Educação Física 2020

Atividades
 01/12 a 18/12
Olá pessoal!

Chegou dezembro!


 E esse foi um ano de muitos desafios e aprendizagens conquistadas, destinado introduzir e integrar a cultura corporal do movimento, produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, capacitando-o para usufruir dos jogos, os esportes, as danças, as lutas e as ginásticas em benefício do exercício e da melhoria da qualidade de vida.



A Educação Física Escolar deve dar oportunidades a mentar uma vida ativa como fator de bem-estar ,para que desenvolvam suas potencialidades qualidade de vida, a compreensão do que é o corpo, qualidades, de forma democrática e não seletiva, visando como este se movimenta, como se relaciona e se do seu aprimoramento como seres humanos.





 O Desafio deste mês é escolher três atividades enviadas, na qual você se identificou, e com elas vivenciar  novas experiências, e compartilhar fotos e vídeos com a gente, essa divertida experiências com as atividades.






Atividades
semana do dia 23/11 a 30/11
Olá pessoal!

ESTA SEMANA VAMOS ver os Jogos paralímpicos

Os jogos paralímpicos, ou Jogos Paraolímpicos consistem em um evento desportivo, que é constituído por competições entre atletas portadores de algum tipo de deficiência, sejam elas sensoriais ou físicas.


Historicamente, acredita-se que a origem de competições esportivas entre pessoas portadoras de deficiências tenha ocorrido nos Estados Unidos e na Inglaterra, devido ao grande número de homens que lutaram na Segunda Guerra Mundial, e perderam algum membro ou sofreram algum tipo de trauma grave 



Foi apenas em 1960 que ocorreu a primeira edição dos Jogos Paraolímpicos, na cidade italiana de Roma.


As categorias estipuladas pelo Movimento Paraolímpico Internacional: amputados, paralisados cerebrais, deficientes visuais, lesionados na medula espinhal, deficientes mentais e les outres, categoria constituída por indivíduos com falta de mobilidade que não se encaixam nas categorias anteriormente citadas.

Atividade para todas as séries do Fundamental I  

O vôlei sentado: surgiu da junção do vôlei convencional com um esporte alemão praticado por pessoas com pouca mobilidade, mas sem rede, chamado sitzbal.



Podem competir no vôlei sentado jogadores amputados, paralisados cerebrais, lesionados na coluna vertebral e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora. Uma das regras principais do esporte é que os atletas não podem bater na bola sem estar em contato com o solo.


Objetivo das práticas dos jogos paralímpicos é fazer com que as crianças entrem em contato não apenas com diferentes esportes, mas principalmente com os valores Olímpicos.


DESAFIO DO VOLEIBOL SENTADO

 


Voleibol com balões / bexigas, ou bola de borracha.

 ·         Para realizar este desafio iremos precisar apenas um balão, ou  bola, mais conhecido como bexiga.

·         Para ficar mais divertido será necessário, pelo menos, duas pessoas.

·         Faça uma rede (pode ser com cadeiras, barbante, etc.). Divida o espaço para que cada pessoa fique no sei campo.

·         Após isso é só começar o jogo.

·         Passe o balão de um lado para o outro sem que ele caia no chão.

·         Toda vez que o balão cair no chão do adversário é ponto.

·         Vence a disputa quem fizer mais pontos.



Defina as regras do jogo antes de iniciar, que pode ser:

 

·         Limites de toques na bexiga;

·         Tamanho do campo.

·         Os jogadores não podem bater na bola sem estar em contato com o solo.

·         Quantidade de pontos.



Atividades
semana do dia 16/11 a 20/11
Olá pessoal!

ESTA SEMANA VAMOS VER OS Esportes Coletivo


 Os esportes coletivos são jogos oficializados, praticados por duas ou mais pessoas em oposição à equipe adversária. São realizados em diferentes ambientes, como: Campo, quadra, areia, gelo, água, entre outros.




O esporte pode influenciar de forma positiva o indivíduo e suas interações coletivas, e possui diversos benefícios, como:

- Melhora o raciocínio lógico, a disposição física, a autoestima;

- Desenvolve agilidade, coordenação, organização técnica e estratégia de jogo;

- Promove a socialização;

- A prática regular de atividade física diminui o risco de doenças graves.

 

 


 

No Brasil, os esportes coletivos mais praticados são: Futebol, voleibol, futsal, handebol e basquetebol. Mas durante esta atividade iremos conhecer os esportes coletivos presentes nas olimpíadas.

 

 

Gosta de algum destes esportes? Prática? Manda uma foto para a escola fazendo alguma atividade destes esportes.

 



Atividade para todas as séries do Fundamental I  


VOLEIBOL (quadra, areia, sentado)



 

O segundo esporte mais praticado no Brasil, o voleibol de quadra coleciona medalhas nas olimpíadas. O Brasil é o maior campeão na categoria masculina, com 6 medalhas (3 de ouros e 3 de prata). No feminino o país possui 4 medalhas, sendo, 2 de ouro e 2 de bronze.



 

 

 

No voleibol de areia não é muito diferente. Estamos entre as melhores seleções do mundo, e desde que a modalidade está presente nas olimpíadas o Brasil sempre ganhou medalhas. Ao todo o país tem 13 medalhas em olimpíadas (sendo 3 de ouro, 7 de prata e 3 de bronze).



 

DESAFIO DO VOLEIBOL




Voleibol com balões / bexigas

Para realizar este desafio iremos precisar apenas de um balão de ar, mais conhecido como bexiga.

 

Para ficar mais divertido será necessário, pelo menos, duas pessoas. Faça uma rede (pode ser com cadeiras, barbante, etc.) e divida o espaço para que cada pessoa fique no sei campo. Após isso é só começar o jogo. Passe o balão de um lado para o outro sem que ele caia no chão. Toda vez que o balão cair no chão do adversário é ponto. Vence a disputa quem fizer mais pontos.

 

Defina as regras do jogo antes de iniciar, que pode ser:

Limites de toques na bexiga;

 

 

Tamanho do campo

Quantidade de pontos

   

Atividades
semana do dia 08/11 a 13/11
Olá pessoal!

ESTA SEMANA VAMOS ver os jogos olímpicos

Os primeiros jogos olímpicos da era moderna foram realizados em Atenas, em 1896, participaram destes jogos 285 atletas de 14 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.



Os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna foram Idealizado pelo  Barão de Coubertin no final do século XIX.



Os Jogos Olímpicos compõem um evento desportivo que acontece a cada quatro anos, também como os Jogos Olímpicos de Verão.



Em 1924, foram criados também os Jogos Olímpicos de Inverno, realizados a cada quatro anos, disputadas no gelo e na neve, sendo um dos eventos máximos do Movimento Olímpico, ao lado dos Jogos Olímpicos de Verão.



Outra importante inovação foi o surgimento dos Jogos Paralímpicos, em que competem atletas com necessidades especiais, a primeira edição do evento aconteceu em 1976, na Suécia. Os Jogos são constituídos por competições entre atletas de alto nível, desde portadores de algum tipo de deficiência, sejam elas sensoriais ou físicas.




At
ividade para todas as séries do Fundamental I 

ATLETISMO 

Atletismo é a prática esportiva mais antiga, que é conhecida como esporte base. Isso porque as suas modalidades compreendem os movimentos mais comuns para as pessoas desde a Antiguidade. As modalidades do atletismos são as Corridas (pista, obstáculos, estafetas, etc), Saltos (altura, comprimento, etc,), Lançamentos(dardo, peso disco, martelo  



É o principal esporte olímpico, conforme expressa a frase que circula nesse meio: Os Jogos Olímpicos podem acontecer apenas com o Atletismo. Nunca, sem ele. A história do atletismo é muito antiga, confundindo-se com a própria história do homem, que no seu dia a dia corria, saltava ou lançava suas armas para fugir de animais ou para caçá-los. Além disso, registros apontam que há cerca de 5 mil anos ele já era praticado no Egito e na China.



O atletismo dentro do contexto escolar pode ser considerado um conteúdo de fundamental importância, pois as capacidades e habilidades motoras por ele exploradas servem de auxílio e de base para o aprimoramento e a execução de movimentos que serão utilizados em outras modalidades esportivas. Ainda, esta inclusão da prática do atletismo no ambiente escolar, tem uma importância decisiva para a formação de crianças e jovens, na medida em que esta modalidade   pode proporcionar vivências e experiências básicas, fundamentais para o seu desenvolvimento motor.



O desafio é experimentar algumas das modalidades do Atletismo.



Corrida de Obstáculos: Você pode criar um circuito com almofadas, travesseiros, puffs, sofás, cones para contornar, objetos para saltar

 

ASSISTA OS VÍDEOS

 


https://www.youtube.com/watch?v=_iijyuLDfHQ&feature=youtu.be






Atividades
semana do dia 03/11 a 06/11
Olá pessoal!

ESTA SEMANA VAMOS VER PRÁTICAS DE AVENTURA Esportiva 

As As práticas de aventura esportiva estão dentro das práticas de aventura na natureza. Elas se caracterizam pelo alto grau de adrenalina e ambientes imprevisíveis que desafiam os praticantes. Que é o caso do RAFTING.

 


SURFE

É uma modalidade que exige equilíbrio, concentração e agilidade, mas pode ser uma atividade divertida, tanto para atletas quanto para iniciantes. Devido ao nosso extenso litoral, o surfe é um esporte muito praticado em nosso país. E os atletas do país são referências no cenário mundial. Destaque para Maya Gabeira e Gabriel Medina.





NO CÉU


Os esportes de aventura exigem muito da parte psicológica de seus praticantes, por isso são tão procurados por pessoas que gostam de fortes emoções. Tem medo de altura? Que tal desafiar seu medo em um Salto de Bungee jumping ou de paraquedas.


Atividade para todas as séries do Fundamental I 

O paraquedismo também exigem muita coragem e superação. O objetivo é saltar de um local alto ou de um avião fazendo uso de um paraquedas para diminuir sua velocidade de queda. Para saltar sozinho é necessário um curso, porém, existe a modalidade de salto em dupla, onde a pessoa salta junto com um instrutor.


QUE TAL FAZER SEU PARAQUEDAS?

Você pode criar um mini paraquedas e se divertir com seus brinquedos. Para isso basta uma sacola plástica, barbante e um brinquedo para ser o paraquedista.




 

Passo a passo:

1.    Recortar a sacola plástica e forma de círculo. Para isso você pode usar um molde um assista ao vídeo abaixo;

2.    Corte oito pedaços de barbantes em tamanhos iguais, aproximadamente do tamanho do círculo;

3.    Agora divida o círculo em oito partes e prenda um pedaço de barbante em cada uma das partes;

4.    A outra ponta dos oito (8) pedaços de barbante você irá prender no brinquedo que será usado como paraquedista.

Agora basta dobrar o paraquedas e usar o paraquedista para jogá-lo ao alto e ver seu brinquedo em ação.




Atividades
semana do dia 26/10 a 30/10
Olá pessoal!

ESTA SEMANA VAMOS ver PRÁTICAS DE AVENTURA Urbana 

Práticas corporais de aventura, exploram as expressões e formas de experimentação corporal provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador. 



Algumas dessas práticas costumam receber outras denominações, como esportes de risco, esportes alternativos e esportes extremos. 



As práticas de aventura urbanas exploram a “paisagem de cimento”, para produzir essas condições de vertigem e risco controlado durante a prática de parkour, skate, patins, bike etc.

Atividade para todas as séries do Fundamental I 

Parkour

 








O Parkour surgiu na França e busca autonomia do corpo e da mente. O objetivo é se deslocar de um lugar para outro de forma rápida. Para isso, os praticantes usam diversos cantos das cidades para trabalhar força, agilidade, equilíbrio, noção de espaço, precisão e a criatividade. Eles escalam muros, saltam escadas e vãos.Por usar os espaços urbanos e ser pouco conhecido, inicialmente o esporte era confundido com vandalismo.  Mas com o tempo, principalmente após aparecer em clipes de artistas famosos, as pessoas passaram a reconhecer e algumas até se tornaram novos adeptos a prática




Parkour das ruas da cidade para a quadra da escola, ou dentro de casa, é uma prática que ensina as crianças a caírem, e a saltarem com segurança.


Escalar paredes, pular e desviar de obstáculos no meio do trajeto, saltar entre prédios. Poderia ser a descrição de uma cena protagonizada pelo Homem-Aranha, mas, na verdade, essas atividades fazem parte do cotidiano dos praticantes de um esporte comum em cidades. 



os movimentos

Lazy vault: salto lateral que utiliza as mãos para transpor obstáculos.

Rolamentos: úteis para a finalização de movimentos sem perder a velocidade.

  


Use colchões, ou algo que amorteça os impactos, e previnem torções e lesões nos calcanhares e nos pulsos; é importante promover exercícios para acostumar-se a se moverem no chão, e para fortalecer os braços e as pernas; uma brincadeira que desenvolve essas habilidades é a imitação de animais.


O desafio é experimentar os movimentos. 


Atividades
semana do dia 19/10 a 23/10
Olá pessoal!

ESTA SEMANA VAMOS VER  PRÁTICAS DE AVENTURA


 

Para ficar mais fácil a compreensão iremos dividir o tema em quatro partes, que serão: Práticas terrestres na natureza, práticas terrestres urbanas, práticas aquáticas e práticas aéreas.


 


Vamos iniciar pelas práticas terrestres na NATUREZA.

Explorar o planeta terra faz parte da vida do ser humano. Andar longos percursos, subir montanhas e encontrar abrigos seguros foram fundamentais para o avanço das civilizações. Muitas práticas de aventura que conhecemos hoje surgiram através da exploração do planeta, como por exemplo, a caminhada, a escalada, entre outras.


Atividade para todas as séries do Fundamental I 



 

SLACKLINE

O slackline é tido como uma das mais novas modalidades de práticas de aventura e tem ganhado muitos praticantes.



Esta prática foi criada na década de 70 em montanhas dos Estados Unidos, onde escaladores, se inspirando na corda bamba do circo, esticavam fitas entre as árvores no intuito de treinar o equilíbrio e também por diversão.


 

rda é utilizada para passar por grandes alturas. Existem até pessoas que estendem a fita entre prédios, pontes e grandes penhascos.





Que tal praticar um pouco, em casa ?


- Andar sobre linhas

Desenhe uma linha no chão e tente caminhar sobre ela. Equilibre o corpo e tente pisar com o centro do pé na linha.


 

- Andar sobre cordas

Igual a atividade acima, porém agora sobre a corda. Quando mais grossa for a corda, mais difícil será, pois os pés não irão tocar o chão.



- Andar sobre guias ou muretas

Quem nunca andou se equilibrando nas guias das calçadas? Esse é um bom exercício para melhorar seu equilíbrio.

 


Atividades
semana do dia 12/10 a 16/10
Olá pessoal!
ESTA SEMANA A ATIVIDADE  É ESPECIAL DIA DAS CRIANÇAS, SOBRE A DANÇA SAMBA. 
o VIDEO DA AULA SE ENCONTRA NA PÁGINA INICIAL DO bLOG.

🏄🏄🏄🏄🏄🏄🏄🏄🏄


Olá crianças !

 Uma mensagem do Profº Rafael e do Profº Leonardo, com muito amor e carinho.




Atividades
semana do dia 05/09 a 09/10

Olá pessoal!
ESTA SEMANA VAMOS VER o tai chi chuan
O Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa praticada com  movimentos realizados lentamente  e em silêncio,  proporcionando a movimentação da energia do corpo e estimulando a consciência corporal, a concentração e a tranquilidade.


Quando praticado por crianças, o Tai Chi Chuan ajuda de uma maneira lúdica e saudável, a reconhecer o próprio corpo, e entender suas possibilidades de movimentação. Além disso, reforça a ligação com a natureza, seus ciclos e suas energias. A atividade pode ser praticada por crianças a partir de cinco anos de idade.



O tai Chi Chuan possui nomes poéticos para os movimentos feitos e as posturas preparatórias, como "abraçando a árvore", "acariciando a cauda do pássaro", "galo dourado numa perna só", "afastando o macaco para trás", "procurando a agulha no fundo do mar", "serpente branca mostra a língua", entre outros. Isso pode virar uma grande brincadeira para as crianças, além de fazer com que elas memorizem com mais facilidade as imagens relacionadas aos nomes, na hora de praticar os movimentos.



O Tai Chi Chuan é praticado com a combinação de movimentos, que têm o objetivo de promover a circulação da energia vital do corpo, chamada de Chi Kung. Estes movimentos devem ser realizados de maneira fluida e em um estado de plena atenção mental. 



Assim, a prática envolve a combinação entre respiração, movimentos de artes marciais, como socos e chutes, e a concentração da mente.



Atividade para todas as séries do Fundamental I

É possível praticar esta arte marcial sozinho, ou preferencialmente orientado por um profissional em aulas de grupo.  A habilidade dos movimentos é alcançada aos poucos, por isso é necessário praticar com regularidade, o Tai Chi Chuan é praticado com um ritmo lento, para que se consiga fazer os movimentos com precisão.


 O desafio é arriscar alguns movimentos e experimentar o Tai Chi Chuan.


O Tai Chi Chuan é praticado com a combinação de movimentos, que têm o objetivo de promover a circulação da energia vital do corpo, chamada de Chi Kung. Estes movimentos devem ser realizados de maneira fluida e em um estado de plena atenção mental. Assim, a prática envolve a combinação entre respiração, movimentos de artes marciais, como socos e chutes, e a concentração da mente.



Atividades
semana do dia 28/09 a 02/10

Olá pessoal!
ESTA SEMANA VAMOS VER  a caporeira

A capoeira é reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade, título recebido da UNESCO em 2014. Mas antes de todo esse reconhecimento a capoeira passou por períodos de muita luta e resistência.



Criada por negros escravizados que vieram forçadamente da África, a capoeira surgiu como luta de resistência contra a escravidão e como um movimento de libertação dos povos negros.


De 1889 até 1930 a prática da capoeira foi proibida e seus praticantes perseguidos pelos governos.



A palavra capoeira é de origem Tupi Guarani e significa “mata que deixou de existir, mata rasteira”.

 


Existe uma discussão para definição do que é a capoeira (luta, dança ou jogo), mas inicialmente foi criada como luta, e assim como as artes marciais orientais, a capoeira é uma forma de usar o corpo como defesa ou para atacar oponentes. 


- Capoeira: http://www.capoeira.gov.br/


Atividade para todas as séries do Fundamental I

Que tal agora arriscar alguns movimentos da Capoeira?





Atividades- semana do dia 21/09 a 25/09

Olá pessoal!

Esta semana iremos ver mais dois jogos: O jogo da memória e o batalha naval.

O jogo da memória ajuda a desenvolver a concentração, a memória, a compreender regras e ainda, quando confeccionado desde o início, trabalha a criatividade.

Batalha naval é um jogo no qual os participantes precisam atingir os navios do adversário (os desenhos) adivinhando em que quadrados da folha eles foram desenhados.


O jogo foi criado no início do século XX (1914 – 1918), durante a primeira guerra mundial, por soldados russos. Eles desenhavam os navios em uma folha com coordenadas e o adversário precisava acertar essas coordenadas para “afundar” o navio.


Atualmente existem diversas versões do jogo: desde um tabuleiro até aplicativos para computador e celular.

Atividade para todas as séries do Fundamental I

Para criar nosso jogo da memória será necessário seguir alguns passos:

 

1. Escolher um tema

Frutas, animais, brinquedos, letras, nomes, desenhos animados, fotos da família, meios de transportes, etc. Use a imaginação;

 

3. Quantidade de cartas

Definido o tema agora precisamos definir a quantidade de pares. Quanto mais par for criado, mais difícil será o jogo;

 

3. Imagens

As imagens podem ser desenhadas ou usar colagens. É necessário um par de cada imagem;

JOGANDO

Com o jogo criado, agora é hora da diversão.










Coloque as cartas uma ao lado da outra com os desenhos virados para baixo e um jogador por vez escolhe duas cartas. Se achar o par marca um ponto. No final, quem achar mais pares vence o jogo.

  

O ideal é que você crie o seu jogo. 



- Material necessário: Folha e lápis

- Cada jogador precisa desenhar dois tabuleiros 15x15 (com 15 linhas e 15 colunas), ou imprimir o disponível no final do arquivo. Numerar as linhas de 1 a 15 e as colunas de A a O.




Agora um jogador por vez vai falando as coordenadas para tentar acertar os navios do adversário. Exemplo: 1A – Se o adversário falar “BOMBA” (atingiu) você continua jogando. Se ele falar “ÁGUA” (não atingiu) você passa a vez. O tabuleiro em branco serve para você controlar suas jogadas.

Como Jogar:



Vence o jogo quem conseguir atingir todas as partes dos navios do adversário.

Outra forma  de jogar




Atividades- semana do dia 14/09 a 18/09

Olá pessoal!

ESTA SEMANA VAMOS VER lutas com espada 

 Enxergamos as lutas como socos, chutes, e outros golpes a fim de ferir uma pessoa. Porém as lutas além de serem modalidades esportivas, também estão presentes no nosso dia a dia, como a luta por território, a luta por um emprego. De maneira geral as lutas e com espada, tem relação com questões que envolvem poder, autoridade, força, desejo, conflito e oposição.  


Diante desses argumentos, a visão que a maioria das pessoas tem, é que as lutas incentivam a violência; pois na verdade as lutas são eficazes para o processo de formação moral, e impulsionam a capacidade física e mental, ajudando a obter domínio próprio, coragem, honra, lealdade, modéstia e bondade.



Acredita-se que é na pré-história, que o homem utilizava de armas para ataque e defesa de animais. Passada a fase da caça e da coleta, houve uma evolução nas armas, o que fez da luta com armas brancas um meio de combate. A palavra Espada  é derivada do latim spatha ,um modelo de espada usada no fim do Império Romano, bem como por um longo período da Baixa Idade Média, que, por sua vez, vem do grego antigo, spártā, em referência direta à antiga cidade-estado da Grécia Antiga, Esparta, renomada pela ferocidade de seus guerreiros espadachins.




Atividade para todas as séries do Fundamental I

Esgrima é um esporte olímpico disputado com espada, florete e sabre, que tem como objetivo tocar o adversário com uma dessas armas brancas, e de acordo com a modalidade da disputa, sem que haja contato corporal. Sua origem remonta à pré-história, uma vez que a arte da caça dá indícios do que viriam a se tornar as práticas esportivas.

 


Logo após esse período, a esgrima começou a evoluir como modalidade esportiva. Surgiram equipamentos mais leves e menos perigosos, como o florete, além de outros equipamentos mais propícios à segurança; luvas, máscaras e coletes para os mestres. Além disso, com o intuito de evitar ferimentos durante os treinos, algumas convenções foram estabelecidas, como, por exemplo, duas pessoas não poderiam atacar ao mesmo tempo.

 

   No início do século XIX, os duelos foram extintos. O ferimento provocado pela espada, que antes era sinal de vitória, passou a ser substituído pelos sinais dados pelo árbitro. A introdução da esgrima nos Jogos Olímpicos se deu logo na sua primeira edição da era moderna, Atenas, 1896.

No Brasil, a prática da esgrima data do período imperial, graças a Dom Pedro II. As tropas faziam uso dela, motivo pelo qual foi introduzida nos cursos da Escola Militar em 1858.


A esgrima melhora a coordenação motora, equilíbrio, força, flexibilidade, resistência muscular e cardiorrespiratória, concentração e estratégia, e por isso estimula a agilidade, tanto de pensamento quanto de movimento, a consciência do próprio corpo e seus movimentos, a habilidade de perceber e antecipar os movimentos do oponente e um poder de decisão muito apurado.





A esgrima impulsiona a criatividade e o raciocínio, além da autoconfiança, a autoestima e um alto nível de motivação, que contribuem com a formação de uma personalidade saudável.


O DESAFIO

Arriscar alguns movimentos da esgrima, e se você não tiver espada de brinquedo, construa uma de papel.


VÍDEOS 





Atividades- semana do dia 31/08 a 04/09

Olá pessoal!
Na atividade desta semana  iremos falar e criar JOGOS DE TRILHA!
É bem provável que você já deve ter brincado com algum jogo de trilha, também chamado de jogo de percurso. Na aula de hoje além de conhecer um pouco da origem desses jogos, iremos construir trilhas com nossas próprias regras.


É difícil precisar, mas algumas pesquisas demonstram que o jogo de trilha mais antigo foi encontrado no Egito há 1.400 anos a.C. Eles surgiram a partir dos jogos de tabuleiros.



JUMANJI. A história descreve um jogo de tabuleiro com temática da natureza, onde animais reais e outros elementos aparecem magicamente assim que um jogador joga os dados.





Atividade para todas as séries do Fundamental I

Para criar nossa trilha ou percurso será necessário seguir alguns passos:

 

1. Escolher um tema

Para ficar mais empolgante é legal a gente pensar em um assunto para nossa trilha. O assunto pode ser real ou inventado, vai da sua criatividade e imaginação. Exemplos de tema: Desenhos animados, escola, parque de diversão, futebol, brinquedos, caça ao tesouro, corrida maluca, alimentação, meios de transporte, animais, etc.;

 

2. Personagens

Agora precisamos pensar nos personagens do nosso jogo. De acordo com o tema, quais os personagens estarão presentes?

 

3. Formato

Próximo passo é definir o formato da nossa trilha. Ela pode ser com início e fim, ou em formato infinito (ver formatos na próxima página)

 

4. Tamanho da trilha

Definido o formato agora precisamos pensar em quantas casas terão. Lembrando que quanto mais casas mais regras e mais demorado será o jogo;

 

5. Regras do jogo

Após isso é preciso definir as regras que estarão presentes no jogo. As regras podem ser escritas nas casas;

 

6. Desenhando a trilha


Agora é por a mão na massa e desenhar nossa trilha, de acordo com os passos acima. Após desenhar o caminho pinte e faça desenhos de acordo com o tema escolhido para enfeitar a folha.





Atividades- semana do dia 24/08 a 28/08

Olá pessoal!

A atividade desta semana é sobre  história da origem dos jogos e dos brinquedos,   que certamente se depara com algumas dificuldades de registros, a pobreza de informações e até mesmo a compreensão sobre o significado do termo e  esclarecer qual é de fato o conceito que temos de jogo. 


O termo jogo vem  do latim ludus, ludere, que designava movimentos rápidos, mas referia-se, também, à representação cênica, aos ritos de iniciação e aos jogos de azar. Com tantos significados é aplicado o termo em diferentes contextos, a palavra jogo será utilizada como sinônimo de brincadeiras.Por outro lado, brinquedos são objetos que servem de aporte para as brincadeiras.

 Os brinquedos e as brincadeiras caminham juntos, e nem sempre é possível comprar muitos brinquedos para os filhos. Uma forma de driblar esse obstáculo, é ainda ser muito criativo é fazer brinquedos com material reciclado.

Além de reaproveitar os materiais que seriam descartados, você podecriar  lindos brinquedos.


Atividade para todas as séries do Fundamental I

JOGO

Jogo de linhas  de fita



  1. Use  fita  adesiva, para criar as linhas de fita;

  2. Faça de 5 a 10 linhas separadas de fita, cada uma com cerca de 30 centímetros de distância, no chão ou carpete. Identifique o primeiro como a linha "inicial" ;

  3. Salto em distância: veja quantas linhas eles podem pular. Faça com que eles tentem bater sua melhor pontuação a cada vez. Experimente balançar o braço, ou  braços atrás das costas.

Corra  e não  pule deixe-os começar a correr e veja se conseguem pular ainda mais.

Long Jump Backwards: Aumente a dificuldade executando as tarefas saltando para trás.

Hop: Até onde eles conseguem pular com uma perna só.

Stretch: Quão longe sua perna pode alcançar com um pé na linha de “largada”.


BRINQUEDO

Vai e vem


  • 2 garrafas plásticas. Não precisa ser pet de refrigerante , pode ser de leite ou de suco, mas as de formato arredondado são melhores.

  • 1 corda de varal. Precisa ser daquelas mais antigas, que parecem enceradas ou são de plástico mesmo. Tem umas cordas novas de varal com uma textura mais parecida com fio. 

  • tesoura

  • fita adesiva para prender as metades do vai-vem.

  • 4 argolas,   Ou você pode aproveitar de chocalhos e brinquedos comuns de bebês. 


A primeira etapa do vai-vem é cortar a parte de baixo das garrafas. Você define o quanto quer cortar para ter um brinquedo do tamanho que preferir.

Se você não tiver as argolas, pode aproveitar esta parte que irá sobrar das garrafas e cortar tiras para fazer as argolas. O único cuidado é envolver estas tiras com fita adesiva para não machucar a mão.


Feito isso, tire as tampas das garrafas. Corte dois pedaços da corda de varal no comprimento que achar melhor  ou1 metro.Passe os fios pelas metades das garrafas, saindo pelo gargalo. Unir as duas metades das garrafas. O melhor é encaixar uma metade na outra e passar a fita adesiva para ficar bem preso,  pode usar sua criatividade  para decorá-lo.


A finalização do vai-vem, pregando as quatro argolas em cada uma das pontas dos fios de varal com fita adesiva.



Atividades- semana do dia 17/08 a 21/08

Olá pessoal!

A atividade desta semana é sobre artes marciais, que  são habilidades de luta que uma pessoa pode praticar por esporte ou para se defender. A maioria delas foi desenvolvida no leste da Ásia


A palavra “marcial” vem de Marte, o deus romano da guerra. No entanto, a maioria das artes marciais não é violenta. Algumas  pessoas  usam as artes marciais para ajudar a alcançar a consciência espiritual, e outras pessoas praticam artes marciais para desenvolver a autodisciplina. 


Artes marciais são um conjunto de técnicas de luta individual. Algumas das artes marciais mais conhecidas são kung fu, Karatê, judô, aikido, krav magá, judô, jiu-jitsu, muay thai, taekwondo.


 Nos dias de hoje as artes marciais são praticadas como esporte de massas e também no contexto da alta competição, como é o caso do judô e caratê


Atividade para todas as séries do Fundamental I

Karatê

Os Kata  é a parte central do treinamento no karatê,  o início e o fim desta arte marcial, sendo sem dúvida a sua essência.


No Kata todos os músculos  sao trabalhados com perfeição harmoniosa, sendo um excelente meio de exercício físico, pois  o equilíbrio, a força e velocidade são desenvolvidos, a respiração é sincronizada com os movimentos e as combinações técnicas se tornam naturais.


 Kata é geralmente praticado em partes, até que toda a sequência seja aprendida.




 Para o kata de melhoria, há quatro partes principais, cada uma com mais elementos: Entenda a direção; a condição atual;Defina a próxima condição-alvo;rumo à condição-alvo.


O desafio é  arriscar alguns movimentos do kata.

Atividades- semana do dia 10/08 a 14/08

Olá pessoal!

A atividade desta semana é sobre BRINCADEIRAS DA REGIÃO NORTE.
região Norte é a maior região do Brasil em termos de extensão territorial, e é a que concentra a maior biodiversidade graças à existência da Floresta Amazônica. 


Devido à presença da floresta, é na região Norte que percebemos a grande influência que a paisagem natural possui sobre as ocupações humanas.



Brincadeiras da Região Norte 



Quem não gosta de uma boa brincadeira de rua?
Muitas delas são típicas das regiões de nosso país e foram transmitidas por gerações, ganhando o Brasil. Entre as várias praticadas nas ruas e escolas, estão aquelas originadas na Região Norte





Atividade para todas as séries do Fundamental I

Brincadeiras da Região Norte 

Curupira

Essa brincadeira é tradicional do Estado da Amazônia 


O Curupira é um personagem do Folclore Brasileiro, ele é descrito como um menino de cabelos vermelhos e pés para trás, o objetivo do Curupira era proteger as matas.


Material para a Brincadeira:

·         Lenço.

Passo a passo 

1.   A brincadeira se dará inicio quando o Curupira for escolhido. Com a ajuda do lenço os olhos do Curupira deverá ser vedado.

2.   Os demais participantes deverão formam um círculo em volta do Curupira. Um por vez, cada participante deverá perguntar: – “Curupira, o que é que você perdeu.”

3.   O “Curupira” deverá responder qualquer coisa, como, por exemplo:boneca, árvore, porta.

4.   O participante vendado deverá responder qualquer coisa e tira a venda. Nesse momento, o “Curupira”, ao notar que não vai ganhar a comida que deseja, o Curupira sai correndo atrás dos demais participantes. O primeiro participante a ser pego se torna o novo Curupira.


 Roubando Melancias

A brincadeira Roubando Melancias tem o Estado de origem a Rondônia.


Passo a passo 

1.   O ideal é realizar essa brincadeira na grama, pois dará a impressão de uma “plantação”. O participantes terão que dar inicio na brincadeira e decidir quem será o Ladrão, dono da plantação e as melancias.

2.   As “melancias” devem ficam agachadas no chão e quando abordadas pelo “ladrão”, essas devem dar o braço e acompanha-lo. O “ladrão” deve  levar as “melancias” da plantação para uma área demarcada.

3.   Por sua vez, o dono da “plantação” deve salvar as melancias, evitando que o “ladrão” as levem. O jogo acaba quando o ladrão consegue levar todas as melancias para o seu lado.

Quatro Cantos


Essa brincadeira é muito praticada pelas meninas e é uma ótima opção, pois poderá ser praticada em qualquer lugar. 


Material para a Brincadeira:

·         Giz.

Passo a passo da Brincadeira:

1.   Utilizando um giz, faça um quadrado no chão. Cada criança, ficará uma em cada canto  do quadrado. Nessa brincadeira as crianças terão que ficar mudando de lugar e a quinta criança que ficar no meio do quadrado, terá que tentar que ocupar um canto.

2.   Quando esse quinto participante conseguir ocupar este canto, quem ocupava aquele canto passa para o meio.


 

Atividades- semana do dia 03/08 a07/08

Olá pessoal!
   A atividade desta semana é sobre  a dança  na Região Centro-Oeste do Brasil, composta pelos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal.

Seu povoamento é consequência dos fluxos migratórios, isso ocorreu primeiramente devido ao transporte de gado do Sul e Sudeste para as primeiras fazendas do Centro-Oeste, além da atuação dos bandeirantes paulistas.


As manifestações culturais de maior destaque no Centro-Oeste são: Fogaréu na Cidade de Goiás, Cavalhada na cidade de Pirenópolis, ambos no Estado de Goiás; Cururu, dança folclórica dos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.


Na região Centro-Oeste as danças tipicas  temos a Catira, o Chupim, Cururu, Siriri, Engenho de Maromba e a Cavalhada.


 O sertanejo

O gênero musical sertanejo mais famoso é o sertanejo caipira, ou música caipira, esse gênero musical historicamente teve início com o Bandeirismo, um movimento de desbravamento no interior do Brasil pelos bandeirantes paulistas, no século XVI. Antonio Candido definiu como Paulistânia todo o eixo de expansão e difusão da cultura bandeirantes, onde se fixou  por cultura caipira. 


 O sertanejo é atualmente o mais popular estilo musical no Brasil, superando inclusive o samba, na maioria dos estados do país (especialmente São PauloMinas GeraisGoiásRio de Janeiro , Mato Grosso do SulMato GrossoRondônia e Tocantins e Paraná).

Atividade para todas as séries do Fundamental I

A dança sertaneja moderna tem suas origens nas danças sertanejas brasileiras. O termo "Sertanejo" foi inicialmente criado pelos portugueses no período das navegações para definir o interior da nova terra, diferindo-o do litoral. Mais tarde, aplicou-se ao interior do país de um modo geral. 


Assim, sendo o Sertão Brasileiro extremamente vasto, compreendendo as regiões interioranas do país desde o Sul ao Nordeste brasileiro, e tendo em sua história processos de colonização e choques culturais de diversos povos, percebemos inicialmente uma pluralidade ímpar na formação das Danças Sertanejas Tradicionais. Esta mescla de gêneros europeus, indígenas e por vezes africanos originou diversas danças pelo Brasil, levando-se em conta as particularidades históricas e culturais supracitadas de cada Região.
Aprenda os passos 



VAMOS DANÇAR!

Apelido Carinhoso-Gusttavo Lima

Não deixo não-Edson e Hudson

Atrasadinha-Felipe Araujo & Ferrugem

Atividades- semana do dia 27/07 a 31/07


Olá pessoal!
   A atividade desta semana é sobre  BRINCADEIRAS DA REGIÃO SUL.


A Região Sul é formada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. cultura da região sul foi influenciada pelos imigrantes que vieram da Europa, na segunda metade do século XIX. Uma herança de espanhóis, negros, portugueses, alemães, italianos, dentre outros. 

Atividade para todas as séries do Fundamental I


MAMÃE POSSO IR 


As crianças ficam bem longe da que será mãe ou pai e, uma por vez, dizem:
“Mamãe (ou papai), posso ir?”
“Pode”, responde.
“Quantos passos?”, pergunta o filho.
A criança que é a mãe ou pai diz o número de passos.
“De quê?”, pergunta o filho.
Ela ou ele responde se são passos de canguru (pulados), elefantinho ou elefantão (curto ou longo), formiguinha (bem curtinho) ou sapo (pulando igual a um sapo).
Depois, passa a vez para outra criança, e assim sucessivamente, até que uma chegue primeiro à mãe ou ao pai. Ela comandará a próxima rodada.



ESCONDE- ESCONDE



Enquanto uma criança fica  com os olhos fechados contando até certo número combinado com os participantes, os demais participantes se escondem. Ao final da contagem, a pessoa deve procurar os participantes escondidos.



PICO PICOLÉ



Enquanto cantam a canção, todos os participantes, em roda, ficam com as mãos fechadas. Uma pessoa comanda a brincadeira, batendo sobre as mãos fechadas dos colegas. Quando a música termina, a pessoa cuja mão foi batida por último tem que escolher um sabor de picolé. O sabor escolhido deve ser batido nas mãos dos outros de acordo com as sílabas da palavra (Por exemplo: a-ba-ca-xi). A pessoa que for receber o tapa na última sílaba deve por a mão para trás.Quem ficar com as duas mãos para trás é eliminado. O ganhador será o último a sai.




Atividades- semana do dia 20/07 a 24/07

Olá pessoal!

   A atividade desta semana é sobre as danças na região Sudeste, temos os Congos, Congados ou Congadas, Moçambique, Caboclinhos ou Caiapós, Folias de Reis, São Gonçalo e Calango Mineiro.

Congada 

  A Catira ou cateretê  é uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos de quem dança
A coreografia é executada na maioria das vezes por homens, chamados de  boiadeiros e lavradores e pode ser formada por seis a dez componentes e mais uma dupla de violeiros, que tocam e cantam  musicas conhecida como  moda.  


 Não se sabe sua origem, pois  alguns dizem que veio da África junto com os negros, outros acham que é de origem espanhola, enquanto  algus estudiosos afirmam que é uma mistura com origens africana, espanhola e também portuguesa, sendo que a viola originou-se em Portugal.  Essa dança tem as suas raízes em Goiás, norte de Minas e também no interior de São Paulo.


Atividade para todas as séries do Fundamental I

A dança é uma expressão artística que usa o corpo como instrumento. Do movimento do corpo, da batida do coração, do caminhar,  as danças são criadas como forma de expressão.

  1.  O desafio é  arriscar alguns passos da dança catira, na qual  aqui em Guarulhos também faz parte da nossa cultura. Divirta-se


  

  



Atividades- semana do dia 13/07 a 17/07

Olá pessoal!

 A atividade desta semana é sobre Brincadeiras com o Futebol.


O futebol é uma linguagem universal de milhões de crianças no mundo. O futebol desempenha um importante papel na preservação desse direito infantil.


Objetivo    

  1. Aumentar a potência muscular das pernas,

  2. Melhora a capacidade cardiovascular,

  3. Estimula a velocidade de reação, a coordenação motora, e a visão periférica,

  4. Contribui com aumento da densidade óssea femural

  5.   Aumenta a potência do salto,

  6.   Aumento dos níveis de testosterona, o que fará com que se forme mais tecido muscular,

  7.   Oxigena o sangue,

  8.  O futebol sociabiliza as crianças, e lhes insere no gratificante trabalho em equipe.

bola é um dos brinquedos mais antigos e populares que existe e faz muito sucesso entre as crianças ainda hoje. 

As brincadeiras com bola oferecem inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil além de muita diversão.

Atividade para todas as séries do Fundamental I

Bobinho 

O  clássico dos jogos de bola, é uma brincadeira em que todos os participantes ficam em roda e tocam a bola entre si. O bobinho fica no centro tentando interceptar os passes. Caso consiga pegar a bola, o autor do passe errado vira o novo bobinho. Em alguns lugares, existe a regra em que obriga o bobo a ficar mais uma rodada caso tome uma caneta ou chapéu.


Artilheiro

Cada time tem um goleiro e um artilheiro. E só. O goleiro lança a bola para o artilheiro, que deve fazer o gol com apenas um toque na bola. Caso consiga converter, os jogadores trocam de posição. A graça sempre esteve em tentar marcar um gol durante a troca de posições do outro time. O placar limite é sempre combinado previamente


 Gol a gol

Talvez não tão jogado na rua, pois exige duas traves, em casa pode ser feito com sapatos, chinelos, também é sempre jogado em quadras, praças e clubes, quintal de casa, etc. Nesta modalidade, o jogador é, ao mesmo tempo, o goleiro e o atacante, arriscando tiros ao gol adversário e defendendo a sua meta. Há também uma variação em que não é permitida a defesa com as mãos , e se acertar a trave, é pênalti!

 


Atividades- semana do dia 06/07 a 10/07

  
Olá pessoal!

 A atividade desta semana é sobre Brincadeiras. No brincar, a criança desenvolve-se pela experiência social, nas interações que estabelece, desde cedo, com a experiência sócio-histórica dos adultos e do mundo por eles criado. 




Dessa forma, a brincadeira é uma atividade humana, na qual as crianças são introduzidas  em um modo de assimilar e recriar a experiência sócio-cultural dos adultos. Brincar é trabalhar os desafios do cotidiano, e  exige práticas reflexivas e críticas em torno da realidade que nos cerca.

Atividade para todas as séries do Fundamental I
 
Caça ao tesouro


Como o brincar tem a função de dominar as angústias e controlar ideias,  ou impulsos que conduzem a angústia. Na Brincadeira a criança comunica os seus sentimentos, ideias, fantasias, fazendo assim uma Inter relação, entre o real e o imaginário.

  • A brincadeira Caça ao tesouro, é uma ótima brincadeira neste tempo de pandemia; pois nesta brincadeira, esconde-se as pistas pela casa, cada pista indica a próxima. A ideia do tesouro pode ser simbólica, e toda familia, poder participar.


  • As pistas pode conter, charadas, que é bom para crianças maiores, treinar a leitura; as palavras simples crianças maiores, mas que ainda estão aprendendo a ler, ou desenhos para as crianças menores ou não alfabetizadas, ou sem pistas, dizendo apenas quente ou frio para encontrar objetos escondidos e encontra-los.

Segue o vídeo com dicas :

.


Atividades- semana do dia 29/06 a 03/07
  
Olá pessoal!

 A atividade desta semana é sobre  os jogos de tabuleiro, que além do  caráter lúdico,  é divertido e desenvolve funções que vão além do entretenimento, envolvendo também aspectos sociais, cognitivos e afetivos, estimula nos alunos a se relacionarem entre si durante as partidas, bem como os incentiva a obedecerem às regras e limites do adversário.

Desenvolve habilidades de raciocínio, estratégia, comunicação, administração, inteligência emocional, liderança, concentração, negociação, entre outras.

Atividade para todas as séries do Fundamental I

O jogo da Onça



Conhecido pelos indígenas brasileiros antes mesmo da chegada dos portugueses, o jogo é disputado em dupla e tem uma peculiaridade em relação aos adversários: ambos estão em condições diferentes. Um dos jogadores é o mais forte (onça), porém está em menor número (apenas um), e o outro é mais fraco (cachorros), mas está em maior número (14). O objetivo da onça é capturar cinco cachorros e, o dos cachorros, imobilizar a onça, cercando-a de forma que não tenha saída. 


Materiais:


Cartolina branca, canetinha ou fita adesiva preta, régua, 14 tampinhas de garrafa e uma tampa maior (de amaciante ou similar),pode ser pedrinhas.


Modo de fazer:


1 - Faça um quadrado com um xis no meio. Depois, faça uma cruz centralizada.

2 - Faça um xis, começando pela metade de cima do quadrado.

3 - Feche o triângulo de cima e complete a figura, fazendo traços como no desenho.

4 - Coloque as peças menores (cachorros) e a peça maior (onça) no tabuleiro, conforme a figura (em todas as interseções ou "cruzamentos" de linhas).

Regras: O jogador com a onça inicia a partida. O outro jogador ficará com os cachorros, que devem acuar a onça, cercando-a por todos os lados. Já a onça deve comer cinco cachorros. Vale andar uma casa de cada vez, em todas as direções, parecido ao jogo de damas. Ganha o primeiro que conseguir atingir seu objetivo.

Assista o video abaixo:


Jogo da velha


Quem nunca jogou o jogo da velha.Este é um dos passatempos mais conhecidos e divertidos que se tem lembrança. Além de ser simples e rápido, este jogo ajuda a melhorar muito a sua capacidade lógica.


A origem do jogo  tem registros dele em escavações feitas no templo de Kurna, no Egito datadas no século 14, como também foi encontrado registros do jogo da velha nessa região como também na China antiga, na América pré-colombiana e no Império Romano.

Mas na Inglaterra no século 19 que esse jogo se popularizou e ganhou esse nome. Quando as mulheres inglesas se reuniam na hora do chá para bordar tinha aquelas mais velhas que não conseguiam mais fazer este ofício. Muito dessas senhoras já apresentavam problemas de vista e não enxergavam o suficiente para conseguir bordar.



Regras e objetivos do jogo da velha

As regras do jogo são bem simples:

Em suma, dois jogadores escolhem dois símbolo com que querem jogar. Normalmente é usado as letras X e O. 

 O material do jogo é um tabuleiro, que pode ser desenhado, com três linhas e três colunas. Os espaços em branco dessas linhas e colunas serão preenchidos com os símbolos escolhidos.


Atividades- semana do dia 22/06 a 26/06
  
Olá pessoal!


 A atividade desta semana é sobre a  PETECA, um jogo típico brasileiro, criado pelos povos indígenas. 
O jogo da peteca se espalhou pelo mundo, e virou um esporte muito praticado, principalmente na região sudeste do Brasil, sendo que  os indígenas praticavam a atividade no inverno para aquecer o corpo, já que o jogo exige muita movimentação dos praticantes

o jogo da peteca aumenta a aptidão física, ele requer espaço pequeno para a sua prática, e pode ser praticado por toda a família.


Existem diversas formas de se jogar a peteca. Pode ser como brincadeira, um jogo ou até mesmo como competição.
Como esporte a peteca é jogada em uma quadra e com uma rede dividindo o campo das equipes. 


Como fazer a Peteca



Sacola, duas folhas de sulfite ou outro papel e tesoura
  • Corte as alças da sacola e guarde uma;
  • Corte o fundo da sacola;
  • Corte as laterais da sacola;
  • Amasse as duas folhas de sulfite formando uma bola e coloque no meio das partes da sacola;
  •  Envolva a bola de papel com a sacola;
  • Aperte bem e amarre com a alça que você cortou lá no início.



Atividade para todas as séries do Fundamental I

Brincadeira 
  1. Sozinho você pode ficar golpeando a peteca sem deixa-la cair.
  2. Em dupla ou mais pessoas e golpear a peteca sem deixa-la cair no chão passando para as demais pessoas.


Jogo


Em dupla vocês podem fazer uma competição de quem consegue golpear mais vezes a peteca sem deixá-la cair no chão. 

Você também pode criar várias formas de jogos e brincadeiras, basta a sua criatividade e divirta-se.


Atividades- semana do dia 15/06 a 19/06
  
Olá pessoal!

 A atividade desta  semana é o  papel da dança na prática educativa  da Educação Física, que tem como objetivo  resgatar, de forma natural e espontânea, as manifestações expressivas da nossa cultura. 
A expressão corporal como recurso da aprendizagem escolar, utiliza o corpo em movimento, estimulando a expressão de sentimentos e emoções que auxiliam na integração social.
A dança contagia e libera substâncias no corpo que têm efeito antidepressivo. O cérebro é o nosso grande comandante. Ele coordena os nossos movimentos.

Segue no video abaixo algumas danças regionais típicas no Brasil.


 Atividade de dança para todas as séries do Fundamental I




Vamos Dançar, é  tempo de Festa Junina,  que constituem a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros.
Com a chegada dos portugueses, as festas, que já eram típicas na Europa, também desembarcaram no Brasil e aos poucos foram se misturando com elementos próprios do interior do país e das tradições sertanejas. 
Comidas típicas, danças e enfeites utilizados nas festas de hoje são uma junção de partes da cultura africana, europeia e indígena.  
Vamos criar  passos combinados e vamos dançar, o importante é se movimenta e não ficar ficar parado segue os videos. 

Festa do interior 

Pula Fogueira

Pula pipoquinha 


Olha pro céu 




Atividades- semana do dia 08/06 a 12 /06
  
Olá pessoal!

 A atividade desta semana é sobre os Jogos Olímpicos,  que simbolizam a unificação de diferentes raças, cores e etnias. Todos os povos unidos pela paixão ao esporte, este é o significado da bandeira símbolo dos jogos, criada pelo francês Pierre de Frédy, composta por cinco arcos entrelaçados, cada qual representando um continente.

Atividade para O Ensino Fundamental 


Lutas

O Judô é uma arte marcial praticada como esporte. Criada por Jigoro Kano em 1882, o judô é uma adaptação do jiu-jitsu, que tem por objetivo desenvolver técnicas de defesa pessoal, fortalecer o corpo, o físico e a mente de forma integrada.


As atividades destas semana tem como objetivo desenvolver as quedas e as imobilizações. Construir outras possibilidades de movimentar-se corporalmente, Estimular as ações motoras de ataque, construir outras possibilidades de fazermovimentos 

Atividades para os  1° e 2° 
 Passo do Urso
Movimentar de forma quadrúpede no espaço,;
 Passo do Caranguejo 
Movimentar de um lado para o outro com movimentos semelhantes ao de um caranguejo, no primeiro momento este é realizado só e no segundo momento em dupla.
Passo do Saci 
Movimentam de um lado para o outro saltando em uma perna só.
Atividade para os 3° e 4° anos 
Brincando de desequilibrar
Desequilibrar e derrubar o coleg de maneira lúdica,
sem se machucar, vivenciando as técnicas usadas na modalidade
do judô.
Nesta brincadeira a dupla  ficará ajoelhados um de frente para o outro e com as mãos apoiadas no ombro do colega ou alguém da família, e  tentarão puxar ou empurrar o colega tentando derrubá-lo, a atividade só termina quando  conseguir derrubar o outro. Pode variar  iniciando a atividade de cócoras, para poder assim, o oponente desequilibrar o colega e fazer com que ocorra uma queda diferente da anterior. 


Outra atividade, veja no video.


 Atividades para os 5° anos 


 A Bola é Minha


Material necessário: Bolas

 Utilizando-se de uma bola de basquete ou similar, os dois competidores assumem posição com as duas mãos segurando a bola. Ao sinal, procura-se retirar a bola do adversário e reter a posse de bola.

 Objetivo: Conquista da bola.



Ou 

Jogo de Oposiçao 


Atividades- semana do dia 01/06 a 05/06
  
Olá pessoal!


A atividade desta semana, nós vamos  brincar e jogar para espantar o tédio na quarentena.


Atividade para as turmas dos 1°, 2° e 3° anos


Atravesse o alvo com um avião de papel.




Para fazer esta brincadeira de acertar o buraco, você vai precisar de:

1) Folha de jornal, revistas ou tecido; 

2) Tesoura;

3) barbante ou fita adesiva.



Como fazer: Usar a tesoura para recortar vários buracos redondos, de tamanhos variados, na folha de jornal, revistas ou tecido. Com a ajuda de um barbante ou de uma fita adesiva, você pendura a folha de jornal, revistas ou tecido na vertical, como mostra a imagem acima. Pode ser entre duas árvores, no corredor ou entre o vão de uma porta aberta. Se você usar revistas ou sulfite, será preciso com a fita juntar quatros folhas formando um quadrado grande do tamanho de uma folha de jornal. Construa os aviões com folha de revista ou sulfite.




Atividade para as Turmas dos 4° e 5° anos


Boliche caseiro

Como fazer: De 5 a 10 garrafas pet, 1 bola pequena (de plástico ou outro material), canetas ou tinta para marcar os numerais. Se quiser, fitas adesivas coloridas para decorar. Pode também ter lápis e caneta para marcar os pontos.
Como Jogar:  Colocar as garras no chão de forma triangular como indica a foto abaixo, e manter uma distante para lançar bola no chão de forma rasteira para acertar as garrafas. A cada lançamento, contar as garrafas caídas.




Atividades- semana do dia 25/05 a 29/05
  
Olá pessoal!

A brincadeira desta semana é a Amarelinha Africana ou Teca-Teca.

Construa um quadrado como segue a foto abaixo. Pode ser feita no chão com fita, giz, tijolo ou carvão. 





 Como a brincadeira faz parte da cultura de um povo e de um lugar. As brincadeiras diferentes para as crianças, vindas de outras culturas é uma forma de trabalhar a diversidade. 




A Amarelinha Africana ou Teca-Teca é um destas brincadeiras  super gostosas de brincar e que traz a cultura de outra região na linguagem das crianças, trabalhanddo  a lateralidade, estruturação espaço temporal, ritmo e controle tônico.





Pode ser trabalhada com crianças da Educação Infantil (Estágio I e II) como também para o Ensino Fundamental , basta a criatividade dos movimentos.




Atividades- semana do dia 18/05 a 22/05


Olá pessoal!

 A atividade desta semana é uma prática corporal chamada  Yoga.
Esta  prática conduz  para os seus praticantes, um estado de intenso relaxamento, calma psíquica, recolhimento interior, lucidez mental e percepção interna, ela contribui para o aumento da flexibilidade e o vigor do organismo físico.

Vamos praticar  junto com a sua família, o Yoga infantil.
Assista o vídeo, e veja a história do yoga,  a pratica corporal, mas respeitando os seus limites corporais, e se puder, faça o dado, e  vamos brincar de jogar o dado, e fazer as posições do Yoga infantil.






Atividades- semana do dia 11/05 a 15/05


Olá Pessoal!


Espero que todos estejam bem. 


Assista e faça com sua família, escolhendo uma dessas  5 atividades.
O importante é criar possibilidades de brincadeiras, para que você possa se movimentar, desenvolvendo suas habilidades corporal  de uma forma divertida, e em casa.