Olá crianças do 5º ano!
Uma mensagem da Profª Luzia, com muito amor e carinho.
ATIVIDADES DA SEMANA : DE 14/12 À 18/12
A Árvore de Beto
ATIVIDADES DA SEMANA : DE 09/12 À 11/12
Pesquise sobre a autora Cora Coralina e escreva algumas linhas em seu caderno.
Atividade de leitura - Poema.
ATIVIDADES DA SEMANA : DE 30/11 À 04/12
1- PESQUISE SOBRE A VIDA DA CANTORA CARMEM MIRANDA E ESCREVA ALGUMAS LINHAS EM SEU CADERNO.
HÁBITOS DE HIGIENE
É MUITO IMPORTANTE PARA A SAÚDE MANTER OS HÁBITOS DE HIGIENE PESSOAL, PARA ISSO TEMOS QUE TOMAR BANHO DIARIAMENTE E USAR ROUPAS LIMPAS. ESCOVAR OS DENTES APÓS AS REFEIÇÕES E ANTES DE DORMIR. É PRECISO LAVAR SEMPRE AS MÃOS APÓS USAR O BANHEIRO E ANTES DAS REFEIÇÕES. MANTER AS UNHAS CURTAS E LIMPAS. NÃO ANDAR DESCALÇO.
PARA MANTER O CORPO HIDRATADO É PRECISO BEBER BASTANTE ÁGUA, E ESTA TEM QUE SER FILTRADA OU FERVIDA. A ÁGUA TEM QUE SER INCOLOR, INSÍPIDA E INODORA.
É ESSENCIAL ALIMENTAR-SE DE FORMA SAUDÁVEL E ESTAR BEM ATENTO A CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS, COMO POR EXEMPLO:
- LAVAR AS FRUTAS E VERDURAS;
- FERVER O LEITE ANTES DE CONSUMIR;
- GUARDAR OS ALIMENTOS PERECÍVEIS NA GELADEIRA;
- COBRIR OS ALIMENTOS PARA NÃO POSAR MOSCAS;
- SEMPRE OBSERVAR A VALIDADE DOS ALIMENTOS.
PARA TER UMA BOA SAÚDE DEVEMOS DORMIR NO MÍNIMO OITO HORAS POR DIA EM UM QUARTO LIMPO E AREJADO. POIS É DURANTE O SONO QUE O SER HUMANO PRODUZ GRANDE PARTE DOS HORMÔNIOS PARA SEU CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO, É NESTE PERÍODO TAMBÉM QUE NÓS SELECIONAMOS E GUARDAMOS AS INFORMAÇÕES ADQUIRIDAS DURANTE O DIA.
PARA TER UMA BOA SAÚDE MENTAL É SEMPRE BOM LER BONS LIVROS E OUVIR BOAS MÚSICAS. PASSEAR AO AR LIVRE, PRATICAR ESPORTES E BRINCAR.
QUESTÕES
1) CITE 3 CUIDADOS QUE DEVEMOS TER EM RELAÇÃO A HIGIENE PESSOAL.
2) O QUE DEVEMOS FAZER PARA NOS HIDRATAR?
3) QUAL É A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA? E COMO ELA DEVE SER?
4) O QUE PODEMOS FAZER PARA MELHORAR A QUALIDADE DA ÁGUA?
5) QUAIS CUIDADOS DEVEMOS TER COM OS ALIMENTOS?
6) CITE CINCO ALIMENTOS SAUDÁVEIS.
7) CITE CINCO ALIMENTOS QUE NÃO SÃO SAUDÁVEIS.
8) QUANTAS HORAS NÓS DEVEMOS DORMIR?
9) QUAL A IMPORTÂNCIA DE DORMIR BEM?
Por ACESSABER
ALIMENTAÇÃO
ATIVIDADES DA SEMANA : DE 23/11 À 27/11
Atividade 1
você sabia?
Atividade 3
Matemática.
1- Calcule o dobro e o triplo de cada número:
A) 1234=
B) 4326=
C) 8765 =
d) 2998 =
E) 45.768 =
ATIVIDADE 4 -
ESCORPIÃO
1) Tem grande importância ecológica
Apesar da sua má reputação, as aranhas são indispensáveis ao equilíbrio ecológico do meio ambiente.
Elas são elos na cadeia alimentar dos ecossistemas e desempenham um papel importante como predadoras.
Ou seja, elas participam da regulação das populações de insetos, os quais consomem em grandes quantidades.
Assim como também são fontes de alimento para muitas espécies.
Além disso, seus venenos podem ser fontes de novos medicamentos ou de inseticidas úteis ao homem.
E a seda também representa um recurso com um grande potencial de utilização pelo homem.
2) Algumas aranhas podem passar até mais de 100 dias sem comer
Isso ocorre porque elas já estão adaptadas ao hábito predatório e nem todo dia ela encontram seu alimento.
E por isso, possuem o intestino médio muito extenso e diminuem a taxa de metabolismo, gastando menos energia.
Além disso, existem aranhas que caçam, vagando à procura de insetos e outras que utilizam uma estratégia de tocaia.
Em ambos casos a presa é detectada por estímulos visuais e táteis.
ATIVIDADES
1- ESCREVA ALGUMAS LINHAS SOBRE O QUE VOCÊ ACHOU MAIS INTERESSANTE SOBRE A VIDA DAS ARANHAS.
2- PESQUISE MAIS SOBRE A VIDA DOS ESCORPIÕES. ESCREVA EM SEU CADERNO.
ATIVIDADES DA SEMANA : DE 16/11 À 20/11
MATEMÁTICA.
PESQUISA .
1- Pesquise sobre o Quilombo e escreva algumas linhas em seu caderno.
ATIVIDADES DA SEMANA : DE 09/11 À 13/11
ATIVIDADES DA SEMANA : DE 03/11 À 06/11
Leia o texto e responda:
Com relação às idéias apresentadas no cartaz, que trata de uma campanha de vacinação infantil ocorrida no País, assinale a opção correta.
- A.
Em "DUAS GOTINHAS DE SUA ATENÇÃO", o autor estabeleceu uma relação positiva de sentidos, ou seja, o apelo teve a intenção de chamar, por um instante (duas gotinhas), a atenção dos pais para um problema sério, que é a paralisia infantil, que pode ser prevenida com duas gotinhas da vacina.
- B.
No cartaz, há claramente a informação de que tanto crianças menores quanto maiores de 5 anos devem ser vacinadas contra a paralisia infantil.
- C.
Na frase "Não esqueça de levar o cartão da criança", fi ca implícita a idéia de que o cartão de vacinação não é um documento importante.
- D.
O personagem que representa a campanha de vacinação presente no cartaz transmite tristeza e insatisfação.
4) Em um estacionamento cabem 356 motos e o triplo de carros. Quantos carros cabem nesse estacionamento?
5) Glauco tinha algumas figurinhas em seu álbum, ganhou 28 figurinhas de Peter e destas deu 26 para Christian. Quantas figurinhas aumentaram no álbum de Glauco?
a) ( ) 2
b) ( ) 4
c) ( ) 6
d) ( ) 8
MATEMÁTICA
1) Priscila decompôs um número da seguinte forma: 3×100+2×10+6. Qual é esse número?
a) ( ) 426
b) ( ) 326
c) ( ) 123
d) ( ) 624
2) Em uma loja foram embalados 356.815 brinquedos para serem doados. Como decompor esse número em suas diversas ordens?
a) ( ) 3 centenas de milhar, 5 dezenas de milhar, 6 unidades de milhar, 8 centenas, 1 dezena e 5 unidades.
b) ( ) 356 centenas de milhar e 815 centenas.
c) ( ) 3 centenas de milhar, 56 unidades e 815 dezenas.
d) ( ) 300 dezenas de milhar, 8 centenas e 15 unidades.
3) Se uma hora tem 60 minutos. Quantos minutos tem 3 horas?
a) ( ) 180 minutos
b) ( )190 minutos
c) ( )240 minutos
d) ( )170 minutos
4) Calcule mentalmente:
a) 3 x 8+10=
b) 3 x 5+20=
c) 2 x 7 +25=
d) 13 + 28 + 36 + 64=
e) 53 – 28 + 47=
f) 76 – 27 + 42=
g) 81- 39 + 52 =
ATIVIDADES DA SEMANA : DE 19/10 À 23/10
ELETRICIDADE
As facilidades da vida moderna advindas da energia elétrica.
A vida antes da descoberta da eletricidade não era tão cômoda, pois não havia as facilidades existentes hoje. Não existiam os aparelhos eletrodomésticos e as pessoas tinham muito mais trabalho para fazer as tarefas do seu dia-a-dia. Para passar roupa, por exemplo, usava-se ferros a brasa, que tinha uma tampa que era levantada para se colocar a brasa lá dentro. Era necessária muita atenção, pois a fuligem podia cair do ferro e sujar a roupa limpa ou mesmo esquentar muito, chegando a queimar a roupa.
A geladeira, instrumento fundamental para se conservar os alimentos, também não existia. Assim, quase todos os dias era necessário fazer compras de frutas e verduras nas pequenas quitandas. As carnes eram mantidas cozidas, já prontas para o consumo, imersas em banha de porco, em latões.
Os banhos eram frios, ou com água aquecida nos fogões, na maioria das vezes a lenha e não a gás. A iluminação dos lugares era feita com lampiões.
Podemos perceber a eletricidade através do funcionamento dos aparelhos elétricos e eletrônicos, no transporte coletivo como o metrô, em aparelhos como rádio e televisão, chuveiros, computadores, telefones, dentre vários outros.
A eletricidade, no Brasil, é predominantemente produzida nas grandes usinas hidrelétricas, através do movimento das águas dos rios e dos lagos, onde a água corre por uma barreira e gira as turbinas da mesma, que movimentam o gerador. A energia produzida é conduzida por grandes cabos e fios até chegar às cidades, ir para uma subestação de energia elétrica e depois ser distribuída para a população.
Hoje em dia, o Brasil está entre os cinco maiores produtores de energia hidroelétrica, segundo informações da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, com 158 usinas hidrelétricas em funcionamento, numa produção de aproximadamente 74.438.695 kW. As principais usinas hidrelétricas do nosso país são: Itaipu, do rio Paraná; Tucuruí, do rio Tocantins; Belo Monte, do rio Xingu; Ilha Solteira, do rio Paraná e Jirau, do rio Madeira.
Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids
ATIVIDADES DA SEMANA : DE 13/10 À 16/10
14 BIS, do brasileiro Santos Dumont, é considerado um dos primeiros aviões.
Desde que o sonho de voar e ultrapassar as nuvens foi concretizado – sem entrar no méritode quem foi realmente o pioneiro nessa história – muita coisa mudou. Leonardo da Vinci, ainda no século 15, construiu um modelo de avião em forma de pássaro e fez vários desenhos, como hélices e paraquedas, que foram de grande contribuição para a fabricação de aeronaves posteriormente.
Dos primórdios do 14 BIS ao mais recente protótipo de supersônico, patenteado pela Airbus, já se passaram mais de cem anos e novos projetos continuam a surgir, seja no segmento da aviação de combate ou comercial.
Pesquise e responda em seu caderno.
1-Quem foi Leonardo da Vinci?
2- A Evolução do avião.
Nas asas do condor
Milton Hatoum
MILTON HATOUM
ESPECIAL PARA A FOLHINHA
Quando?
Faz muito tempo, mas me lembro do dia, mês e ano: 7 de setembro de 1958.
Lembro-me também do lugar, pois há lugares da infância que ficam bem guardados na memória.
Naquela época, na manhã do dia da Independência, eu estava na beira do rio Xapuri, lá no Acre, brincando com meus amigos...
Nós cavávamos buracos na areia a fim de encontrar ovos de tracajá. Em cada buraco havia dezenas de ovos que as nossas mãos transformavam em pequenas pirâmides e colinas brancas...
Suávamos sob o calor inclemente, e, de vez em quando, a gente mergulhava no rio, nadava e voltava para a praia à procura de ovos...
Quando terminei de construir a terceira pirâmide, tive minha primeira crise de asma. Senti falta de ar, e abri a boca para tentar respirar...
Não há nada pior do que sentir falta de ar, porque, sem ar, eu, você e o mundo inteiro não podemos viver.
Meus amigos, assustados, correram à minha casa e viram minha tia Leila limpando um peixe na varanda.
Apontaram para a beira do rio e um deles disse que meu rosto estava estufado e vermelho.
Tia Leila, a mais dramática de minhas tias, pensou que eu tinha me afogado no rio e correu para avisar a minha mãe, que correu para o rio e entrou nas águas do Xapuri.
Estava tão nervosa que não me viu na beira do rio e, é claro, não me veria nas águas do rio. Quando voltou para a praia, seu vestido azul colado no corpo e seus cabelos longos escorridos lhe davam um ar engraçado.
Assim, vi minha mãe e tive vontade de rir, mas, se eu mal conseguia respirar, imagine se podia rir.
Minha mãe, atônita, correu para avisar a meu pai e, no meio do caminho, ela se lembrou de que meu pai não estava em casa, nem na cidade.
Meu pai estava viajando num barco. Ele descia e subia o rio Acre, vendendo tecidos e roupas ou trocando tecidos e roupas por pelas de borracha e sacos de castanha.
Nossa casa ficava na praça Plácido de Castro, a menos de cem metros da prefeitura da cidade.
Minha mãe se lembrou de que havia um médico em Xapuri, o doutor Monte, um médico de Rio Branco que a cada dois meses visitava a cidade.
Mas o doutor Monte tinha ido atender a um doente em Brasiléia, lá na fronteira com a Bolívia.
Então, apavorada, ela se dirigiu à prefeitura, pois o prefeito era primo de meu pai. O prefeito correu para a praia e me viu estendido na areia, cercado por pirâmides e colinas de ovos de trajacá.
Meu rosto devia estar vermelho que nem melancia, porque o prefeito olhou para mim e disse:
- Por Deus, o menino tá sufocado!
Ele olhou para o céu e disse para minha mãe e tia Leila:
- Fiquem aqui, eu vou cuidar desse menino.
Ele me pegou pelos braços. Carregou-me como se eu fosse um boneco de pano e me levou até o carro dele, um Ford velho e enferrujado que nunca saía da cidade, porque não havia estrada de Xapuri a nenhum lugar, nem de nenhum lugar a Xapuri.
Mas havia uma estrada de barro que cortava a floresta e terminava numa pista de cascalho que devia ter uns duzentos metros.
Não sabia para onde o prefeito me levava. Então eu ouvi a voz dele:
- Lá está ele, lá está o bonitão!
E quem era ele, o bonitão?
O Condor...
Nos braços do prefeito eu entrei no Condor. Era um avião verde e prateado, um bimotor alemão que passava por Xapuri a cada quinze dias e fazia uma viagem impressionante para São Paulo.
O Condor escalava em seis cidades (duas da Bolívia e quatro do Brasil) antes de aterrisar na capital paulista.
O prefeito, que sabia pilotar, disse ao dono do Condor que ia dar uma volta comigo. Além da falta de ar, comecei a sentir medo. Nunca viajara de avião, e agora estava numa aviãozinho que parecia um sapo metálico.
Tremia de medo, e, com medo e falta de ar, sentado na cabina, percebi que o avião corria na pista de cascalho. Fechei os olhos...
Minha primeira aventura: voar com falta de ar aos 10 anos de idade.
Quando abri os olhos, a cidade parecia uma maquete, uma cidade de brinquedo.
Vi os dois rios, o Acre e o Xapuri, como se fossem duas cobras amarelas.
O Condor ainda chacoalhava, o barulho dos motores era infernal e o vento que entrava pela janelinha da cabina tinha a força de um furacão.
Aos poucos, fui me acostumando com aquela idéia louca de voar. Estava nervoso, mas no ar. Era um milagre... e também uma alegria, pois navegando no espaço, não sei por que comecei a respirar melhor...
Já não sentia a angústia de estar perdendo o fôlego, de abocanhar em vão um punhado de ar.
Voltava a ser como você, que respira pelo nariz, normalmente, sem ânsia, sem sufoco. O prefeito-piloto, ao notar minha melhora, sorriu. Logo depois ele riu e disse:
- Agora vamos conhecer as nuvens.
Ele puxou um pouquinho o manche, o Condor começou a subir, subir... E subimos tanto que entramos nas nuvens, essas nuvens que lá de baixo parecem enormes blocos de mármore, que nem esculturas aéreas flutuando no céu azul da Amazônia.
Nuvens de todos os tamanhos e formas: nuvem-dragão, nuvem-serpente, nuvem-tartaruga, nuvens que são formas do céu da minha infância.
Depois começamos a baixar, e sobrevoamos o rio Acre, sinuoso, barrento, como uma cobra-d'água sem fim.
Vi um barquinho navegando perto de uma vila, imaginei que podia ser o barco de meu pai e dei um adeus na janelinha da cabina. Depois o Condor baixou ainda mais.
O piloto apontou para uma árvore e disse: uma sumaumeira. Outras árvores: a castanheira, a seringueira, árvores enormes que eu via do alto.
No meio da floresta, vi uma cortina esverdeada, com tons de amarelo. O piloto me disse que era um bambuzal.
Vi o barracão de um seringal, o Soledad, e canoas que pareciam de papel pardo, pequeninas e frágeis.
Em 20 de vôo vi coisas que só podia imaginar.
Hoje, quase 40 anos depois desse vôo, penso que escrever uma história se parece com isso: voar, ver o que nunca vimos... imaginar.
Aterrissamos na pista de cascalho. No galpãozinho à beira da pista, minha mãe e tia Leila estavam ao lado do dono do avião.
Minha mãe xingou o prefeito-piloto de louco e irresponsável; tia Leila, de cara emburrada, mal falou com ele.
Mas, quando me viram são e salvo, respirando como uma criança sadia, ficaram aliviadas.
Olhei para o avião na pista, e me despedi daquele sapo metálico que me havia curado. Enfim, agradeci aos céus, mas nunca perdi o medo de voar.
Anos depois, iria voar muito, e em aviões ainda menores que o Condor. Mas aquele vôo foi inesquecível.
Até hoje me lembro daquela manhã em que voei no Condor e vi lá do alto o mundo da minha infância.
Texto Anterior: Curso ensina a cuidar de flores; Nau de Ícaros na Internet
Próximo Texto: Histórias em vez de TV
Índice
ATIVIDADES DA SEMANA : DE 05/10 À 09/10
Transporte Aquático
Os transportes aquáticos ou aquaviários são responsáveis pelo deslocamento de mercadorias e passageiros através de barcas, navios e barcos em oceanos, rios, riachos, lagoas e lagos. Ele pode ser dividido em marítimo, quando ocorre nos grandes mares e oceanos e fluvial ou hidroviário, quando acontece dentro dos rios, lagoas e lagos.
Transporte Marítimo: meio de locomoção de pessoas ou cargas por meio de embarcações no mar. Pode ser dividido em navegação de longo curso ou internacional, que acontece entre os portos brasileiros e estrangeiros; e de cabotagem ou costeira, transporte feito entre pontos específicos da costa (portos) ou entre um ponto costeiro e um fluvial. É um dos meios importantes para o comércio internacional, pois podem ser transportados itens como petróleo, alimentos, veículos, combustíveis, etc.
Transporte Fluvial ou Hidroviário: meio de locomoção realizado através de hidrovias, ou seja, locais pré-estabelecidos para navegação sobre as águas. As hidrovias podem ser lagos, rios e lagoas.
Com o avanço dos meios de transporte aquático, foi possível desbravar o fundo do mar em um submarino, por exemplo. Existem barcos de muitos tamanhos para todo tipo de atividade, desde comercial a turística.
Vantagens do Transporte Aquático
- É possível realizar o deslocamento de grandes cargas;
- Custo reduzido, se comparado com os transportes aéreo ou terrestre;
- Valor do custo do frete menor.
Desvantagens do Transporte Aquático
- Baixa velocidade e falta de flexibilidade para transporte de carga;
- Passagem da mercadoria pela alfândega, fato que torna a entrega demorada;
- Distância aos centros de produção;
- Danos ou perdas das cargas;
- É influenciado pelas condições do clima.
História do Transporte Aquático
Desde o início da história, o homem utilizou pequenas embarcações marítimas ou fluviais para se deslocar de um lugar para o outro. A primeira forma que o homem primitivo encontrou para se locomover dentro da água, a longas distâncias, foi usando troncos de madeira. Logo, foi capaz de usá-los para construir jangadas e depois canoas e conforme seu conhecimento ia se aprimorando, ele utilizou outros materiais como bambu e junco, por exemplo.
Há vestígios da utilização de embarcações primitivas no período paleolítico (na idade da pedra lascada). No período neolítico (cerca de 7.000 a 2.000 a.C.) foram encontrados vestígios de um veleiro em um túmulo sumério, em 4.000 a.C. No Egito e na Mesopotâmia, há indícios de que em aproximadamente 3.000 a.C., haviam redes de canais vinculados a vias terrestres. Ainda, em hieróglifos e pinturas egípcias foram encontrados desenhos de navios e da arte de navegar.
A Expansão Marítima na Europa
O homem foi capaz de conquistar o mundo depois que conseguiu dominar as águas do mar. As caravelas portuguesas são exemplo disso: foi preciso muito conhecimento para construí-las e sair pelo mar, desbravando-o. Isso permitiu a descoberta de um novo continente e outro rumo para a história mundial.
Os europeus foram os primeiros a construir um transporte que atravessasse os oceanos. Com o absolutismo e as relações comerciais, vários países da Europa decidiram se aventurar em alto-mar através da Expansão Marítima, no século XV. Todo conhecimento científico sobre os ventos, a invenção do astrolábio e da bússola, a construção das caravelas facilitou a saída dos europeus de seu continente e a chegada ao outro lado do Atlântico. O que desencadeou a descoberta das Américas e sua conquista. Além disso, foi uma grande contribuição para a economia, trazendo novos recursos para a construção naval, viagens longas e novas mercadorias.
Transporte Aquático no Brasil
No Brasil, durante o período colonial, foram feitos pequenos barcos para navegar nos rios e alcançar o interior do país. Os bandeirantes também desempenharam um papel importante para o crescimento do transporte aquático. Em 1808, com a abertura dos portos da colônia, as transações comerciais marítimas aumentaram e movimentaram esses portos.
Nas décadas de 30 e 40, foi criado o Departamento Nacional de Portos de Navegação (DNPN) que cuidava dos transportes marítimos e fluviais. Anos depois foi criada a barragem de Três Marias, o porto de Itajaí e ocorreu o crescimento da Indústria de Construção Naval. Na década de 60 foram inaugurados três portos no Nordeste: Mucuripe, Itaquí e Aracajú.
Site desenvolvido por KERDNA Produção Editorial LTDA
RESPONDA
1- Quais são as vantagens do transporte aquático?
2- Quais são as desvantagens do transporte aquático?
3- Escreva o que entendeu sobre a história do transporte aquático?
4- Pesquise sobre as caravelas e sua importância
Matemática.
ATIVIDADE - LIVRO LER E ESCREVER
DISCURSO DIRETO - O discurso é direto quando são as personagens que falam.É reproduzida fielmente a fala da personagem .Exemplo: "Por que veio tão tarde?", perguntou Sofia, logo que apareceu à porta do jardim.
O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob influência por parte do narrador. Nesse tipo de discurso, os tempos verbais são modificados para que haja entendimento quanto à pessoa que fala. Além disso, costuma a citar o nome de quem fez a fala ou fazer algum tipo de referência.
Agora leia e responda as páginas do livro Ler e Escrever páginas 32 , 33, 34 e 35, 36 e 37.
Atividade de matemática.
Numerais multiplicativos
1.Calcule o dobro, o triplo, quádruplo e o quíntuplo dos numerais abaixo:
a.123
b.232
c.1656
d.2863
e.4182
f.5034
2.Complete:
a. Uma dezena são
b. Uma dúzia são
c. Cinco centenas são
d. Meia dúzia são
e. Meia centena são
f. Uma centena é
g. Uma unidade de milhar é
h. Três unidades de milhar são
3) COMPONHA OS NÚMEROS ABAIXO:
a) SETE CENTENAS + DUAS DEZENAS + CINCO UNIDADES =
b) UMA CENTENA + SETE DEZENAS =
c) TRÊS CENTENAS + OITO UNIDADES =
d) CINCO CENTENAS + QUATRO DEZENAS + SEIS UNIDADES =
e) OITO CENTENAS + CINCO DEZENAS + NOVE UNIDADES =
f) DUAS CENTENAS + SETE DEZENAS + TRÊS UNIDADES =
g) CINCO CENTENAS + NOVE DEZENAS =
4) DECOMPONHA OS NÚMEROS ABAIXO:
a) QUARENTA E SEIS =
b) TRINTA E NOVE =
c) OITOCENTOS E VINTE E QUATRO =
d) SEISCENTOS E TRINTA =
e) NOVENTA E TRÊS =
f) QUATROCENTOS E CINCO =
g) SETENTA E DOIS =
3) DECOMPONHA OS NÚMEROS ABAIXO:
a) 77 =
b) 98 =
c) 482 =
d) 734 =
e) 103 =
f) 57 =
g) 340 =
4) COMPONHA OS NÚMEROS ABAIXO
a) 300 + 30 + 9 =
b) 600 + 90 =
c) 100 + 40 + 2 =
d) 200 + 8 =
e) 400 + 50 =
f) 700 + 3 =
g) 500 + 30 + 4 =
ATIVIDADES DA SEMANA : DE 28/09 À 02/10
Os meios de transporte
1) Complete as lacunas com as palavras abaixo
Asfaltadas – meios de transporte – cavalo – mercadorias – boas condições – carros – vias de circulação – carro de boi – pessoas – ônibus
a) _____________ ligam as cidades por onde passam os __________ levando__________ e ___________.
b) Antigamente, as estradas eram de terra, estreitas e esburacadas, e muitos percursos levavam horas e até dias para ser feitos. Utilizavam-se, nessa época, __________ ou ___________.
Atualmente, ________ e _________ permitem que os percursos em estradas de rodagem sejam feitos em tempo bem menor. Mas para que isso aconteça as estradas devem ser __________ e estar ____________.
2) Ônibus, metrô e trem são meios de transporte coletivos. Em seu município as pessoas utilizam muito ou pouco os meios de transporte coletivos? Em sua opinião isso é bom ou ruim para o meio ambiente?
R.
3) No município onde você vive existem problemas de transporte? Se sim, quais?
R.
4) Em seu município existem rodovias, ferrovias, aeroportos e portos? Quais são os mais utilizados pela população? Quais você já utilizou?
R.
5) Qual é o meio de transporte mais utilizado em seu município?
MATEMÁTICA:
PROBLEMAS.
1- Raquel vai pagar uma compra de R$ 1125,00 em 9 parcelas iguais. Qual deve ser o valor de cada parcela?
2- Num auditório, há 224 cadeiras organizadas em 8 fileiras com a mesma quantidade de cadeiras. Quantas cadeiras há em cada fileira?
3- Júlia viajou levando 5 calças compridas e algumas blusas. Fazendo todas as combinações possíveis com essas peças de roupa, ela pode se arrumar de 40 modos diferentes. Quantas blusas Júlia levou?
4- Multipliquei um número por 9 e o resultado foi 19.485. Que número foi esse?
ATIVIDADE 3-
MEIOS DE TRANSPORTE | ENSINO FUNDAMENTOS
MEIOS DE TRANSPORTE SÃO EXTREMAMENTE IMPORTANTES PARA A CIRCULAÇÃODE PESSOAS. COM ELES PODEMOS IR DE UM LUGAR PARA OUTRO E LEVAR OBJETOS, ANIMAIS E MUITAS OUTRAS COISAS PARA UM OUTRO DESTINO.
Há muito tempo, o ser humano utilizava os animais, como o cavalo, para se locomover e transportar seus objetos. Muitas viagens duravam meses, pois os animais se cansavam e precisavam dormir e se alimentar.
Os meios de transporte são divididos em categorias:
- terrestres;
- aquáticos;
- aéreos.
Eles foram aperfeiçoados ao longo dos anos para melhor atender as pessoas em suas necessidades, com mais agilidade e segurança.
Quais são os meios de transporte terrestres?
São meios de transporte utilizados no chão e, principalmente, nos centros urbanos. São eles:
- carro;
- moto;
- ônibus;
- carreta;
- bicicleta;
- trens, entre outros
Veja como esse grupo é dividido:
- Transportes rodoviários: são transportes utilizados nas rodovias, ruas e estradas.
- Transportes ferroviários: são os transportes que se locomovem em trilhas férreas, como o trem.
- Transportes metroviários: são transportes subterrâneos, como o metrô, e permitem que as pessoas circulem de um lugar para outro sem que precisem se preocupar com o trânsito, pois o metrô é o único meio de transporte subterrâneo. Assim, as pessoas circulam mais rápido.
Quais são os meios de transporte aquáticos?
O transporte aquático é o mais antigo do planeta. Foi com ele que o homem primitivo percebeu que poderia se locomover de um lugar para outro utilizando os rios, lagos e mares. É utilizado para o transporte de mercadorias e de pessoas. São eles:
- barcos;
- navios;
- canoas;
- jet ski;
- lanchas, entre outros.
E quais são os meios de transporte aéreos?
O transporte aéreo é o mais rápido do planeta. Ele é muito utilizado por pessoas que fazem viagens a longas distâncias, pois é mais rápido, assim as pessoas gastam um tempo menor para chegar ao seu destino. São transportes aéreos:
- avião;
- helicóptero;
- dirigíveis.
a) Helicóptero.
b) Canoa.
c) Trem.
d) Gasoduto.
b) Carro conversível e bicicleta com marcha.
c) Bonde e carroça.
d) Navios e caravelas.
a) Carro e ônibus.
b) Bicicleta e carro.
c) Trem e navio.
d) Carro e caminhão.
Problemas de divisão
1) Dona Laurinha comprou 96 metros de tecido para costurar igualmente 6 vestidos. Quantos metros de tecido terá cada vestido?
R.
2) Em uma floricultura tem 455 mudas de rosas para vender igualmente para 5 clientes. Quantas mudas irá receber cada cliente?
R.
3) Uma lavanderia lava 108 peças em 6 dias. Quantas peças de roupa lavará em 1 dia, se lavar a mesma quantidade de peças por dia?
R.
4) Em uma peça de cetim de 27 metros, quantos pedaços de 3 metros há?
R.
5) Em uma excursão com a turma da escola, 135 alunos foram distribuídos igualmente em 5 ônibus. Quantos alunos fora em cada ônibus?
ATIVIDADES DA SEMANA : DE 21/09 À 25/09
Atividade de Língua Portuguesa
O médico-fantasma
Esta história tem sido contada de pai para filho na cidade de Belém do Pará. Tudo começou numa noite de lua cheia de um sábado de verão. Dois garotos conversavam sentados na varanda da casa de um deles.
– Você acredita em fantasma?- perguntou o mais novo.
– Eu não!- disse o outro.
– Acredita sim!- insistiu o mais novo.
– Pode apostar que não – replicou o outro.
– Tudo bem. Aposto minha bola de futebol que você não tem coragem de entrar no cemitério à noite.
– Ah, é?- disse o garoto que fora desafiado. – Pois então vamos já para o cemitério, que vou provar minha coragem.
Assim, os dois garotos foram até a rua do cemitério. O portão estava fechado. O silêncio era profundo. Estava tão escuro… Eles começaram a sentir medo.
Para ganhar a aposta, era preciso atravessar a rua e bater a mão no portão do cemitério. O garoto que tinha topado o desafio correu. Parou na frente do portão e começou a fazer caretas para o amigo. Depois se encostou no portão e tentou bater a mão nele. Foi quando percebeu que a camiseta estava presa.
– Socorro! Alguém me ajude!- ele gritou, desmaiando em seguida.
Nisso, apareceu um velhinho vindo do fundo do cemitério, abriu o portão e chamou o outro menino.
– Seu amigo prendeu a manga da camisa no portão e desmaiou de medo. Coitadinho pensou que algum fantasma o estivesse segurando.
O garoto reparou que o velhinho era muito magro, quase transparente.
– Obrigado. Como é que o senhor se chama?
– Eu sou o médico daqui. Vou acordar seu amigo.
O velhinho passou a mão na cabeça do menino desmaiado e ele despertou no mesmo instante.
– Vão para casa meus filhos- ele disse. – Já passou da hora de dormir.
No dia seguinte, os meninos foram procurar o velhinho para agradecer-lhe a ajuda. Mas não o encontraram, nem no cemitério, nem em lugar nenhum.E foi assim que ambos perderam o medo de fantasma,quando perceberam que nem todos os seres misteriosos fazem o mal. Pelo contrário, podem até ajudar. Como aquele médico, que nunca mais apareceu.
PRIETO, Heloisa. Lá vem história outra vez – Contos do folclore mundial. São Paulo: Companhia das letrinhas, 1997.
Interpretação de texto
1) Qual é o título do texto? E qual é o tema?
2) Esse é um texto narrativo, informativo, ou descritivo?
3) Quantos e quais são os personagens do texto?
4) Quem é o autor do texto?
5) Quantos parágrafos tem o texto?
6) Por que os meninos decidem ir ao cemitério?
7) No início do texto, onde estavam os personagens?
8 )O que era necessário para ganhar a aposta?
9) Depois de se encostar no portão, o que aconteceu ao garoto?
10) O médico fantasma é uma história sobre medo, um “Conto de assombração”. Descreva o momento mais assustador da história. ____________________
11)Como os meninos perceberam que o velhinho era um fantasma?
12) Se algum amigo seu te desafiasse assim como no texto, você aceitaria? Justifique sua resposta.
13) Reescreva o ultimo parágrafo do texto, criando um final diferente
Matemática:
Resolva as operações matemáticas:
a.O dobro de 3 x 8 – 5 =
b.O triplo de 6 x 7 – 4 =
c.O quádruplo de 16÷4+9=
d.O quíntuplo de 648 – 389=
Atividade 2-
A história da máquina de escrever
A história da máquina de escrever apresenta várias fases distintas, estas fases mapeiam toda a trajetória desta grande invenção a qual revolucionou a sociedade e todos os segmentos ligados a escrita até então feita de forma manual. Inventadas e desenvolvidas na segunda metade do século XIX, contribuíram decisivamente para um grande impulso nas comunicações da época e, também, para a entrada da mulher no mundo dos negócios. A manufatura desses objetos exigiu muita criatividade, trabalho árduo e coragem de inventores e empreendedores da época.
Na primeira metade do século XX, com a introdução das máquinas de escrever portáteis e das elétricas, a máquina de escrever já mais desenvolvida e sofisticada, tornou-se mais rápida, silenciosa, prática e ao alcance de todos.
Tornou-se indispensável no mundo dos negócios e surgiu como um instrumento das novas oportunidades de emprego, sobretudo da emancipação da mulher no mercado de trabalho. Com um maior acesso à escolaridade, assistiu-se à criação de profissões femininas socialmente consideradas, em que o curso de datilografia - palavra de origem grega "dactilo" = dedo e "grafia" =escrita, isto é, a ciência e arte de digitar textos com os dedos através de um teclado, era ministrado para o uso das máquinas de escrever.
A máquina de escrever difundiu-se largamente com a expansão do setor comercial e serviços, nas repartições públicas, nos bancos e nos escritórios, pela necessidade de uma maior rapidez e uniformidade da escrita contribuindo para o desenvolvimento económico e social.
3) Calcule:
a.3×8+9=
b.4×7+5=
c.3×5+10=
d.2×7+8=
e.3×4+12=
f.5×6+15=
g.4×9+12=
h.5×5+10=
i.7×7+21=
j.9×4+15=
k.15+12-10=
l.30+25-50=
m.28+36-64=
n.47+30-65=
o.44+40-84=
p.32+32-60=
q.45+25-28=
r.60+60-100=
s.48+50-50=
t.45+30-40=
u.76-27+42=
v.53-28+47=
w.85-47+26=
x.81-39+52=
y.97-49+65=
z.243-94+76=
Atividade 3 -
MatemáticaAtividade 4
Faça o teclado em seu caderno para realizar essa atividade
Atividade 5-
ATIVIDADES DA SEMANA : DE 14/09 À 18/09
Evolução da Televisão
Uma das formas de ficarmos ligados com o mundo é pela televisão. Através dela podemos saber o que acontece em diversos pontos do planeta, algumas vezes até com a sensação que estamos participando dos acontecimentos.
Logicamente os primeiros aparelhos eram bem diferentes do que conhecemos hoje, mas o fato é que, desde sua invenção, sempre chamou a atenção e muitos acham difícil viver sem ela.
A televisão é o principal meio de comunicação criado no século xx e está presente em quase todas as casas.Ela é fonte de informação e entretenimento, , diversão, educação, formadora de opiniões e outros.
Leia os textos I e II e responda às questões a seguir:
Texto I
Computador
Com um cabo de
vassoura
fabricamos
cavalinhos,
com carretéis e barbantes
estendemos telefones
que conversam além do
f io.
Com pés de meia já
velhos
fazemos bolas
novinhas,
com chuchus, grandes
boiadas,
e com caixas de
sapatos,
muitos carros de um
trenzinho.
Quem quiser nossos serviços
não busque fadas nem
mágicos,
aperte o botão da infância
programe apenas meninos.
Elza Beatriz
Disponível em https://oincrivelze.com.br/wp content/uploads/2015/09/5_ano_caderno_de_atividades_lingua_portuguesa_volume_ii.pdf Acesso em 08.jul.2020. Adaptado
TEXTO II
Grandes
Invenções
A ciência
moderna é cheia de inventos, mistérios e descobertas. Por exemplo. Quem
inventou a batata frita? Quem descobriu o cachorro-quente? Quem inventou a
pizza quatro queijos? E o sorvete de casquinha? E o bolo de aniversário? E a
paçoca? E refrigerante gelado com canudinho? Uma das maiores descobertas do
mundo em que vivemos, senão me falha a memória, foi o café com leite com pão e
manteiga.
Fico imaginando
o trabalhão que não deu.
Primeiro, o inventor precisou sair por aí experimentando todas as frutas para descobrir aquela, a certa, a única que quando a gente torra vira pó de café preto.
E mais. Teve que
descobrir que da gordura do leite sai a manteiga e antes ir de bicho em bicho,
por esse mundo afora, até achar o leite certo.
Quanto
sacrifício o tal inventor não fez!
Outra coisa. Não deve ter sido nada fácil descobrir que leite nasce em bicho fêmea e não nasce em bicho macho. Já imaginou o pobre inventor tentando ordenhar um leão? Credo! Quanta dor de cabeça! Quanto risco de vida! No fim, depois de tanto coice, mordida, unhada, ferroada, bicada e dentada, quando o inventor descobriu a vaca holandesa, sempre risonha, balançando o rabo, pastando e mugindo calmamente nas fazendas, deve ter sido um alívio. Quem inventou o café com leite com pão e manteiga está de parabéns. Gênio é gênio.
Ricardo Azevedo. O menino de língua de
fora. Editora Ática, São Paulo. Caderno de atividades.
1- Quais as diferenças entre o texto I e o texto II?
(A) Tratam de invenções diferenciadas.
(B) Não possuem o mesmo gênero e autor.
(C) Tem a mesma finalidade.
(D) Falam sobre experimentos.
2. O texto I trata sobre a utilidade do computador e o texto II fala sobre
(A) uma variedade de curiosidades e descobertas.
(B) apenas sobre a descoberta do pó do café.
(C) várias descobertas de espécies animais.
(D) sobre o inventor do café com leite.
3. Qual o assunto tratado nos dois textos?________________________________
4. A oração que dá ideia de opinião é
(A) “A ciência moderna é cheia de inventos...”
(B) “Quanto sacrifício o tal inventor não fez!”
(C) “Fico imaginando o trabalhão que não deu”.
(D) “Gênio é gênio”.
5. No trecho: “Quem descobriu o cachorro-quente?”
A pontuação inserida no final da frase indica
(A) uma dúvida.
(B) uma curiosidade.
(C) uma conclusão.
(D) uma interrupção
5. Qual das invenções citadas nos dois textos você gostaria de conhecer melhor? Pesquise em livros ou internet, explicite e apresente depois para sua turma.
MATEMÁTICA;
Leia os textos para responder às questões de 1 a 9.
Texto I
A invenção do sabonete ocorreu 600 anos a.C., pelos fenícios, que ferviam gordura de cabra com água e cinzas de madeira até obter uma mistura pastosa para limpar o corpo. Depois, os espanhóis adicionaram azeite de oliva ao produto para perfumá-lo.
Revista Superinteressante, Ed. 7, abr. 1988.
Texto II
Levi-Strauss, um alemão que migrou para os Estados Unidos no fi nal do século XIX, foi o inventor da calça jeans, em 1873. Ele tinha uma loja de tecidos e criou uma roupa resistente para os mineiros da região. Sua invenção fez sucesso no mundo todo.
Revista Época, Ed. 9, jul. 1998.
1. Os textos tratam basicamente
(A) das invenções.
(B) do sucesso do jeans.
(C) dos espanhóis.
(D) dos mineiros.
2. O texto I fala sobre a invenção de um produto que
(A) serve para comer.
(B) usamos na higiene corporal.
(C) utilizamos como adereço.
(D) usamos para nos distrairmos.
3. Em: “Levi-Strauss, um alemão que migrou para os Estados Unidos no fInal do século XIX.” A palavra em negrito no trecho é o mesmo que
(A) passou de uma região para outra.
(B) atualizou seu endereço.
(C) utilizou seu passaporte.
(D) socializou suas experiências.
4. No trecho “A invenção do sabonete ocorreu 600 anos a.C., pelos fenícios.” (linha 1 – Texto I) A expressão que está grifada quer dizer (A) seiscentos anos antes de comprar.
(B) seiscentos anos antes de Cristo.
(C) seiscentos anos antes de comparar.
(D) seiscentos anos antes de contar.
5. Os dois textos foram extraídos de
(A) um jornal.
(B) um livro.
(C) um anúncio.
(D) uma revista.
6. Que semelhanças os textos têm?
(A) O gênero e o tipo textual.
(B) Os produtos da invenção.
(C) A mesma fonte bibliográfica.
(D) Os mesmos inventores
7. Preencha as lacunas do texto com os sinônimos adequados. prosseguiu – criação – antes de Cristo – conseguir – mundo inteiro – cremosa – acrescentaram – cheirar – pastosa
Texto I
A ____________ do sabonete ocorreu 600 anos __________________, pelos fenícios, que ferviam gordura de cabra com água e cinzas de madeira até ____________ uma mistura ________________ para limpar o corpo. Depois, os espanhóis _______________ azeite de oliva ao produto para ________________-lo. Revista Superinteressante, Ed. 7, abr. 1988.
Texto II
Levi-Strauss, um alemão que ______________ para os Estados Unidos no fi nal do século XIX, foi o inventor da calça jeans, em 1873. Ele tinha uma loja de tecidos e _____________ uma roupa ______________ para os mineiros da região. Sua invenção fez sucesso no _____________________.
Um cardápio variado
Os besouros estão em toda parte do planeta. Para eles, a natureza é uma fonte inesgotável de alimentos. Veja só, o serra-pau tem esse nome porque se alimenta de madeira. Uma espécie é chamada de rola-bosta, por sua preferência por excrementos, enquanto outra tem hábitos mais “refinados”, pois só come pétalas de flores. O bicudo e a broca são terríveis para lavouras de algodão; o bicudo come a flor antes dela abrir-se, enquanto a broca ataca a raiz, enfraquecendo a planta.
A joaninha, que também e um besouro, ajuda a combater as pragas das plantações, ela chega a comer cerca de 20 pulgões por dia.
Há também besouros que adoram uma biblioteca, mas ali não vão para uma boa leitura, e sim para devorar os livros. Nesse caso, são as suas larvas que perfuram as capas dos livros, causando o maior estrago.
( ) Os besouros podem escolher entre diversos alimentos.
( ) Cada tipo de besouro possui uma alimentação diferente.
( ) Os besouros são terríveis e não se alimentam.
( ) Os besouros precisam perseguir suas presas.
a) o serra pau.
b) o bicudo.
c) a joaninha.
d) o rola-bosta.
a) o serra-pau.
b) o bicudo.
c) a joaninha.
d) o rola-bosta.
( ) Grosseiros.
( ) Saborosos.
( ) Deselegantes.
( ) Fábula.
( ) Conto.
( ) Carta de reclamação.
( ) Texto informativo.
( ) Comer livros.
( ) Engolir os livros sem mastigar.
( ) Ler muitos livros.
( ) Catalogar livros.
( ) Porque explica, ao contrário do que muita gente pensa, que a joaninha também é um besouro.
( ) Porque explica ao leitor que joaninha e besouro são animais de estimação.
( ) Porque explica ao leitor que a joaninha não é um besouro.
( ) Porque separa a joaninha dos besouros que combatem as praga
8. (D9) Este tipo de texto pode ser encontrado em:
( ) Dicionários.
( ) Jornais.
( ) Gibis.
( ) Revistas científicas.
9. (D8) Leia o trecho a seguir com atenção e assinale a alternativa correta: “O bicudo e a broca são terríveis para a lavoura de algodão; o bicudo come a flor antes dela abrir-se, enquanto a broca ataca a raiz, enfraquecendo a planta.”
A expressão em destaque refere-se ao:
( ) Algodoeiro.
( ) Bicudo
( ) Broca
( ) Besouros
10 – A palavra joaninha é um substantivo:
a) do gênero masculino
b) do gênero feminino
c) biforme
d) próprio
a) fonte: _______________________________________________________________________
b) hábitos: ______________________________________________________________________
c) bicudo e broca: ________________________________________________________________
d) estrago: _____________________________________________________________________
e) leitura: ______________________________________________________________________
a) joaninha: ______________________________ b) besouro: ____________________________
c) natureza: ______________________________ e) livros: _____________________
Matemática
Fração
a) Desenhe uma figura para representar as seguintes frações
1/3 =
1/2 =
2/4 =
2/8=
4/12=
3/10=
7/15=
3/9=
2/24=
Atividade 5-
1- Pesquise sobre a descoberta de um meio de comunicação e anote algumas linhas em seu caderno.
2- Pesquise sobre a fotografia e anote algumas linhas em seu caderno.
Matemática.
Problemas.
1) Marta pagou R$ 2264,00 da seguinte forma: deu R$ 260,00 de entrada e pagou o restante em três parcelas iguais. Qual o valor de cada parcela?
2) Três irmãos juntaram suas economias para comprar uma lavadora de roupas que custa R$ 1000,00. Francisco deu R$ 275,00. O dinheiro é suficiente?
Vai sobrar ou faltar? Quanto?
3) Ontem, Paula tinha R$ 879,00 depositados em sua conta bancária. Hoje ele depositou R$ 658,00 e pagou uma conta de R$ 246,00. Como ficou seu saldo bancário/
ATIVIDADES DA SEMANA : DE 31/08 À 04/09
Atividade
1- Se você fosse escrever uma carta para um amigo (a), como ela ficaria?
Escreva uma carta ao seu melhor amigo.
Matemática.
Atividade 2-
Matemática
Atividade 3-
Meios de comunicação
Tipos de meios de comunicação
Os meios de comunicação podem ser:
Individuais: ferramentas que promovem o contato interpessoal. A transmissão de informações ocorre entre uma pessoa e outra ou em grupos restritos. São exemplos: carta, telefone e internet (plataformas de mensagens instantâneas/bate-papo).
Sociais ou em massa: promovem a comunicação entre um grande número de indivíduos. A informação é, portanto, transmitida em massa. São exemplos: rádio, jornal e televisão
Principais meios de comunicação
→ Antigos
Escrita
Por meio de códigos e sinais que transmitiam informações entre os indivíduos, surgiu a escrita, que se desenvolveu de maneira independente entre os povos nas diversas regiões do mundo.
Telégrafo
O primeiro telégrafo foi criado por Claude Chappe em 1790. Uma nova versão, capaz de enviar mensagens a longas distâncias, surgiu em 1835, criada pelo físico e pintor Samuel Morse.
Correio
O correio possui um sistema que envolve o envio de cartas, encomendas e documentos entre um remetente e um destinatário. Hoje em dia, com os avanços nos meios de transporte, o tempo de entrega diminuiu consideravelmente. O sistema de correio pode ser privado ou público.
Jornal
O jornal é um meio de comunicação em massa. O primeiro exemplar foi produzido em Roma por volta de 59 a.C. e ficou conhecido como Acta Diurna. Ele anunciava notícias do governo e era escrito em placas brancas e compridas, colocadas em lugares públicos para que as pessoas pudessem ter acesso.
Rádio
A história do rádio iniciou-se em 1860, quando as ondas de rádio foram descobertas. O rádio possibilitou ainda mais a comunicação em massa, visto que é capaz de propagar informações codificadas por meio de sinais eletromagnéticos.
Telefone
O telefone foi inventado por volta de 1860 por Antonio Meucci, que o chamava de telégrafo falante. No Brasil, as primeiras redes de telefonia foram instaladas no Rio de Janeiro. Esse meio de comunicação é individual e possibilita a transmissão de informações por meio de sinais sonoros.
Televisão
A televisão é também um meio de comunicação em massa, mas possui natureza eletrônica, sendo capaz de reproduzir imagens e áudio de maneira instantânea. O aparelho converte luz e som em ondas eletromagnéticas.
→ Atuais
Celulares
O celular é um meio de comunicação inventado em 1947, pela empresa de tecnologia Bell, nos Estados Unidos. Esse meio de comunicação possibilita a transmissão de informações por meio de sinais sonoros e ondas eletromagnéticas.
Computadores
Esse meio de comunicação possui grande capacidade de armazenamento e processamento de dados. Tornou-se um meio de comunicação muito utilizado em razão da invenção da internet.
Internet
A internet é atualmente o meio de comunicação mais utilizado no mundo. Representa uma rede que liga mundialmente milhares de computadores e aparelhos celulares. Esse meio de comunicação revolucionou a sociedade e as formas de se comunicar.
Evolução dos meios de comunicação
→ Linha do tempo
Após o telégrafo, foi inventado o telefone. Passamos dos meios de comunicação escritos para aqueles que enviavam sinais sonoros a distância. Paralelamente à invenção do telefone, surgiu também o rádio, que possibilitou a comunicação em massa por meio de ondas eletromagnéticas que se propagam no ar.
Unindo a transmissão de sinais sonoros a imagens, surgiu a televisão, considerada uma evolução do rádio. Por falar em evolução, o telefone sofreu diversas alterações ao longo dos anos, até que foram inventados os aparelhos celulares. Esse meio de comunicação é atualmente um dos mais utilizados no mundo todo, permitindo a comunicação em massa ou individual por intermédio de sons, imagens e armazenamento de dados. Para revolucionar de vez toda a forma de se comunicar, surgiu a internet.https://alunosonline.uol.com.
Atividades.
1- Descrevas os meios de comunicação individuais e em massa.
2- Quais os meios de comunicação antigos e atuais.
3- como foi a história do rádio?
4- Quando foi inventado o telefone?
Matemática
Atividade 4
Matemática:
Vamos calcular:
A) 123456 x 23 =
B) 23453 x 34 =
C) 12678 x 78=
D) 43678 x 67 =
E) 543123 x 98=
F) 4321 x 45=
G) 1543 x123=
Atividade 5
ATIVIDADES DA SEMANA : DE 24 À 28/08
Pintura rupestre :
Um dos mais antigos meios de comunicação, que foi utilizado pelos homens pré-históricos como transmissão de informações. Essa comunicação era por meio de uma arte que permitia o entendimento sobre o desejo deles, o que permitia a
"Na vida do Homem pré-histórico tinham lugar a Arte e o espírito de conservação daquilo de que necessitava. Estudos arqueológicos demonstram que o Homem da Pré-História (a fase da História que precede a escrita) já conservava, além de cerâmicas armas e utensílios trabalhados na pedra. Encontradas nos tetos e paredes das escuras grutas, descobertas por acaso, situadas em fundos de cavernas. São pinturas vibrantes realizadas em policromia que causam grande impressão. Considera-se arte rupestre as representações sobre rochas do homem da pré-história, em que se incluem gravuras e pinturas."-via Wikipedia.
1- Observe o desenho e responda:
1- Quais atividades os dois personagens estão executando?
2-Como estão vestidos os homens desta imagem?
3- Estes dois personagens são homens pré-históricos? Justifique com elementos da charge.
MATEMÁTICA;
ATIVIDADE 2-
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Eixo: Leitura, oralidade, conhecimentos linguísticos.
Conteúdo: história em quadrinho: interpretação oral e escrita, letramento, ordem alfabética.
- Leia.
Após ler a história em quadrinhos responda:
1. Que gênero textual é esse?
2. Quem o escreveu?
3. Como ele está organizado?
4. Onde ele foi publicado?
5. Quando ele foi publicado?
6. Quem são os personagens?
7. Onde se passa a história?
8. Sobre o que Horácio e seu amigo estavam conversando?
9. Horácio concorda com a opinião do amigo? Explique.
10. Em quais situações Horácio ajuda o amigo?
11. O amigo percebe a ajuda que recebe de Horácio? Explique.
12. E você, concorda com a opinião de que ser generoso e bonzinho não vale a pena? Explique.
13. Leia:Viver – obrigado – extinguem – apetite – quieto – passa- bobo – não – mas – com.
* Organize-as em ordem alfabética e separe-as em sílabas.
MATEMÁTICA
ATIVIDADE 3-
1.
Quem são as personagens dessa historinha?
2.
Quem a menina encontrou no caminho?
3.
A música cantada pela menina e a fala do Menino Maluquinho nos faz lembrar
personagens de histórias bem conhecidas. Quais são elas?
4.
A menina perguntou "Você errou de 'script' ou tá me chamando de
porquinha?" Por que?
5.
Quem é o autor dessa história em quadrinhos?
6.
Você sabe o que é "script"? Por que essa palavra está entre aspas?
7.
Observe o primeiro quadrinho. Como é possível saber que a menina estava
cantando?
8.
Agora observe o segundo quadrinho. Por que a palavra "GRÁÁÁ" está
escrita com letras maiores do que as outras?
9.
Qual a reação da menina no segundo quadrinho? O que demonstra isso?
10.
Observe o terceiro quadrinho. Qual o significado da palavra "bufar"?
Encontre um sinônimo para essa palavra.
MATEMÁTICA.
1-Calcule o dobro, triplo e quádruplo de cada número abaixo:
a) 12 345 =
b) 32 456=
c) 43 589 =
d) 12 468 =
e) 1234 =
f) 34567 =
g) 567 =
h) 987=
ATIVIDADE 4-
Matemática;
ATIVIDADE 5-
GRAMÁTICA
1- Complete a cruzadinha com os adjetivos correspondentes.
a) Menino que tem coragem, menino ______________________________
b) Boletim da escola, boletim ____________________________________
c) Filme que assusta, filme ______________________________________
d) Aquele que tem preguiça é ____________________________________
e) Revista da semana, revista ____________________________________
f) Festa do mês de Junho, festa __________________________________
g) Queijo de Minas, queijo _______________________________________
h) Pagamento de conta feito por mês, pagamento _____________________
i) Quem tem carinho por outra pessoa______
2- Complete rimando com as palavras do quadro. baixinha – irmão – bonita – dengosa – amigo – magrinha – brincalhão – fiel
a) Daniel é meu amigo __________________________________.
b) O João é muito ______________________________________.
c) Rita é a garota mais __________________________________.
d) Aninha é aquela menina _______________________________
. e) A Rosa é toda _______________________________________.
f) Joaninha é a menina mais ______________________________
. g) Rodrigo é meu melhor _________________________________
. h) Pedrão é meu querido
_________________________________.
Substantivo Próprio é aquele que particulariza seres distinguindo-os da sua espécie, como entidades, países, cidades, estados, continentes, planetas, oceanos, dentre outros. Esse termos são sempre grafados em letras maiúsculas.
4- Complete as frases de acordo com o exemplo. Exemplo: Marcos tem dois esportes preferidos: ___________ e ________. (substantivos comuns)
a) As lojas que meus pais gostam mais de fazer compras são: ______________________ e _____________________. (substantivos próprios)
b) ______________________ e _____________________ são os personagens principais da revistinha da turma da Mônica. (substantivos próprios)
c) Lúcio sempre leva para a escola um _____________________ e uma _____________________. (substantivos comuns)
d) Na minha opinião, os pontos turísticos de nossa cidade
são ______________________ e _____________________. (substantivos próprios)
5- Escreva o
que indicam os seguintes coletivos.
a) fauna
b) réstia
c) atlas
d) arquipélago
e) bando
f) rebanho
7- Complete as
frases com um substantivo coletivo.
a) Um avião da
____________________ partiu sem permissão para voar.
b) Um ladrão da
____________________ fugiu da penitenciária.
c) Uma
____________________ de gafanhotos atacou a plantação de milho.
Matemática
ATIVIDADES DA SEMANA : DE 17 À 21/08
O CELULAR EM NOSSAS VIDAS
TALVEZ VOCÊ AINDA NÃO TENHA PENSADO NISSO, MAS JÁ IMAGINOU QUE O CELULAR EXISTE HÁ POUCO TEMPO? BASTA VOCÊ ASSISTIR A REPRISE DE UMA NOVELA DE TV DE DUAS DÉCADAS ATRÁS, E VOCÊ LOGO PERCEBERÁ MUITAS SITUAÇÕES QUE SÃO BEM DIFERENTES DAS ENCONTRADAS NOS DIAS ATUAIS, GRAÇAS AO CELULAR. AS PESSOAS SAÍAM PARA SEUS COMPROMISSOS E SÓ ERA POSSÍVEL ENTRAR EM CONTATO COM ELAS, QUANDO CHEGASSEM AOS SEUS DESTINOS. ISSO CONTANDO QUE LÁ ONDE ELAS ESTIVESSEM, EXISTISSE UM TELEFONE “FIXO” DISPONÍVEL. O FATO É QUE DURANTE O TRAJETO, SEJA ELE PERTO OU LONGE AS PESSOAS FICAVAM INCOMUNICÁVEIS.
ESSA PEQUENA CAIXINHA QUE AS PESSOAS COSTUMAM LEVAR DENTRO DE SUAS BOLSAS, BOLSOS OU DEPENDURADAS NO PESCOÇO, PROVOCARAM UMA GRANDE MUDANÇA NA NOSSA SOCIEDADE. ANTES O TELEFONE SE LIMITAVA A FAZER E RECEBER LIGAÇÕES. HOJE VÁRIOS RECURSOS SÃO UTILIZADOS: TORPEDOS, E-MAILS, FOTOS, VÍDEOS, JOGOS E OUTROS. TUDO MUDOU MUITO DEPRESSA E CERTAMENTE MUDARÁ MUITO MAIS.
IMAGINE SÓ QUE A PRIMEIRA DEMONSTRAÇÃO DE UM APARELHO PORTÁTIL DE COMUNICAÇÃO À DISTÂNCIA FOI FEITA EM NOVA YORK EM 1973 PELO ENGENHEIRO MARTIN COOPER. O APARELHO QUE ELE USOU PESAVA QUASE UM QUILO, E MEDIA 25 CENTÍMETROS. A BATERIA LEVAVA 10 HORAS PARA RECARREGAR E SÓ DURAVA 20 MINUTOS. CUSTAVA 4 MIL DÓLARES. E O APELIDO ERA PERFEITO: “TIJOLÃO”.
NO BRASIL A PRIMEIRA LIGAÇÃO POR CELULAR FOI FEITA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO NO MÊS DE DEZEMBRO DE 1990. O APARELHO CUSTAVA UMA FORTUNA E A CONTA OUTRA.
texto disponível em: http://www.saladeatividades.
COMPREENSÃO DE TEXTO
1) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
2) QUAL É A FUNÇÃO DO TEXTO?
3) QUAL É O TEMA PRINCIPAL DO TEXTO?
4) SEGUNDO O TEXTO COMO SE CHAMA O TELEFONE COM FIO?
5) QUAIS MUDANÇAS O TELEFONE CELULAR TROUXE A VIDA DAS PESSOAS?
6) QUANDO, ONDE E QUEM FEZ A PRIMEIRA APRESENTAÇÃO DE UM APARELHO PORTÁTIL DE COMUNICAÇÃO A DISTÂNCIA?
7) CITE ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DESTE APARELHO QUE FOI APRESENTADO?
8) ONDE E QUANDO FOI FEITA A PRIMEIRA LIGAÇÃO POR CELULAR NO BRASIL?
9) QUANTOS PARÁGRAFOS EXISTEM NO TEXTO?
10) DE ONDE FOI TIRADO ESTE TEXTO?
MATEMÁTICA:
1- Decomponha os seguintes números:
a) 12345 = 10.000 + 2000 + 300 + 40 + 5
B )32567=
c) 43561 =
D)234567 =
E) 134567 =
F) 234 768 =
F) 125678=
2- Componha os seguintes números:
A) 50000+4000 + 300 + 20 + 3 =
B) 40000 + 2000 + 200 + 60 + 4 =
C) 500000 + 40000 + 3000 + 100 + 5 =
D) 3000 + 500 + 80 + 6 =
E) 5000 + 500 + 50 + 5 =
ATIVIDADE 2-FORMAS DE ENERGIA.
ATIVIDADES DA SEMANA : DE 10 À 14/08
ATIVIDADE REGIÃO NORTE
Observe o mapa:
Mapa da Região Norte.
Responda.
1- Copie do mapa os Estados e Capitais da região Norte do Brasil.
2- Copie e pinte o mapa da Região Norte.
MATEMÁTICA
ATIVIDADE 3-
1- Pesquise informações sobre a floresta amazônica. Copie algumas linhas em seu caderno.
2- Quais animais predominam na floresta amazônica?
3- Como é o clima da Região Norte/
4- Como é o relevo e a hidrografia da Região Norte?
Matemática
Atividade 4-
Atividade livro Ler e Escrever
Cartas ao leitor
Páginas 145 - Carta 1
páginas 146 carta 2- exercícios páginas 146 - 147 - 148
2- Pesquise uma comida típica da Região Norte.
escolha uma e me diga Como ela é feita.
3- Pesquise e escreva uma comida indígena da região.
Matemática.
Atividade 5-
Matemática
2- Vamos multiplicar
a) 34.567 x 23 =
b) 43.328 x 43 =
c) 543.567 x 43 =
d) 123.765 x 54 =
e) 321.543 x 654=
f) 432.543 x 54 =
g) 23.234 x 123=
ATIVIDADES DA SEMANA : DE 03 À 07/08
Responda;
1-Observe o mapa do Brasil e copie os estados e suas capitais da região
Centro - Oeste.
2- responda quais as Regiões do Brasil ? Escreva cada uma com seus
estados e Capitais:
3- como é a vegetação da Região Centro - Oeste?
4- Como é a vegetação do pantanal?
5- Pesquise um animal do pantanal e escreva algumas linhas sobre
Matemática.
Copie as contas em seu caderno.
Atividade 2-
Responda:
1- Como é o clima da região Centro - Oeste?
2- Qual o relevo da região Centro-Oeste?
3_ Quais rios da Região?
Agora , copie o mapa em seu caderno e pinte.
MATEMÁTICA:
ATIVIDADE 3-
1- Pesquise uma comida típica da Região Centro - Oeste e copie em seu caderno
2- Pesquise quais festas encontramos na região Centro - Oeste:
CURIOSIDADES:
Você sabia que a Região Centro-Oeste possui a maior planície úmida do mundo: O Pantanal Mato-grossense? É uma região com alto índice pluviométrico e periódicos alagamentos ocasionados pelo transbordamento de inúmeros córregos e lagos cujas águas fertilizam o solo om uma camada de lama humífera, constituídas por restos de animais e vegetais misturadas a areia.
Agora responda:
1- De qual dessa curiosidades você mais gostou? Pesquise uma outra curiosidade da região Centro - Oeste e escreva no caderno.
Matemática:
1-Vamos calcular:
1- O dobro de 2345 + o triplo de 4567 =
2- o quádruplo de 4567 - o triplo de 3452 + 1.000 =
3- o triplo de 4356 + o dobro de 3456 + 489 =
2- Calcule o dobro e o triplo de cada número abaixo;
a) 12.345 =
B) 45.678 =
C) 123.435 =
D) 543.789 =
3_ vamos dividir:
A) 2468 : 2 =
B) 14682 : 2 =
C) 196428 : 2 =
D)132369 : 3 =
E) 17248 : 4 =
F) 11055 : 5 =
ATIVIDADE 4 -
( ) Ela saiu para colher frutos e desapareceu.
4- O que a mãe inconformada com o desaparecimento da filha fazia todos os dias?
5- Um dia o que aconteceu naquele local?
6- Reescreva as sentenças seguindo a ordem de acontecimentos no texto:Utilize pontuação.
Mani adoece e morre
Os índios enterraram Mani
A tribo toda chora a morte de Mani
Na cova de Mani nasce uma planta desconhecida
os índios descobrem o valor da planta
Mani nasce branca como um rio.
.
MATEMÁTICA.
ATIVIDADE 5-
A) Tabajara era um:
a. ( ) velho índio;
b. ( ) velho negro;
c. ( ) velho doente.
B) A tribo estava passando por dificuldades, pois estava sem:
a. ( ) pessoas para plantar;
b. ( ) caça e pesca;
c. ( ) sem milho e mandioca.
C) O velho índio, ao ver que ia morrer pediu para que:
a. ( ) jogasse seu corpo no rio;
b. ( ) enterrasse seu corpo no meio da floresta;
c. ( ) enterrasse seu corpo numa cova bem rasa e cobrissem com palha e pouca terra.
D. Nasceu na cova do velho índio :
a. ( ) mandioca;
b. ( ) milho;
c. ( ) guaraná.
ATIVIDADES DA SEMANA : DE 27 À 31/07
ATIVIDADE 2 -REGIÃO SUL
A Região Sul é uma das cinco grandes
regiões em que é dividido o Brasil. Compreende os Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.A Região Sul é a menor das regiões brasileiras e faz parte da região geoeconômica Centro-Sul é um grande polo turístico., econômico e cultural, abrangendo grande influência européia , principalmente de origem italiana e alemã.
A usina hidrelétrica de Itaipu é a maior em operação do mundo, localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai.É uma empresa binacional construída pelo Brasil e Paraguai no rio Paraná no trecho de fronteira entre os dois países.
Responda:
1- Complete as frases abaixo sobre a usina hidrelétrica de Itaipu:
a) A usina hidrelétrica de Itaipu foi construida no Rio _____________.
b) Ela fornece cerca de __________ da eletricidade consumida no Paraguai e e__________da consumida no Brasil.
c) Itaipu é a usina que __________ produz energia______ no mundo.
2- Copie o mapa no caderno e pinte.
Matemática:
Atividade 3 -
IMIGRAÇÃO
.Para garantir o efetivo povoamento da Região Sul, no inicio do século xix foi incentivada a imigração de europeus.
. Vários grupos de imigrantes europeus chegaram , entre eles: italianos, alemães, japoneses, poloneses, Ucranianos e etc.
. Tal fato contribuiu para a diferença em relação ao restante do Brasil.
ASPECTOS FÍSICOS DA REGIÃO SUL DO BRASI.
CLIMA:
O clima da Região Sul é subtropical, exceto no Norte do Paraná, onde predomina o clima tropical. As temperaturas são as mais baixas registradas no Brasil durante o inverno.Na região central do Paraná e no planalto serrano de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o inverno costuma registrar temperaturas negativas, com ocorrência de geada e de neve em alguns municípios.
Vegetação:
A vegetação acompanha a variação de temperatura. Nos locais mais frios predominam as matas de Araucárias ( pinhais) e, nos pampas, os campos de gramíneas. As matas de araucárias, no entanto, estão reduzidas a apenas 2% da mata original, devido ao desenvolvimento da agropecuária.
Relevo:
O relevo da Região Sul é caracterizado por planaltos, depressões e planícies.
Paraná - baixada no litoral, planaltos a leste e a oeste. depressão no centro. Ponto mais elevado - pico do Paraná, localizado na Serra do Mar, possui 1922 metros de altitude.
Rio Grande do Sul - planície litorânea com restinga e areia, planaltos a oeste e nordeste, depressão no centro. Ponto mais elevado - serra Geral, 1398 metros de altitude.
1- Responda:
a) Como é o clima da Região Sul?
B) Como é o relevo da Região Sul?
c) Como é a vegetação da Região Sul?
Atividade 4-
1- Pesquise três comidas da Região Sul e escreva em seu caderno.
2- Pesquise uma dança da Região Sul.Copie em seu caderno.
Adicionar legenda |
3- Pesquise sobre a Mata das Araucárias. escreva em seu caderno.
4- Escreva um animal da região Sul.
MATEMÁTICA
Atividade 5
1- Pesquise uma lenda ou mito da região Sul.
2- Pesquise a lenda da Gralha azul e copie em seu caderno.
3 - Leia e responda.
Matemática.
ATIVIDADES DA SEMANA : DE 20 À 24/07
Atividade
1- A região sudeste se destaca das outra regiões devido a que?
2- Agora desenhe e pinte o mapa da região sudeste em seu caderno.
MATEMÁTICA.
ATIVIDADE 2-
ASPECTOS FÍSICOS DA REGIÃO SUDESTE.
. O relevo é composto por planaltos, planícies e depressões.
. O clima varia conforme cada localidade, podendo ser tropical, tropical de altitude, subtropical e litorâneo úmido.
. A cobertura vegetal é diversificada , com áreas de Cerrado, Mata Atlântica, campos , Caatinga , Mata de araucária e vegetação litorânea.
VEGETAÇÃO.
A vegetação da região sudeste ( predominantemente de Mata Atlântica, com exceção da região norte de minas Gerais onde encontramos a ( caatinga)
Responda;
1- Explique como é o relevo da região sudeste.
2- Qual o clima predominante na região Sudeste?
2- qual a vegetação predominante da região sudeste?
MATEMÁTICA.
COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO .
1- Decomponha os seguintes números:
a) 12.324 = 10.000 + 2000 + 300 +20 + 4
b) 32.435 =
c) 43.546 =
d) 65.123 =
e) 132.456 =
f) 321,987 =
g) 5.213 =
h) 543.123 =
h) 876.234 =
i) 43.534 =
2- Componha os seguintes números;
a) 10.000 + 3.000 + 400 + 50 + 3 =
b) 300.000 + 20.000 + 3.000 + 500 + 50 + 5 =
c) 500.000 + 30.000+ 2.000 + 600 + 50 + 6 =
d) 60.000 + 3.000 + 500 + 60 + 6=
e) 70.000 + 6.000 + 600 + 70 + 6 =
3- Calcule o dobro , o triplo e o quádruplo de :
A) 32.124 =
b) 54.768 =
c) 65.987 =
d) 87.964 =
e) 42. 123=
f) 65.234=
ATIVIDADE 3- Leia , pesquise e responda no caderno.
MATEMÁTICA.
DIVISÃO:
A) 63 : 3 =
B) 157 : 7 =
C) 699 : 3 =
D) 933 : 3 =
E ) 995 : 3 =
F)320 : 3 =
G) 405 : 3 =
H) 546 : 3 =
I)650 : 3 =
J) 729 : 3 =
K) 515 : 2 =
L) 920 : 2 =
ATIVIDADE 4
1- Pesquise sobre a Mata Atlântica e escreva algumas linhas em seu caderno.
2- Pesquise uma comida típica para cada uma das cidades da região sudeste. Copie em seu caderno.
3- Pesquise uma festa típica da região sudeste.
Lendas e mitos da região Sudeste:
4- Pesquise uma das lendas e escreva no seu caderno.
MATEMÁTICA.
ATIVIDADE 5 -
Lendas e mitos da região Sudeste.
Matemática
ATIVIDADES DA SEMANA : DE 13 À 17/07
Bom dia!Seguem Atividades da semana.Bom trabalho!ATIVIDADE 1- JOGOS E BRINCADEIRAS.CONCEITOS.
FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO . TENTE FAZER AS FIGURAS.
É assim que os pequenos
aprendem sobre o mundo e desenvolvem habilidades super importantes: brincando.
Ou seja, as brincadeiras vão muito além da diversão.
Para as gerações que agora já nascem conectadas e rodeadas por dispositivos eletrônicos, é importante resgatar brincadeiras tradicionais
Brincadeiras populares em
cada região
As brincadeiras populares foram sendo ensinadas de pais para filhos por várias e várias gerações. O Brasil é um país enorme, então cada região tem suas brincadeiras mais tradicionais.
Bom dia !
Seguem atividades para serem realizadas durante essa semana.
Vamos utilizar o caderno e o livro .
Bom trabalho !
ATIVIDADE 1 -
Origem da presença negra em Guarulhos - A África em nós
De modo geral , podemos dizer que em Guarulhos a palavra " negro" passou a ser difundida a partir do dia 8 de dezembro de 1560, data oficial da fundação da cidade.
" Negro da terra" foi o termo atribuído pelos colonizadores portugueses para identificar os indígenas cinquenta anos antes da chegada dos negros transplantados do continente africano para o Brasil Colônia, na condição de escravos, chamados de negros de Guiné, em 1550 data oficial.
Os termos " negro da Terra" são construções sociais da Idade Moderna no início do século XVI .
O conceito " origens da presença negra", na verdade, oculta a origem negroide brasileira que extrapola a periodização clássica da história, dividida em antiga, medieval, moderna e contemporânea, em seis mil anos ( 60 séculos)
Achados antropológicos, referentes ao povoamento do Brasil, datam de 14 mil anos ( 140 séculos). As conclusões dos especialistas comprovam que os primeiros brasileiros são negroides - Homo Sapiens - descendentes dos aborígenes australianos; esses por sua vez, vieram do homo sapiens africano. Entre os cientistas é consenso que a África é o berço da humanidade.
Disponível em: http://portaleducacão.guarulhos.sp.gov.br/siseduc/portal/exibir/arquivo/477/inline/
1- Este texto apresenta o termo " Berço da humanidade" . Escreva o que você entende sobre esta expressão.
2- Qual a data oficial da fundação de Guarulhos?
3- Dados os fatos e conclusões de especialistas quem quem são os primeiros brasileiros?
MATEMÁTICA
Folhas de atividades que entregamos na escola - ATIVIDADE 4 - Quem não retirou as folhas as atividades estão abaixo.
Gráficos e tabelas
ATIVIDADE 2 - LER E ESCREVER
Histórico do Jardim Botânico de São Paulo.
Leitura das páginas 94 à 100
Responder páginas 101 ´a 103.
Matemática - atividades que entregamos na escola - Atividade 5
ATIVIDADE 3 - Brincadeiras pelo mundo.
Após a leitura responda;
1- Pesquise três brincadeiras e brinquedos de antigamente. Copie no caderno.
2- Escreva as regras e como brincar de uma das brincadeiras escolhidas.
3- Pergunte a seus pais qual a brincadeira eles faziam quando eram pequenos?
4- Pesquise
Dois brinquedos antigos e dois brinquedos atuais.
5 - E você? Qual sua brincadeira e brinquedos favoritos?
MATEMÁTICA.
ATIVIDADE 6 - (folhas de atividades que entregamos na escola)
1 Complete o quadro de ordens e classes da atividade 6 - entregue a vocês .
2- Decomponha os números em destaque.
ATIVIDADE 4 - LEITURA.
Livro Ler e escrever páginas 109 à 111
Ler os verbetes Efeito estufa, Chuva ácidabio, diverssidade, ecossistema . Desequilíbrios provocados pelo homem.
Responda as perguntas da página 111
MATEMÁTICA atividade 7 - atividades entregues na escola
Divisão
Observe o modelo dado e realize as divisões abaixo.
124 : 2 =
240 : 5 =
336 : 8 =
175 : 7 =
144 : 4 =
178 : 2 =
ATIVIDADE 5 - LEIA O TEXTO.
As crianças no parque indígena do Xingú
O dia no Xingú é ensolarado, e as brincadeiras das crianças são intercaladas por muitos banhos na lagoa Ipavu, nos rios Kuluene e Tuatuari...
Os meninos praticam huca- huca uma espécie de luta, futebol e tem seus times preferidos.
As meninas gostam de brincar de boneca( Catiguá) e mostram como fazem uma boneca com flores de pequizeiro, enfiadas num graveto.
Meninas e meninos brincam com um macaco-aranha preso num arbusto. Comoas pessoas, ele tem uma rede e uma panela de cauim ( mingau).
Texto adaptado Folha de São Paulo.. C . Folhinha.
Responda:
a) Escreva o nome de três brincadeiras que as crianças indígenas costumam brincar?
b) Cite uma diferença entre as brincadeiras indígenas e as brincadeiras do seu grupo de convívio.
c) Faça uma lista com 10 brincadeiras da atualidade.
d) Pesquise como realizar uma peteca. Escreva os passos
Você gosta de cantigas de roda. Se embra de alguma.
e) Escreva uma cantiga de roda de sua preferência.
MATEMÁTICA.
1- Vamos Calcular.
A) 2468 : 2 =
B) 1286 : 2 =
C ) 4628 : 2 =
D) 16424 : 2 =
E) 369 : 3 =
F) 12396 : 3 =
ATIVIDADES DA SEMANA : DE 22 A 26/06
Nosso país recebeu este nome porque nos primeiros anos de sua colonização era retirada das matas na costa brasileira a madeira da Caesalpinia echinata, chamada popularmente de pau-brasil... A coloração vermelha , é própria da espécie, por isso o nome de Brasil. Por causa dessa árvore que durante as três primeiras décadas foi o principal motivo de viagem dos portugueses.
2- Qual o 1º nome dado ao nosso país após a chegada dos colonizadores portugueses?
ATIVIDADE 2 - Leia o texto e responda
Povos Africanos.
2- MATEMÁTICA.
Escreva uma receita de polenta de sua preferencia. Pode pesquisar na internet .
. Ingredientes .
.Modo de fazer e as medidas.
ATIVIDADE 3 - LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA.
ATIVIDADE 4- GUARULHOS E OS POVOS QUE O COMPÕE.
Lugar onde eu vivo.
Você já observou onde você mora ?
Reconhecer seu espaço vivido os referenciais espaciais de localização ( rua , bairro, cidade) orientação
Desenhe a sua casa e o que tem perto dela, a sua rua ou até mesmo o seu bairro.
Matemática.
Vamos multiplicar:
A) 23.654 X 21 =
b) 12. 132 X 12 =
c) 65.756 x 25 =
D) 43.125 X 65 =
ATIVIDADE 5 . LIVRO LER E ESCREVER QUE ESTÃO COM VOCÊS.
PÁGINAS 89 - 90 LEITURA E 91.RESOLVA NO LIVRO OU CADERNO OS EXERCÍCIOS DA PAGINA 91.
MATEMÁTICA.
APOSTILA ATIVIDADE 3 . PODE SER REALIZA DA NA PRÓPRIA APOSTILA.
ATIVIDADES DA SEMANA : DE 15 A 19/06
UMA ÓTIMA SEMANA!
ROTEIRO DE ESTUDOS 5º ANOS - ESTÃO EM ACORDO COM OS SABERES EM CASA.
TEMA: EU E MEU MUNDO.
. SEU NOME:
. CALENDÁRIO
. NUMERAL
. RECEITA DA FAMÍLIA
. EU E MINHA SAÚDE
. COORDENADAS.
. DIVERSIDADE .
ATIVIDADE 1 -
LETRA DA MÚSICA;
1- Escreva o nome do título da música.
2- Escreva o nome do autor da música.
3- Qual é o seu nome? Por que você tem esse nome?
4- - Na música é possível identificar alguns apelidos. Você tem apelido?
5 - O que é sobrenome ? Quais os seus sobrenomes?
6 - Na sua opinião porque os sobrenomes são importantes?
7 - Escreva em seu caderno os substantivos próprios que tem na música?( Nomes das pessoas.)
8 - Copie alguns nomes e sobrenomes que aparecem no texto.
9 - Acróstico; poesia em que as primeiras letras as vezes, as do meio ou fim de cada verso formam um sentido vertical, um ou mais nomes ou um conceito.
Exemplo:
F elicidade
E sperança
L uz
I nspiração
Z elo
A) Agora faça um acróstico com seu nome.
B) escolha o nome de pessoas de sua família e faça um acróstico. .
C) Pesquise e registre em poucas palavras " O que é família?
D) Como é a sua família? Descreva alguns pontos importantes.
E) Desenhe a sua família.
MATEMÁTICA:
1- Atividade 2 do bloco de matemática entregue na escola.
1-Localização.
A atividade pode ser realizada na folha de atividades entregue.
Atividade 2-
Adicionar legenda |
1- Você já conhecia ou tinha ouvido falar dos direitos da criança?
2- Você sabe o que são direitos e deveres?
Explique:
Direitos __________________________________________
Deveres__________________________________________
3- Você acha que todas as pessoas tem direitos e deveres?
Explique com suas palavras.
4 Escreva três direitos que você pode ter;
MATEMÁTICA.
Observe o calendário deste ano e escreva as informações necessárias:
1- Quantos e quais são os meses do ano?
2- Qual é o mês do seu aniversário?
3 - O Tempo
1 ano tem 12 meses.
Os meses tem 30 ou 31 dias.
Exceto o mês de fevereiro que tem 28 ou 29 dias.
O ano tem 365dias.
De quatro em quatro anos , o mês de fevereiro tem 29 dias. Nesse caso, o ano é chamado de bissexto e tem 366 dias .
O ano também pode ser dividido em semestre ( 6 meses)
Ou trimestre ( 3 meses)
Também podemos dividir o ano em bimestre ( 2 meses)
Fique atento:
Semana - 7 dias
Quinzena - 15 dias
Bimestre - 2 meses
Trimestre - 3 meses
Quadrimestre - 4 meses
semestre - 6 meses
Década - 10 anos
Século - 100 anos
Milênio - 1000 anos
A Nesse caso quantos bimestres tem o ano?
B) O ano tem quantos semestres?
C) E quantos trimestres?
D) Em que ano estamos?
E) Esse ano é bissexto? Por que? Explique com suas palavras.
F) Em que mês estamos?
G) Este mês pertence a que semestre? Primeiro ou segundo semestre?
H) Quantos dias tem o mês de junho?
I ) E o mês de julho?
J) Quantos meses há em meio ano?
K) Quantos meses há em 1 ano?
L) Quantos meses há em 10 anos?
M) No total, quantos domingos teremos durante o ano de 2020?
4- Agora você deve fazer uma pesquisa sobre o mês de nascimento das pessoas da sua família e registrar em uma tabela com os meses do ano.
EX; MÊS , ANO E DIA EM QUE NASCEU.
5- Escolha três meses do ano de sua preferência e escreva fatos que ocorrem nessa data:
EX: Dezembro - Natal
ATIVIDADE 3 -
Adicionar legenda |
MATEMÁTICA- RECEITA DA FAMÍLIA
1- Cada família tem uma receita preferida. Você deve escolher uma e depois escrever em seu caderno. Atenção! Cada gênero textual tem um jeito de ser escrito:
é a estrutura textual.
A estruturas de uma receita deve conter:
. Nome da receita
. Ingredientes ( com indicação das quantidades)
. Modo de preparo- Deve ser escrito com verbo no modo imperativo. Você sabe o que isso significa?
Um verbo no imperativo é escrito dando uma " ordem" . Exemplo : PEGUE a bola; PUXE a porta; BATA os ingredientes; FERVA a água etc.
Copie as frações se existir. EX 1/2
2- Agora que você já escreveu a receita, desenhe os ingredientes e suas quantidades, fazendo uso das medidas não convencionais. Ex: 2 colheres de sopa de fermento.
ATIVIDADE 4- Faça uma pesquisa sobre os povos brasileiros.
Brancos , índios e negros no Brasil. Anote em poucas palavras o que descobriu.
Agora complete o exercício abaixo.
Adicionar legenda |
Matemática.
1- Vamos calcular:
A) 124. 876 + 21.165 =
B) 432.567 + 12.234 =
C) 876.123 + 21.435 =
D) 987.567 + 123.456 =
ATIVIDADE 5
SAIBA O QUE É UMA PANDEMIA.
Agência Brasil. A Organização Mundial da Saúde OMS) declarou nesta quarta-feira (11) pandemia para covid- 19, infecção causada pelo novo coronavírus.
Segundo a OMS, uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença. O termo é utilizado quando uma epidemia causa grande surto que afeta uma região - se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.
Atualmente, há mais de 120 países com casos declarados da infecção. (...)
1- Agora pesquise sobre os cuidados que devemos ter para prevenir a doença causada por Covid - 19.
Faça um quadro com os dizeres da prevenção e desenhos para ilustrar.
Adicionar legenda |
Adicionar legenda |
MATEMÁTICA.
MULTIPLICAÇÃO.
A- 23.143 X 23 =
B- 12.234 X 32 =
C- 54.876 X 12 =
D) 98.764 X 54 =
ATIVIDADE 2
LEIA ESTE POEMA .
1) Quais são as referencias de tempo e de espaço citadas no texto?
2) Como os povos indígenas estabeleceram suas unidades de tempo e de espaço?
3) De que maneira os ciclos naturais interferem nas atividades dos povos indígenas?
ATIVIDADE 4- LIVRO PROSA 5 ANO
Adicionar legenda |
. Faça uma pesquisa sobre o Corona vírus e anote em seu caderno.
. O que é? Cite algumas formas de prevenção.
ATIVIDADES DA SEMANA - DE 01 A 05/06.
ATIVIDADE 4 -
Adicionar legenda |
ATIVIDADES DA SEMANA - DE 25 A 29/05.
Bom dia!
Seguem atividades para serem realizadas durante a semana.
Todas as atividades devem ser feitas no caderno.
Sendo uma de leitura e matemática para cada dia desta semana.
Bom Trabalho a todos!
Um abraço.
Professora.
Atividade 1- Leia o texto e responda as questões:
OS ANIMAIS.
Os animais são seres vivos que nascem, respiram, alimentam-se, crescem se reproduzem e morrem.
O local onde os animais vivem chama-se habitat, os animais podem viver em ambientes aquáticos que vivem na água, ou terrestres que vivem na terra.
O conjunto de animais que vivem no mesmo habitat e que se relacionam são chamados de fauna.
Nós podemos agrupar os seres vivos pelas semelhanças corporais que eles possuem e pela maneira como eles nascem e crescem.
Nós podemos agrupar os seres vivos pelas semelhanças corporais que eles possuem e pela maneira como eles nascem e crescem. Nós podemos fazer vários agrupamentos de acordo com essas características algumas delas são:
. Em animais vertebrados ( Que contém coluna vertebral) e invertebrados ( que não possuem coluna vertebral)
. Em animais mamíferos ( que tem pelos, mamam e nascem da barriga da mãe), aves ( tem penas, bico e nascem de ovos) , anfíbios ( tem pele úmida e nasce na água e quando adulto vive na terra. Ex: sapo) e os peixes ( tem escamas, vivem na água e nascem de ovos);
. Em animais mamíferos ( que mamam quando filhotes e nascem da barriga da mãe) e ovíparos ( que nascem de ovos).
. Em animais HERBÍVOROS ( só comem plantas),
. Animais CARNÍVOROS ( que comem carne),
. Animais ONÍVOROS ( que comem tanto carne quanto vegetais) e
. Animais DENTRITÍVOROS ( que se alimentam de restos orgânicos ( plantas ou restos animais mortos) Ex: urubus, hienas, abutres.
Questões.
1- O que é habitat?
2- O que são animais aquáticos?
3- O que são animais terrestres?
4- Como chamamos o conjunto de animais que vivem em um mesmo habitat ?
5- O que são animais vertebrados e invertebrados?
6 - O que são animais mamíferos e animais ovíparos? Explique.
7- Dê um exemplo de cada classificação mesmo abaixo. Não pode repetir o animal;
a) Um animal vertebrado.
b) Um animal invertebrado
c) Um animal mamífero.
d) Uma ave
d) Um animal réptil.
e) Um animal anfíbio.
f) Um peixe.
g) Um animal Herbívoro.
h) Um animal carnívoro.
i) Um animal Onívoro.
2- Matemática.
1- Componha os seguintes números:
a) 1000 + 200+50+2 = 1252
b) 1000 + 1000+400+30+20+8=
c) 3000 + 1000 + 10 + 5 =
d) 4000+ 1000 + 400 + 100 + 40 +2 =
e) 5000 + 2000 + 300 + 30 +1 =
f) 6000 + 1000 + 200 +10 + 2 =
2- Decomponha os seguintes números:
1585 - 1000 + 500 + 80 + 5
1059 =
2457 =
8896 =
9999 =
6840 =
3718 =
4063 =
2597 =
ATIVIDADE 3- LEIA E RESPONDA;
1- A borboleta fêmea põe ovos em cima de uma folha.
2- Dos ovos das borboletas nascem as lagartas.
3- Cada lagarta forma um casulo.
4- Passado um tempo o casulo é rompido, saindo dele uma borboleta
LEIA O TEXTO E RESPONDA:
As borboletas são animais que passam por grandes transformações durante a vida. O corpo e a alimentação das borboletas mudam bastante ao longo do tempo.
As lagartas são a fase jovem das borboletas. Elas não podem voar .
Depois de muito se alimentar, as lagartas formam um casulo e ficam lá dentro, até se transformarem em borboletas. Quando saem do casulo , as borboletas voam pra procurar alimento. Dessa vez , borboletas não procuram as folhas, pois elas se alimentam de néctar , um líquido doce produzido dentro das flores.
Com base no texto, responda :
1- Qual é o principal alimento das lagartas?
2- O que acontece com as lagartas depois de muito se alimentar?
3- Qual é o principal alimento das borboletas?
4- As borboletas são animais herbívoros? Por quê ?
5 Faça o desenho da metamorfose da borboleta em seu caderno.
4 - Matemática.
ATIVIDADE 5
Atividades - Semana 18/05 a 21/05
Boa Tarde!
Seguem Atividade para serem realizadas durante a semana.
Bom trabalho!
Tenham todos uma ótima semana.
Professora Luzia!
2- Problemas;
A ) Um feirante comprou 385 tomates e 233 cebolas. Já vendeu 142. Quantos ainda restam?
B) Numa escola havia 1400 alunos .Sendo 380 no primeiro período e 430 no segundo. Quantos alunos havia no 3º periodo?
Professora Luzia!
Atividades - Semana 11/05 a 15/05
ATIVIDADE 1 - Leia o texto e responda: