2021
Olá queridos alunos!
É hora de retornar. Aqui tem sonhos, emoções, fantasia, novas
descobertas, enfim, aprendizados...
Temos muita alegria em estar com vocês nesta busca pelo conhecimento,
sempre auxiliando, incentivando e orientando seus caminhos.
Vocês continuarão realizando as atividades em casa, com o auxilio de
seus familiares. Também faremos o uso do whatsapp para esclarecimento de
dúvidas e envio de atividades.
Beijinhos
Professora Fabiana 1º ano B
Professora Graça
1º ano C
Professora Jacqueline 1º ano D
ATIVIDADES DE 04 À 08/10
CABEÇALHO
NOME DA ESCOLA
DATA
DIA DA SEMANA
NOME
SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA O MÊS DE OUTUBRO
Receita: esta é uma boa hora de se aventurar na cozinha! Se for uma receita mais complexa ou que exija instrumentos de corte e fogo, a criança vai necessitar de um adulto. Dê preferências para receitas simples, que eles possam fazer com autonomia (sempre com supervisão, é claro).
Cabana com lençol: os adultos podem montar uma cabana com cadeiras e lençol para que a criança possa ler um livro, assistir uma aula gravada/síncrona, brincar de algo que seja especial para ela…
Cinema em casa: escolham um filme divertido, façam pipoca e deem boas gargalhadas!
Show de talentos: os alunos podem enviar vídeos deles fazendo desenhos, declamando poemas, tocando instrumentos, cantando, atuando, ou qualquer outro talento que ele queira mostrar aos colegas!
Festa do pijama, do cabelo maluco, do avesso: já pensou todos aparecerem na aula síncrona com alguma fantasia? Ou até enviarem fotos pelo whats? O motivo da fantasia pode ser variado. Eles vão amar!
Palavra puxa palavra: essa é uma brincadeira muito simples, mas muito divertida. O professor, pode começar mostrando na janelinha uma palavra, por exemplo, “rato” e o aluno deve dizer uma palavra que começa com a última sílaba da palavra dita pela prof. Poderia ser “tomate”. O próximo aluno, então, deveria dizer uma palavra que começasse com “te”. E assim por diante.
Brinquedos com sucata: uma outra proposta é a confecção de brinquedos com sucata!
Música: já falamos aqui inúmeras vezes sobre como as pessoas são movidas através da música! Uma sugestão bem bacana é trabalhar com a canção “Criança não trabalha” – Palavra Cantada.
Brincadeiras a partir das obras de Ivan Cruz: este artista faz lindos registros de brincadeiras (bolha de sabão, pipa, dobradura…). As crianças poderiam brincar das ilustrações realizadas por ele e poderiam fazer releituras das brincadeiras atuais.
Minhas memórias: os alunos podem realizar entrevistas com os adultos que os cercam, perguntando a respeito das suas memórias de infância e fazendo paralelos com a infância que vemos hoje em dia.
Brincadeiras de antigamente x atuais: é bem provável que durante as conversas com os adultos apareçam nomes de brincadeiras que eram feitas no passado. Já pensou que bacana as crianças terem a oportunidade de brincarem com coisas do passado e os adultos com os jogos do presente? Seria um momento incrível de troca. Nesta proposta, dependemos da disposição dos responsáveis destes alunos.
Exploração de emoções: a fim de dar voz à criança e aos seus sentimentos, poderíamos fazer registros de “o que deixa uma criança triste”, “o que deixa uma criança feliz”, “o que deixa uma criança braba”…
Mímica: outra brincadeira bacana é a mímica! Nesta, a professora pode tanto fazer ao vivo quanto gravado.
Estátua: que tal tirar os alunos da cadeira e fazer todo mundo se mexer? Botar a galera pra dançar e brincar de estátua é uma boa pedida para aulas síncronas!
Morto e vivo: uma ideia bacana para mexer o esqueleto é o “morto vivo”. A professora vai dizendo as palavras e os alunos vão sendo eliminados, conforme forem errando. No fim, teremos o campeão virtual da brincadeira! Mensagem secreta/enigma: brincar de enigma é muito bacana e pode ser enviado em uma folha estruturada. A ideia de descobrir uma charada encanta as crianças!
Hora do conto: escolher um bom livro e fazer uma hora do conto, apenas por deleite, utilizando fantasias, fantoches, objetos… para os professores, que estão distantes, escrever e enviar cartas personalizadas aos seus alunos é uma grande demonstração de carinho. Com certeza, eles ficarão muito felizes e enviarão respostas de encher o coração!
Bingo de Alfabetização: o professor pode fazer uma lista ou um banco de palavras para confeccionar cartelas. Jogo individual
SUGESTÃO DE LINKS
ATIVIDADES DE 27/09 À 01/10
CABEÇALHO
NOME DA ESCOLA
DATA
DIA DA SEMANA
NOME
ATIVIDADES DE 20 À 24/09
CABEÇALHO
NOME DA ESCOLA
DATA
DIA DA SEMANA
NOME
A PRIMAVERA É A ESTAÇÃO DO ANO CONHECIDA COMO A ESTAÇÃO DAS FLORES, POIS É NESTA ÉPOCA QUE AS FLORES DESABROCHAM, DEIXANDO O MEIO AMBIENTE MAIS COLORIDO!
A PRIMAVERA COMEÇA SEMPRE DEPOIS DO INVERNO E, NESTE ANO, TERÁ INÍCIO DIA 22 DE SETEMBRO
ATIVIDADES DE 13 À 17/09
CABEÇALHO
SEU NOME: ___________________________________
NOME DA ESCOLA: ___________________________
DATA: ________________________________________
NOME DE SUA PROFESSORA:___________________
ATIVIDADES SOBRE OS DIREITOS HUMANOS, CLIQUE NOS DOIS LINKS PARA JOGAR.
CLIQUE NO LINK PARA ACESSAR O VÍDEO: OS DIREITOS DAS CRIANÇAS SEGUNDO RUTH ROCHA.
https://www.youtube.com/watch?v=3P3-rg8Dw0c
CLIQUE NO LINK PARA ACESSAR A CARTILHA DIREITOS HUMANOS.
LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PÁGINA 48 ATÉ A PÁGINA 52.
ATIVIDADES DE 08 À 10/09
CABEÇALHO
SEU NOME: ___________________________________
NOME DA ESCOLA: ___________________________
DATA: ________________________________________
NOME DE SUA PROFESSORA:___________________
LIVRO DE PORTUGUÊS - PÁGINAS 40, 41, 42 E 43.
ATIVIDADES DE 30/08 À 03/09
ATIVIDADES DE 23 À 27/08
CABEÇALHO
SEU NOME: ___________________________________
NOME DA ESCOLA: ___________________________
DATA: ________________________________________
NOME DE SUA PROFESSORA:___________________
PARLENDAS
CARACTERÍSTICAS DAS PARLENDAS
AS PARLENDAS SÃO TRANSMITIDAS ORALMENTE DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO E, PORTANTO, NÃO POSSUEM UM AUTOR ESPECÍFICO. POR CONTA DISSO, TAMBÉM PODEM EXISTIR DIVERSAS VERSÕES PARA UMA PARLENDA.
DE ACORDO COM A COMPOSIÇÃO, NORMALMENTE SEUS VERSOS SÃO DE CINCO OU SEIS SÍLABAS RITMADAS PARA SEREM DECLAMADAS.
A TEMÁTICA DESSES VERSOS É MUITO VARIADA. ELAS SÃO UTILIZADAS EM SITUAÇÕES E CONTEXTOS DIFERENTES, OU SEJA, HÁ AQUELAS QUE OS PAIS DECLAMAM PARA AS CRIANÇAS A FIM DE ENTRETÊ-LAS OU ACALMÁ-LAS.
1. UM, DOIS, _________________________ COM _________________
TRÊS, QUATRO,_______________________ NO PRATO
_______, SEIS, FALAR INGLÊS,
______, _______,COMER ______________________________,
_______, ________ COMER PASTÉIS.
2- REI, CAPITÃO SOLDADO,__________________________
MOÇA _____________________ DO MEU ____________________________.
3. CORRE, CUTIA CORRE, CUTIA, NA __________________ DA _____________.
CORRE ____________________ NA CASA DA ____________.
LENCINHO BRANCO, CAIU NO _______________________.
MOÇA _____________________, DO__________________________________________.
4. ENGANEI UM _______________________________
NA CASCA DO _____________________________
5. _________________ CORTA O _____________________,
______________________MEXE O ANGU,
TERESA PÕE A _______________________,
PARA A FESTA DO ____________________
6. LÁ EM CIMA DO _____________________________
TEM UM _______________________DE _______________________.
QUEM ___________________________, _______________________,
O CULPADO _______________________________________________.
ATIVIDADES DE 16 À 20/08
CABEÇALHO
SEU NOME: ___________________________________
NOME DA ESCOLA: ___________________________
DATA: ________________________________________
NOME DE SUA PROFESSORA:___________________
LIVRO DE LÍNGUA PORTUGUESA - PÁGINAS 31 E 35
ATIVIDADES DE 09 À 13/08
CABEÇALHO
SEU NOME: ___________________________________
NOME DA ESCOLA: ___________________________
DATA: ________________________________________
NOME DE SUA PROFESSORA:___________________
LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA - PÁGINAS 27, 28 E 29
A HISTÓRIA DO ARCO-IRIS
ATIVIDADES DE 01 À 06/08
CABEÇALHO
SEU NOME: ___________________________________
NOME DA ESCOLA: ___________________________
DATA: ________________________________________
NOME DE SUA PROFESSORA:___________________
LIVRO DE LÍNGUA PORTUGUESA - PÁGINAS 37, 38 E 39.
ATIVIDADES - DE 20 À 30/07
ATIVIDADE: OLIMPÍADAS
CLIQUE NO LINK NO PARA ASSISTIR O VÍDEO.
ATIVIDADES 21 – 25 DE JUNHO DE 2021
OBS.: O 1º ANO A IRÁ USAR EM SALA DE AULA O SOFTWARE SEBRAN E GCOMPRIS NAS ATIVIDADES DE LINGUAGEM MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA.
PRIMEIRA LETRA,
QUANTOS ? e
JOGO DA MEMÓRIA
PARA OS ALUNOS QUE AINDA ESTÃO NO ENSINO REMOTO, PODE SER POSSÍVEL FAZER O DOWNLOAD DO GCOMPRIS EM SEU COMPUTADOR OU MESMO EM SEU CELULAR NA SUA LOJA DE APP, POR SER UM SOFTWARE DE USO LIVRE.
ATIVIDADES - SEMANA DE 28 À 30/06
CABEÇALHO
SEU NOME: ___________________________________
NOME DA ESCOLA: ___________________________
DATA: ________________________________________
NOME DE SUA PROFESSORA:___________________
ATIVIDADES - SEMANA DE 21 À 25/06
CABEÇALHO
SEU NOME: ___________________________________
NOME DA ESCOLA: ___________________________
DATA: ________________________________________
NOME DE SUA PROFESSORA:___________________
LIVRO INTERDISCIPLINAR - PÁGINAS 29, 30, 31 E 32.
ATIVIDADES - SEMANA DE 14 À 18/06
CABEÇALHO
SEU NOME: ___________________________________
NOME DA ESCOLA: ___________________________
DATA: ________________________________________
NOME DE SUA PROFESSORA:___________________
ATIVIDADES - SEMANA DE 07 À 11/06
SEU NOME: ___________________________________
NOME DA ESCOLA: ___________________________
DATA: ________________________________________
NOME DE SUA PROFESSORA:___________________
1º LIVRO PROJETOS INTEGRADOS
A) NO LIVRO PROJETOS INTEGRADORES, PÁGINA 8, LOCALIZE E PINTE A PALAVRAS: CHÃO E MAMADEIRA.
ATIVIDADES - SEMANA DE 31/05 À 04/06
SEU NOME: ___________________________________
NOME DA ESCOLA: ___________________________
DATA: ________________________________________
NOME DE SUA PROFESSORA:___________________
1- LIVRO DIDÁTICO BURITI MAIS INTERDISCIPLINAR PÁGINAS 99, 100 E 101.
ATIVIDADES - SEMANA DE 24 À 28/05
CABEÇALHO
SEU NOME: ___________________________________
NOME DA ESCOLA: ___________________________
DATA: ________________________________________
NOME DE SUA PROFESSORA:___________________
TEM TUDO A VER – ELIAS JOSÉ
https://www.youtube.com/watch?v=cvwUXmnH_3A
TEM TUDO A VER
COM TUA DOR E ALEGRIAS,
COM AS CORES, AS FORMAS, OS CHEIROS,
OS SABORES E A MÚSICA
DO MUNDO.
ATIVIDADES - SEMANA DE 17 À 21/05
CABEÇALHO
SEU NOME: ___________________________________
NOME DA ESCOLA: ___________________________
DATA: ________________________________________
NOME DE SUA PROFESSORA:___________________
1 - DE QUE MÊS É O CALENDÁRIO APRESENTADO?
2 - QUANTOS DIAS TEM ESSE MÊS?
3 - QUANTOS DOMINGOS HÁ NO MÊS?
4 - DE QUE COR APARECEM OS DOMINGOS?
5- EM QUE DIA DA SEMANA COMEÇOU O MÊS?
6- QUAIS INFORMAÇÕES ENCONTRAMOS EM UM CALENDÁRIO?
7- PARA QUE USAMOS UM CALENDÁRIO?
8 - FIGURAS GEOMÉTRICAS
1 - POR QUAL MOTIVO O MEDONHO SE SENTIA TRISTONHO?
2 - O MEDONHO SUPEROU VÁRIOS MEDOS COMO DE ESPINHOS, DE ARANHAS E DE RIO. AGORA, ESCREVA OU DESENHE DO QUE VOCÊ TEM MEDO?
3- QUEM O MEDONHO ENCONTROU NO ALTO DA MONTANHA?
ATIVIDADES - SEMANA DE 10 À 14/05
CABEÇALHO
SEU NOME: _____________________________________
NOME DA ESCOLA: ____________________
DATA: ____________________
NOME DE NOSSA CIDADE ____________________________
NOME DE SUA PROFESSORA__________________________
KIT LITERÁRIO PÁGINAS 57 ATÉ 62
ATIVIDADES - SEMANA DE 03 À 07/05
FAÇA O CABEÇALHO EM SEU CADERNO.
EPG PROF° DALVA MARINA RONCHI MINGOSSI.
GUARULHOS _______ DE ________ DE _________
NOME ____________________________________
ATIVIDADES - SEMANA DE 26 À 30/04
CABEÇALHO
SEU NOME:
NOME DA ESCOLA:
DATA:
LIVRO DE LÍNGUA PORTUGUESA PÁGINAS 22 ATÉ 29
ATIVIDADE COMPLETAR DE LÍNGUA PORTUGUESA FAZER EM SEU CADERNO
1- PESQUISAR COM OS SEUS AVÓS E COM OS SEUS PAIS SE ELES BRINCAVAM COM AS BRINCADEIRAS APRESENTADAS NAS PÁGINAS 22 e 23. CASO TENHA ALGUMA OUTRA BRINCADEIRA QUE ELES CONHEÇAM E QUE BRINCAVAM, PEÇA AJUDA A ELES PARA ESCREVER O NOME.
2 - OBSERVE AS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS E NOMEIE CADA UMA DELAS. OBS.: ESCREVA DO JEITO QUE SOUBER.
3 - ESCREVA O NOME DE 5 AMIGOS DE SUA SALA. DEPOIS CONTE A QUANTIDADE DE LETRAS QUE TEM EM CADA UM DOS NOMES E ANOTE O NÚMERO. OBS.: OBSERVAR A LISTA DE NOMES QUE A SUA PROFESSORA VAI ENCAMINHAR NO GRUPO.
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA EM SEU CADERNO
1- DESENHE AS MELANCIAS E CONTE A QUANTIDADE DE SEMENTES QUE CADA UMA DELAS APRESENTA E ESCREVA O NÚMERO AO LADO DE CADA DESENHO. OBSEVE A IMAGEM DAS MELANCIAS LOGO ABAIXO.
ATIVIDADES - SEMANA DE 19 À 23/04
CABEÇALHO
SEU NOME:
NOME DA ESCOLA:
DATA:
LETRAS, NÚMEROS E OUTROS SÍMBOLOS.
LIVRO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PÁGINAS 18, 19, 20 E 21
ATIVIDADE
COMPLEMENTAR LÍNGUA PORTUGUESA
COM A AJUDA DE UM ADULTO OU UMA PESSOA
RESPONSÁVEL, FAÇA RECORTES DE JORNAIS, PANFLETOS DE SUPERMERCADOS, EMBALAGENS E
OU REVISTAS, PALAVRAS QUE VOCÊ CONHECE E FAÇA O SEU PAINEL.
OBSERVE
POR ONDE PASSAR COM OS SEUS RESPONSÁVEIS E VEJA ONDE VOCÊ ENCONTRA LETRAS,
NÚMEROS E OUTROS SÍMBOLOS EM SEU COTIDIANO.
SE
POSSÍVEL PEÇA AO SEU RESPONSÁVEL PARA FAZER UMA FOTO SUA REALIZANDO A ATIVIDADE
E ENVIE PARA SUA PROFESSORA.
JORNADA
LITERÁRIA, PÁGINAS 47 ATÉ A 55.
NA
PÁGINA 54 VOCÊ PODE PEDIR PARA SEU RESPONSÁVEL SER O ESCRIBA DA HISTÓRIA, (ESCREVER
A HISTÓRIA) E VOCÊ TRANSCREVE PARA O SEU LIVRO.
MATEMÁTICA LIVRO PÁGINAS 15, 16
E 17
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
FAÇA
UM DESENHO DE SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO EMBAIXO DE UMA MESA OU EMBAIXO DA CADEIRA, VOCÊ EM CIMA DE SUA
CAMA OU DE UMA CADEIRA.
AGORA CLIQUE NO LINK E VEJA AO VÍDEO DA MÚSICA, ESQUERDA E DIREITA E DIVIRTA-SE.
AGORA,
ANOTE EM SEU CADERNO QUANTOS ANIMAIS E O NOME DOS ANIMAIS QUE APARECERAM NO
VÍDEO.
CLIQUE NO LINK PARA FAZER UMA
ATIVIDADE ON LINE.
https://wordwall.net/pt/resource/14354001/lateralidade-direita-e-esquerda
ATIVIDADES - SEMANA DE 12 À 16/04
CABEÇALHO
SEU NOME:
NOME DA ESCOLA:
DATA:
LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PÁGINAS 16 E 17
OBS.: PODE ESCREVER EM SEU LIVRO.
ATIVIDADES - SEMANA DE 05 À 09/04
LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA - PÁGINAS 11 E 14
OBS: PODE ESCREVER EM SEU LIVRO
ATIVIDADES - SEMANA DE 29/03 À 02/04
ATIVIDADES - SEMANA DE 22 À 26/03
https://br.ixl.com/math/pr%C3%A9-escola/aprenda-a-contar-ate-10
10 -COMPLETE A TABELA COM AS LETRAS QUE FALTAM
ATIVIDADES - SEMANA DE 15 À 19/03
1) PEÇO QUE VOCÊ ABRA O LIVRO DO ALUNO DO "KIT LITERÁRIO" E RESPONDA AS ATIVIDADES A PARTIR DA ATIVIDADE 3 QUE ESTÁ NA PÁGINA 9, E FAÇA ATÉ A ATIVIDADE 8 QUE ESTÁ NA PÁGINA 14. RESPONDA NO PRÓPRIO LIVRO.
OBS: A ATIVIDADE 6 FOI REALIZADA NA SEMANA PASSADA.
2) VOCÊ TEM ALGUM OUTRO LIVRO?
3) QUAL VOCÊ MAIS GOSTA? TIRE UMA FOTO E MANDE NO GRUPO DA SUA SALA.
DESAFIO DE MATEMÁTICA
ACESSE OS LINKS ABAIXO PARA REALIZAR AS ATIVIDADES E REGISTRE EM SEU CADERNO.
http://www.escolagames.com.br/jogos/ursinhoaeiou/
http://www.escolagames.com.br/jogos/brincandoVogais/
ESCREVA AS VOGAIS:
http://www.escolagames.com.br/jogos/alfabetoSabao/
ESCREVA O ALFABETO:
ATIVIDADES DE 08- 12 DE MARÇO DE 2021.
LIVRO EM PDF https://drive.google.com/file/d/1BLJJGftJNcCYacMFJ0rOzqryo2OZ1H2g/view?usp=sharing
ATIVIDADES 08-12 DE MARÇO EM PDF
https://drive.google.com/file/d/1btaIMWKVsUpJL8thqG8Jxzho5hLZYyI8/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1ynXexL5EgQ60bnXh5uPOynINhdMmZyFO/view?usp=sharing
Atividades semana de 01 à 05/03/2021
1) OBSERVE AS LETRAS ABAIXO. QUAIS DELAS VOCÊ CONHECE?
ESCREVA AS LETRAS DO ALFABETO EM SEU CADERNO.
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
2) ESCREVA O SEU PRIMEIRO NOME EM SEU CADERNO.
3) OBSERVE AS LETRAS DO ALFABETO E ESCREVA O NOME DO SEU MELHOR AMIGO.
4 )AGORA PEÇA PARA ALGUÉM FAZER A LEITURA DO POEMA QUE FALA SOBRE AMIGOS.
CLÁUDIO THEBAS. AMIGOS DO PEITO. SÃO PAULO: FORMATO EDITORIAL, 2009. P. 12 E 13.
5) FAÇA UM DESENHO QUE REPRESENTE VOCÊ E SEU (A) AMIGO (A).
A ) ESCREVA OS NOMES DE PESSOAS QUE APARECEM NO POEMA.
B ) VOCÊ TEM UM (A) AMIGO (A) QUE TEM UM DESSES NOMES? ESCREVA AQUI O NOME. _______________________________________
6) QUANTOS NOMES DE PESSOAS APARECEM NO POEMA “AMIGOS DO PEITO”?
7) QUANTAS LETRAS TEM EM CADA UM DOS NOMES QUE APARECEM NO POEMA?
8) O SEU NOME TEM QUANTAS LETRAS?
9) OS SABERES EM CASA, NA PROPOSTA 1 E 2 HÁ INFORMAÇÕES SOBRE RATOS, AGORA CLIQUE NO LINK PARA VER E OUVIR A MÚSICA DO PALAVRA CANTADA.
https://www.youtube.com/watch?v=MeDBP8OU6q4
A) O QUE VOCÊ ACHOU DA MÚSICA E DO VÍDEO?
Atividades semana de 22 à 26/02/2021
Faça as atividades em seu caderno com muito capricho!
https://drive.google.com/file/d/1FRKo6RNkT463t9Nk7eeCr7wCZY0JA3nW/view?usp=drivesdk