Artes 2020

Atividades - 01/12 a 18/12

Olá turminha!

Chegou dezembro!


 E esse ano foi de muitos desafios e aprendizagens conquistadas, destinado a introduzir, a   arte, produzi-la, reproduzi-la e transformá-la.


O estudo da ARTE é importante porque permite conhecer formas de expressar seus sentimentos íntimos e ao mesmo tempo desenvolver habilidades intelectuais e motoras fundamentais para a vida.




  

O Desafio deste mês é escolher três atividades, na qual você se identificou, e com elas vivenciar novas experiências, e compartilhar com a gente fotos e vídeos, a sua divertida experiência com as atividades.




Atividades - Semana 23/11 a 27/11

Olá turminha!

Mulheres que revolucionaram as artes no Brasil

Beatriz Milhazes

Ao longo da última década, o forte impacto pictórico do seu trabalho e exposições em importantes instituições internacionais fizeram desta uma das mais populares artistas brasileiras no cenário contemporâneo. Pintora, gravadora e ilustradora, Beatriz Milhazes tem sua marca registrada nas formas circulares, coloridas e carnavalescas das suas telas. Participante das exposições que caracterizaram a Geração 80 – grupo de artistas que retomam a pintura e buscam por novas técnicas e materiais -, seus quadros bateram o recorde de vendas de obras brasileiras no leilão da Sotheby’s, em Nova York. Misturando em suas telas o popular e o erudito, Beatriz Milhazes trabalha com decalques e colagens coloridas, e suas ornamentações vêm de influências de pintores como Guignard (1896-1962) e Henri Matisse (1869-1954) e da arte barroca. Veja algumas obras:


O Buda - 2000

In Albis - 1996

Mulatinho - 2008

Mariposa - 2004


Atividade


Vamos criar? Escolha uma das obras de Tarsila e faça uma releitura. Veja um exemplo abaixo:



O Mágico - 2008


Releitura

Na criação de uma releitura você pode escolher o que quiser da obra como referência, por exemplo, eu não fiz nada igual, mas entendi o “conceito” da obra que é a mistura de cores e formas como finalização abstrata. 

Atividades - Semana 16/11 a 20/11

Olá turminha!

Mulheres que revolucionaram as artes no Brasil

        Tarsila do Amaral ou simplesmente Tarsila, nasceu em Capivari em 1 de setembro de 1886, é considerada uma das principais artistas modernistas da América Latina, descrita como "a pintora brasileira que melhor atingiu as aspirações brasileiras de expressão nacionalista em um estilo moderno. Ela foi membro do grupo “Grupo dos Cinco” que era um grupo de cinco artistas brasileiros considerados a maior influência do movimento de arte moderna no Brasil. 
Foi uma pintora, desenhista e tradutora brasileira e uma das figuras centrais da pintura e da primeira fase do movimento modernista no Brasil, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas. Veja algumas obras:
Foi uma pintora, desenhista e tradutora brasileira e uma das figuras centrais da pintura e da primeira fase do movimento modernista no Brasil, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas. Veja algumas obras:

A família

1925


Abaporu - 1928


Operários

1933

Vamos criar? Escolha uma das obras de Tarsila e faça uma releitura. Veja um exemplo abaixo:

O Pescador – 1925

Releitura


Na criação de uma releitura você pode escolher o que quiser da obra como referência, por exemplo, eu não desenhei o pescador e não fiz muitos coqueiros, mas fiz as casas, os montes e a vegetação. Portanto seja criativo e  livre para escolher o que vai desenhar.

Atividades - Semana 09/11 a 13/11

Olá turminha!

TEATRO DE FANTOCHE 

teatro de fantoches, de bonecos ou de marionetes é a expressão teatral que caracteriza as encenações realizadas, respectivamente, com fantoches, marionetes ou bonecos. É ainda mais autêntico aquele no qual seus elementos, palco, cenários, cortinas, entre outros  são estritamente criados para determinada representação.



 O teatro de fantoches é uma antiga forma de expressão artística originada há cerca de três mil anos. Desde então, os bonecos foram usados para alegrar e comunicar ideias ou necessidades de várias sociedades humanas.




teatro de fantoches, assim como todos os outros jogos de dramatização e faz de conta, ajudam a criança a construir a sua identidade, pois, nestes jogos, ela poderá desempenhar diversos papéis sociais (personagens) e experimentar diferentes sensações e emoções.





Como Fazer um Fantoche de Meia  Velha 



  • Lâ da cor que desejar fazer o cabelinho
  • 1 meia de qualquer cor
  • Tesoura sem ponta
  • Botões para fazer os olhos e o nariz
  • Cola branca 
  • Papel para criar  boca, olhos e  nariz, colorido a lápis  ou canetinhas 




Passo a Passo

  1. O primeiro passo é virar a meia do avesso, assim a parte felpuda vai ser a pele do nosso fantoche de meia.
  2. Costure os botões no lugar nos olhos e do nariz, ou cole o papel desenhado.
  3. Corte várias tiras de lá, ou papel para fazer o cabelinho. A quantidade e o comprimento vai depender do tipo de cabelo que você deseja fazer.
  4. Junte todas as tiras e amarre no meio com outra tira .
  5. Cole na meia deixando onde amarrou como se fosse o tipo da cabeça do bichinho.
  6. Use papel e desenhe, para colar como se fosse a roupinha. Quanto mais colorido mais bonito fica.
  7. Está pronto! Agora é só deixar a imaginação fluir para contar as histórias.


ASSISTA OS VIDEOS

 

PARTE 1

https://www.youtube.com/watch?v=jWH4qSbqstE



PARTE 2


Atividades - Semana 03/11 a 06/11

Olá turminha!

Mulheres que revolucionaram as artes

          Hoje vamos conhecer uma pintora muito importante para as artes que é a mexicana Frida Kahlo (1907-1954). A pintora de sobrancelhas unidas teve uma infância muito difícil marcada por uma saúde frágil. Para piorar a situação, aos 18 anos, o ônibus em que estava sofreu um grave acidente e Frida ficou com sequelas para sempre.

        Dessa situação trágica, Frida soube retirar sabedoria: enquanto estava presa a cama do hospital começou a pintar com um cavalete adaptado, assim nasceram os famosos autorretratos. Dizia ela: “Nunca pintei sonhos e sim minha própria realidade”.

        A pintora foi o maior nome das artes plásticas da sua geração e um orgulho para o seu país. Suas telas foram expostas mundo afora, inclusive em metrópoles como Nova Iorque e Paris. Além de pintar, Frida deu aulas da Escola Nacional de Pintura e Escultura. Ao longo de toda a sua vida, ela foi um símbolo da luta feminista e defendeu com unhas e dentes os direitos das mulheres. Vejamos algumas obras:

Autorretrato com Vestido de Veludo (1926)


Frida e Diego Rivera (1931)


Bonito papagaio e borboleta  (1941)


Atividade

       Nessa atividade faremos um “Autorretrato”. Autorretrato é quando você desenha a si mesmo. Para começar, olhe-se no espelho e observe seus detalhes, por exemplo, tipo de cabelo, cor da pele, se a sua sobrancelha é fina ou grossa, a cor do seu cabelo, a roupa que você está vestindo e etc. Após a observação você pode começar o desenho. Alguns exemplos abaixo de trabalhos terminados.





Atividades - Semana 26/10 a 30/10

Olá turminha!

CUP SON 


Cup Song é uma música em que o ritmo é feito com o som das mãos e do copo.
Cup Song surgiu através de uma música que foi tocada usando um copo no filme Pitch Perfect (A escolha Perfeita). E acabou se tornando uma febre mundial. Para fazer este som basta ter coordenação motora e força de vontade porque não é tão simples como parece.


Como Fazer 

Coloque o copo na mesa. Para começar, você precisará estar de frente para uma mesa e colocar um copo em cima dela. A boca do copo (a abertura) deve estar para baixo. Deixe um pouco de espaço para as próprias mãos em ambos os lados.
  • A melhor opção é um copo de plástico mais rígido. Evite usar vidro ou um utensílio muito pesado até ter experiência.

Bata palmas duas vezes. Bata as palmas das mãos diretamente acima do copo, duas vezes. Tente deixar as mãos a aproximadamente 15 centímetros acima do copo.[1]
  • Se as mãos estiverem muito longe do copo, será mais difícil aumentar a velocidade.



Bata no fundo do copo três vezes. Faça-o alternando as mãos. Comece com a mão direita, depois use a esquerda, e novamente a direita. Você deve usar principalmente as pontas dos dedos para tocar no copo.[2]
  • Uma outra opção é bater na mesa, ao lado do copo, três vezes. Porém, ainda assim é preciso alternar as mãos: direita, esquerda, direita.
  • Gire o copo. Do modo como a mão está posicionada, você vai girar o copo naturalmente cerca de 90 graus no sentido horário. A abertura ficará voltada para a esquerda.

ASSISTA O VIDEO 




Atividades - Semana 19/10 a 23/10

Olá turminha!

A observação e a arte

          Surgido na França em 1874, o impressionismo foi um movimento artístico que explorou a intensidade das cores, a sensibilidade do artista e a observação. A denominação “impressionismo” foi dada após a declaração pejorativa do crítico de arte francês Louis Leroy ao ver o trabalho de Claude Monet.

       Os impressionistas buscavam retratar em suas obras os efeitos da luz do sol sobre a natureza, por isso, quase sempre pintavam ao ar livre. Para os impressionistas, os objetos deveriam ser retratados como se estivessem totalmente iluminados pelo sol, valorizando as cores da natureza. Além disso, as figuras não deveriam ter contornos nítidos e o preto jamais poderia ser utilizado; até as sombras deveriam ser luminosas e coloridas.

          Os principais artistas impressionistas foram Monet, Manet, Renoir, Camile Pissaro, Alfred Sisley, Degas, Cézanne e etc. No Brasil, o representante máximo do impressionismo foi Eliseu Visconti. Alguns exemplos abaixo:


Obras de Claude Monet (1840 - 1926)

Crepúsculo em Veneza (1908-1912) 

Mulher com Sombrinha (1875)

Atividade

         Faça um desenho de observação prestando atenção na paisagem próxima de você. Nesse trabalho impressionista, qualquer objeto, pessoa, árvore, animal de estimação servirá como modelo da sua arte. Não precisa ficar igual, o objetivo é desenhar cores, formas, luz e sombra.




Atividades - Semana 12/10 a 16/10

Olá turminha!

Desenhando com dança, especial a semana da criança 

O corpo que se movimenta criativamente ao som de uma música, quase que flutua. Se pensarmos bem, a dança ou movimentos expressivos, buscam dar ao corpo um estado de leveza. Ao dançar fazemos gestos que marcam o espaço e lutam contra a força da gravidade.


Desenhar dançando ou dançar desenhando não parece estranho. A naturalidade em experimentar e vencer os desafios, desenhar dançando amplia a vontade de criar soluções e inventar brincadeiras,  envolvem e fazem explodir movimentos expressivos e marcas do desenho.


 
Vamos fazer um desenho dançando bem bacana!


 
Pegue uma folha, ou seu caderno  de desenho, seus lápis de cor, coloque um música e ao ritmo da música  comece a desenhar no papel, a partir do olhar para os gestos e movimentos do corpo e das mãos.

Atividades - Semana 05/10 a 09/10

Olá turminha!

Descobertas da humanidade: Transportes aquáticos

        Hoje vamos conhecer artistas que utilizaram temas náuticos e marítimos nas suas obras. Esse tipo de trabalho chama-se “MARINHA. As marinhas têm especificamente por tema a paisagem marítima ou assuntos marinhos e é compreendida como um subgênero da pintura de paisagem aparecendo pela primeira vez no século 15 nos Países Baixos e se desenvolvendo nos séculos 17 e 18. 

          É somente no final do século 19 que surgem pintores dedicados à pintura de marinhas no Brasil: o italiano residente no Rio de Janeiro Castagneto (1851-1900), o paulista Benedito Calixto (1853-1927) e Já no registro da arte moderna no século 20, o marinheiro e pintor José Pancetti (1902-1958). Veja abaixo algumas obras nesse estilo:


Simon De Vlieger – Roterdam – 1601 – 1653

William Turner - Inglaterra - 1775 - 1851

 Benedito Calixto - São Paulo - 1853 - 1927

Claude Monet - França - 1840 - 1926

Jayme Reis - Santa Catarina

José Pancetti - São Paulo - 1902 - 1958


Atividade

Crie um desenho ou pintura com temas “MARINHOS

Está na hora de pensar em tudo aquilo que viaja pelo mar. Você pode escolher barcos, navios, caravelas, jangadas, porém você também pode usar sua criatividade para criar histórias com personagens e ideias fantásticas, por exemplo, piratas, fadas, reis, rainhas, monstros e etc.


O vídeo abaixo mostra um exemplo bem simples:

Desenhando um barco | Desenho de Pintar



 link do youtube

Olá crianças !

 Uma mensagem do Profº Claudio e do Profº Leonardo, com muito amor e carinho.



Atividades - Semana 21/09 a 25/09

Olá turminha!

Do computador ao celular

      É preciso uma grande dose de criatividade para fazer descobertas científicas e, frequentemente, a arte é uma expressão (ou um produto) do conhecimento científico. Leonardo da Vinci (1452-1519) afirmava que a ciência e a arte completavam-se constituindo a atividade intelectual. Hoje vamos ver algumas práticas artísticas que tem sólido diálogo com as ciências e a computação.


Arte Fractal

Arte Fractal - Benoît B. Mandelbrot

         É a arte criada utilizando-se funções matemáticas chamadas fractais e transformando os resultados dos cálculos em imagens, animações, música ou outro tipo de mídia.


Op. Art

Op. Art - Victor Vasarely

        Op art é um termo usado para descrever a arte que explora a falibilidade do olho pelo uso de ilusões de óptica. A imagem é composta por medidas geométricas.


Arte computacional
Arte computacional interativa - Tania Fraga

   Arte computacional é, genericamente, qualquer tipo de arte em que um computador tem papel fundamental na criação ou na exibição da obra. Tais obras podem ser imagens, sons, animações, vídeos, CDs ou DVDs, videogames, um site da internet, a aplicação animada de um algoritmo e etc.


Atividade


Vamos fazer uma “OP.ART” bem bacana? Siga os passos abaixo:

ETAPAS

1. Pegue papel, lápis, régua e borracha.


2. Coloque sua mão aberta no papel e contorne. Seu desenho deve ficar igual à imagem.


3. Com a régua, crie linhas retas no fundo e arredondadas na mão. Veja a imagem antes de fazer.






4. Pegue o lápis de cor e escolha apenas duas cores, alterando na pintura das linhas para que o “efeito” visual seja correto. Ex: Azul e laranja – Verde e vermelho – Preto e branco – Amarelo e roxo.


5. Depois da pintura, contorne novamente de preto mais forte.  



Atividades - Semana 14/09 a 18/09

Olá turminha!

Imagem e Som

        Nessa semana, vamos pensar sobre a imagem e o som interagindo nas linguagens artísticas. No teatro e cinema, por exemplo, o som é essencial em diversos momentos agregando ao "clima" de uma cena que necessita ser mais aterrorizante ou mesmo mais dramática.


          A música também pode ser imagem quando passada para uma partitura. Nas histórias em quadrinhos (gibis) o som aparece como onomatopéia simbolizando alguma ação de maneira gráfica.



      

       Fig.1 - No cinema "mudo" não havia vozes,                               Fig.2 - Onomatopéias

            porém a trilha sonora era essencial                      


Fig.3 – Leitura musical - Partitura

Para finalizarmos nossa reflexão, O filme “Fantasia”, de 1940, apresenta uma maneira mais “criativa” de representação da música e do som através da imagem. 



     



    


Os desenhistas e animadores criaram formas e pinturas para cada tipo de instrumento musical. Abaixo está o filme inteiro, porém o trecho mencionado está em: “1:01:16” no tempo do vídeo.


Link do vídeo Completo para ver no youtube:



Atividade

Ouça agora a música que você mais gosta e crie uma pintura ou desenho que represente esse som, ficando livre para representar da maneira que quiser. 

Para ajudar na sua criação pense nesses exemplos: Pessoas ouvindo música, pessoas dançando, notas músicas voando, imagens abstratas e coloridas parecidas com as do filme “Fantasia” e etc.


Atividades - Semana 31/08 a 04/09

Olá turminha!

Meu cotidiano, a lente registra.

A atividade desta semana é sobre Fotografia, que  são imagens produzidas a partir da exposição de material fotossensível, ou às que foram captadas pelas lentes das modernas máquinas fotográficas digitais.


 

A origem etimológica de “fotografia” vem do grego e significa "gravar com luz": "foto" (luz) e "graphein" (escrever,gravar).


 

As primeiras  fotografias  foram experiencia de químicos e alquimistas datam de cerca 350 a.C, e em meados do século X que o árabe Alhaken de Basora percebeu a natureza das imagens que se projetavam no interior de sua tenda trespassada pela luz solar; a partir 1525, já se dominava a técnica de escurecimento dos sais de prata.



No ano 1604, o químico italiano Ângelo Sala (1576-1637) já sabia que alguns compostos de prata oxidavam quando expostos à luz do Sol,  em 1777, ao demonstrar o enegrecimento de sais expostos à ação da luz,  em 1725, foi a vez do cientista alemão Johann Henrich Schulze (1687-1744) projetar uma imagem durável numa superfície, o químico britânico Thomas Wedgwood (1771-1805) realizou no início do século XIX experimentos semelhantes.

 


Atividade

Meu cotidiano, a lente registra.

 


 

 

"Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração".  Henri Cartier-Bresson

 


 

Vamos Construir um olhar sobre o nosso cotidiano através da produção de imagem fotográfica, através da câmera fotográfica do celular no contexto do nosso cotidiano, oportunizando a criação e promover a experiência com a arte fotográfica através de imagens visuais.

 



·        Fotografando objetos que você gosta;

·        Fotografando pessoas, que você ama;

·        Fotografia de ambientes que você gosta.


  

Depois envie as suas fotos tirada, para WhatsApp da escola,  ou no e-mail dalvamingossi@gmail.com,  para a montagem áudio visual do nosso projeto escolar meu cotidiano, a lente registra.



Atividades - Semana 24/08 a 28/08

Olá turminha!

A necessidade de registrar-se e comunicar-se

Na história da arte cada período teve sua necessidade de registrar e comunicar, passando por manifestações religiosas, conceitos mágicos ou simplesmente a vontade que cada artista tinha de contar sua realidade ou uma história. Hoje vamos falar das histórias em quadrinhos e utilizar essa arte que consegue juntar o desenho e texto para comunicar.

 


O que são histórias em quadrinhos?


As histórias em quadrinhos são narrativas gráficas, ou seja, histórias narradas compostas por imagem e texto (algumas vezes somente imagem). As histórias em quadrinhos podem ser vistas em revistas ou em jornais, no formato de tirinhas.


Para entender melhor a arte dos quadrinhos, leia alguns exemplos abaixo:

Mafalda - Criado por: Quino

Menino Maluquinho - Criado por: Ziraldo

Snoopy - Criado por: Charles Schulz

Turma da Mônica - Criado por: Maurício de Souza


Qual a origem dos quadrinhos?


No dia 30 de janeiro de 1869 no Brasil, começou a ser publicada aquela que é considerada por muitos autores como a primeira história em quadrinhos no mundo. Trata-se da história As aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma viagem à Corte, de autoria do ítalo-brasileiro Angelo Agostini. 

As aventuras de Nhô Quim - Angelo Agostini - 1869

Muito tempo depois no século 20, foi quando realmente, vindo de todas as partes do mundo, mas principalmente dos Estados Unidos, os quadrinhos tiveram sua ascensão com títulos que variaram entre super-heróis, infantis, adulto, fantasia e etc.


Abaixo estão alguns títulos do começo do século 20:







O que tem dentro dos quadrinhos?


Balões

Balões de variados tipos e formas que mostram os diálogos dos personagens ou suas ideias.


          Balão de Fala                                 Balão de Grito                         Balão de Pensamento

Balão de Sussurro

Onomatopéias

Palavras que tentam reproduzir os sons. Exemplo: “cabrum”, como o som de trovão; “tic-tac”, como o som dos ponteiros do relógio, entre outros.



Requadro

É a forma do quadro que pode variar muito dependendo do artista e da história. Nem sempre o requadro é quadrado.




     Personagem                                                  Cenário 

É quem está vivendo a história                                               O lugar onde a história acontece.

         

                                        

    

Atividade

Vamos fazer a nossa história? Conte uma história do seu dia, daquilo que você gostaria que acontecesse de bom, um sonho, uma aventura, qualquer história que caiba em uma folha dobrada ao meio. 


Exemplo para a atividade


1 - Dobre a folha no meio 




2 - Faça a história do lado de dentro. Não precisa ficar igual ao meu.

3 - Do lado de fora faça a capa e na contracapa você pode fazer um desenho. 



Se preferir, você pode colocar mais folhas para aumentar a história.




Atividades - Semana 18/08 a 21/08

Olá turminha!

A atividade desta semana é sobre a história do desenho (ou “pré-história”),que  começa quase que ao mesmo tempo em que a do homem. 
Nas cavernas ficaram gravados, por meio de desenhos, os hábitos e experiências dos primitivos “homens das cavernas” que usavam as pinturas rupestres como forma de se expressar e comunicar antes mesmo que se consolidasse uma linguagem verbal.

Ao longo dos séculos o desenho passou a ser utilizado cada vez de formas mais diferentes. Sendo até mesmo, um precursor da linguagem escrita, da fotografia e assim, do cinema, e até mesmo das representações cartográficas.


No mundo todo tratam exclusivamente do  “desenho” em suas mais diversas modalidades: cartuns, charges, desenhos técnicos, desenho artístico, caricatura, animes, mangás, grafite e outros.


Atividade para todas as séries do fundamental I


Arte Rupestre

As pinturas rupestres apresentam características singulares como as temáticas, técnicas e materiais empregados.


Tipos de Arte Rupestre

Essas manifestações possuem algumas distinções, dividindo-se em gravuras rupestres e pinturas rupestres.

A primeira consiste na aplicação de pigmentos sobre superfícies, e a segunda é a gravação de desenhos feitos com fissuras nas rochas.

gravura rupestre
Gravura rupestre localizada na Pedra do Ingá, Paraíba (Brasil

Materiais 

Os pigmentos utilizados são materiais facilmente encontrados na natureza, como argilas, minerais, carvão, ossos carbonizados e vegetais misturados aos aglutinantes para dar viscosidade e fixar o pigmento.

cueva de las manos arte rupestre
Mãos em negativo na Cueva de las Manos, Argentina


pintura rupestre em Altamira
Representação rupestre de animal encontrado em Altamira (Espanha) apresentando pintura policrômica



Arte Rupestre – Desenho raspado Material: 

Folha branca, Giz de Cera de várias cores, 

Modo de fazer: 

  1. Pinte a folha  com o giz de cera, cada pedaço de uma cor, pressione bastante o giz sobre a cartolina. 

  2. Faça um desenho sobre o papel inspirado nos desenhos feitos nas cavernas. 



Atividades - Semana 10/08 a 14/08

Olá turminha!


A atividade desta semana é sobre a arte e cultura do Norte do Brasil, composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. 


Por ser uma região com uma população bastante miscigenada, o Norte possui grande diversidade de manifestações culturais, os seja, de costumes, crenças, festas populares, culinária, danças, e etc.



Artesanato da Região Norte

região norte, conhecida pelo artesanato indígena, também é rica em técnicas como marchetaria, cerâmica, acessórios em palha, ‘bio jóias’, capim dourado, entre outros.
Abaixo, estão as técnicas de artesanato mais tradicionais de cada estado da Região Norte do Brasil:

• Acre – Indígena e Marchetaria
• Amapá – Cerâmica e Indígena
• Amazonas – Acessórios de algodão cru, madeira, palha e sementes
• Pará – Brinquedos de miriti ou buritu, cerâmica, biojoias e cuias
• Rondônia – Indígena em madeira
• Tocantins – Capim dourado
• Roraima – Artesanato indígena

O artesanato indígena, por exemplo, é utilizado como enfeites, para compor a indumentária usada nos rituais e também para a produção de utensílios domésticos e na comercialização. 

Os Karajá são excelentes artesãos da arte plumária e cerâmica. Os Akwe (Xerente) são considerados o povo do trançado (cestaria) e os Timbiras (Apinajé e Krahô), são especialistas na arte dos trançados e artefatos de sementes nativas do cerrado.

Artesanato de Palha - Etnia Tukuna Amazonas                Brinquedo de Miriti - Pará

Brinquedo de Miriti
Capim Dourado - Tocantins Cerâmica Marajoara - Pará


Atividade para todas as séries do fundamental I

Nessa atividade, vamos conhecer as obras do artista Rubens Belém que tem como inspiração a Amazônia e os povos indígenas que a habitam. Sua obra é um louvor à cultura e diversidade da região. Por meio das cores vibrantes, dos traços fortes, da textura em relevo, o artista expressa na tela a sua paixão pela terra onde nasceu e desvenda a beleza, os mistérios e os costumes da Amazônia.
Rubens Belém é natural de Parintins, no interior do Amazonas, e reside em Manaus há mais de 30 anos. 

Faça desenhos bem coloridos inspirados nessas obras com um ou mais elementos da natureza e do norte do Brasil como florestas, animais, flores, povos indígenas, artesanato e etc. 







Atividades - Semana 03/08 a 07/08


Olá turminha!


A atividade desta semena é sobre a arte cultura da Região centro-oeste do Brasil,composta pelos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal. 

Na região, existe uma diversidade cultural ricamente influenciada pelas culturas indígena, boliviana e paraguaia.

Artesanato da Região Centro-Oeste

O artesanato do Centro-Oeste é rico e fortemente influenciado pela cultura indígena. Veja alguns exemplos.

Cerâmica



Outros tipos de artesanato da Região Centro-Oeste

  • Arte plumária
  • Artesanato com prata
  • Artesanato com pedras preciosas
  • Redes bordadas
  • Tapeçaria

Atividade para todas as séries do fundamental I

Pantanal é um dos menores biomas existentes no Brasil. Sua localização está na região Centro-Oeste, nos estados do Mato Grosso (no sul do estado) e do Mato Grosso do Sul (no noroeste do estado), além de poder ser encontrado no Paraguai e na Bolívia.

 Pantanal contém:

  • Mamíferos: anta, capivara, veado, onça-pintada, morcego;

  •  Répteis, sendo os jacarés com a maior variedade;

  • Aves: tucano, arara, tuiuiú, carão;

  •  Anfíbios, como a rã verde;

  •  Peixes: pacu, pintado, bagre, traíra, dourado, piau, jaú (o maior da região).



Vamos desenhar o jacaré,  comum no Pantanal, mas só agridem humanos se forem ameaçados, e combater a caça ilegal,um dos grandes alvos dos caçadores é o jacaré, animal bastante comum nessa região, crie no seu desenho a paisagem do pantanal, e a moradia do animal. Use toda a sua criatividade.

Assista o video.


Atividades - Semana 27/07 a 31/07


Olá turminha!


A atividade desta semena é sobre a arte cultura da Região Sul do Brasil, formada por Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, é caracterizada pela influência de imigrantes que chegaram principalmente durante o século XIX, onde deixaram inegável destaque na formação do povo brasileiro.

 

  

Dança das fitas

 

Também chamada de pau-de-fitas, a dança das fitas consiste em uma espécie de mastro de cerca de 3 metros onde são atreladas diversas fitas coloridas seguradas pelos dançarinos que giram em torno do mastro para formar desenhos com as fitas.

 

ARTESANATO

 

Assim como outros aspectos culturais do Sul do Brasil, o artesanato apresenta influência da imigração europeia na região.

Confira abaixo algumas das principais artes que representam as tradições da Região Sul.

  •        Rendas
  •        Cerâmica
  •         Artesanato com porongo
  •          Pêssankas
  •         Escultura
  • Artesanato com couro 

PESANKAS


Pedro Weingärtner (Porto Alegre-RS, 1853-1929) Tempora Mutantur (1898)

Atividade para todas as séries do fundamental I


CAVALO E CAVALEIRO DE PRENDEDOR DE ROUPA 


Material: 

  • Um papelão de caixa, 
  • Lápis e canetinhas, 
  • Três prendedores de roupa. 
 Como fazer:


  • Desenhe  no papelão, o corpo do cavalo  e um circulo e fure o meio para chapéu para fazer o chapéu do cavaleiro;
  • Depois colorir o cavalo e criar os olhos, a boca do cavalo;
  • Com um pregador e  com lápis  ou canetinhas, desenhe o rosto do cavalereiro, coloque o chapeu nele, colado, ou da forma que quiser;
  • Os outros dois prendedores servirá de pernas para o cavalo, veja a figura, pinte os pés do cavalo.








chapéu molde 










Atividades - Semana 20/07 a 24/07


Olá turminha!


A atividade desta semena é sobre a Arte da  Região Sudeste do Brasil, que  é composta pelos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Apresenta grande pluralidade cultural, com manifestações de origem indígena, africana, europeia e asiática. peças.
Uma das festas mais famosas de todo o mundo ocorre na cidade do Rio de Janeiro e também em São Paulo: carnaval


As festas carnavalescas dessas duas cidades são famosas pelas grandes aglomerações e pelos desfiles das escolas de samba.


 

No sudeste, o artesanato é diversificado nas regiões litorâneas e no interior. Os artesãos fabricam muitas panelas, redes, moringas, objetos feitos com folha da bananeira, cerâmicas, bordados e trabalhos com pedra-sabão.

Um artesanato marcante da região de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro são as chamadas namoradeiras, esculturas que fazem uma referência às mulheres interioranas que ficavam na janela observando o movimento. 



Atividade para todas as séries do fundamental I


Carnaval foi trazido ao Brasil pelos colonizadores portugueses entre os séculos XVI e XVII, manifestando-se inicialmente por meio do entrudo, uma brincadeira popular. 

Com o passar do tempo, o Carnaval foi adquirindo outras formas de se manifestar, como o baile de máscaras. 

O surgimento das sociedades carnavalescas contribuiu para a popularização da festa entre as camadas pobres.


A partir do século XX, a popularização da festa contribuiu para o surgimento do samba, estilo musical muito influenciado pela cultura africana, e do desfile das escolas de samba, evento que acabou sendo oficializado com apoio governamental. Nesse período, o Carnaval assumiu a sua posição de maior festa popular do Brasil.


  1. Desenhe no seu caderno de desenho, ou em folha de sulfite, uma máscara utilizando como tema, o carnaval na região sudeste. Assista o vídeo e aprenda a desenhar a máscara de carnaval, pinte bem colorido com imagens que você lembra da alegria do carnaval, e divirta-se.



Atividades - Semana13/07 a 17/07


Olá turminha!


A atividade desta semena é sobre, cultura do Nordeste brasileiro, sendo bem diversificada;apresenta características próprias herdadas da interação da cultura dos colonizadores portugueses, dos negros e dos índios.


A cultura do Nordeste brasileiro (que compreende os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia) desenvolveu hábitos próprios com relação ao mundo e às manifestações culturais. Esses hábitos foram transmitidos de geração em geração.
Feria Nordestina- Militão dos santos 

Artesanato

 

O artesanato é uma marca muito importante da cultura nordestina


Atividade para todas as séries do fundamental I

Cordel


  • Assista ouça a historia em cordel;
  • Depois desenha uma paisagem, ou pesonagens do nordeste, bem colorido.
  • Abuse da sua criatividade.











Atividades - Semana 06/07 a 10/07


Olá turminha!


A atividade desta semena é sobre ARTE, BRINCADEIRA E INTERAÇÃO.  Através do desenho,  a criança expressa, comunica e  faz uma produção de sentidos, que possibilita a criança experimentar e descobrir um universo mágico de espaços, de materialidades, de percepções de sentidos, o que contribuirá para o conhecimento de si e do mundo através da imaginação e do faz de conta.

Artista Plástico: Ivan Cruz 

 O artista Ivan Cruz baseia seu trabalho na frase que criou:“A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração”. 

Ivan tem como objetivo divulgar o máximo possível esse seu resgate ao lúdico, à imaginação, quer incentivar ao máximo o desenvolvimento real das nossas crianças no feliz mundo das brincadeiras. 

Assista o vídeo: 


Atividade para todas as séries do fundamental I



  • Escolha uma brincadeira que você gosta, ou se identifica com ela;
  • Exemplos: pular corda, correr, jogar bola, brincar de boneca, ou casinha, etc;
  • Segue, algumas obras de Ivan Cruz .





 

  • Depois de escolher a brincadeira, vamos  desenhar ela, e pintar, como  fez o artista Ivan Cruz, pois as brincadeiras inspirou as suas obras. 

  • Assista o vídeo, e abuse de sua criatividade.



Atividades - Semana 29/06 a 03/07


Olá turminha!


A atividade desta semena é sobre as  Festas Juninas pelo nosso país durante todo mês de junho. Mas apesar de ser considerada uma celebração tipicamente brasileira, saiba que esta é uma tradição importada dos países europeus.


Foi pelas mãos de importantes pintores, como Portinari e Anita Malfatti, que o colorido dos balões, bandeirinhas, fogueiras e quadrilhas foram eternizados em quadros que cativam e emocionam. Confira abaixo como as festas juninas foram retratadas na arte brasileira:

Soltando Balão
Anita Malfatti



Noite de São João.1957
Cândido Portinari



Atividade para todas as séries do fundamental I


ALFREDO VOLPI

Durante a década de 1950, o pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi começou a experimentar com o abstracionismo geométrico. Foi daí que nasceu a sua série emblemática que retrata bandeirinhas e mastros das Festas Juninas. Volpi é considerado como um dos artistas mais importantes da segunda geração do modernismo.




  1. Agora vamos desenhar e pintar retratando as festas Juninas e seus elementos;
  2. Pode também criar bandeirinhas de festas juninas, e pintar dentro dela, os elementos que você mais gosta da Festa Junina;
  3. Use sua criatividade e divirta-se.


Assista o Video sobre Volpi e a atividade proposta:




Atividades - Semana 22/06 a 26/06


Olá turminha!


A atividade desta semena é sobre Arte e Cultura de Guarulhos, fundada em 8 de dezembro de 1560, pelo padre jesuíta Manuel de Paiva, com a denominação de Nossa Senhora da Conceição. 
Sua origem está ligada à de cinco outros povoamentos que tinham, como principal objetivo, defender o povoado de São Paulo de Piratininga contra um possível ataque dos Tamoios.
Apesar de ser antes uma terra indigena, na qual surgiu o nome Guarulho,o trabalho escravo foi realizado principalmente por negros de origem sudanesa, denominados Gegês, e foi utilizado em larga escala, com a modernização e  indstrualização estrangeiros europeus, e pessoas da outra região do Brasil, em grande escala nordestinos.


A arte em guarulhos, traz origem afro e indígena, européia, e das outras regiões Brasileiras, a  maior revelação da música de Guarulhos até os dias de hoje é o grupo de rock Mamonas Assassinas.


A cidade conta ainda com orquestras como Orquestra Sinfônica Jovem Municipal e Orquestra de Câmara de Guarulhos




Artes visuais em destaque:




Helder Holiveira. Shopping Bonsucesso

Gilmar Pinna, escultor, suas  obras expostas em variados espaços no Brasil e exterior, entre eles o Conjunto Nacional e Memorial da América Latina em São Paulo, além de Suíça, Itália, Portugal, Estados Unidos, Espanha e África do Sul.







Atividade para todas as séries do fundamental I

  1. Através do desenho em observação, vamos desenhar e pintar a nossa cidade. 
  2. Escolha uma das imagens da cidade,ou desenha a nossa escola, observando a foto. 
  3. Desenhe da sua forma, ou usando as técnicas do mosaico, ou as de desenho aprendida.
  4. Abuse da sua criatividade  









Atividades - Semana 15/06 a 19/06


Olá turminha!


A atividade desta semena é sobre ARTE E CULTURA  na Região Sudeste do Brasil, formada pelos estados de São PauloMinas GeraisRio de Janeiro e Espírito Santo, existe uma diversidade cultural ricamente influenciada pelas culturas indígena, africana, europeia e asiática.

Festas, gastronomia e danças típicas, entre outros, representam costumes e manifestações culturais da região sudeste

No que diz respeito à música, a expressão musical mais conhecida da região Sudeste compreende os seguintes estilos: Bossa Nova, Pagode, Samba, Choro, Funk, Lundu.

A expansão cafeeira é uma das razões para que a região tenha recebido muitos imigrantes europeus e japoneses no fim do século XIX e no começo do século XX. Eles se concentram principalmente em São Paulo e no Espírito Santo e transmitem enorme influência cultural para vários setores, como política, artes plásticas e culinária.

Atividade para todas as séries do fundamental I

Semana de Arte Moderna, realizada entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922,​​​​​​ foi o evento que deu visibilidade para uma das escolas literárias mais inovadoras e importantes da história da literatura brasileira,o modernismo.

 Operários-Tarsila do Amaral


Apesar das primeiras manifestações modernistas terem surgido em São Paulo na década de 1910, foi apenas a partir de 1922 que o movimento ganhou visibilidade fora da capital paulista, alcançando outras partes do país.

Gato-Aldemir Martins 

A ampla divulgação dos ideais modernistas deveu-se, principalmente, à Semana de Arte Moderna.

Agora vamos desenhar arte abstrata com sequência numérica.Numa folha  de 0 a 20 jogue os números aleatóriamente, depois comece a unir os números com traços, e assim criará formas.Pinte essas formas, ou crie figuras dentro dela.Veja o video:





Atividades - Semana 08/06 a 12/06


Olá turminha!



A atividade desta semena é sobre o  mosaico; uma expressão artística na qual o autor, no caso o artista, organiza pequenas peças coloridas e as colam sobre uma superfície, formando imagens. 
As peças a serem utilizadas em um mosaico podem ser pequenos fragmentos de pedras, como mármore, granito, pedaços de vidro, seixos, pedras semipreciosas e outros materiais, sobre qualquer superfície, seja ela fixa ou transportável. 



O termo mosaico é originário de “mosaicon”, que significa musa. Essa forma de arte já existe há milênios, pois  por volta de sete mil anos atrás, já revestiam pilastras com cones de argilas coloridas e fixadas em massa, formando uma decoração geométrica. Os gregos e os romanos também utilizavam a técnica do mosaico no auge de suas culturas para decorarem os pisos e as paredes das construções.

 Assista o video sobre mosaico 


No Brasil, grandes artistas plásticos também utilizaram a técnica das tesselas para expressar a arte. 

• Burle Marx: talvez seja o mais conhecido mosaicista brasileiro. É dele a criação do logotipo internacional do calçadão de Copacabana. 


• Cândido Portinari: o pintor realizou três obras em mosaico. A terceira obra em mosaico que Portinari concluiu foi o painel “Bandeirantes”, aplicado em uma parede interna de um hotel no centro de São Paulo, o Hotel Comodoro
• Tomie Ohtake: uma das principais representantes do abstracionismo informal no Brasil e no mundo, fez vários painéis em mosaico, entre eles o painel na Escola Imaculada em São Paulo, realizado em 1992.

• Lygia Clark: uma das maiores artistas brasileiras da arte contemporânea, também deixou um legado em mosaicos é dela o painel do Edifício Mira Mar, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Atividade  para os 1°, 2° e 3° anos

Desenhando e pitando com a técnica de mosaico

Desenhe a algo simples de figuras: estrelas, luas, corações, flores, bichos, o importante é a criatividade em uma folha preta ou branca, basta fazer o contorno e linhas dentro do seu desenho formando figuras. Pinte essas figuras formadas de cores diferentes como esses  dois artistas  brasileiros abaixo fizeram:

ROMERO BRITTO

ALDEMIR MARTINS 


Atividade  para os 4° e 5° anos


Desenhando e pitando com a técnica do mosaico

Desenhe  algo simples com um lápis em uma folha preta ou branca:  corações, flores, o importante é a criatividade,  de forma geometrica.Basta fazer o contorno e linhas dentro do seu desenho formando figuras geométricas do mosaico.
 Pinte essas figuras formadas de cores diferentes como no video abaixo.







Atividades - Semana 01/06 a 05/06


Olá turminha!

Atividade desta semana é a  Arte Popular no Nordeste do Brasil  e a diversidade de sua culturae seus tipos de trabalho encontrados, com pequenas variações, em todos os estados da região do nordeste.


 A arte popular do Nordeste possui  novas linguagens, técnicas e materiais e  a capacidade de reinventar-se.

A produção artesanal do Nordeste reflete  essa  extensão do seu território e a diversidade de sua cultura. 

Atividade

Mosaico com as mãos 


Esta atividade, ela é direcionada para o fundamental I, porêm pode adapta-la para 

qualquer idade, e usá-la na Educação Infantil.





Desenhe a sua mão, ou algo simples com um lápis em uma folha preta ou branca. 
Não se preocupe com os detalhes; basta fazer o contorno e linhas dentro do seu desenho formando figuras geométricas ou formas orgânicas e abstratas  do mosaico.
Quanto mais simples, melhor. Pinte essas figuras formadas de cores diferentes como no video acima. Crie estrelas, luas, corações, flores, o importante é ousar da criatividade.


Atividades - Semana 25/05 a 29/05


Olá turminha!


 Atividade desta semana é desenhando com a ajuda dos números. 

Uma  atividade divertida e muito útil, para o ensino Fundamental I.



 De 0 a 5 para  1° ,2° e  3° anos.









Decimal para  4° e 5° anos.

Tubarão com o número 22.




O desenho é  muito importante durante a infância, pois nos permite entender o estado de espírito da criança  e expressar a sua criatividade.



Um Cachorro com o número 61.



Não é errado  desenhar o que está acontecendo em sua cabeça, acima de tudo, fazê-lo à sua própria maneira. No entanto, pode ser interessante mostrar uma maneira muito simples de desenhar algo usando  números.


Galinha com o Número 10.




Explore sua criatividade, pinte seu animal desenhado e divirta-se.




Atividades - Semana 18/05 a 22/05


Olá turminha!


A  atividade de artes desta semana é música cantada, e as  diferenças entre o canto, que está divido em  canto popular e o canto lírico. 
. A música lírica (canto lírico) é composta na "tonalidade" de cada "qualificação vocal" (soprano, meio soprano, tenor, contralto, barítono, baixo), já a música popular (canto popular) pode variar a "tonalidade" conforme a comodidade vocal de cada cantor.


Veja o video do Professor Leonardo da nossa escola, usando a técnica do canto lírico, ele é um tenor.





Agora assista o video do  palavra cantada usando a técnica do canto popular e cante também.
Com músicas  podemos aprender também, como lavar as mãos.




Vamos nos divertir mais, então se você quiser  junto com a sua família, desenhe sobre música, ou imprima este desenho abaixo e pinte, o importante é desenhar com música.

Atividades - Semana 11/05 a 15/05


Olá turminha!


Uma atividade bem legal para vocês desenvolverem com a sua família.
Esta atividade, ela é direcionada para o fundamental I, porêm pode adapta-la para 
qualquer idade, e usá-la na Educação Infantil.


 Desenhando e criando história.



Pegue uma história,  e desenhe o personagem desta história, ou melhor crie um personagem  da sua própria história, faça desenho livre.
O importante é você abusar da criativade, da pintura, do espaço aonde se encontra este personagem.
Não tenha receio, e  abuse dos temas como praia, animais do mar, animais da floresta, seus amiguinhos e familiares.
Use todo material que tiver, como lápis de cor, canetinha.

Explore toda  a sua criatividade!