1º Ano




 2021


Olá queridos alunos!

É hora de retornar. Aqui tem sonhos, emoções, fantasia, novas descobertas, enfim, aprendizados...

Temos muita alegria em estar com vocês nesta busca pelo conhecimento, sempre auxiliando, incentivando e orientando seus caminhos.

Vocês continuarão realizando as atividades em casa, com o auxilio de seus familiares. Também faremos o uso do whatsapp para esclarecimento de dúvidas e envio de atividades.

Beijinhos

 



Professora Fabiana            1º ano B

Professora Graça               1º ano C

Professora Jacqueline        1º ano D



ATIVIDADES DE 04 À 08/10


CABEÇALHO

NOME DA ESCOLA 

DATA 

DIA DA SEMANA 

NOME 


SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA O MÊS DE OUTUBRO


Receita: esta é uma boa hora de se aventurar na cozinha! Se for uma receita mais complexa ou que exija instrumentos de corte e fogo, a criança vai necessitar de um adulto. Dê preferências para receitas simples, que eles possam fazer com autonomia (sempre com supervisão, é claro). 

Cabana com lençol: os adultos podem montar uma cabana com cadeiras e lençol para que a criança possa ler um livro, assistir uma aula gravada/síncrona, brincar de algo que seja especial para ela…

Cinema em casa: escolham um filme divertido, façam pipoca e deem boas gargalhadas! 

Show de talentos: os alunos podem enviar vídeos deles fazendo desenhos, declamando poemas, tocando instrumentos, cantando, atuando, ou qualquer outro talento que ele queira mostrar aos colegas! 

Festa do pijama, do cabelo maluco, do avesso: já pensou todos aparecerem na aula síncrona com alguma fantasia? Ou até enviarem fotos pelo whats? O motivo da fantasia pode ser variado. Eles vão amar!

Palavra puxa palavra: essa é uma brincadeira muito simples, mas muito divertida. O professor, pode começar mostrando na janelinha uma palavra, por exemplo, “rato” e o aluno deve dizer uma palavra que começa com a última sílaba da palavra dita pela prof. Poderia ser “tomate”. O próximo aluno, então, deveria dizer uma palavra que começasse com “te”. E assim por diante. 

Brinquedos com sucata: uma outra proposta é a confecção de brinquedos com sucata!

Música: já falamos aqui inúmeras vezes sobre como as pessoas são movidas através da música! Uma sugestão bem bacana é trabalhar com a canção “Criança não trabalha” – Palavra Cantada. 

Brincadeiras a partir das obras de Ivan Cruz: este artista faz lindos registros de brincadeiras (bolha de sabão, pipa, dobradura…). As crianças poderiam brincar das ilustrações realizadas por ele e poderiam fazer releituras das brincadeiras atuais. 

Minhas memórias: os alunos podem realizar entrevistas com os adultos que os cercam, perguntando a respeito das suas memórias de infância e fazendo paralelos com a infância que vemos hoje em dia. 

Brincadeiras de antigamente x atuais: é bem provável que durante as conversas com os adultos apareçam nomes de brincadeiras que eram feitas no passado. Já pensou que bacana as crianças terem a oportunidade de brincarem com coisas do passado e os adultos com os jogos do presente? Seria um momento incrível de troca. Nesta proposta, dependemos da disposição dos responsáveis destes alunos. 

Exploração de emoções: a fim de dar voz à criança e aos seus sentimentos, poderíamos fazer registros de “o que deixa uma criança triste”, “o que deixa uma criança feliz”, “o que deixa uma criança braba”… 

Mímica: outra brincadeira bacana é a mímica! Nesta, a professora pode tanto fazer ao vivo quanto gravado. 

Estátua: que tal tirar os alunos da cadeira e fazer todo mundo se mexer? Botar a galera pra dançar e brincar de estátua é uma boa pedida para aulas síncronas! 

Morto e vivo: uma ideia bacana para mexer o esqueleto é o “morto vivo”. A professora vai dizendo as palavras e os alunos vão sendo eliminados, conforme forem errando. No fim, teremos o campeão virtual da brincadeira! Mensagem secreta/enigma: brincar de enigma é muito bacana e pode ser enviado em uma folha estruturada. A ideia de descobrir uma charada encanta as crianças! 

Hora do conto: escolher um bom livro e fazer uma hora do conto, apenas por deleite, utilizando fantasias, fantoches, objetos… para os professores, que estão distantes, escrever e enviar cartas personalizadas aos seus alunos é uma grande demonstração de carinho. Com certeza, eles ficarão muito felizes e enviarão respostas de encher o coração! 

Bingo de Alfabetização: o professor pode fazer uma lista ou um banco de palavras para confeccionar cartelas. Jogo individual


SUGESTÃO DE LINKS


https://youtu.be/t3-sHSbXJ1M





https://www.memorygames4kids.com/means-of-transport/index.html








LIVRO DE MATEMÁTICA PÁGINAS 55 E 56






ATIVIDADES DE 27/09 À 01/10


CABEÇALHO

NOME DA ESCOLA 

DATA 

DIA DA SEMANA 

NOME 




LINK PARA ATIVIDADES TURMA DA MÔNICA


LINK DO LIVRO  - QUEM SOU EU?




ATIVIDADES DE 20 À 24/09


CABEÇALHO

NOME DA ESCOLA 

DATA 

DIA DA SEMANA 

NOME 


A PRIMAVERA É A ESTAÇÃO DO ANO CONHECIDA COMO A ESTAÇÃO DAS FLORES, POIS É NESTA ÉPOCA QUE AS FLORES DESABROCHAM, DEIXANDO O MEIO AMBIENTE MAIS COLORIDO! 

A PRIMAVERA COMEÇA SEMPRE DEPOIS DO INVERNO E, NESTE ANO, TERÁ INÍCIO DIA 22 DE SETEMBRO



CONSULTE UM CALENDÁRIO E RESPONDA AS SEGUINTES PERGUNTAS?

1. QUANTOS DIAS TEM O MÊS DE SETEMBRO? RESPOSTA:____________________________________________

2. EM QUAL DIA DA SEMANA SERÁ O INÍCIO DA PRIMAVERA? RESPOSTA:____________________________________________

3. EM QUAL DIA DA SEMANA O MÊS DE SETEMBRO SE INICIA? RESPOSTA:____________________________________________ 

4. QUANTAS QUARTAS-FEIRAS TERÃO EM SETEMBRO? RESPOSTA:____________________________________________ 

5. DIA 13 DE SETEMBRO CAI EM QUAL DIA DA SEMANA? RESPOSTA:____________________________________________

6. OBSERVE O CALENDÁRIO E ESCREVA O NOME DO MÊS QUE VEM DEPOIS DO MÊS SETEMBRO? 
RESPOSTA:____________________________________________






JÁ QUE ESTAMOS FALANDO SOBRE A NATUREZA E A PRIMAVERA, QUE TAL ACOMPANHARMOS O DESENVOLVIMENTO DE UMA PLANTINHA? 

MATERIAIS: 
1 COPO OU POTINHO SEM TAMPA 
ALGODÃO 
UNS GRÃOS DE FEIJÃO. 

COMO FAZER: 
COLOQUE O ALGODÃO NO FUNDO DO COPO OU POTINHO, COLOQUE OS FEIJÕES E UM POUQUINHO DE ÁGUA. LEMBRANDO QUE, NÃO PODEMOS ENCHARCAR OS FEIJÕES, TA?! 



LIVRO DE PORTUGUÊS PÁGINAS 52,53,54 E 55

ATIVIDADES DE 13 À 17/09


CABEÇALHO

SEU NOME: ___________________________________ 

NOME DA ESCOLA: ___________________________ 

DATA: ________________________________________ 

NOME DE SUA PROFESSORA:___________________


ATIVIDADES SOBRE OS DIREITOS HUMANOS, CLIQUE NOS DOIS LINKS PARA JOGAR.

https://wordwall.net/pt/resource/16107167/direitos-e-deveres-1%C2%BA-per%C3%ADodo-ed-infantil-tia-keyla


https://wordwall.net/pt/resource/16677183/direitos-e-deveres-da-crian%C3%A7a-educa%C3%A7%C3%A3o-infantil


CLIQUE NO LINK PARA ACESSAR O VÍDEO: OS DIREITOS DAS CRIANÇAS SEGUNDO RUTH ROCHA.

https://www.youtube.com/watch?v=3P3-rg8Dw0c


CLIQUE NO LINK PARA ACESSAR A CARTILHA DIREITOS HUMANOS.

https://drive.google.com/file/d/0B3bVbgPm392LWlpXSmpXdVdreTQ/view?resourcekey=0-Fpu1rd2B0yA8qu9HCM8HLQ


LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PÁGINA 48 ATÉ A PÁGINA 52.



ATIVIDADES DE 08 À 10/09


CABEÇALHO

SEU NOME: ___________________________________ 

NOME DA ESCOLA: ___________________________ 

DATA: ________________________________________ 

NOME DE SUA PROFESSORA:___________________


LIVRO DE PORTUGUÊS - PÁGINAS 40, 41, 42 E 43.



ALUNOS ESCOLHAM UM LIVRO DO KIT LITERÁRIO OU PESSOAL, QUE MAIS GOSTE, LEIAM COM SUA FAMÍLIA, E TRAGAM PARA SALA DE AULA NA SEMANA POSTERIOR DE ACORDO COM A ORIENTAÇÃO DE SUA PROFESSORA (CONFORME A ATIVIDADE DA PÁGINA 44).


LIVRO DE MATEMÁTICA PÁGINAS 52 À 54.






ATIVIDADES DE 30/08 À 03/09





CONTEXTUALIZAR O HINO NACIONAL COM RODA DE CONVERSA

QUEM ESCREVEU A LETRA? 
O PORQUÊ ESCREVEU? 
QUEM ESCREVEU A MÚSICA? 
QUANDO ESCREVEU?

LOCALIZE PALAVRAS QUE VOCÊ CONHECE NO HINO NACIONAL BRASILEIRO, (EM QUALQUER UM DE SEUS LIVROS DIDÁTICOS). 
AGORA FAÇA UMA LISTA COM AS PALAVRAS QUE VOCÊ ENCONTROU.

CLIQUE NO LINK PARA REALIZAR UMA ATIVIDADE INTERATIVA.


NÃO NECESSITA ENVIAR FOTO PARA SUA PROFESSORA. 
O IMPORTANTE É VOCÊ APRENDER!



ATIVIDADES DE 23 À 27/08


CABEÇALHO

SEU NOME: ___________________________________ 

NOME DA ESCOLA: ___________________________ 

DATA: ________________________________________ 

NOME DE SUA PROFESSORA:___________________


PARLENDAS


CARACTERÍSTICAS DAS PARLENDAS 


AS PARLENDAS SÃO TRANSMITIDAS ORALMENTE DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO E, PORTANTO, NÃO POSSUEM UM AUTOR ESPECÍFICO. POR CONTA DISSO, TAMBÉM PODEM EXISTIR DIVERSAS VERSÕES PARA UMA PARLENDA. 

DE ACORDO COM A COMPOSIÇÃO, NORMALMENTE SEUS VERSOS SÃO DE CINCO OU SEIS SÍLABAS RITMADAS PARA SEREM DECLAMADAS. 

A TEMÁTICA DESSES VERSOS É MUITO VARIADA. ELAS SÃO UTILIZADAS EM SITUAÇÕES E CONTEXTOS DIFERENTES, OU SEJA, HÁ AQUELAS QUE OS PAIS DECLAMAM PARA AS CRIANÇAS A FIM DE ENTRETÊ-LAS OU ACALMÁ-LAS. 

OUTRO TIPO DE PARLENDA MUITO CONHECIDO É O TRAVA-LÍNGUAS. ESTES SÃO TEXTOS QUE UTILIZAM PALAVRAS OU SONS MUITO PRÓXIMOS JUNTOS E QUE QUANDO DITO DE MANEIRA RÁPIDA SÃO DIFÍCEIS DE PRONUNCIAR.










PARLENDAS LACUNADAS.

1. UM, DOIS, _________________________ COM _________________

TRÊS, QUATRO,_______________________ NO  PRATO 

_______,  SEIS, FALAR INGLÊS,

______, _______,COMER ______________________________, 

_______, ________ COMER PASTÉIS. 


2- REI, CAPITÃO SOLDADO,__________________________

MOÇA _____________________ DO MEU ____________________________.


3.  CORRE, CUTIA CORRE, CUTIA, NA __________________ DA _____________. 

CORRE ____________________  NA CASA DA ____________.

LENCINHO  BRANCO, CAIU NO _______________________.

MOÇA _____________________, DO__________________________________________. 


4. ENGANEI UM _______________________________ 

 

NA CASCA DO _____________________________



5. _________________ CORTA O _____________________, 

 

______________________MEXE O ANGU, 

 

TERESA PÕE A _______________________, 


PARA A FESTA DO ____________________ 



6. LÁ EM CIMA DO _____________________________ 

 

TEM UM _______________________DE _______________________. 

 

QUEM ___________________________, _______________________, 

 

O CULPADO _______________________________________________.






ATIVIDADES DE 16 À 20/08


CABEÇALHO

SEU NOME: ___________________________________ 

NOME DA ESCOLA: ___________________________ 

DATA: ________________________________________ 

NOME DE SUA PROFESSORA:___________________


LIVRO DE LÍNGUA PORTUGUESA - PÁGINAS 31 E 35



ATIVIDADES PARA O MÊS DE AGOSTO


AJUDE O SACI A CHEGAR NO REDEMOINHO








ATIVIDADES DE 09 À 13/08


CABEÇALHO

SEU NOME: ___________________________________ 

NOME DA ESCOLA: ___________________________ 

DATA: ________________________________________ 

NOME DE SUA PROFESSORA:___________________


LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA - PÁGINAS 27, 28 E 29





Para os alunos que ainda estão no ensino remoto, pode ser possível fazer o download do gcompris em seu computador ou mesmo em seu celular na sua loja de App. 
OBS.: É um software de uso livre. 
O objetivo do software é a coordenação motora, direção e sentido, por meio do mouse, teclado, o raciocínio lógico, aprendizagem matemática com cálculo simples, ciências, geografia, arte e língua portuguesa, utilizando ferramenta específica a partir do software. Clique no link abaixo para acessar o softare. 




JOGO ON LINE SOBRE O LIVRO DA JORNADA LITERÁRIA 

A HISTÓRIA DO ARCO-IRIS




Ótima semana a todas e todos. 
Cuidem-se!


ATIVIDADES DE 01 À 06/08

CABEÇALHO

SEU NOME: ___________________________________ 

NOME DA ESCOLA: ___________________________ 

DATA: ________________________________________ 

NOME DE SUA PROFESSORA:___________________


LIVRO DE LÍNGUA PORTUGUESA - PÁGINAS 37, 38 E 39.




ATIVIDADES  - DE 20 À 30/07


ATIVIDADE: OLIMPÍADAS


CLIQUE  NO LINK NO PARA ASSISTIR O VÍDEO.

https://youtu.be/3_NhtASLL9c

















Créditos                




ATIVIDADES   21 – 25 DE JUNHO DE 2021 

OBS.: O 1º ANO A IRÁ USAR EM SALA DE AULA O SOFTWARE SEBRAN E GCOMPRIS NAS ATIVIDADES DE LINGUAGEM MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA. 

PRIMEIRA LETRA,  

QUANTOS ?  e 

JOGO DA MEMÓRIA 


 


PARA OS ALUNOS QUE AINDA ESTÃO NO ENSINO REMOTO, PODE SER POSSÍVEL FAZER O DOWNLOAD DO GCOMPRIS EM SEU COMPUTADOR OU MESMO EM SEU CELULAR NA SUA LOJA DE APP, POR SER UM SOFTWARE DE USO LIVRE. 



 


ATIVIDADES - SEMANA DE 28 À 30/06


CABEÇALHO

SEU NOME: ___________________________________ 

NOME DA ESCOLA: ___________________________ 

DATA: ________________________________________ 

NOME DE SUA PROFESSORA:___________________



A FESTA JUNINA É UM EVENTO CULTURAL POR EXCELÊNCIA, POIS CARREGA INFLUÊNCIAS DE POVOS VARIADOS, DESTACA O FOLCLORE E OS COSTUMES DA ZONA RURAL DO NOSSO PAÍS E TRAZ COMIDAS E TRAJES TÍPICOS. ALÉM DISSO, SÃO REALIZADAS MUITAS BRINCADEIRAS, ALGO MUITO PERTINENTE NA REALIDADE DA EDUCAÇÃO.


VAMOS CONHECER A ORIGEM DA FESTA JUNINA?

ASSISTA OS VÍDEOS





2) OBSERVE A IMAGEM ABAIXO, DESENHE NO SEU CADERNO E RESPONDA:




A) CONTE QUANTAS ESTRELAS TEM NA IMAGEM ________________________

B) CONTE QUANTOS CÍRCULOS APARECEM NA IMAGEM___________________ 

C) CONTE QUANTAS BANDEIRINHAS TEM NA IMAGEM_____________________

 DESAFIO 

JUNTANDO TODAS AS ESTRELAS, CÍRCULOS E BANDEIRINHAS, QUANTOS DESENHOS TEM NO TOTAL? ___________________


3) ESCREVA NO SEU CADERNO O NOME DE CADA IMAGEM DA FESTA JUNINA. OBSERVE O BANCO DE PALAVRAS ABAIXO.


*GELÉIA    *BANDEIRINHA    *BALÃO 

*FOGUEIRA    *PIPOCA

A) QUAIS AS PALAVRAS QUE COMEÇAM COM A LETRA B. ___________________________________________________ 


DESAFIO 

PESQUISE EM JORNAIS E REVISTAS 2 PALAVRAS QUE COMECEM COM AS INICIAIS DAS SILABAS, BA- BE- BI- BO- BU. RECORTE E COLE NO SEU CADERNO.

4) VOCÊ GOSTA DE BOLO DE FUBÁ? VAMOS A RECEITA. 
(NÃO PRECISA COPIAR NO CADERNO, COPIE APENAS OS VALORES DOS INGREDIENTES)


AGORA PESQUISE E ANOTE O PREÇO DE CADA PRODUTO. 

1 DÚZIA DE OVOS_________________ 
1 LITRO DE LEITE_______________ 
1 QUILO DE FARINHA DE TRIGO__________ 
1 QUILO DE FUBÁ__________ 
1 POTE DE FERMENTO______________ 
1 LITRO ÓLEO DE SOJA_________ 
1 QUILO DE AÇUCAR_______________

ANOTE EM SEU CADERNO UMA RECEITA QUE VOCÊ CONHECE, JÁ FEZ OU JÁ VIU ALGUÉM FAZER.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ 


BOM RECESSO A TODOS! DIVIRTAM-SE BASTANTE, MAS NÃO ESQUEÇAM DE SE CUIDAR.


ATIVIDADES - SEMANA DE 21 À 25/06


CABEÇALHO

SEU NOME: ___________________________________ 

NOME DA ESCOLA: ___________________________ 

DATA: ________________________________________ 

NOME DE SUA PROFESSORA:___________________


LIVRO INTERDISCIPLINAR - PÁGINAS 29, 30, 31 E 32.



AGORA VAMOS PINTAR AS VOGAIS E CIRCULAR OS ENCONTROS VOCÁLICOS DA MÚSICA CAI CAI BALÃO.









VAMOS SOMAR

LIVRO DE MATEMÁTICA PÁGINAS 221, 222, 223 E 224. RECORTE OS  DINHEIRINHOS. 






ATIVIDADES - SEMANA DE 14 À 18/06


CABEÇALHO

SEU NOME: ___________________________________ 

NOME DA ESCOLA: ___________________________ 

DATA: ________________________________________ 

NOME DE SUA PROFESSORA:___________________






1- LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PÁGINAS 178, 179, 180 E 181.


2- LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PÁGINAS 23, 24 E 25.



ATIVIDADES - SEMANA DE 07 À 11/06


SEU NOME: ___________________________________ 

NOME DA ESCOLA: ___________________________ 

DATA: ________________________________________ 

NOME DE SUA PROFESSORA:___________________


1º LIVRO PROJETOS INTEGRADOS 

A) NO LIVRO PROJETOS INTEGRADORES, PÁGINA 8, LOCALIZE E PINTE A PALAVRAS: CHÃO E MAMADEIRA.




B) NO LIVRO PROJETOS INTEGRADORES PÁGINA 8 ENCONTRE OS DIAS DA SEMANA E PINTE. 

C) AINDA NO LIVRO PROJETOS INTEGRADORES, ESCREVA OS DIAS QUE FALTAM PARA COMPLETAR A SEMANA.


2) LIVRO PROJETOS INTEGRADORES PÁGINAS 10 E 11.



OBS.: QUALQUER DÚVIDA NAS ATIVIDADES PERGUNTE PARA SUA PROFESSORA! 


3) ATIVIDADE COMPLEMENTAR 

QUAIS SÃO OS CUIDADOS PARA NOS PROTEGER CONTRA O CORONAVÍRUS? 

OBS.: VOCÊ PODE FAZER DESENHOS. AH, MANDE UMA FOTO DA ATIVIDADE PARA SUA PROFESSORA. 


4) LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PÁGINAS 56, 57, 58, 59, 60 E 61



5) CLIQUE NO LINK PARA ASSISTIR O VÍDEO, TURMA DA MÔNICA “ CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE”. 




DEPOIS DE ASSISTIR O VÍDEO RESPONDA: 
QUAL É O PLANO INFALÍVEL DO CEBOLINHA PARA SALVAR O PLANETA? 


6) CLIQUE NO 1° LINK PARA ASSISTIR O VÍDEO “CARTA DA TERRA PARA CRIANÇAS”, NO 2° LINK PARA A LEITURA.




ÓTIMA SEMANA PARA TODOS E TODAS.
ATENÇÃO: A PANDEMIA NÃO ACABOU PROTEJA A SI E AO OUTRO! 

ALUNO(A) QUE OPTOU PELO PRESENCIAL PRECISA SEGUIR OS PROTOCOLOS: 

• USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS (LEVAR MÁSCARA RESERVA PARA TROCA) 
•TODOS OS ALUNOS TERÃO A TEMPERATURA AFERIDA NA ENTRADA E OS RESPONSÁVEIS DEVERÃO AGUARDAR. CASO SEJA IDENTIFICADA ALGUMA ALTERAÇÃO, A CRIANÇA DEVERÁ RETORNAR PARA CASA COM O RESPONSÁVEL 
• ALUNOS COM COMORBIDADES (DIABETES, ASMA, ENTRE OUTRAS) SÓ PODERÃO RETORNAR ÀS AULAS COM DECLARAÇÃO MÉDICA 
• NÃO ENVIAR ALUNOS DOENTES (GRIPE, CORIZA, TOSSE, FEBRE...) 
• LEVAR UMA GARRAFA DE ÁGUA 
•DEVERÃO LAVAR E HIGIENIZAR AS MÃOS COM FREQUÊNCIA, MANTER DISTANCIAMENTO FÍSICO E NÃO COMPARTILHAR MATERIAIS ESCOLARES 
•TODOS DEVERÃO PERMANECER ACOMPANHANDO OS SABERES EM CASA/BLOG/WHATSAPP.



ATIVIDADES - SEMANA DE 31/05 À 04/06


SEU NOME: ___________________________________ 

NOME DA ESCOLA: ___________________________ 

DATA: ________________________________________ 

NOME DE SUA PROFESSORA:___________________


1- LIVRO DIDÁTICO BURITI MAIS INTERDISCIPLINAR PÁGINAS 99, 100 E 101.


ATIVIDADES COMPLEMENTARES.


2- ESCREVA UMA LISTA COM ALGUMAS ATITUDES, PARA EVITAR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA EM CASA E NA ESCOLA.


3- PESQUISE COM SUA FAMÍLIA SE FAZEM A SEPARAÇÃO DE LIXOS, POR EXEMPLO: LIXO ORGÂNICO DO LIXO QUE PODE SER RECICLADO. COMO É FEITO O PROCEDIMENTO?


PENSE E RESPONDA:

4- O QUE CAUSA A POLUIÇÃO?

5- O QUE CAUSA A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS?

6- LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PÁGINAS 151 E 153. OBS.: A PÁGINA 152 SERÁ FEITA DEPOIS.


7- CALENDÁRIO MÊS DE JUNHO. 

OBS.: VOCÊ PODE FAZER O DESENHO DO CALENDÁRIO EM SEU CADERNO!


8- QUE LETRA VEM DEPOIS? 
REFORÇAR A SEQUÊNCIA DAS LETRAS DO ALFABETO. 

CLIQUE NO LINK PARA REALIZAR A ATIVIDADE. 




ATENÇÃO PARA OS PROTOCOLOS DE RETORNO, A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU!


ATIVIDADES - SEMANA DE 24 À 28/05


CABEÇALHO

SEU NOME: ___________________________________ 

NOME DA ESCOLA: ___________________________ 

DATA: ________________________________________ 

NOME DE SUA PROFESSORA:___________________


TEM TUDO A VER – ELIAS JOSÉ

https://www.youtube.com/watch?v=cvwUXmnH_3A


A POESIA 
TEM TUDO A VER 
COM TUA DOR E ALEGRIAS, 
COM AS CORES, AS FORMAS, OS CHEIROS, 
OS SABORES E A MÚSICA 
DO MUNDO.

A POESIA 
TEM TUDO A VER 
COM O SORRISO DA CRIANÇA, 
O DIÁLOGO DOS NAMORADOS, 
AS LÁGRIMAS DIANTE DA MORTE, 
OS OLHOS PEDINDO PÃO

A POESIA 
TEM TUDO A VER 
COM A PLUMAGEM, O VÔO E O CANTO, 
A VELOZ ACROBACIA DOS PEIXES, 
AS CORES TODAS DO ARCO-ÍRIS, 
O RITMO DOS RIOS E CACHOEIRAS, 
O BRILHO DA LUA, DO SOL E DAS ESTRELAS, 
A EXPLOSÃO EM VERDE, EM FLORES E FRUTOS.

A POESIA 

— É SÓ ABRIR OS OLHOS E VER — 
TEM TUDO A VER 
COM TUDO.






    SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR (SMB), QUE ACONTECE ENTRE OS DIAS 22 E 30 DE MAIO. CONVIDAMOS A TODAS E A TODOS, SEM LIMITE DE IDADE, A PARTICIPAREM!
    O TEMA DESTE ANO É “CASINHAS DAS INFÂNCIAS”. A PROPOSTA NOS REMETE ÀS BRINCADEIRAS POPULARES E RESSALTAM A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR ESPONTÂNEO, COM O OLHAR SENSÍVEL ÀS POSSIBILIDADES DO DIA A DIA EM NOSSOS LOCAIS DE VIVÊNCIA. É COM ESSE BRINCAR QUE A CRIANÇA SE EXPRESSA, DESENVOLVE, CRIA E DESPERTA A IMAGINAÇÃO.
    COMPARTILHE SUAS EXPERIÊNCIAS CONOSCO PELA #SEMANADOBRINCARGRU

    NÓS PROFESSORAS DOS PRIMEIROS ANOS, SUGERIMOS ALGUMAS BRINCADEIRAS.
    PARA AS BRINCADEIRAS ABAIXO, SUGERIMOS QUE ENVIE FOTOS E OU VÍDEOS PARA SUA PROFESSORA PELO GRUPO DE SUA SALA, OU CASO QUEIRA, TAMBÉM PODERÁ DIVULGAR PELAS REDES SOCIAS COM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PELA RASTEG, #SEMANADOBRINCARGRU

1 — TELEFONE SEM FIO 
UM PARTICIPANTE DIZ UMA FRASE A OUTRO PARTICIPANTE. ESSE DEVE REPASSAR A FRASE CONFORME O QUE OUVIU. O ÚLTIMO PARTICIPANTE DIZ O QUE ENTENDEU EM VOZ ALTA.

2 — CESTA DE BASQUETE 
COLOQUE UMA LIXEIRA OU UM BALDE SUSPENSO. QUEM ACERTAR MAIS BOLINHAS DENTRO DO RECIPIENTE VENCE O JOGO.

3— CORRENTE DE HISTÓRIAS 
O PRIMEIRO PARTICIPANTE DIZ “ERA UMA VEZ” E LANÇA A BOLA (OU ALGUM OBJETO PEQUENO) PARA OUTRO JOGADOR, QUE DEVE CONTINUAR A HISTÓRIA. ALGUM OUVINTE, DE FORA DO JOGO, ANOTA TUDO NO PAPEL, PARA QUE TODOS RIAM JUNTOS DEPOIS.

4 — CANTIGAS DE RODA 
OS PARTICIPANTES FORMAM UMA RODA DE MÃOS DADAS E CANTAM MELODIAS FOLCLÓRICAS, PODENDO EXECUTAR OU NÃO COREOGRAFIAS ACERCA DAS LETRAS DAS MÚSICAS.

5 — BOLICHE 
USANDO GARRAFAS PET E UMA BOLA DE MEIA OU DE TÊNIS, É POSSÍVEL SIMULAR UMA PISTA DE BOLICHE EM CASA

6 — SEU MESTRE MANDOU 
UM DOS PARTICIPANTES É ENCARREGADO DE SER O MESTRE. ELE DARÁ AS ORDENS E TODOS OS SEGUIDORES DEVERÃO CUMPRI-LAS DESDE QUE SEJAM PRECEDIDAS DAS PALAVRAS DE ORDEM: “SEU MESTRE MANDOU…”.

7 — MORTO-VIVO 
TODOS DEVEM SE ABAIXAR QUANDO O LÍDER GRITA “MORTO!” E LEVANTAR QUANDO ELE DISSER “VIVO!”. QUEM ERRA A ORDEM, SAI DA BRINCADEIRA.

8 — MONTAR CABANA 
CRIAR UMA CABANA FEITA A PARTIR DE LENÇÓIS, JORNAIS OU FOLHAS DE COQUEIRO.

9 — BATATA QUENTE 
EM CÍRCULO, TODOS REPASSAM UMA BATATA DE MÃO EM MÃO, REPETINDO “BATATA QUENTE, QUENTE…”. ATÉ O PARTICIPANTE VENDADO GRITAR: “QUEIMOU!”. ENTÃO, QUEM ESTIVER COM A BATATA NAS MÃOS TROCA DE LUGAR COM O JOGADOR VENDADO

10 - DANÇA DAS CADEIRAS 
CONSISTE NUMA RODA DE CADEIRAS EM QUE O NÚMERO DE ASSENTOS DEVE SER SEMPRE INFERIOR EM RELAÇÃO AOS PARTICIPANTES, AQUELE QUE NÃO CONSEGUIR SENTAR-SE AO FINAL DA MÚSICA, ESTÁ FORA. 

11 — BOLHAS DE SABÃO 
PARA FAZER A SOLUÇÃO, BASTA MISTURAR ÁGUA E DETERGENTE. UM POUCO DE AÇÚCAR AJUDA A FAZER BOLHAS MAIORES E MAIS FIRMES. 

12 — MASSINHA CASEIRA 
MISTURANDO DUAS XÍCARAS DE FARINHA DE TRIGO, 1 XÍCARA DE SAL E MEIO COPO DE ÁGUA, FAÇA UMA MASSINHA PARA AS CRIANÇAS BRINCAREM. PARA DAR COR, ADICIONE UM POUCO DE TINTA GUACHE.

13 — JOGO DA VELHA 
TRACE DUAS LINHAS HORIZONTAIS SOBRE DUAS VERTICAIS. UM JOGADOR FICA COM O SÍMBOLO DO CÍRCULO E OUTRO DO XIS (X). QUEM CONSEGUIR DESENHAR UMA FILEIRA DE TRÊS SÍMBOLOS PRIMEIRO, GANHA.

14 — PEGA VARETAS 
CADA JOGADOR DEVE TENTAR RETIRAR QUANTAS VARETAS PUDER SEM QUE NENHUMA DAS OUTRAS SE MOVA. OBS.: PALITOS DE CHURRASCO E PALITOS DE SORVETES

15 - AMARELINHA
VEJA O EXEMPLO QUE ESTÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PÁGINAS 30 E 31 E TAMBÉM EM NATUREZA E SOCIEDADE BURITI MAIS PÁGINA 41.


MÚSICA CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ




LIVRO DIDÁTICO INTERDISCIPLINAR PÁGINAS 40, 41, 42, 43, 44 E 45.




ATIVIDADES - SEMANA DE 17 À 21/05


CABEÇALHO

SEU NOME: ___________________________________ 

NOME DA ESCOLA: ___________________________ 

DATA: ________________________________________ 

NOME DE SUA PROFESSORA:___________________ 





1 - DE QUE MÊS É O CALENDÁRIO APRESENTADO?


2 - QUANTOS DIAS TEM ESSE MÊS?


3 - QUANTOS DOMINGOS HÁ NO MÊS?


4 - DE QUE COR APARECEM OS DOMINGOS?


5- EM QUE DIA DA SEMANA COMEÇOU O MÊS?


6- QUAIS INFORMAÇÕES ENCONTRAMOS EM UM CALENDÁRIO?


7- PARA QUE USAMOS UM CALENDÁRIO?


8 - FIGURAS GEOMÉTRICAS


9 - IDENTIFIQUE AS FIGURAS GEOMÉTRICAS ABAIXO, SIGA O PADRÃO DESENHANDO.



A- QUAL FIGURA APARECE NA POSIÇÃO 3, DESENHE A FIGURA. 

B- QUAL FIGURA APARECE NA POSIÇÃO 5, DESENHE A FIGURA. 

C - QUAL FIGURA IRÁ APARECER NA POSIÇÃO 6, DESENHE A FIGURA. 

D- QUAIS FIGURAS APARECERÃO NAS POSIÇÕES 7, 8, 9 e 10 DESENHE AS FIGURAS.
 

10- PROCURE EM SUA CASA OBJETOS E OU EMBALAGENS QUE SE PARECEM COM FIGURAS GEOMÉTRICAS. 

OBS.: PEÇA AO SEU RESPONSÁVEL PARA TIRAR UMA FOTO SUA REALIZANDO A ATIVIDADE ACIMA E ENVIE PARA SUA PROFESSORA.



LIVRO MEDONHO.





1 - POR QUAL MOTIVO O MEDONHO SE SENTIA TRISTONHO?

2 - O MEDONHO SUPEROU VÁRIOS MEDOS COMO DE ESPINHOS, DE ARANHAS E  DE RIO. AGORA, ESCREVA OU DESENHE DO QUE VOCÊ TEM MEDO?

3- QUEM O MEDONHO ENCONTROU NO ALTO DA MONTANHA?




 LIVRO LÍNGUA PORTUGUESA PÁGINAS 30, 32 E 33







BOA SEMANA PARA TODAS E TODOS. 
FAMÍLIAS NOSSOS SINCEROS AGRADECIMENTOS PELA DEDICAÇÃO. SE PUDER FIQUE EM CASA, A PANDEMIA CONTINUA. 
ABRAÇOS VIRTUAIS.


ATIVIDADES - SEMANA DE 10 À 14/05


CABEÇALHO 

SEU NOME: _____________________________________ 

NOME DA ESCOLA: ____________________

DATA: ____________________

NOME DE NOSSA CIDADE ____________________________

NOME DE SUA PROFESSORA__________________________


KIT LITERÁRIO PÁGINAS 57 ATÉ 62









COMPLEMENTAR KIT LITERÁRIO 

LOCALIZE NO LIVRO MEDONHO, NA PÁGINA 6 NOMES DE ANIMAIS. 
ESCREVA SUA RESPOSTA 


LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PÁGINAS 20, 21 E 22.





COMPLEMENTAR MATEMÁTICA 

1 - JOGO DOS 5 ERROS



2 - PERGUNTE AOS SEUS RESPONSÁVEIS (PAIS, AVÓS, IRMÃOS, TIOS) O SIGNIFICADO DAS FAIXAS BRANCAS NO CHÃO? POR EXEMPLO AS QUE TÊM ENFRENTE AO PORTÃO DA ESCOLA. 


3 - FAÇA UMA PESQUISA EM SEU TERRITÓRIO, PENSE NO CAMINHO DE SUA CASA ATÉ A SUA ESCOLA, E VEJA QUANTOS SEMÁFOROS EXISTEM.



ATIVIDADES - SEMANA DE 03 À 07/05


FAÇA O CABEÇALHO EM SEU CADERNO. 

EPG PROF° DALVA MARINA RONCHI MINGOSSI. 

GUARULHOS _______ DE ________ DE _________ 

NOME ____________________________________ 




1)DESENHE EM SEU CADERNO O CALENDÁRIO ABAIXO, REFERENTE AO MÊS DE MAIO, PREENCHA-O, OBSERVE O EXEMPLO DO CALENDÁRIO ACIMA.



2)QUANTOS DIAS TEM O MÊS DE MAIO?_______


3)QUAIS SÃO OS DIAS DA SEMANA?


4) QUAL É O MÊS DO SEU ANIVERSÁRIO?


5) TODOS OS ANOS, NO SEGUNDO DOMINGO DO MÊS DE MAIO, É COMEMORADO O “DIA DAS MÃES”. LEIA O POEMA ABAIXO “ UMA FLOR PARA A MÃEZINHA” E PESQUISE NO TEXTO OU EM REVISTAS O QUE SE PEDE AO LADO. RESPONDA NO CADERNO.



6)RESPONDA EM SEU CADERNO:



LIVRO ÁPIS DE MATEMÁTICA, PÁGINAS 18 E 19




LIVRO MAIS BURITI INTERDISCIPLINAR, PÁGINAS 14 A 17.











BOA SEMANA A TODOS!
FELIZ DIA DAS MÃES, A VOCÊ QUE É MÃE, AVÓ, TIA, PAI, MADRASTA, VIZINHA, IRMÃ MAIS VELHA...A TODOS AQUELES QUE AMAM, CUIDAM, SE DEDICAM, INSTRUEM E EDUCAM UMA CRIANÇA COM AMOR, CARINHO E DEDICAÇÃO. FICA AQUI A NOSSA HOMENAGEM...
OBRIGADA POR VOCÊ EXISTIR!!!



ATIVIDADES - SEMANA DE 26 À 30/04


CABEÇALHO 

SEU NOME: 

NOME DA ESCOLA: 

DATA: 


LIVRO DE LÍNGUA PORTUGUESA PÁGINAS 22 ATÉ 29


ATIVIDADE COMPLETAR DE LÍNGUA PORTUGUESA FAZER EM SEU CADERNO 


1- PESQUISAR COM OS SEUS AVÓS E COM OS SEUS PAIS SE ELES BRINCAVAM COM AS BRINCADEIRAS APRESENTADAS NAS PÁGINAS 22 e 23. CASO TENHA ALGUMA OUTRA BRINCADEIRA QUE ELES CONHEÇAM E QUE BRINCAVAM, PEÇA AJUDA A ELES PARA ESCREVER O NOME. 


2 - OBSERVE AS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS E NOMEIE CADA UMA DELAS. OBS.: ESCREVA DO JEITO QUE SOUBER.


3 - ESCREVA O NOME DE 5 AMIGOS DE SUA SALA. DEPOIS CONTE A QUANTIDADE DE LETRAS QUE TEM EM CADA UM DOS NOMES E ANOTE O NÚMERO. OBS.: OBSERVAR A LISTA DE NOMES QUE A SUA PROFESSORA VAI ENCAMINHAR NO GRUPO.


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA EM SEU CADERNO 


1- DESENHE AS MELANCIAS E CONTE A QUANTIDADE DE SEMENTES QUE CADA UMA DELAS APRESENTA E ESCREVA O NÚMERO AO LADO DE CADA DESENHO. OBSEVE A IMAGEM DAS MELANCIAS LOGO ABAIXO.





2 – EFETUE AS ADIÇÕES, PARA TANTO, OBSERVE AS IMAGENS E FAÇA OS DESENHOS DOS QUADRADINHOS DA FORMA QUE ESTÃO APRESENTADOS. VEJA O EXEMPLO:





ATIVIDADES - SEMANA DE 19 À 23/04


CABEÇALHO

SEU NOME:

NOME DA ESCOLA:

DATA:


LETRAS, NÚMEROS E OUTROS SÍMBOLOS.




LIVRO DE LÍNGUA PORTUGUESA PÁGINAS 18, 19, 20 E 21






ATIVIDADE COMPLEMENTAR LÍNGUA PORTUGUESA

COM A AJUDA DE UM ADULTO OU UMA PESSOA RESPONSÁVEL, FAÇA RECORTES DE JORNAIS, PANFLETOS DE SUPERMERCADOS, EMBALAGENS E OU REVISTAS, PALAVRAS QUE VOCÊ CONHECE E FAÇA O SEU PAINEL.

OBSERVE POR ONDE PASSAR COM OS SEUS RESPONSÁVEIS E VEJA ONDE VOCÊ ENCONTRA LETRAS, NÚMEROS E OUTROS SÍMBOLOS EM SEU COTIDIANO.

SE POSSÍVEL PEÇA AO SEU RESPONSÁVEL PARA FAZER UMA FOTO SUA REALIZANDO A ATIVIDADE E ENVIE PARA SUA PROFESSORA.



JORNADA LITERÁRIA, PÁGINAS 47 ATÉ A 55.

NA PÁGINA 54 VOCÊ PODE PEDIR PARA SEU RESPONSÁVEL SER O ESCRIBA DA HISTÓRIA, (ESCREVER A HISTÓRIA) E VOCÊ TRANSCREVE PARA O SEU LIVRO. 



MATEMÁTICA LIVRO PÁGINAS 15, 16 E 17



ATIVIDADE COMPLEMENTAR

FAÇA UM DESENHO DE SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO EMBAIXO DE UMA  MESA OU EMBAIXO DA CADEIRA, VOCÊ EM CIMA DE SUA CAMA OU DE UMA  CADEIRA.

 

AGORA CLIQUE NO LINK E VEJA AO VÍDEO DA MÚSICA, ESQUERDA E DIREITA E DIVIRTA-SE.




AGORA, ANOTE EM SEU CADERNO QUANTOS ANIMAIS E O NOME DOS ANIMAIS QUE APARECERAM NO VÍDEO.

CLIQUE NO LINK PARA FAZER UMA ATIVIDADE ON LINE.

https://wordwall.net/pt/resource/14354001/lateralidade-direita-e-esquerda




ATIVIDADES - SEMANA  DE 12 À 16/04


CABEÇALHO

SEU NOME:

NOME DA ESCOLA:

DATA:


LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA 

PÁGINAS 16 E 17 

OBS.: PODE ESCREVER EM SEU LIVRO.



LIVRO DIDÁTICO INTERDISCIPLINAR. 
PÁGINAS 8 ATÉ A 13






JORNADA LITERÁRIA PÁGINAS 39 ATÉ  44








CLIQUE NO LINK PARA O VÍDEO SOBRE O CICLO DE VIDA DA BORBOLETA.



DEPOIS OBSERVE A IMAGEM PARA ENUMERAR DE ACORDO COM AS FASES DE VIDA DA BORBOLETA.




ATIVIDADES - SEMANA DE 05 À 09/04


LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA - PÁGINAS 11 E 14

OBS: PODE ESCREVER EM SEU LIVRO



CALENDÁRIO MÊS DE ABRIL

FAÇA O CALENDÁRIO EM SEU CADERNO, PREENCHA-O A CADA DIA.



LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

PÁGINAS 13, 14 E 15.



VEJA A MÚSICA. CLIQUE NO LINK.

GENTE TEM SOBRENOME DE TOQUINHO







ATIVIDADES EM SEU CADERNO 

1 - CABEÇALHO (SEU NOME, NOME DA ESCOLA E DATA)

2 - LOCALIZE NA MÚSICA O NOME DE PESSOAS E ESCREVA-OS EM SEU CADERNO.

3 - ESCREVA O NOME DE SEUS FAMILIARES (PAI, MÃE, IRMÃO, IRMÃ, AVÓS). 

4 - CONTE UMA HISTÓRIA DE MEMÓRIA (QUE VOCÊ CONHECE), PEÇA AOS RESPONSÁVEIS PARA GRAVAR EM ÁUDIO OU VÍDEO, E ENVIE O ARQUIVO PARA SUA PROFESSORA.

BOA SEMANA!



ATIVIDADES - SEMANA DE 29/03 À 02/04



O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA 

TEXTO PROFª DENISE DE S. P. FERREIRA 

  QUE LEGAL QUANDO CHEGA A SEMANA SANTA! FERIADO NA ESCOLA, REUNIÃO COM A FAMÍLIA E AMIGOS, OVOS DE PÁSCOA... PÁSCOA É UMA DATA QUE VAI MUITO ALÉM DO QUE O COMÉRCIO PREGA EM SEUS ANÚNCIOS DE OVOS DE CHOCOLATE E COLOMBAS PASCAIS. 
  MAS QUAL SERÁ O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA? MUITAS PESSOAS NÃO SABEM QUAL É O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PÁSCOA. MUITA GENTE PENSA QUE PÁSCOA É APENAS UM FERIADO MUITO LEGAL NO QUAL GANHAMOS OVOS DE CHOCOLATE. 
  A PÁSCOA CRISTÃ SURGIU NOS ANOS DO CRISTIANISMO E SIGNIFICA A VIDA DE JESUS. ESSA CELEBRAÇÃO RECEBEU O NOME DE PESSACH, QUE EM HEBRAICO SIGNIFICA PASSAGEM, NESSE CASO DA ESCRAVIDÃO À LIBERDADE. DAÍ SURGIU A PALAVRA PÁSCOA E JESUS CRISTO DEU NOVO SIGNIFICADO À PÁSCOA. 
  ELA É CONSIDERADA UMA DAS MAIORES FESTAS DOS CRISTÃOS, POIS A PÁSCOA COMEMORA A PASSAGEM DE CRISTO, DAS TREVAS PARA A LUZ E DA MORTE PARA A VIDA. ELE TROUXE A “BOA NOVA”, ESPERANÇA DE UMA VIDA MELHOR, TROUXE ENSINAMENTOS PARA QUE O POVO SE LIBERTASSE DO SOFRIMENTO E DO MAL. 

QUEM INVENTOU O COELHO DA PÁSCOA? 

  O SÍMBOLO DO COELHO É UM DOS MAIS ASSOCIADOS À DATA DA PÁSCOA. ANTIGAMENTE NO EGITO, O COELHO SIMBOLIZAVA O NASCIMENTO. 
  OS POVOS MAIS ANTIGOS, DIZIAM QUE O COELHO ERA O SÍMBOLO DA LUA, E ASSIM ELE ACABOU SE TORNANDO O SÍMBOLO DA PÁSCOA, PELO SIMPLES FATO DA PÁSCOA SER COMEMORADA NO PRIMEIRO DOMINGO APÓS A LUA CHEIA. 
  OS COELHINHOS FORAM CONSIDERADOS O SÍMBOLO DA PÁSCOA TAMBÉM PELO SIMPLES FATO DE POSSUIR UMA GRANDE REPRODUÇÃO, E TEM TUDO A VER COM A PÁSCOA, QUE SIGNIFICA O NASCER PARA UMA NOVA VIDA. 
QUEM INVENTOU O COELHO DA PÁSCOA FORAM OS IMIGRANTES ALEMÃES. ELES TROUXERAM ESSA IDEIA PARA A AMÉRICA, NO INÍCIO DO SÉCULO XVIII. 

POR QUAL RAZÃO EXISTE O OVO DE PÁSCOA? 

  O OVO SIMBOLIZA O PRINCÍPIO DA VIDA, OU SEJA, ELE REPRESENTA O COMEÇO DA VIDA. ANTIGAMENTE, AS PESSOAS DAVAM OVOS COMO PRESENTES PARA OS AMIGOS, PARA SIMBOLIZAR SORTE. 
 HÁ MUITO TEMPO ATRÁS, OS CRISTÃOS DO ORIENTE, DAVAM OVOS COLORIDOS NA ÉPOCA DA PÁSCOA, PARA SIMBOLIZAR UMA NOVA VIDA. 
 OS EUROPEUS ESCREVIAM MENSAGENS NOS OVOS, PARA DAR PARA OS AMIGOS NO DOMINGO DE PÁSCOA, OS ALEMÃES DAVAM OS OVOS PARA AS CRIANÇAS E OS ARMÊNIOS ENFEITAVAM OS OVOS COM FIGURAS RELIGIOSAS. 
 OS OVOS COZIDOS FORAM SUBSTITUÍDOS POR OVOS DE CHOCOLATE, PORQUE A IGREJA “PROIBIU” INGESTÃO DE CARNE NA QUARESMA. 

SENTIMENTOS DA PÁSCOA: 

A PÁSCOA É UMA ÉPOCA DE REFLEXÃO, RENOVAÇÃO E RENASCIMENTO


1 - CLIQUE NOS LINKS PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS.










2. LEIA A CANTIGA DO COELHINHO PARA RESPONDER AS PERGUNTAS, ESCREVA EM SEU CADERNO. 




A) OS OLHOS DO COELHINHO SÃO DE QUE COR?

B) QUAL A COR DOS PÊLOS DO COELHINHO? 

C) O QUE O COELHINHO COMEU E FICOU BARRIGUDO? 


3. RESPONDA EM SEU CADERNO.



4. OBSERVE A IMAGEM E RESPONDA EM SEU CADERNO.



A) CONTE QUANTOS OVOS O COELHO TIROU DA CARTOLA. 

B) VAMOS DAR UM NOME PARA ESSE COELHINHO? QUAL NOME VOCÊ ACHA QUE ELE DEVE TER? 

5. OBSERVE A CRUZADINHA COM OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA. DEPOIS ESCREVA EM SEU CADERNO AS PALAVRAS QUE VOCÊ FORMOU.



6. PEÇA AJUDA A UM ADULTO E ESCREVA OU FAÇA UM DESENHO DIZENDO O QUE A PÁSCOA SIGNIFICA PARA VOCÊ. PODE USAR ENFEITES, TINTA, O QUE VOCÊ TIVER E QUISER.

7. OBSERVE O COELHINHO ABAIXO E FAÇA O SEU COELHINHO, ESCOLHA ALGUMAS CORES QUE ESTÃO SUGERIDA AO LADO. NÃO ESQUEÇA DE ESCREVER O NOME DAS CORES QUE VOCÊ USOU.




8. VOCÊ SABE QUAL É O ALIMENTO QUE O COELHO MAIS GOSTA DE COMER? ELE É BEM GOSTOSO E NUTRITIVO. QUAL O NOME? ___________________________________ 


9. VAMOS A RECEITA?


10. VAMOS COLOCAR A QUANTIDADE DOS INGREDIENTES DO BOLO E TEMPO QUE ELE VAI FICAR NO FORNO? COLOQUE OS NÚMEROS DA QUANTIDADE EM SEU CADERNO. 

A) QUANTAS CENOURAS SERÃO USADAS PARA O BOLO?_________________ 

B) QUANTOS OVOS PRECISAMOS PARA FAZER A RECEITA? _________ 

C) QUANTAS XÍCARAS DE ÓLEO VAMOS USAR?__________ 

D) QUANTAS XÍCARAS DE AÇÚCAR? ___________________ 

E) QUANTAS XÍCARAS DE FARINHA DE TRIGO? ___________ 

F) QUANTAS COLHERES DE FERMENTO VAMOS USAR? ____ 

G) APÓS SEPARAR TODOS OS INGREDIENTES E BATER NO LIQUIDIFICADOR, COLOCAMOS PARA ASSAR POR QUANTOS MINUTOS? __________________ 


11. MARQUE UM X NA RESPOSTA CERTA. OBS.: FAÇA EM SEU CADERNO.






ATIVIDADES - SEMANA DE 22 À 26/03



https://youtu.be/CaTXgmHyMSk












https://br.ixl.com/math/pr%C3%A9-escola/aprenda-a-contar-ate-10





https://wordwall.net/pt/resource/5587492/alfabetiza%c3%a7%c3%a3o/qual-%c3%a9-letra-que-come%c3%a7a


https://wordwall.net/pt/resource/11967657/alfabeto-dos-animais


10 -COMPLETE A TABELA COM AS LETRAS QUE FALTAM





ATIVIDADES - SEMANA DE 15 À 19/03


1) PEÇO QUE VOCÊ ABRA O LIVRO DO ALUNO DO "KIT LITERÁRIO" E RESPONDA AS ATIVIDADES A PARTIR DA ATIVIDADE 3 QUE ESTÁ NA PÁGINA 9, E FAÇA ATÉ A ATIVIDADE 8 QUE ESTÁ NA PÁGINA 14. RESPONDA NO PRÓPRIO LIVRO. 

OBS: A ATIVIDADE 6 FOI REALIZADA NA SEMANA PASSADA.









2) VOCÊ TEM ALGUM OUTRO LIVRO?


3) QUAL VOCÊ MAIS GOSTA? TIRE UMA FOTO E MANDE NO GRUPO DA SUA SALA.


DESAFIO DE MATEMÁTICA




OBSERVE A IMAGEM, E FAÇA O REGISTRO DOS NÚMEROS DE 0 ATÉ 10 COM OS OBJETOS QUE VOCÊ TIVER DISPONÍVEL EM CASA. 
OBS: PEÇA AJUDA PARA UM ADULTO CASO TENHA DIFICULDADE. NÃO ESQUEÇA DE MANDAR UMA FOTO PARA O GRUPO DA SUA SALA.







ACESSE OS LINKS ABAIXO PARA REALIZAR AS ATIVIDADES E REGISTRE EM SEU CADERNO.


http://www.escolagames.com.br/jogos/ursinhoaeiou/

http://www.escolagames.com.br/jogos/brincandoVogais/

ESCREVA AS VOGAIS:


http://www.escolagames.com.br/jogos/alfabetoSabao/

ESCREVA O ALFABETO:



ATIVIDADES DE 08- 12 DE MARÇO DE 2021.




         LIVRO EM PDF   https://drive.google.com/file/d/1BLJJGftJNcCYacMFJ0rOzqryo2OZ1H2g/view?usp=sharing

 







2) VAMOS CONHECER A HISTÓRIA DO ALFABETO? ASSISTA O VÍDEO, LEIA A HISTÓRIA E RESPONDA AS PERGUNTAS. 


                           A) ONDE MORAVAM AS LETRAS?

                                
                                  B) QUE COR ERA A FADA DOS NÚMEROS?



                                  C) AS CONSOANTES FORAM PARA A FESTA ESCONDIDAS, QUEM SÃO ELAS?


ATIVIDADES 08-12 DE MARÇO EM PDF

https://drive.google.com/file/d/1btaIMWKVsUpJL8thqG8Jxzho5hLZYyI8/view?usp=sharing


https://drive.google.com/file/d/1ynXexL5EgQ60bnXh5uPOynINhdMmZyFO/view?usp=sharing


 



Atividades semana de 01 à 05/03/2021


1) OBSERVE AS LETRAS ABAIXO. QUAIS DELAS VOCÊ CONHECE? 

ESCREVA AS LETRAS DO ALFABETO EM SEU CADERNO. 


A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


2) ESCREVA O SEU PRIMEIRO NOME EM SEU CADERNO.

 

3) OBSERVE AS LETRAS DO ALFABETO E ESCREVA O NOME DO SEU MELHOR AMIGO. 


4 )AGORA PEÇA PARA ALGUÉM FAZER A LEITURA DO POEMA QUE FALA SOBRE AMIGOS. 





CLÁUDIO THEBAS. AMIGOS DO PEITO. SÃO PAULO: FORMATO EDITORIAL, 2009. P. 12 E 13.


5) FAÇA UM DESENHO QUE REPRESENTE VOCÊ E SEU (A) AMIGO (A).

A ) ESCREVA OS NOMES DE PESSOAS QUE APARECEM NO POEMA. 

B ) VOCÊ TEM UM (A) AMIGO (A) QUE TEM UM DESSES NOMES? ESCREVA AQUI O NOME. _______________________________________ 


6) QUANTOS NOMES DE PESSOAS APARECEM NO POEMA “AMIGOS DO PEITO”?


7) QUANTAS LETRAS TEM EM CADA UM DOS NOMES QUE APARECEM NO POEMA? 

8) O SEU NOME TEM QUANTAS LETRAS? 


9) OS SABERES EM CASA, NA PROPOSTA 1 E 2 HÁ INFORMAÇÕES SOBRE RATOS, AGORA CLIQUE NO LINK PARA VER E OUVIR A MÚSICA DO PALAVRA CANTADA.

https://www.youtube.com/watch?v=MeDBP8OU6q4


A) O QUE VOCÊ ACHOU DA MÚSICA E DO VÍDEO?



Atividades semana de 22 à 26/02/2021




Faça as atividades em seu caderno com muito capricho!



Hora da leitura

https://drive.google.com/file/d/1FRKo6RNkT463t9Nk7eeCr7wCZY0JA3nW/view?usp=drivesdk