As fiandeiras são encontradas no abdome do animal e têm como função principal a produção de seda para a confecção de suas teias.
NEM TODAS ARANHAS APRESENTAM GRAVES RISCO AO HOMEM



A caranguejeira, apesar de grande, é inofensiva

💡 CURIOSIDADES...

No Brasil temos três espécies de aranhas perigosas: a viúva negra (Latrodectus sp), da família Theridiidae;
a aranha armadeira (Phoneutria sp) da família Ctenidae; e a aranha marrom (Loxosceles sp), da família
Sicariidae.

Colaboração ecológica das aranhas
Mas as aranhas não são apenas nocivas. Por serem carnívoras, alimentam-se, principalmente, de baratas,
grilos e outros insetos. Com isso, controlam a população desses seres, impedindo que a sua proliferação
prejudique o meio ambiente.



📖1) Quais são as características dos artrópodes?


📖2)Observe e responda abaixo a que grupo esses artrópodes pertencem?




INSETOS- CRUSTÁCEOS- ARACNÍDEOS - MIRIÁPODES


a) besouro- 

b) borboleta-

c) aranha-

d) camarão-

e) centopéia-

f) piolho-de-cobra-

📖3) Das opções abaixo qual alternativa qual possui representantes das classes dos: insetos, aracnídeos e crustáceos

A) borboleta, carrapato e caranguejo.
B) besouro, escorpião e lacraia.
C) grilo, aranha e escorpião.
D) carrapato, aranha e camarão.

ATENÇÃO: ATIVIDADE PARA APRESENTAR NO WHATSAPP DO GRUPO

   📖💡 DIVIDA UMA FOLHA EM 4 PARTES E DESENHE PELO MENOS UM ARTRÓPODE PARA CADA GRUPO: PODE DESENHAR, OU COLAR     

INSETOS

CRUSTÁCEOS

ARACNÍDEOS

MIRIÁPODES

 

 

 

 

 

 

 

 


📖💡DESAFIO MATEMÁTICO:
SABENDO QUE 1METRO = 100 cm

  CALCULE:

📖Uma aranha tece 30 m de teia em 1 dia 

Em dois dias ela tecerá❓

(A) 550 centímetros.
(B) 600 centímetros.
(C) 650 centímetros.
(D) 700 centímetros.


Lembre-se faremos a correção dos Desafios na quinta-feira no grupo da turma. Participem!!

                        Tenham todos uma ótima Semana!!!Qualquer dúvida utilize o whatsApp do grupo. Fiquem com Deus!!!!  Professoras Marisangela e Vanda - 5º anos

📖SEMANA DE 15/03  À  19/03/2021- ASSUNTOS TRABALHADOS DE ACORDO COM O PROGRAMA SABERES EM CASA: OS SERES VIVOS E SUA ORGANIZAÇÃO SOCIAL

📑Realizem a leitura dos textos e assistam os vídeos postados, só é para realizar no caderno as atividades que estão destacadas com a figura " 📖" , conforme combinado enviaremos pelo whatsApp do grupo os formulários de Português e Matemática todas as quartas feiras para serem respondidos pelo Google forms.

📣VAMOS LER:

ORGANIZAÇÃO SOCIAL DAS ABELHAS

As abelhas são insetos que vivem no planeta Terra há 60 milhões de anos. Durante todo esse tempo, as abelhas foram evoluindo e se adaptando ao ambiente, por isso existem abelhas muito diferentes no mundo. Todas as abelhas têm três pares de pernas, dois pares de asas muito transparentes e duas antenas que funcionam como um nariz. Algumas abelhas são grandes, outras são bem pequenas. Umas são pretas, outras são amarelas. Outras têm o corpo listrado e outras ainda têm o corpo bem peludo. Mas existem também abelhas de outras cores, inclusive abelhas verdes, azuladas e até com cores metálicas. Algumas abelhas são bem levinhas, pousam suavemente sobre as flores. Outras são mais pesadas e vibram para coletar o pólen. Além disso, existem abelhas de língua curta e abelhas de língua longa, perfeita para alcançar o néctar no fundo das flores. Há abelhas com ferrão e também abelhas sem ferrão, chamadas MELIPOLÍNEOS.

*Assista o vídeo e reflita sobre a importância da polinização, produção de mel, função e equilíbrio do ecossistema
📖ANATOMIA DAS ABELHAS

O QUE É SOCIEDADE? é uma organização de grupos que seguem um padrão comum

PORQUE A ORGANIZAÇÃO DAS ABELHAS É DENOMINDA SOCIEDADE?


🔍PESQUISE:📖

RESPOSTA:

ORGANIZAÇÃO DOS DIFERENTES PAPÉIS NA SOCIEDADE DAS ABELHAS:

ORGANIZAÇÃO DOS DIFERENTES PAPÉIS NA SOCIEDADE DAS FORMIGAS: Assista o vídeo:




ATENÇÃO: ATIVIDADE PARA ENVIAR NO WhatsApp do grupo
📣Vamos refletir


📖A SOCIEDADE SEGUE UMA ORGANIZAÇÃO NECESSÁRIA , no mundo animal essa organização é regida pelo instinto, já nós seres humanos temos consciência  e devemos refletir sobre nossas atitudes❗❗❗



📖Pequenas ações, posturas e atitudes podem contribuir para  melhor organização da SOCIEDADE, o que você tem feito para colaborar dentro da sociedade em que vivemos?

📖*Vamos listar cinco atitudes que demonstrem sua colaboração dentro da nossa sociedade:
1-
2-
3-
4-
5-

💡Você poderá escrever em forma de frases ou poema , desenhar ou fazer recorte e colagem

-----------------------------------------------------------------------------------------------------
ATENÇÃO AS DICAS:  1 UNIDADE= 1
                                       1 DEZENA= 10
                                       1 CENTENA = 100
                                       1 MILHAR= 1000
📖Quais os números pelos quais a abelhinha passou? ______________________________

Correção e Respostas serão compartilhadas na quinta feira no zap do grupo

📺SUGESTÃO DE FILME:   VIDA DE INSETO

Fiquem com Deus!!!! qualquer  dúvida estamos disponíveis no whatsApp do grupo
Profª Vanda 5ºA/ ProfªMarisangela 5ºB

 

📖SEMANA DE 08/03 À 12/03/2021- ASSUNTOS TRABALHADOS DE ACORDO COM O PROGRAMA SABERES EM CASA: INTERAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE " TUDO SE RELACIONA"🌱🐏👦🌍

Queridos alunos: Essa semana continuaremos nossa jornada literária explorando outros saberes na leitura do livro "O casamento do rato com a filha do besouro"

*LEMBRANDO: As atividades que estão com o "📖 "deverão ser feitas no caderno

* As atividades de Português e Matemática dessa semana serão enviadas no grupo do whatsapp através de link para serem respondidas pelo formulário do  Google Forms

✅Vamos discutir : Qual a relação dos seres vivos e a função que cada um desempenha no meio ambiente

PRECISAMOS REFLETIR SOBRE NOSSAS ATITUDES!!!!

💡Leia o texto:

O meio ambiente é o local onde se desenvolve a vida na Terra, ou seja, é a NATUREZA com todos os Seres Vivos e Não Vivos que nela habitam e interagem.
 
O meio ambiente engloba tudo aquilo que nos cerca como água, o solo, vegetação, clima , animais, seres humanos dentre outros...

Os seres vivos e os elementos não vivos compõem o ambiente.

Os seres vivos têm células, se movimentam, comem, respiram e apresentam um ciclo de vida, pois nascem, crescem, se reproduzem , geram filhos ou filhotes e morrem. 

Todas essas características os distinguem dos que não tem vida no ambiente, como as carteiras, mesas, cadeiras, lápis, torneiras.  

A água, areia, terra, sol, ar,  não têm vida, mas são fundamentais para a sobrevivência dos que têm, por constituírem o meio e a nutrição de todos os seres vivos por isso também merecem cuidado mesmo não apresentando vida.

📖Observe :
📖Os seres vivos precisam se alimentar e, para isso, utilizam recursos do ambiente. Há os que produzem o próprio alimento e os que se alimentam de outros seres vivos. A esse tipo de relação chamamos de CADEIA ALIMENTAR. 

CADEIA ALIMENTAR:  assista o vídeo
                                        link do vídeo: https://youtu.be/rmXh9Gt3Jpc

📖Observe a cadeia alimentar a seguir e indique quem está atuando como decompositor, como consumidor e como produtor.


PRODUTOR:

CONSUMIDOR PRIMÁRIO:

CONSUMIDOR SECUNDÁRIO:

DECOMPOSITOR:


💡🔍ATENÇÃO: ATIVIDADE PARA POSTAR NO GRUPO DO WHATSAPP

A atividade dessa semana será a construção de uma CADEIA ALIMENTAR, pesquise exemplos de cadeia alimentar e reproduza sua ideia,  pode ser em forma de desenho, colagem, maquete etc...

Use o que tiver em casa - Reaproveite materiais como rolinho de papel higiênico, caixas e embalagens de papel etc... para soltar sua imaginação!!!!

🔍📖PESQUISA: (responda sua pesquisa através da escrita ou desenho)

O QUE É BIODIVERSIDADE?
e qual sua importância para os seres humanos
Qualquer dúvida estamos disponíveis no zap da turma. Beijos e Fiquem com Deus!!!!
Profª Vanda /  Profª Marisangela     

SEMANA DE 01/03  À  05/03/2021- ASSUNTOS TRABALHADOS DE ACORDO COM O PROGRAMA SABERES EM CASA: EXPLORANDO LEITURA E A INTERAÇÃO COM O MUNDO ANIMAL

Queridos alunos: Iniciaremos essa semana nossa jornada literária e faremos a leitura do 1ºlivro: O casamento do rato com a filha do besouro (este material todos alunos estarão recebendo um exemplar de acordo com o dia e horário combinado no grupo da escola)


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

📝ATENÇÃOTRABALHO DE LEITURA DO LIVRO "O casamento do rato com a filha do besouro": Acesse e responda o questionário que se encontra disponibilizado no link abaixo:
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


🔎❓CURIOSIDADES



💡Leia o texto:

O que são insetos?
Os insetos são animais invertebrados e fazem parte da classe insecta. Surgiram há milhões de anos. Cientistas afirmam que os primeiros surgiram há cerca de 500 milhões de anos. Atualmente, existem milhares de espécies e, entre elas, podemos destacar borboletas, moscas, traças, abelhas, vespas, besouros, formigas e muitas outras. 

Informações:
Independente de sua classificação, o corpo de todos eles divide-se em três partes: cabeça, tórax e abdome. Os insetos possuem também seis pernas anexas ao tórax e, nesta região, pode haver também duas asas ou, em alguns casos, quatro delas. Grande parte dos insetos possui dois olhos, formado por vários outros menores, ou olhos simples, ou seja, tem a formação de vários olhos em um só. A respiração ocorre através de pequenos orifícios (buraquinhos) em sua pele. Grande parte dos insetos apresenta antenas que lhes proporcionam um olfato muito apurado, o que lhes permite capturar de forma mais precisa as suas presas.

 No tocante ao seu desenvolvimento, a maioria dos insetos passa por vários estágios até chegar à fase do amadurecimento. As borboletas, por exemplo, passam por quatro fases: ovos, larvas, crisálidas e, por último, tornam-se adultas da forma como as conhecemos, com suas lindas asas coloridas e grandes.

 Existem, também, os insetos que vivem em comunidade. As formigas e as abelhas fazem parte desta categoria. Estas duas espécies são extremamente organizadas e divididas hierarquicamente (por funções). Nas colmeias de abelhas, por exemplo, há a abelha rainha (responsável pela reprodução) e as abelhas operárias (que trabalham todo o tempo). 

fonte: http//mundosites.net/biologia/insetos
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

📖Agora que já conhecemos um pouco sobre insetos, vamos responder às questões abaixo no caderno:

1. Qual é o nome científico dos insetos?  

2. Há quanto tempo os cientistas calculam que os insetos existem? 

3. Destaque do texto alguns exemplos de insetos. 

4. De acordo com o texto, os insetos passam por vários estágios. 
a) Qual o exemplo citado de inseto que possui fases diferentes?
b) Quais são as fases?

5. Em quantas partes se divide o corpo dos insetos? 

 6. Quais são elas?

7. Em que parte do corpo dos insetos ficam anexas as pernas? 

 8. Por onde os insetos respiram? 

9. Qual é a utilidade das antenas dos insetos? 

10. Copie do texto o trecho que explica como são formados os olhos dos insetos. 

11. O texto apresenta dois grupos de insetos que vivem em comunidade. Quais são eles? 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

🔎📖QUE TAL FAZERMOS UMA PESQUISA DE CAMPO? PODE SER REALIZADA NO QUINTAL DA SUA CASA OU NA INTERNET, VOCÊ IRÁ ESCOLHER 2 INSETOS OBSERVAR E RESPONDER NO CADERNO:
*ANIMAL:

*NÚMERO DE PATAS:

*LOCAL (SOLO, AR , SOBRE AS PLANTAS):

*POSSUI ASAS? SIM OU NÃO

*LOCOMOÇÃO( ANDA, RASTEJA ou VOA)


🔎📖NA LEITURA DO LIVRO "O CASAMENTO DO RATO COM A FILHA DO BESOURO" FALA DE UM INSETO CHAMADO CAROCHA VOCÊ CONHECE? PESQUISE: QUE INSETO É ESSE?  COLE UMA FIGURA OU DESENHE,  DEPOIS REGISTRE O QUE ENTENDEU SOBRE A CAROCHA.


🔍📖 Pesquisem o que é hibernação e descubra por que essa estratégia pode ser benéfica para animais

*📖ESCREVA O NOME DE 5 ANIMAIS PARA CADA CATEGORIA:

 MAMÍFEROS   :                                     


  INSETOS:

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


📖Responda no caderno:

A palavra joaninha é um substantivo:

a) do gênero masculino
b) do gênero feminino
c) biforme





📖Crie adjetivos para os substantivos:

* joaninha-
* besouro-
*jardim-
*natureza-

Um cardápio variado
Os besouros estão em toda parte do planeta. Para eles, a natureza é uma fonte inesgotável de alimentos. Veja só: o serra pau tem esse nome porque se alimenta de madeira. Uma espécie é chamada de rola-bosta, por sua preferência por excrementos, enquanto outra tem hábitos mais “refinados”, pois só come pétalas de flores. O bicudo e a broca são terríveis para a lavoura do algodão; o bicudo come a flor antes dela abrir-se, enquanto a broca ataca a raiz, enfraquecendo a planta.
A joaninha, que também é um besouro, ajuda a combater as pragas das plantações. Ela chega a comer cerca de 20 pulgões por dia.
Há também besouros que adoram uma biblioteca, mas ali não vão para uma boa leitura, e sim para devorar os livros. Nesse caso, são as suas larvas que perfuram as capas dos livros, causando o maior estrago.
                                                                                                                                                                           Fonte: Adaptado de Globo Ciência: Ano 2, nº. 20.

📖 FAÇA NO CADERNO
1) Inseto que se alimenta de madeira
2) Inseto que, de acordo com seus hábitos, têm preferência por excrementos: 
3) Inseto que ajuda a combater as pragas nas plantações: 
4) Inseto que se alimenta das flores de algodão: 
5) Inseto terrível para a lavoura de algodão, atacando a raiz da planta: 

💥📌ATIVIDADE PARA APRESENTAR NO WAT ZAP DO GRUPO:

🔉ESCOLHA UM INSETO DESENHE  E ESCREVA O NOME DAS PARTES: PESQUISE NO GOOGLE: PARTES DO INSETO, ESCOLHA UM  E MANDA PARA NOSSO GRUPO

Os insetos, animais do filo dos artrópodes, constituem o grupo de animais com maior número de espécies existentes. Alguns representantes são muitos conhecidos, tais como os besouros, borboletas, mosquitos, abelhas, vespas, moscas, entre outros.


As principais características dos insetos são:

- possuem 1 par de antenas (díceros);
- possuem 3 pares de patas (hexápodes);
- o corpo é dividido em: cabeça; tórax e abdômen;
- possuem patas e apêndices articulados;
- suas asas e patas são originadas no tórax.


📖DE ACORDO COM AS INFORMAÇÕES ACIMA RESPONDA:

QUANTAS ANTENAS POSSUI UM INSETO?

QUANTAS PATAS POSSUI UM INSETO?

DESAFIO MATEMÁTICO
1- Você sabia que algumas formigas conseguem carregar até 100 vezes o peso do seu corpo? Se pensarmos em uma formiga com 3 miligramas de massa corpórea, quanto ela seria capaz de carregar?

2- Agora vamos fazer de conta que o ser humano consegue carregar pesos igual a uma formiga. Monte uma tabela no seu caderno e colete as seguintes informações:

MEMBRO DA FAMÍLIA

PESO DA PESSOA

QUANTO CARREGARIA DE PESO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 3- Observe a tabela que você preencheu e responda:

  • Quem conseguiria carregar mais peso?
  • Quem carregaria menos peso?
4- Organize os dados referente à coluna "QUANTO CARREGARIA DE PESO", em ordem crescente

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SEMANA DE  22 /02  À  26/02/2021- ASSUNTOS TRABALHADOS DE ACORDO COM O PROGRAMA SABERES EM CASA: SENTIMENTOS E EMOÇÕES NO MEU DIA A DIA

 NESSE MOMENTO ESTAREMOS CONVERSANDO SOBRE NOSSOS SENTIMENTOS, MEDO E ANSIEDADE SEGUE UM VÍDEO PARA NOSSA REFLEXÃO:

LEITURA ACOLHEDORA: NÃO PRECISA TER MEDO

APÓS ASSISTIR O VÍDEO RESPONDA EM SEU CADERNO AS SEGUINTES PERGUNTAS:

1- O QUE É MEDO PRA VOCÊ? 

2-RELATE UMA SITUAÇÃO EM QUE SENTIU MEDO...

3-COMO VOCÊ DEVE AGIR QUANDO SENTE MEDO?

VAMOS CONVERSAR SOBRE A PANDEMIA E A QUARENTENA...

4-COMO TEM SIDO ESSE PERÍODO DE QUARENTENA PRA VOCÊ? 

FALE SOBRE SEUS SENTIMENTOS E COMO SE SENTE EM RELAÇÃO A ESSE PERÍODO EM CASA?


A LEITURA DESSE LIVRO FALA SOBRE UMA MENINA QUE TINHA UM PROBLEMA ONDE MUITOS PONTINHOS APARECIAM EM SEU CORAÇÃO, MAS ELA NÃO ENTENDIA O SIGNIFICADO E AS VEZES ELES A DEIXAVAM PENSATIVA E TRISTE, ALEGRE OU COM MEDO.

FAÇA UM DESENHO DE ACORDO COM OS SENTIMENTOS :

-ALEGRIA

-TRISTEZA

-MEDO

-RAIVA

-ANGÚSTIA

AGORA RESPONDA A ESSA PERGUNTA...

SUA VIDA É COLORIDA?

FAREMOS UMA ATIVIDADE SOBRE SENTIMENTOS E EMOÇÕES USANDO CORES, VOCÊ IRÁ CRIAR UM GRÁFICO COMO ESSE DO MODELO E DISTRIBUIRÁ AS CORES DE ACORDO COM OS SEUS SENTIMENTOS


COMPARTILHE SEU GRÁFICO NO WAT ZAP DA TURMA PARA QUE POSSAMOS REFLETIR SOBRE O SENTIMENTO DE CADA UM E CONVERSARMOS UM POUCO SOBRE ISSO

20+10=                                                          80+10=

30+20=                                                          80+20=

50+40=                                                          90+10=

SIGA A DICA DO ENIGMA E DESCUBRA O NÚMERO:

                                                😊😀😔😕

😊representa o menor número de um algarismo diferente de zero
😀é o sucessor de 😊
😔é 😀+😀
😕 é o antecessor de 😔

QUAL  É  O  NÚMERO?________________

Observe  a charge e responda :

O texto é uma charge e tem por objetivo, ilustrar por meio da sátira os acontecimentos atuais que despertam o interesse público.

1) Qual o assunto da charge? E o que ele recomenda?

2) Qual é o humor da charge?

3) O que surpreendeu o Caracol?