4º Ano 2020

Olá crianças do 4º ano!

 Uma mensagem da Profª Jacqueline, com muito amor e carinho.












Atividades - Semana de 14 à 18/12







Escreva nos cartões mensagens para seus familiares 



BOAS FÉRIAS!


Atividades - Semana de 09 à 11/12








Atividades - Semana de 30/11 à 04/12

As mulheres na História - Música

Chiquinha Gonzaga
 

Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga ( Rio de Janeiro, 17 de outubro de 1847 - Rio de Janeiro, 28 de fevereiro de 1935) foi uma compositora, instrumentista e maestrina brasileira.

Foi a primeira pianista chorona (musicista de choro), autora da primeira marcha carnavalesca com letra ("Ó Abre Alas", 1899) e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.


Carmen Miranda


Maria do Carmo Miranda da Cunha (Canaveses, 9 de fevereiro de 1909 - Beverly Hills, 5 de agosto de 1955) mais conhecida como Carmen Miranda, foi uma cantora e atriz portuguesa, mas radicada no Brasil desde os dez meses de idade. Sua carreira artística transcorreu no Brasil e Estados Unidos entre as décadas de 1930 e 1950A imagem amplamente ligada à Carmen Miranda é a sua fantasia de baiana.



Elis Regina

Elis Regina Carvalho Costa (Porto Alegre, 17 de março de 1945 - São Paulo, 19 de janeiro de 1982) foi uma cantora brasileira. Conhecida pela competência vocal, musicalidade e presença de palco, é considerada por muitos críticos a melhor cantora popular do Brasil enquanto em vida.










Pesquise qual o significado do lacinho colorido.


Vamos calcular




Atividades - Semana de 23 à 27/11

As mulheres na História - Artes

Tarsila do Amaral

Tarsila de Aguiar do Amaral (Capivari, 1 de setembro de 1886 - São Paulo, 17 de janeiro de 1973), internacionalmente conhecida como Tarsila do Amaral ou simplesmente Tarsila, é considerada uma das principais artistas modernistas da América Latina, descrita como "a pintora brasileira que melhor atingiu as aspirações brasileiras de expressão nacionalista em um estilo moderno".





Anita Malfatti

Anita Catarina Malfatti (São Paulo, 2 de dezembro de 1889 - São Paulo, 6 de novembro de 1964) foi uma pintora, desenhista, gravadora, ilustradora e professora ítalo-brasileirsa.



 * Faça uma breve  pesquisa sobre a obra Abaporu.

 





Vamos calcular

1 - Deixaram a torneira da mangueira aberta durante 1 dia, desperdiçando 68 litros de água. Se ela continuar vazando por 1 mês, quantos litros de água serão desperdiçados?

2 - Tânia comprou 15 sacos com 20 pirulitos em cada um. Depois, distribuiu 120 pirulitos na festa infantil do clube. Quantos pirulitos sobraram?

3 - Francisco comprou um rádio que custou R$ 120,00 e uma máquina de lavar que custou R$ 1 150,00. Parcelou a compra em 2 parcelas iguais. Qual é o valor de cada parcela?

4 - Até agora, a pizzaria Nápoles anotou o pedido de 20 clientes. Cada cliente comprou 3 pizzas, para entrega em domicílio. Já foram entregues 42 pizzas. Quantas pizzas ainda faltam entregar?


 Você sabia?

Os escorpiões são animais pertencentes ao filo Arthropoda, que, junto às aranhas e carrapatos, formam o grupo dos aracnídeos. Assim como as aranhas, os escorpiões são responsáveis por vários acidentes. Esses animais utilizam o ferrão, localizado na sua cauda, para injetar o veneno.

De hábitos noturnos, os escorpiões geralmente são encontrados durante o dia escondidos embaixo de pedras, entulhos e cascas de árvores. São animais carnívoros que se alimentam principalmente de insetos e apresentam a grande capacidade de ficarem meses sem comida e água.


Caso seja picado por um escorpião, procure imediatamente um médico e, se possível, leve o animal, para que seja feita a identificação. O tratamento geralmente consiste no alívio da dor (anestésico) e na administração de soro antiescorpiônico ou antiaracnídico.

Para evitar acidentes, lembre-se sempre de andar calçado e não colocar a mão em buracos, embaixo de pedras e troncos de árvores. Mantenha sempre seu quintal e jardim limpos, evitando o acúmulo de entulhos.


1 - A que grupo os escorpiões pertencem?

(  ) moluscos

(  ) aracnídeos

(  ) insetos

2 - Do que os escorpiões se alimentam?

3 - Quais os cuidados que devemos ter para evitar acidentes com escorpiões?




Atividades - Semana de 16 à 20/11

As mulheres na História - Direitos e Deveres

Laudelina de Campos Melo

Laudelina de Campos Melo ( Poços de Caldas, 12 de outubro de 1904 - Campinas, 12 de maio de 1991) foi uma brasileira, defensora dos direitos das mulheres e das empregadas domésticas, fundadora do primeiro sindicato de trabalhadoras domésticas do Brasil.



Malala Yousafzai

É uma ativista paquistanesa. Foi a pessoa mais nova a ser laureada com um prémio Nobel. É conhecida principalmente pela defesa dos direitos humanos das mulheres e do acesso à educação na sua região natal do vale do Swat na província de Khyber Pakhtunkhwa, no nordeste do Paquistão, onde os talibãs locais impedem as jovens de frequentar a escola. Desde então, o ativismo de Malala tornou-se um movimento internacional.



1 - Quais são os direitos e deveres de uma criança?


Mas ou Mais

Mas - Dá ideia de oposição. É o mesmo que porém.

Mais - Dá ideia de intensidade ou quantidade. É o oposto de menos.










Atividades - Semana de 09 à 13/11

As mulheres na História - Saúde

Zilda Arns
 
Zilda Arns Neumann foi uma importante médica sanitarista que teve sua vida ligada ao desenvolvimento de projetos sociais relacionados à saúde pública e à defesa das crianças. Nasceu em 25 de agosto de 1934, na cidade catarinense de Forquilhinha.



Nise da Silveira
 
Nise Magalhães da Silveira nasceu em 1905 e ajudou a escrever e revolucionar a história da psiquiatria no Brasil e no mundo. Nascida em Maceió, Alagoas, ela ficou conhecida por humanizar o tratamento psiquiátrico e era contrária às formas agressivas usadas em sua época, como o eletrochoque.


1 -  Em 1983, Zilda Arns se lançou ao projeto de fundação da Pastoral da Criança, pesquise qual a importância desse projeto?
2 - Você já ouviu falar em desnutrição? Explique com suas palavras o que significa.
3 - Cite outra Mulher que se destacou na área da saúde. 


Você se alimenta bem? Leia o texto informativo abaixo e responda as questões:

Geralmente durante o dia gastamos energia para pensar, brincar, praticar esportes e realizar todas as nossas atividades. A energia perdida é novamente obtida por meio dos alimentos. Os alimentos são combustíveis para o nosso corpo. Por isso devemos ter uma boa alimentação, com pelo menos cinco refeições diárias: café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar.
Devemos ingerir alimentos variados de diferentes origens, para obtermos nutrientes necessários à saúde do nosso corpo. O importante não é a quantidade, mas a qualidade dos alimentos. Precisamos nos acostumar a experimentar o que não conhecemos, desde frutas e verduras até pratos sofisticados, para enriquecer a nossa alimentação.

1- O que o ser humano gasta durante suas atividades diárias?
2 - Os alimentos funcionam como o que para nosso organismo?
3 - Devemos ter quantas refeições diárias e quais são elas?
4 - Observe a imagem e responda:


De acordo com a pirâmide alimentar qual porção devemos ingerir de:
Carboidratos:
Verduras: 
Frutas:






Leia com atenção e resolva:

1 - Semana passada, Manoel levou sua produção de 280 legumes do sítio ao mercado da cidade. Nessa semana, ele entregará o dobro e, na semana que vem , ele entregará o triplo. No total, quantos legumes o supermercado receberá de Manoel?

2 - Carla tinha 164 folhas de papel sulfite e Mariana tinha o dobro. Elas juntaram todas as folhas e repartiram entre os 12 alunos de uma classe. Quantas folhas cada aluno recebeu?

3 - O funcionário de um supermercado precisa colocar 480 latas de ervilha em 15 prateleiras, deixando o mesmo número de latas em cada uma. Quantas latas ele colocou em cada prateleira?

4 - A loja Favo de Mel encomendou de Fabiana 320 queijadinhas, o dobro de brigadeiros e o triplo de balas de coco. Quantos doces Fabiana fez para entregar à loja?




Atividades - Semana de 03 à 06/11

Mulheres que revolucionaram as Ciências 

   Ao pensarmos em nomes de cientistas que fizeram e fazem parte da história mundial, dificilmente pensamos em nomes femininos. Isso ocorre porque durante toda a nossa educação nas escolas, ouvimos principalmente sobre homens que revolucionaram a ciência, como Einstein, Freud e Newton. Agora, faça um esforço e tente se lembrar de mulheres cientistas que você conhece. Quem vem a sua mente? Difícil, né? Isso porque, embora muitas mulheres tenham mudado a ciência, por causa do preconceito predominante em suas épocas, acabaram esquecidas ou excluídas de suas próprias pesquisas. 
   Muitas mulheres cientistas foram as primeiras a abrir as portas para que outras pudessem até cursar uma educação superior com menos preconceito. 

Mary Anning (1799-1847) -  Trabalhava coletando fósseis e vendendo para turistas ricos. Descobriu o primeiro esqueleto completo de ictiossauros, plesiossauros e pterossauros. Infelizmente, apesar de suas descobertas, era proibida de publicar artigos por ser mulher, chegando até mesmo a ter seu nome excluído de suas próprias pesquisas. 



Ada Lovelace (1815-1852) - Ao chegar na idade adulta e conhecer as máquinas da época, ela queria um mundo em que os computadores fizessem mais do que apenas cálculos, mas que também fossem extensões do cérebro humano. Por isso, foi a pessoa responsável por criar o primeiro programa de computador.



Marie Curie (1867-1934)  - Foi a primeira a nomear e estudar as partículas radioativas, auxiliando então na criação da radioterapia. Ganhou o Prêmio Nobel de Química e o de Física pelas suas descobertas, sendo a única mulher a possuir os dois na história do mundo. 





Pesquise mulheres que se destacaram na sociedade brasileira:

Atriz:
Cantora:
Jogadora de futebol:
Bailarina:
Professora:
Cientista:
Médica:
Escritora:





Vamos Calcular


1 - Luiz ganhou dos pais uma nota de R$ 100,00. À noite, foi à lanchonete e gastou esse dinheiro comprando um lanche de R$ 28,00 e um suco de laranja de R$ 8,00. Quanto ele recebeu de troco?

2 - Marcos foi a uma loja de ferramentas para comprar material e gastou R$ 408,00. Dividiu o pagamento em 6 parcelas iguais, no cartão de crédito. Quanto Marcos pagará em cada parcela?

3 - A família de Augusto tirou férias e foi para a praia durante uma semana. O valor do hotel ficou em 8 parcelas de R$300,00 cada uma. Qual é o valor total da estadia?

4 - Ricardo tinha R$ 120,00 e pediu emprestado mais R$ 40,00 a um amigo. Com o total, pagou uma dívida de R$ 140,00. Quanto dinheiro restou com Ricardo?




Atividades - Semana de 26 à 30/10


O que é saúde?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), podemos definir saúde como uma situação de perfeito bem-estar físico, mental e social. Isso quer dizer que uma pessoa saudável não é apenas aquela que não possui doenças, mas aquela que está bem consigo mesma em todos os aspectos. 
Hábitos de higiene são cuidados que devem ser tomados para garantir melhores condições de saúde e bem-estar. Esses cuidados podem estar relacionados ao corpo, à mente ou até mesmo a ações que beneficiam toda a comunidade.
higiene coletiva, também denominada higiene pública, tem medidas tomadas em relação à saúde pública, buscando o bem comum. Diante disso, as medidas tomadas beneficiam toda a comunidade. Algumas delas são:
·         Rede de esgoto;
·         Água tratada;
·         Coleta de lixo;
·         Campanhas de vacinação, entre outras.
Além disso, a higiene coletiva envolve atitudes pessoais que geram um convívio social saudável, por exemplo, a manutenção de ambientes coletivos limpos e de boas relações sociais.

1 - Uma pessoa saudável não é apenas aquela que não possui doenças, mas aquela que está bem consigo mesma em todos os aspectos. Para você o que é "estar bem consigo mesma em todos os aspectos"?
2 - Escreva três exemplos de higiene pessoal?
3 - Escreva três exemplos de higiene coletiva?



Por que a vacinação é importante?

 

- Redução dos números de casos de doenças infecciosas em toda a comunidade, uma vez que a transmissão é diminuída;

- Diminuição do número de hospitalizações;

- Redução de gastos com medicamentos;

- Redução da mortandade;

- Erradicação de doenças.


As vacinas realmente podem erradicar doenças?


Ao vacinar a população, diminuímos a incidência de determinada doença. À medida que toda a população vai sendo vacinada, os índices caem até que nenhum caso seja mais registrado, pois toda a população está protegida.

Apesar de parecer, muitas vezes, impossível proteger toda a população, a imunização tem dado resultados no Brasil e no mundo.





1 - Vacina é uma maneira de reforçar a _________ do organismo.
2 - Você acha que as campanhas de vacinação são importantes? Dê sua opinião?



ORTOGRAFANDO


Todas as frases abaixo, apresentam erros na ortografia, descubra-os e reescreva as frases. 

Exemplo:  Hoje meo irmão acordo cedinhu.
                 Hoje meu irmão acordou cedinho.

a) Minha tia compro abacachi e feiz sucu.

b) O suco está na jara dentru da geladera.

c) Comi peixi assadu com arrois.

d) Fui no restalranti do Guilherme.

e) Gosto di tomar café cum leiti.




Vamos calcular







Atividades - Semana de 19 à 23/10


Descobertas da Ciência

Eletricidade

A vida antes da descoberta da eletricidade não era tão cômoda, pois não havia as facilidades existentes hoje. Não existiam os aparelhos eletrodomésticos e as pessoas tinham muito mais trabalho para fazer as tarefas do seu dia-a-dia. Para passar roupa, por exemplo, usava-se ferros a brasa, que tinha uma tampa que era levantada para se colocar a brasa lá dentro. Era necessária muita atenção, pois a fuligem podia cair do ferro e sujar a roupa limpa ou mesmo esquentar muito, chegando a queimar a roupa.

A geladeira, instrumento fundamental para se conservar os alimentos, também não existia. Assim, quase todos os dias era necessário fazer compras de frutas e verduras nas pequenas quitandas. As carnes eram mantidas cozidas, já prontas para o consumo, imersas em banha de porco, em latões.

Os banhos eram frios, ou com água aquecida nos fogões, na maioria das vezes a lenha e não a gásA iluminação dos lugares era feita com lampiões.

Podemos perceber a eletricidade através do funcionamento dos aparelhos elétricos e eletrônicos, no transporte coletivo como o metrô, em aparelhos como rádio e televisão, chuveiros, computadores, telefones, dentre vários outros.



A eletricidade, no Brasil, é predominantemente produzida nas grandes usinas hidrelétricas, através do movimento das águas dos rios e dos lagos, onde a água corre por uma barreira e gira as turbinas da mesma, que movimentam o gerador. A energia produzida é conduzida por grandes cabos e fios até chegar às cidades, ir para uma subestação de energia elétrica e depois ser distribuída para a população.




THOMAS EDISON

Thomas Alva Edison nasceu em 11 de fevereiro em de 1847, em Milan, Ohio, nos Estados Unidos. Filho de um marceneiro e de uma professora, ainda criança mudou-se com a família para Port Huron, onde Edison entrou para a escola. Sua relação curta com o professor e padre Engle foi conturbada, pois ele não fazia as atividades propostas e era alvo de reclamações por suas inúmeras e incessantes perguntas. Após três meses na escola, a mãe de Edison, Nancy Eliot Edison, assumiu sua educação.

Ao iniciar seus estudos com a mãe, Edison desenvolveu interesse pela Ciência, chegando a montar um laboratório em sua própria casa.

Thomas Edison é conhecido como o inventor da lâmpada, talvez sua criação mais famosa. Em 1878, depois de inúmeras tentativas, Edison desenvolveu o filamento da lâmpada incandescente, gerando luz a partir de corrente elétrica.

O desafio do inventor em relação à lâmpada foi desenvolver um filamento que pudesse aquecer e brilhar com a passagem de corrente elétrica sem sofrer fusão e ser queimado.




Em decorrência de complicações causadas pelo diabetes, Thomas Alva Edison morreu em 18 de outubro de 1931, aos 84 anos.


1 - Quem inventou a lâmpada elétrica?

2 - A eletricidade, no Brasil, é predominantemente produzida nas grandes _______________________ .

3 - Como é produzida a eletricidade pela usina hidrelétrica?



Brincando com a eletrização


Eletricidade por atrito

Alguns corpos, quando atritados, adquirem a capacidade de atrair outros corpos leves, como pedaços de papel, penas, algodão, etc.

A esse processo chamamos eletrização.

Quando os corpos estão carregados de eletricidade, dizemos que estão eletrizados.

Podemos produzir eletricidade estática (que não se movimenta) esfregando coisas umas nas outras.


Agora é com você

Esfregue um pente ou régua no seu cabelo (seco e desengordurado) por alguns segundos. Aproxime o pente ou a régua de alguns papéis picados (pedaços bem pequenos).

O que aconteceu?

Por que isso aconteceu? Escreva a sua conclusão.


Interpretação





Elementos de um poliedro

Os poliedros são formas geométricas espaciais que apresentam todas as faces planas. São consideradas espaciais por apresentarem três dimensões (comprimento, largura e altura). Essas formas espaciais estão presentes no mundo a nossa volta. Uma caixa de sabão em pó, por exemplo, é um poliedro chamado de paralelepípedo. O dado, que faz parte de muitos jogos e brincadeiras, também é um poliedro, chamado de cubo. Esses objetos são estudados pela matemática através da geometria. Eles possuem características e propriedades muito importantes para sua compreensão.

Imagine um dado. Cada quantidade representada no dado está em um “lado” desse objeto. Cada “lado” do dado é chamado de face. Assim, podemos dizer que o dado possui seis faces.




A face é um dos elementos de qualquer poliedro. Os demais elementos são: arestas e vértices. Vamos compreender o que são esses outros dois elementos.

Arestas são as linhas resultantes do encontro de duas faces. Ou seja, quando duas faces se encontram elas formam uma linha e essa linha é chamada de aresta.

O cubo possui 12 arestas.

Vértices são os pontos de encontro das arestas. Ou seja, arestas de um poliedro se encontram em um ponto e esse ponto é o vértice do poliedro.

Pela figura podemos ver que o cubo possui 8 vértices.

Podemos fazer uma pequena tabela com os elementos do cubo:






Resolva

1 - O granjeiro precisa encaixotar a produção de 624 ovos do dia. Sendo que em cada caixa cabem duas dúzias de ovos, de quantas caixas ele precisará?

2 - Pedro resolveu fazer um bazar, para ganhar um dinheiro extra. Conseguiu vender seu skate por R$ 120,00 e seu videogame por R$480,00. Quanto dinheiro ele ganhou até agora?

3 - Sara ganhou de aniversário um valor total de R$ 380,00. Comprou um vestido novo por R$ 125,00. Com quanto dinheiro Sara ficou?



Atividades  - Semana de 13 à 16/10




Do sonho de voar à invenção do avião

O "aeroplano" de Leonardo da Vinci, foi mais um dos projetos extremamente inovadores de Leonardo da Vinci. Esse projeto foi desenhado em 1485.

No período entre 1480 e 1505, da Vinci efetuou uma grande quantidade de estudos sobre o voo, entre eles, estavam estudos sobre pipas, planadores baseados na estrutura esquelética dos pássaros. Versões modernas desses projetos provam que a maioria deles poderia efetivamente voar.

Um dos mais reconhecidos desses projetos, foi a "máquina voadora", um projeto de um par de asas que se assemelhavam a asas de pássaros. Esse tipo de artefato, mais tarde veio a ser denominado de "ornitóptero".




No dia 23 de outubro comemora-se o dia da aviação. Essa data foi instituída pelo governo do Brasil em homenagem a Alberto Santos Dumont, um mineiro nascido em 20 de julho de 1873, na cidade de Palmira, hoje conhecida como Santos Dumont.


Na mesma data (23 de outubro) em Paris, no ano de 1906, Santos Dumont testou seu avião, o 14-Bis, que atingiu uma altura acima de 25 metros, num voo oficial.


Após alguns anos, com o aperfeiçoamento dos aviões, Santos Dumont sofreu muito por ver que seu invento estava ajudando os homens na guerra, a matarem e destruírem as pessoas. Muito triste, entrou em depressão, e faleceu em 1932.

A partir da evolução do avião pelos meios tecnológicos, este foi se tornando mais importante para nossas vidas, pois faz o transporte de cargas e pessoas de forma mais eficiente e rápida.


Os modelos variam muito, podem ser mais simples ou mais luxuosos e suas velocidades também variam, podem ser monomotores, bimotores, à jato ou supersônicos.

Hoje em dia temos os aeroportos que fazem, de forma organizada, a manutenção e o reabastecimento das aeronaves, bem como o deslocamento dos tripulantes, cargas e passageiros.

Existem diferentes tipos de aviões, os que pousam e decolam na terra, mas também os que pousam e decolam na água. Além desses podemos ver ainda os aviões de guerra, como meios de transporte militar e os ônibus espaciais lançados para deixar satélites no espaço.


1 - O que foi a máquina voadora de Leonardo da Vinci?

2 - Quando nasceu Santos Dumont?

3 - O que se comemora no dia 23 de outubro?

4 - Faça uma pesquisa sobre o 14-BIS e escreva em seu caderno?

5 - Agora é hora de soltar a imaginação e criar seu transporte aéreo. Como ele seria?


Interpretação de texto






Produção de texto




Sólidos Geométricos






1 - Ana a Patrícia estão acostumadas a compartilhar muitas coisas em seu dia a dia. As duas ganharam R$ 120,00 de sua avó e R$128,00 de seu tio e decidiram repartir o dinheiro igualmente com seus dois irmãos Paulo e André. Para isso, fizeram seus cálculos:


Como Ana resolveu a situação?
E de que modo você acha que Patrícia pensou?
Você faria de outro modo? Qual?


2 - Você já foi a uma granja de galinhas? O Sr. Antônio é proprietário de uma muito bem cuidada. Na segunda-feira, ele recolheu 420 ovos e precisará guardá-los em caixinhas em que cabem 12 ovos. Seu Antônio pensou que precisará de pelo menos 30 caixas. Nelas caberão 360 ovos e sobram 60 ovos. Para ter certeza, iniciou o seguinte cálculo:



Complete o cálculo iniciado pelo Sr. Antônio e responda: De quantas caixas ele precisará?

2.a - Veja a coleta de ovos de outros dois dias e calcule quantas caixas de 12 ovos foram necessárias em cada um. 

Terça-feira: ovos recolhidos = 636

Quarta-feira: ovos recolhidos = 312


3 - O bibliotecário tem 300 livros para serem colocados em 25 prateleiras. Ele quer colocar o mesmo número de livros em cada prateleira. Quantos livros haverá em cada uma?



Atividades - Semana de 05 à 09/10

Transporte Aquático

Os transportes aquáticos ou aquaviários são responsáveis pelo deslocamento de mercadorias e passageiros através de barcas, navios e barcos em oceanos, rios, riachos, lagoas e lagos. Ele pode ser dividido em marítimo, quando ocorre nos grandes mares e oceanos e fluvial ou hidroviário, quando acontece dentro dos rios, lagoas e lagos.

Transporte Marítimo: meio de locomoção de pessoas ou cargas por meio de embarcações no mar. Pode ser dividido em navegação de longo curso ou internacional, que acontece entre os portos brasileiros e estrangeiros; e de cabotagem ou costeira, transporte feito entre pontos específicos da costa (portos) ou entre um ponto costeiro e um fluvial. É um dos meios importantes para o comércio internacional, pois podem ser transportados itens como petróleo, alimentos, veículos, combustíveis, etc.

Transporte Fluvial ou Hidroviário: meio de locomoção realizado através de hidrovias, ou seja, locais pré-estabelecidos para navegação sobre as águas. As hidrovias podem ser lagos, rios e lagoas.

Com o avanço dos meios de transporte aquático, foi possível desbravar o fundo do mar em um submarino, por exemplo. Existem barcos de muitos tamanhos para todo tipo de atividade, desde comercial a turística.

Vantagens do Transporte Aquático

· É possível realizar o deslocamento de grandes cargas;

· Custo reduzido, se comparado com os transportes aéreo ou terrestre;

· Valor do custo do frete menor.

Desvantagens do Transporte Aquático

· Baixa velocidade e falta de flexibilidade para transporte de carga;

·Passagem da mercadoria pela alfândega, fato que torna a entrega demorada;

· Distância aos centros de produção;

· Danos ou perdas das cargas;

· É influenciado pelas condições do clima.

História do Transporte Aquático

Desde o início da história, o homem utilizou pequenas embarcações marítimas ou fluviais para se deslocar de um lugar para o outro. A primeira forma que o homem primitivo encontrou para se locomover dentro da água, a longas distâncias, foi usando troncos de madeira. Logo, foi capaz de usá-los para construir jangadas e depois canoas e conforme seu conhecimento ia se aprimorando, ele utilizou outros materiais como bambu e junco, por exemplo.

A Expansão Marítima na Europa

O homem foi capaz de conquistar o mundo depois que conseguiu dominar as águas do mar. As caravelas portuguesas são exemplo disso: foi preciso muito conhecimento para construí-las e sair pelo mar, desbravando-o. Isso permitiu a descoberta de um novo continente e outro rumo para a história mundial.




Os europeus foram os primeiros a construir um transporte que atravessasse os oceanos. Com o absolutismo e as relações comerciais, vários países da Europa decidiram se aventurar em alto-mar através da Expansão Marítima, no século XV. Todo conhecimento científico sobre os ventos, a invenção do astrolábio e da bússola, a construção das caravelas facilitou a saída dos europeus de seu continente e a chegada ao outro lado do Atlântico. O que desencadeou a descoberta das Américas e sua conquista. Além disso, foi uma grande contribuição para a economia, trazendo novos recursos para a construção naval, viagens longas e novas mercadorias.

Transporte Aquático no Brasil

No Brasil, durante o período colonial, foram feitos pequenos barcos para navegar nos rios e alcançar o interior do país. Os bandeirantes também desempenharam um papel importante para o crescimento do transporte aquático. Em 1808, com a abertura dos portos da colônia, as transações comerciais marítimas aumentaram e movimentaram esses portos.

Nas décadas de 30 e 40, foi criado o Departamento Nacional de Portos de Navegação (DNPN) que cuidava dos transportes marítimos e fluviais. Anos depois foi criada a barragem de Três Marias, o porto de Itajaí e ocorreu o crescimento da Indústria de Construção Naval. Na década de 60 foram inaugurados três portos no Nordeste: Mucuripe, Itaquí e Aracajú.


1 - O que é transporte marítimo?

2 - O que é transporte fluvial?

3 - Cite duas vantagens do transporte aquático.

4 - Cite duas desvantagens do transporte aquático.









Adivinhas

O que é que continua quente mesmo depois de ficar bastante tempo na geladeira? 

O que é que só pode ser usado depois de quebrado?

O que é que quanto mais se tira maior fica?

O que é que cai da torre e não se lasca, cai na água e se despedaça?

O que é que tem quatro pernas, mas não tem cabeça?





1 - Márcia e suas irmãs prepararam 216 pães de queijo para incluir em 18 cestas de café da manhã. Quantos pães de queijo há em cada cesta?

2 - Para comemorar o Dia das Crianças , a professora Dirce levou um saco com 400 balas para dividir entre os 25 alunos da turma A. Quantas bala cada aluno ganhou?

3 - A florista encomendou 195 rosas para compor 15 buquês de flores diversas, mas com o mesmo número de rosas. Quantas rosas entraram em cada buquê?

4 - Sílvia comprou 450 salgados de vários tipos, para a inauguração de sua loja de roupas. Foi muita gente ao evento, mas sobrou a metade de salgados. Quantos salgados sobraram?



Atividades - Semana de 28/09 à 02/10

A invenção da roda 
e os transportes terrestres

  Como nasceu a ideia de se construir a roda? Talvez dos troncos que muitos povos, inclusive assírios e egípcios, colocavam sob grandes massas de pedra, a fim de que estas corressem melhor pelo terreno, quando queriam transportá-las. 
 O grande peso da caça tornava penoso seu deslocamento através unicamente da força muscular, mesmo através do arrasto com auxílio de galhos. Vemos aqui, portanto, o aparecimento de uma nova solução técnica.


 Foi uma invenção de importância extraordinária. A roda, com diferentes modificações, passou a fazer parte de numerosos mecanismos e contribuiu para um incrível impulso ao progresso humano.




 DA TRAÇÃO ANIMAL AOS VEÍCULOS TERRESTRES MOTORIZADOS

  A domesticação de animais possibilitou que eles fossem utilizados nos transportes de pessoas e de carga.
  Com a invenção da roda, surgiram as carroças puxadas por animais, como cavalos e bois.
  Depois, com a invenção da máquina a vapor, dos motores elétricos e dos motores movidos a partir da queima de combustíveis, o transporte terrestre passou a ser realizado por trens, automóveis, ônibus e caminhões, entre outros veículos.
A cada dia os meios de transporte se modernizam mais, ganhando maior velocidade, eficiência e conforto.

SOBRE DUAS RODAS

  A primeira bicicleta era um veículo muito simples;
 As primeiras bicicletas eram bem diferentes das que existem hoje: eram de madeira, inclusive as rodas, e não tinham pedais. Foi inventada pelo francês De Siorac, no ano de 1790 e era composta por duas rodas no mesmo tamanho, ligadas por uma travessa de madeira. Possuía também um cabo ou manivela para apoio das mãos. Mais tarde, 1818, o alemão Carlos Drais aperfeiçoou este veículo, fazendo com que a roda dianteira pudesse mover-se para a direita e para a esquerda.



 Com o surgimento de motores menores e mais leves, eles começaram a ser instalados em bicicletas. Assim surgiram as primeiras motocicletas.
  Atualmente, bem mais modernas, as motocicletas dividem o espaço das ruas com outros meios de transporte.

 Os meios de transportes terrestres são os mais utilizados pelo homem, variando entre os mais diversos tipos. Eles são úteis tanto para pequenos deslocamentos (como ir para a escola ou para o trabalho) quanto para grandes distâncias (viajar para uma fazenda ou para uma cidade distante).

  No Brasil, os transportes terrestres são vistos, principalmente, com os tipos rodoviários, isto é, aqueles que utilizam de estradas, ruas e rodovias, como os carros, os ônibus, os caminhões e alguns outros. Além desses, existem também os transportes ferroviários, como os trens e os metrôs.

1 - Qual foi o primeiro meio de transporte terrestre?

2 - Em que ano foi inventada a primeira bicicleta?

3 - Como eram as primeiras bicicletas?

4 - Cite dois meios de transporte terrestre  que são movidos por motores elétricos?

5 - Qual é o meio de transporte mais utilizado em seu município?

6 - Qual você já utilizou?







Vamos Calcular

Preste atenção nos sinais de operação e resolva as contas:



1 - Júlia fez 350 bandeirinhas para a festa junina, mas ainda terá que fazer o dobro disso. Quantas bandeirinhas haverá na festa?

2 - Quando a biblioteca da escola foi inaugurada, havia 420 livros. Hoje, o número de livros é o triplo do que havia no início. Quantos livros há na biblioteca atualmente?

3 - Um navio de carga está carregando 160 grandes recipientes de metal contendo 56 eletrodomésticos cada um. Quantos eletrodomésticos estão sendo transportados ao todo?

4 - O álbum de figurinhas de Leonardo tem 212 páginas. Em cada página, há espaço para 16 figurinhas. Quantas figurinhas Leonardo terá que colar para completar o álbum?

5 - Para o piquenique, no Parque Municipal, foram convidadas 20 crianças e preparadas 60 sacolinhas com sucos e lanches variados. Quantas sacolinhas serão distribuídas para cada criança?

6 - No sítio Pedra Grande, foram colhidas 180 laranjas e distribuídas, igualmente, em 12 caixas, para serem transportadas para o mercado. Quantas laranjas há em cada caixa?



Atividades - Semana de 21 à 25/09


Quem inventou a calculadora?

Tudo começou com o ábaco, a primeira calculadora da história que não, não era a pilhas ou possuía componentes eletrônicos. Este foi um instrumento criado no século VI a. C. pelos chineses e era formado por fios organizados de forma paralela que possuíam arruelas deslizantes que possibilitavam o cálculo rápido de contas de adição e subtração. É claro, ele era um instrumento bastante limitado, porém foi útil pelos 24 séculos que se seguiram.

 
             

Porém, tudo mudou em 1642 quando o francês Blaise Pascal, filho de um cobrador de impostos, criou a ideia de uma máquina que faria cálculos, assim auxiliando seu pai a desempenhar suas somas mais rapidamente. Este foi o primeiro passo em direção a calculadora que conhecemos, porém só fazia adições e subtrações como o ábaco, apesar de mais rapidamente.

O próximo avanço ocorreu em 1671 através da mente do filósofo e matemático alemão Gottfried Wilhelm von Leibniz que criou um mecanismo chamado roda graduada que era capaz de realizar outras funções. As calculadoras foram objetos bastante restritos durante o final do século XIX e início do XX até que começaram a surgir máquinas cada vez menores, mais baratas e que desempenhavam ainda mais funções até chegarmos ao belíssimo aplicativo que todos temos em nossos celulares.

1 - Qual instrumento para cálculos de adição e subtração foi criado pelos chineses?

2 - O que foi criado em 1671 para fazer outros cálculos de forma rápida? 

3 - Qual a importância dessa evolução para a humanidade?



1 - Qual é o título do texto?
2 - Quantos parágrafos o texto tem?
3 - Por onde a criança olhava o quintal?
4 - O que dançava no ar?
5 - O ar da manhã estava com cheiro bom por que:
6 - No quintal havia uma grande árvore parecendo o Sol que era:
7 - A mãe da criança disse:
8 - Copie do texto:
a) Duas palavras no diminutivo:
b) Duas palavras no plural:
c) Uma frase interrogativa:
d) uma frase exclamativa:

Escolha o pronome interrogativo correto na lista abaixo e complete os espaços:

Qual - Quais - Quanta - Quantas - Quanto - Quantos - Que - Quem

a) ____ anos vocês têm?
b) ____ é o seu nome?
c) ____ bananas você quer que eu compre?
d) ____ são suas brincadeiras preferidas?
e) ____ lembranças você me traz?
f) ____ quer brincar de pular corda?
g) ____ tipo de jogo é esse?
h) ____ tempo você pretende estudar?

Observe o exemplo. Depois, passe o verbo do presente das demais frases para o passado e o futuro:

João compra frutas na feira e vende no mercadinho.
Passado: João comprou frutas na feira e vendeu no mercadinho.
FuturoJoão comprará frutas na feira e venderá no mercadinho.

a) Meu irmão joga futebol e usa o meu uniforme.
Passado:
Futuro:

b) Eu tenho um cachorro que late muito alto.
Passado:
Futuro:

c) Minha amiga faz ginástica olímpica e treina todos os dias.
Passado:
Futuro:


Desenvolvimento sustentável

   O desenvolvimento sustentável nada mais é que aquele desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da sociedade, porém sem comprometer a capacidade do planeta de atender as necessidades das futuras gerações.                  Podemos dizer, de forma resumida, que é um desenvolvimento que não causa o esgotamento dos recursos naturais do nosso planeta.
   É bom destacar ainda que o desenvolvimento sustentável está amparado sobre a interação entre três pilares: o social, o econômico e o ambiental. Sendo assim, no desenvolvimento sustentável, temos um crescimento econômico que leva em conta a proteção do meio ambiente e também a inclusão social.
  A importância do desenvolvimento sustentável é bastante simples: se não adotarmos medidas sustentáveis, faltarão recursos naturais no futuro. Precisamos utilizar os recursos de maneira consciente para não afetar as gerações futuras, caso contrário essas enfrentarão escassez de alguns produtos, bem como um aumento de preço em decorrência dessa redução.

  Alcançar o desenvolvimento sustentável, sem dúvidas, não é uma tarefa fácil. O primeiro ponto, para isso, é entender que os recursos naturais de nosso planeta não durarão para sempre, ou seja, os recursos são finitos. Quando entendemos esse ponto, fica mais fácil compreendermos que precisamos agir de maneira responsável para que nossas ações de hoje não afetem o futuro do planeta.

 Para atingir um desenvolvimento sustentável, devemos mudar nosso comportamento em relação ao meio ambiente e reavaliar nossa posição diante das relações de consumo. Será que realmente o que compramos é necessário? Será que minhas atitudes individuais são nocivas ao meio ambiente?

  Veja, a seguir, algumas atitudes que os governos, as empresas e a sociedade devem adotar para um desenvolvimento sustentável:

  • Garantir o descarte correto dos resíduos sólidos.

  • Investir em coleta seletiva e reciclagem de produtos.

  • Reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Uma alternativa é o investimento em transportes coletivos, a fim de diminuir o uso de veículos particulares

  • Fazer uso racional da água.

  • Reduzir o consumo de produtos descartáveis.

  • Adotar fontes de energia renovável.

  • Economizar energia elétrica.

  • Combater o desmatamento e incentivar a criação de áreas verdes.


Agora separe quais materiais dessa lista podem ser reciclados:





Vamos calcular

divisão é a operação matemática utilizada para separar os elementos de um conjunto em conjuntos menores, ou seja, para repartir uma quantidade em partes iguais. A divisão possibilita a resolução de diversos tipos de situações cotidianas, por isso é importante compreender seu funcionamento para aplicar adequadamente.








Atividades - semana de 14 à 18/09


Descobertas da Humanidade
IMAGEM E SOM

Fotografia é a técnica de criar imagens por exposição luminosa em uma superfície fotossensível.

A primeira fotografia reconhecida foi feita em 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, no entanto o desenvolvimento da fotografia não pode ser atribuído apenas a uma pessoa. Químicos e físicos foram os pioneiros nesta arte, já que os processos da revelação e da fixação da fotografia são essencialmente físico-químicos, numa associação de condições ambientais e de iluminação a produtos químicos.



Com o passar do tempo a essência da forma de fazer fotografia não mudou, no entanto, os avanços tecnológicos permitem cada vez mais melhorar a qualidade da fotografia, aumentar a resolução e a realidade das cores.

Primeira Exibição Cinematográfica

Os irmãos Lumière eram filhos de um fabricante de materiais fotográficos, cuja fábrica estava localizada na cidade Lyon, França.
Pesquisaram e aperfeiçoaram as primeiras câmaras fotográficas contribuindo para o surgimento da fotografia colorida. Através do cinematógrafo, começaram a realizar seus primeiros filmes que consistiam em captar imagens com o aparelho parado.
Em 28 de dezembro de 1895, em Paris, no "Grand Café", foi realizada a primeira projeção cinematográfica tal qual conhecemos. Assim, numa sala escura, foram projetados dez filmes de curta duração como "A chegada do trem à estação de La Ciotat" ou "A saída dos operários da fábrica".

Assim como a fotografia e o cinema, a televisão é resultado de vários inventos que, unidos entre si, resultaram no televisor.

A televisão tornou-se um eficiente meio de transmissão de informações, com telejornais, mas também de programas de entretenimento, tais quais os programas de auditório, infantis, novelas, dentre outros.

1- O que é fotografia?

2- Em que ano foi feita a primeira fotografia?

3-  Quando foi realizada a primeira projeção cinematográfica? 

4- Quais foram os dois principais filmes de curta duração?

5- Assim como a fotografia e o cinema, a ________ é resultado de vários inventos.

 

Homônimo Perfeito

São palavras que possuem a mesma grafia e o mesmo som, porém com significados diferentes. Exemplo:

Como: de que maneira (pronome interrogativo).
Exemplo: Como faço para chegar ao cartório?
Como: verbo comer: eu como.
Exemplo: Confesso que como muito.

Escreva nos espaços abaixo dos pares de frases o homônimo perfeito correto da lista abaixo.

canto - lima - manga - molho - serra - são - verão

a) Meu irmão vai fazer aula de _______.
    Coloque a mesinha no _____ da sala, por favor.

b) Minha mãe faz um ______ de tomate delicioso.
    O diretor perdeu o ______ de chaves da escola.

c) Minha avó sabe fazer geleia de _______.
    Vou até a loja de ferramentas comprar uma ______ nova.

d) A _____ é mais barata na feira.
    A costureira encurtou a _____ da blusa.

e) A casa do meu tio fica no alto daquela ______.
    Meu pai disse que _______ essa madeira para mim.

f) Ele chegou  ______ e salvo.
   Vamos à quermesse de _____ João?

g) Vamos para a praia no _______.
    Vocês _______ como a cachoeira é linda!










Atividades - semana de 31/08 à 04/09


Das cartas ao e-mail

  Quando queremos solicitar algo para alguém ou responder uma solicitação, fazer uma declaração de amor, argumentar algo que foi dito, escrever diretamente a um leitor de revista ou jornal, contar novidades para o amigo que mora distante, fazer uma comunicação de um fato...ali está a carta!

   Essa forma de produção textual existe desde que o homem necessita de comunicação à distância ou, mais precisamente, desde as inscrições rupestres, as quais eram cartas em forma de símbolos.

   Com a evolução da informática, hoje temos o e-mail, veículo de informação que transporta vários tipos de cartas a todo o momento.

  Outras formas de envio postal foram utilizadas. Já assistiram algum filme em que as pessoas enviam mensagens em garrafas lançadas ao mar? Já ouviu falar em mensageiros que decoravam a mensagem e corriam antes de esquecê-las para reproduzi-la ao destinatário?

 Todas essas são formas interessantes de transmissão de mensagens.

Pombo-Correio

Os pombos foram utilizados por muito tempo como meio de envio de mensagens. Observando que eram capazes de voar velozmente por uma distância de cerca de 160 km e retornar para o local onde foram criados, logo as pessoas perceberam que essa destreza poderia ser utilizada para levar cartas e pequenos objetos de um local para outro gastando poucas horas para cumprir o trajeto.

Navios 

Quando chegaram às terras recém descobertas que dariam origem ao Brasil, muitos tripulantes se interessaram por mandar notícias ao Rei de Portugal chamado Dom Manuel. No entanto, nenhuma das cartas enviadas ficou tão conhecida como aquela escrita por Pero Vaz de Caminha. Nessa carta, Caminha dá notícias ao rei sobre as descobertas realizadas descrevendo detalhes da geografia, dos nativos encontrados e dos possíveis recursos a serem explorados por Portugal. Assim, essa carta é tida como o primeiro documento oficial escrito em terras brasileiras. Foi manuscrita com pena e tinta sobre papel. 

Cavalos

Em 1.860, três empresários dos Estados Unidos criaram um correio expresso utilizando cavalos como meio de cruzar o território americano com o objetivo de entregar correspondências.

Telégrafo

O telégrafo é um dispositivo que permite transmitir informação à distância utilizando um código. No começo das telecomunicações, várias foram as tentativas até chegar a um sistema de comunicação desse tipo.

 

Correios

O primeiro correio brasileiro, o “Correio-mor das cartas do mar”, foi criado em 1673.

A empresa que hoje conhecemos e que entrega cartas, contas, produtos comprados pela internet e até aquela cartinha que escrevemos para o papai Noel, foi criada em 1969. Chama-se Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Hoje, os Correios entregam as correspondências em tempos recordes utilizando carros, caminhões e aviões para levar mensagens e encomendas por todo o país.

E-mail

A popularização do acesso à internet permitiu que as pessoas pudessem usar o correio eletrônico e utilizá-lo com frequência. O primeiro correio eletrônico utilizando o símbolo @ como forma de constituir endereços eletrônicos foi criado em 1971 por Ray Tomlinson. Por meio do e-mail, as pessoas podem enviar, receber e armazenar mensagens, documentos, vídeos, imagens e toda forma de documento digital. Por um lado, o e-mail mostra-se uma excelente forma de comunicação, considerado a carta moderna, permitindo que as pessoas se comuniquem em tempo real sem utilizar papel ou sem precisar de outra pessoa para entregar a correspondência.




Preencha o espaço com a conjugação correta do verbo entre parênteses:

a) Os alunos ___________ o seminário amanhã.
(apresentaram, apresentarão)

b) Ontem, os moradores ____________ as mudas na praça.
(plantaram, plantarão)

c) Os meninos _______ para pegar o ônibus hoje de manhã.
(correram, correrão)

d) Minhas primas ______ comigo de amarelinha no próximo domingo.
(brincaram, brincarão)




1 - Qual o título do texto?
2 - Como as cidades ficaram com a modernidade?
3 - Como podemos ver as diferenças do mundo antigo com o mundo de hoje?
4 - O que surgiu no século XIX?
5 - Com o surgimento das primeiras indústrias, o que aconteceu com as cidades?
6 - Qual foi o outro motivo que influenciou no crescimento das cidades?
7 - O que podemos encontrar nas cidades depois da modernidade?



Vamos calcular



Efetue a adição ao lado e observe o nome dos termos.

   3 143  -- parcela
+ 2 852  -- parcela
              -- soma

Agora complete as frases.

a) Se as parcelas são 486 e 300, então a soma é _____.
b) A soma é _____ quando as parcelas são 847 e 3.
c) A soma é 3 000, e as parcelas são iguais: _____ + _____ .
d) Se as parcelas são 17 346 e 13 584, então a soma é ____.

Você sabe o que são quadrados mágicos? Em todas as linhas, colunas e diagonais deles a soma dos números é a mesma (soma mágica). Efetue as adições mentalmente e complete com o que falta

Exemplo:


Soma mágica: 15. Use os números naturais de 1 a 9.


Soma mágica: 24. Use os números naturais de 04 a 12.


Soma mágica: 12. Use os números naturais de 0 a 8.







Atividades - Semana de 24 à 28/08


Criações para a comunicação 


Os Gregos registravam os fatos ocorridos em seu território através dos HIERÓGLIFOS (desenhos / letras) sobre papiro. 

O papiro (papel artesanal) foi usado pela primeira vez em 4000 a.C. e se transformou na maior exportação do Egito.

O papiro era feito de pequenos e finos pedaços do talo da cana do papiro, molhado por três dias até clarear. Os pedaços são colocados em toalha de linho, primeiro horizontalmente e então verticalmente. Eles são empilhados e colocados para secar ao sol. Quando o papel foi inventado na China em 105 DC, a produção de papiro foi interrompida. 



Você sabe fazer papel? Vamos colocar a mão na massa. 


Materiais necessários


papéis variados

água

recipiente

liquidificador

tela ou peneira fina

Passo 1 – Recorte os papéis escolhido em pequenos pedaços e coloque tudo em um recipiente com água. Deixe assim por 24 horas.

Passo 2 – Bata o papel molhado em um liquidificador ou dissolva tudo com as mãos. A intenção é que essa mistura vire uma massa.

Passo 3 – Espalhe uma fina camada dessa massa em uma rede ou tela fina (peneira).

Passo 4 – Coloque um peso por cima da rede para prensar a massa.

Passo 5 – Depois de 24 horas, retire o peso e deixe o papel secar em ambiente seco ou ao sol.


 Prensa de Gutenberg

Uma dessas invenções que provocaram uma verdadeira revolução no terreno da escrita e da leitura foi a imprensa, isto é, a máquina de impressão tipográfica inventada pelo alemão Johann Gutenberg no século XV.

O nome imprensa remete, nos dias atuais, quase que automaticamente às instituições de divulgação de notícias e opiniões sobre fatos cotidianos, isto é: aos jornais e revistas especializados, sejam diários, semanários ou mensários. Esse nome, entretanto, designa, originariamente, um tipo de dispositivo técnico capaz de reproduzir palavras, frases, textos ou mesmo livros inteiros através de caracteres ou tipos móveis. Esse dispositivo foi inventado por Gutenberg na década de 1430.



Não era necessário copiar à mão palavra por palavra como se fazia até então. Fazia-se um molde com os caracteres móveis e, a partir dele, imprimiam-se quantas cópias o estoque de tinta à base de óleo suportasse. O nome que passou a ser dado ao conjunto de papéis impressos em caracteres móveis foi códice, do latim codex.

1 - O que é o papiro?

2 - Quando o papel foi inventado?

3 - Qual dispositivo foi inventado por Gutenberg na década de 1430?

4 - Descreva como foi fazer seu papel reciclado.





Fração

Uma fração é um número usado para representar parcelas de um valor inteiro que foi dividido em partes iguais, ou seja, se um objeto qualquer for dividido, o número que representará cada uma das partes obtidas nessa divisão será chamado de fração. 

As frações também podem ser representadas por desenhos divididos em partes iguais.

Veja a imagem a seguir:


O desenho foi dividido em 5 partes iguais, cada parte representa.


O número que está em cima é chamado de numerador (quantas partes foram consideradas do todo), o número que está em baixo é chamado de denominador (em quantas partes o todo foi dividido).

Para fazermos as leituras de uma fração devemos observar o seu denominador, pois a partir dele as suas nomenclaturas são diferenciadas.

• ---- um meio.
  2

• ---- dois terços.
  3

• 3 ---- três quartos.
  4

• 4 ---- quatro quintos.
  5

• 5 ---- cinco sextos.
  6

• 6 ---- seis sétimos.
  7

• 7 ---- sete oitavos.
  8

• 8 ---- oito nonos.
  9

• ---- nove décimos.
10

• 45 ---- quarenta e cinco centésimos.
100

• 99 ---- noventa e nove milésimos.
1000

Quando o denominador for qualquer outro número que não está representado acima devemos acrescentar a palavra avos na sua leitura.

2 ---- dois doze avos
12

8 ---- oito sessenta e três avos.
63





                     



Atividades  - Semana de 17 à 21/08

Por que a humanidade cria?

    Os humanos inventam coisas há milhares de anos, e as espécies anteriores ao homem, há mais tempo ainda. Mesmo assim, ao pensarmos em invenções, logo imaginamos realizações do último século. Isso acontece porque o mundo muda muito mais rápido do que antes. As novas invenções chamam mais a atenção do que aquilo que foi feito há séculos.

O descobrimento do fogo: fogo e a civilização

O fogo foi a maior conquista do ser humano na pré-história . A partir desta conquista o ser humano aprendeu a utilizar a força do fogo em seu proveito, extraindo a energia dos materiais da natureza ou moldando a natureza em seu benefício.

O fogo serviu como proteção aos primeiros hominídeos, afastando os predadores. Depois, o fogo começou a ser empregado na caça, usando tochas rudimentares para assustar a presa, encurralando-a. Foram inventados vários tipos de tochas, utilizando diversas madeiras e vários óleos vegetais e animais. No inverno e em épocas gélidas, o fogo protegeu o ser humano do frio mortal. O ser humano pré-histórico também aprendeu a cozinhar os alimentos em fogueiras, tornando-os mais saborosos e saudáveis, pois o calor matava muitas bactérias existentes na carne.


O uso do fogo tornou-se progressivamente mais sofisticado, com a sua utilização para produzir carvão e controlar a vida selvagem desde dezenas de milhares de anos atrás.

Existem inúmeras aplicações modernas de fogo. Em seu sentido mais amplo, o fogo é usado por quase todo o ser humano na terra em um ambiente controlado todos os dias. Os usuários de veículos de combustão interna empregam fogo cada vez que eles dirigem. Usinas termoelétricas fornecem eletricidade para uma grande porcentagem da humanidade.

Finalmente, nos dias de hoje podemos dizer que a evolução da tecnologia moderna é caracterizada por um aumento e um controle cada vez maior sobre a energia. O fogo foi a primeira fonte de energia descoberta e conscientemente controlada e utilizada pelo homem.

1 - Como eram feitas as tochas?
2 - Qual foi a primeira fonte de energia descoberta e utilizada  pelo homem? 
3 - O fogo é usado por quase todo o ser humano na terra em um ambiente controlado todos os dias. Você concorda? Explique.



 Interpretação de tirinhas


1 - Que tipo de árvore Magali está plantando?
2 - Por que ela escolheu este tipo de árvore?
3 - E o Cebolinha está plantando uma árvore para quê?
4 - É uma árvore grande ou pequena?
5 - Que árvore cascão escolheu? Por quê?
6 - Este tipo de árvore que Cascão escolheu é encontrada em que região?

 
Complete as frases destes pares de frases com AM ou ÃO:

a) Pedrinho quer ser espi__ quando crescer.
    Os meninos espi__ atrás da porta.

b) Os banhistas caminh__ no calçadão.
    Chegou o caminh__ da mudança.

c) Os passarinhos bicaram todo o mam__.
    Os bebês mam__ várias vezes ao dia.


Vamos calcular

1 - Nelson tem R$ 15,00 e Lílian tem o dobro dessa quantia. Quanto tem Lílian?
2 - José tem 9 figurinhas e Vivian tem 6 vezes mais. Vivian tem quantas figurinhas?
3 - Fernando tem 8 anos. Sabendo que ele tem o dobro da idade de seu irmão, quantos anos tem seu irmão?
4 - Marcela tem 7 papéis de carta e sua prima Lívia tem cinco vezes mais. Lívia tem quantos papéis de carta?
5 - Lia tem R$ 40,00. Sabendo que ela tem o dobro da quantia de Pedro, quanto tem Pedro?
6 - João ganhou várias caixas iguais de bombons. Cada uma delas tinha 6 bombons. Ele contou os bombons e totalizou 48. Quantas eram as caixas?


Cálculo Mental




A importância da comunicação

O homem começou sentir a necessidade de comunicar-se desde que começou a viver em sociedade, fosse para alertar sobre alguma coisa ou expressar sua cultura ou sentimento. Ao longo dos tempos, a comunicação evoluiu paralelamente com o homem até hoje.
O que é comunicar? 
  

Alguém disse que comunicar é transmitir ideias, sentimentos ou experiências de uma ou mais pessoas para outra, ou outras. A comunicação se estabelece quando o emissor leva a mensagem até o receptor e esse a recebe tal como foi planejado pelo emissor.

A comunicação é o fator primordial para a sobrevivência, sucesso, felicidade, realização profissional e pessoal de qualquer ser. Ainda quando estamos na barriga de nossa mãe já nos comunicamos.

Arte Rupestre

O surgimento da escrita marca o início da História, quando o homem começa a dominar a natureza, fabricar utensílios, usar trajes para se proteger do frio, usar o fogo e, dentre outras coisas, desenvolver a linguagem para se comunicar. Nesse processo, inicia-se o que hoje conhecemos como pinturas rupestres, ou seja, desenhos feitos em cavernas ou pedras para conseguir expressar-se.


A invenção da técnica de imprimir ilustrações, símbolos e a própria escrita, promove a possibilidade de tornar a informação acessível à um número cada vez mais crescente de pessoas, alterando assim o modo de viver e de pensar de uma sociedade.

Passamos por grandes invenções, como o jornal, desde então o homem não tem tido limites para as suas evoluções. Ao longo dos tempos fomos desenvolvendo as mais variadas formas de comunicação, tendo atingido na nossa época, o que podemos chamar a “Era da Tecnologia e da Informação”. Na Era da Tecnologia o computador foi o grande marco.

1 - Qual o nome dos desenhos feitos em cavernas?

2 - Você conhece outros meios de comunicação? Dê 3 exemplos.

Um sistema de escrita, ou simplesmente uma escrita, é um tipo de comunicação por símbolos (chamados caracteres ou grafemas) usado para registrar visualmente uma língua falada, com o propósito de comunicação.







Atividades  - Semana de 10 à 14/08











Atividades e problemas

1 - Escreva a palavra correspondente a cada símbolo de unidade de medida. Em seguida, escreva 5 frases em que apareçam essas palavras com o significado correto. Atenção: use 1 palavra em cada frase.

h = 
Kg = 
L = 
min = 
t = 

exemplo: A viagem durou 2 horas.


2 - Antônio vai comprar 2 litros de sabonete líquido. Veja os 2 tipos de embalagem que ele pode comprar e o preço deles. Descubra e registre.


a) Todas as possibilidades de escolha das embalagens.
b) O preço total de cada possibilidade.
c) A possibilidade mais econômica.

3 - Alfredo pagou R$7,00 em 250g de queijo. Quanto ele vai pagar ao comprar 500g do mesmo queijo?

4 - Cada embalagem de caixinha de suco tem 300 ml de suco. Quantas caixinhas é preciso comprar, no mínimo, para encher uma jarra com medida de capacidade de 1 L?





Região Norte

   Maior Região do Brasil, o Norte é formado pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.


A floresta Amazônica cobre a maioria do território dos estados que integram o Norte, com predominância do clima equatorial e temperatura elevada, além dos altos índices pluviométricos (chuvas). A hidrografia é composta pelos grandes rios que formam as bacias hidrográficas Amazônica e do Tocantins. Além dos grandes rios, a floresta Amazônica é constituída por estreitos cursos d’água, chamados igarapés. Em língua indígena, igarapé significa “caminho da canoa”. Em alguns trechos do Amazonas, Pará e Roraima e em grande parte do estado de Tocantins, ocorre durante o ano um período de seca, tornando as áreas suscetíveis a incêndios.

No fim do século XIX, a ocupação do interior da Amazônia foi incentivada pela exploração do látex, matéria-prima da borracha natural, impulsionada pela grande procura desse produto no mercado internacional (pneus). A região atraiu grande contingente de migrantes nordestinos para o trabalho de extração dessa importante matéria-prima. 

Seringueira

Foram criados distritos industriais, principalmente em Manaus e Belém, onde se concentram as indústrias de alimentos, bebidas, têxtil, madeireira e de artigos eletrônicos. Merece destaque a Zona Franca de Manaus, com a presença de diversas empresas, principalmente do setor de eletroeletrônicos, entre outros, como, por exemplo, a produção de veículos (destacando-se as motocicletas).

Todo seu rico patrimônio natural estimula o desenvolvimento de atividades relacionadas aos extrativismos vegetal, mineral e animal.

No extrativismo vegetal, destacam-se a exploração das seguintes plantas: Castanheira, guaraná, seringueira, juta e piaçava.

Quanto ao extrativismo mineral, muitos minérios são explorados nessa região. Alguns deles são: ferro, ouro e estanho.

Em relação ao extrativismo animal, como existem muitos rios nessa região, a pesca é uma atividade econômica bastante praticada.

Encontram-se, nas águas da região, grandes peixes de água doce, como o pirarucu (também conhecido como “bacalhau brasileiro”) e o tambaqui.

A caça a onças, lontras, jacarés e aves também é muito praticada, no entanto é proibida por lei, pois algumas espécies estão em risco de extinção.

Apesar de ser a maior região do Brasil, o Norte é pouco povoado. Sua população está mal distribuída pelo território: a maior parte encontra-se nas capitais e nas principais cidades situadas às margens dos rios.

Os primeiros habitantes da região Norte foram os indígenas. Seus descendentes, ainda hoje, representam parcela expressiva da região. Atualmente, eles vivem em aldeias isoladas na floresta, em reservas indígenas e também em áreas urbanas.

São muitas as lendas produzidas pelo imaginário dos povos dessa região, entre as quais vitória-régia, saci-pererê, uirapuru, sumé, boto e as amazonas são as mais contadas.

Entre as festas realizadas nessa região, estão a do Círio de Nazaré (Belém) e as danças como boi-bumbá, cirandas e carimbó, que são marcas culturais desse povo.

A maior festa popular da região Norte se realiza na cidade de Parintins (AM). Trata-se do festival folclórico de Parintins, que mistura o bumba meu boi do Nordeste com lendas indígenas na disputa entre dois blocos, os “bois” Caprichoso e Garantido.


Entre as atrações turísticas da região, destacam-se o passeio de catamarã (embarcação típica da região) pelo rio Amazonas e por igarapés; a ilha de Marajó; o Teatro Amazonas (em Manaus); o mercado Ver-o-Peso e o Museu Paraense Emílio Goeldi (ambos em Belém).

1 - Quais são os estados da Região Norte e suas capitais?
2 - A floresta Amazônica é constituída por estreitos cursos d’água, chamados __________.
3 - De qual árvore é retirado látex?
4 - Cite 3 exemplos de extrativismo vegetal, animal e mineral.
5 - Escolha uma lenda da Região Norte e pesquise sobre ela. 




Atividades  - Semana de 03 à 07/08


Comparando as cartas

As comunicações escritas geralmente têm alguns dados em comum.



Leia outra carta. Ela faz parte do livro Theodoro & Marina. Nesse livro, dois amigos trocam muitas cartas para se comunicar.



1 - Releia o início e o final da carta.

a) Identifique e copie:

a saudação e o destinatário:  ___________
a despedida e a assinatura: ____________

b) De acordo com a carta, pinte os quadros que revelam o que os trechos identificados no item a expressam.


2 - Marina escreve empregando palavras e expressões comuns no dia a dia.

a) Circule abaixo as palavras e expressões que demonstram esse uso. 

Me avise quando isto acontecer, tá?
Ah... viver é tão bom!
Tomara que a sua avó seja legal!!!
Oi, Theodoro.

b) Releia este trecho



Assinale as alternativas adequadas para completar a seguinte ideia. 
Esse tipo de repetição de palavras é comum na:

(  ) língua falada no dia a dia.
(  ) forma mais respeitosa de se dirigir a alguém.
(  ) escrita de documentos.
(  ) escrita de textos mais informais.

3 - Assinale características presentes na carta de Marina.

(  ) Mais informal e espontânea.
(  ) Usa expressões mais comuns em ocasiões formais.
(  ) Faz um comunicado de forma objetiva.
(  ) Expressa sentimentos e emoções.

4 - Na carta ao Lobo, o(a) advogado(a) usa as expressões: Vossa Senhoria e Prezado.
Essas expressões seriam adequadas na carta de Marina? Explique.

5Qual das duas formas de escrever cartas é mais apropriado para se comunicar com um amigo que se mudou e foi morar muito longe de você: a de Edviges ou a de Marina? Explique sua resposta. 


Verbos 

Os verbos constituem uma classe gramatical que é responsável por expressar uma ação, um estado, um desejo ou um acontecimento, ou até um fenômeno natural, por isso essa classe é fundamental à nossa comunicação.

Os verbos flexionam-se em tempo, modo, número e pessoa, o que torna seu estudo complexo.








Medida de temperatura

São muitas as situações do dia a dia nas quais utilizamos a medida de grandeza temperatura. Veja algumas.

  

No Brasil, para medir a temperatura usamos como unidade de medida o grau Celsius (ºC).
O instrumento que usamos para medir a temperatura é o termômetro.

Responda.

a) No geral, as medidas de temperatura são mais altas no verão ou no inverno?
b) Quando uma medida de temperatura passa de 12 ºC para 21 ºC, dizemos que ela subiu ou baixou? Quantos graus Celsius?
c) No Brasil, as medidas de temperatura registradas na região Nordeste geralmente são mais altas ou mais baixas do que na região Sul?

Veja neste gráfico as medidas da temperatura mínima e máxima registradas em uma cidade, em cada dia de uma semana.



a) Qual foi a menor medida de temperatura registrada nessa semana? Em qual dia da semana?
b) E qual foi a maior medida de temperatura registrada nessa semana? Em qual dia da semana? 
c) Em qual dia dessa semana a medida de temperatura máxima foi 14ºC?
d) Qual foi a medida de temperatura mínima registrada no domingo?
e) Qual foi a diferença entre as medidas das temperaturas máxima e mínima registradas na segunda-feira?

Pesquisa

O que é o processo chamado aquecimento global?




Região Centro-Oeste

    A Região Centro-Oeste é uma das cinco Regiões que compõem o território brasileiro. É   composta   pelos   Estados  de  Goiás,  Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal.



   No Distrito Federal localiza-se a capital do país e o centro do poder político da União, Brasília. A cidade abriga a sede do Executivo federal, a Câmara dos Deputados, o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal.
  Seu projeto urbanístico foi realizado por Lúcio Costa e o projeto arquitetônico por Oscar Niemeyer. Aproximadamente 30 mil operários construíram Brasília em 41 meses, durante o governo do então presidente Juscelino Kubitschek. A nova capital federal foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960, data escolhida para homenagear Tiradentes.

   Em relação ao relevo, três unidades são encontradas no Centro-Oeste: planaltos, depressões e planícies. As duas primeiras unidades formaram-se na Era Cenozoica, sendo relevos bem antigos e que sofreram muitos processos erosivos. Já as planícies são importantes para a economia da região, uma vez que são bastante utilizadas nas práticas agrícolas e pecuaristas, como o Pantanal mato-grossense.

  Dentre os planaltos mais conhecidos do Centro-Oeste, podemos destacar a Chapada dos Parecis, no centro-norte de Mato Grosso; a Chapada dos Guimarães, também no Mato Grosso; e a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Todos esses planaltos possuem altitudes que variam de 300 m a 1200 m.

                                                Cachoeira na Chapada dos Guimarães, Mato Grosso


   Já as depressões no Centro-Oeste são famosas por abrigar leitos de rios, como a depressão do Araguaia, que acompanha os vales do rio Araguaia, e a depressão do Tocantins, onde correm as águas do rio Tocantins.

  Uma das planícies mais conhecidas do Centro-Oeste é a do Rio Araguaia, que forma a ilha do Bananal, na divisa de Tocantins com Goiás. Uma área relativamente plana, com altitudes de 0 m até 200m.

  Devido ao relevo e à localização da região, no Centro-Oeste nascem importantes rios que alimentam outras áreas do país, como alguns estados do Sul e do Norte do Brasil. O Centro-Oeste possui áreas em que três bacias hidrográficas podem ser encontradas: a Tocantins-Araguaia, a do Paraguai e a Amazônica.

   A vegetação do Centro-Oeste é bastante diversificada, pois há forte incidência de raios solares e clima quente, fatores ideais para o florescimento da biodiversidade. Entre os biomas encontrados na região, três merecem atenção: o Cerrado, o Pantanal e a Floresta Amazônica.

  O Cerrado, é uma formação vegetal específica de climas tropicais, com solos pobres, pouco férteis. Suas árvores são de pequeno e médio porte, com galhos tortuosos, troncos de casca grossa e raízes profundas para buscar água no subsolo.


  No oeste e norte de Mato Grosso, temos a presença da Floresta Amazônica, com altas temperaturas e chuvas abundantes. Com uma vegetação densa e diversificada (biodiversidade), é uma das áreas da Amazônia que menos sofre com o desmatamento. Nessa área temos o Parque Nacional do Xingu, um importante espaço de preservação florestal e nativa, sendo uma região de transição entre o Cerrado e a Amazônia, no norte do Mato Grosso.


  O Pantanal está presente no oeste de Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso, com uma vegetação bastante variada. Essa variação ocorre por conta do grau de umidade e das inundações que ocorrem nos períodos chuvosos.

Vista aérea do bioma Pantanal

   As manifestações culturais de maior destaque no Centro-Oeste são: Fogaréu na Cidade de Goiás, Cavalhada na cidade de Pirenópolis, ambos no Estado de Goiás; Cururu, dança folclórica dos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.


1 - Qual a capital do Brasil?
2 - Quais são os estados da região Centro-Oeste e suas capitais?
3 - Quais bacias hidrográficas podem ser encontradas na região Centro-Oeste?
4 - Cite três biomas encontrados na região?
5 - Pesquise três pontos turísticos encontrados na região Centro-Oeste.





Atividades - Semana de 27 à 31/07


Leitura: Carta

Sr. Lobo


Vossa Senhoria: forma de tratamento bastante formal e cerimoniosa.
permissão: autorização.
idem: a mesma coisa.
abuso: mau uso, despropósito.
cessar: acabar.
bufar: soltar ar pela boca com força, por cansaço, raiva.
indenização: pagamento para compensar alguma perda.
subscrevo-me: assino.


Compreensão do texto

1 - A quem esta carta foi destinada?
2 - Geralmente os advogados defendem causas de seus clientes. Quem são os clientes de Edviges?
3 - No início da carta são utilizadas as expressões Prezado sr. Lobo e Vossa Senhoria. O que essas expressões trazem para  o sentido da carta?
Assinale as alternativas mais adequadas para responder a essa questão.

(  ) Um tom mais espontâneo e informal.
(  ) Um tom mais criminosos e formal.
(  ) Dão mais seriedade ao que está sendo dito.
(  ) Dão a entender para o Lobo que se trata de uma brincadeira.

4 - Por que o(a) advogado(a) diz que não adianta "bufar nem soprar".
5 - Releia este trecho da carta observando as expressões destacadas.

A senhorita Chapeuzinho disse-nos que Vossa Senhoria ocupa atualmente a casa da sua avó (dela) e usa as suas roupas (da avó dela) sem a sua permissão (idem).

Por que foram colocadas essas expressões entre parênteses?

6 - Releia. 

[...] cumpre-nos informar a Vossa Senhoria que Os Três Porquinhos & Cia. Ltda. estão firmemente decididos a processá-lo por perdas e danos.

a) A palavra Cia. é uma abreviatura da palavra Companhia, e Ltda. é abreviatura de Limitada. Essas palavras são usadas por empresas. O que indica isso junto do nome Os Três Porquinhos?
Assinale a alternativa que pode esclarecer esse uso.

(  ) Os Três Porquinhos tem uma empresa em nome deles.
(  ) Os Três Porquinhos adotaram outro nome para se identificar.
(  ) Os Três Porquinhos querem se disfarçar e enganar o Lobo.

b) Na carta é afirmado que Os Três Porquinhos vão processar o Lobo por perdas e danos. Explique qual o sentido a expressão destacada pode ter na carta.

c) Os Três Porquinhos recusaram uma oferta do Lobo. Que oferta foi essa?

d) O que Os Três Porquinhos esperam ao processar o Lobo?


Substantivos Coletivos

  Como já sabemos, o substantivo é o termo que nomeia os seres, como pessoas, animais, lugares, objetos.
  Eles se subdividem em várias classes, e entre elas estão os substantivos coletivos.
   É interessante sabermos que uma palavra escrita no singular representa tantos outros seres de uma espécie, não é verdade? Pois sempre que ouvimos a palavra constelação, lembramos de uma reunião de estrelas, ao falarmos em ramalhete, nos vem à mente uma porção de flores reunidas, e assim por diante.
  Dessa forma, o substantivo coletivo representa um conjunto de elementos de uma mesma espécie.
 Ampliando os nosso conhecimentos sobre esse assunto, veremos a seguir a relação de alguns substantivos coletivos:

Substantivo coletivoConjunto de
cardumede peixes
alfabetode letras
classede alunos
tribode índios
varade porcos
esquadrilhade aviões
bibliotecade livros
boiadade bois
bandade músicos
quadrilhade ladrões
câmarade vereadores, deputados
resmade papéis
multidãode pessoas
enxamede abelhas
cachode uvas, bananas
discotecade discos
elencode artistas
rebanhode ovelhas

SUBLINHE O SUBSTANTIVO COLETIVO CORRESPONDENTE A CADA UMA DOS SUBSTANTIVOS ABAIXO:

A)   MÚSICOS:  BANDA – CACHO – TURMA

B)   AVIÕES:  ESQUADRILHA – ÁLBUM – ESQUADRA

C)   PORCOS:  VARA – JUNTA – FATO

D)   PEIXES:  QUADRILHA – CARDUME – PENCA

E)   CABRAS:  CACHO – FATO – TURMA

F)   QUADROS:  ESQUADRA – PINACOTECA – ÁLBUM

G)   LEIS:  CÓDIGO – FATO – JUNTA

H)   CORDA:  QUADRILHA – PENCA – CORDAME

I)     CEBOLAS:  RÉSTIA – ÁLBUM – NINHADA

J)    ARTISTAS: DISCOTECA – FAUNA – ELENCO

K)   PÁSSAROS: BANDA – BIBLIOTECA – BANDO



Medida de capacidade

O mililitro (ml) e o litro (L) são unidades padronizadas de medidas de capacidade.

A medida de capacidade de 1 copo, 1 xícara de chá e de uma jarra são alguns exemplos de unidades não padronizadas de medidas de capacidade.

As caixas e as garrafas de leite que são vendidas em supermercados e padarias têm, geralmente, medida de capacidade de 1 litro (1L).


Veja os valores relativos do litro (L) e do mililitro (ml). 

1 L = 1000ml 

Complete.

a) 6000 ml =                             b) 2 L e 900 ml=








Região Sul

É a menor das regiões do País e a única das regiões fora da Zona Intertropical. Faz fronteira com o Uruguai, Argentina e Paraguai.

Seu povoamento foi marcado pela presença de imigrantes europeus, entre eles, italianos, alemães, poloneses e ucranianos, que deixaram marcas de suas culturas, notadamente na arquitetura, na culinária e nas danças da região.

Os três estados da Região Sul são:




A Catarata do Iguaçu, formada pelo rio do mesmo nome, com 275 quedas d'água, localizada no Parque Nacional do Iguaçu, no estado do Paraná, é considerada Patrimônio Natural da Humanidade. Com uma extensão de 2,7 km e atravessando a fronteira com a Argentina, as cataratas são formadas por centenas de cascatas, entre elas a Garganta do Diabo, com 80 m de altura.


A maior usina hidrelétrica da região é a Itaipu, inaugurada em 1983, que aproveita os recursos hídricos do rio Paraná, mais precisamente nas imediações da cidade de Foz do Iguaçu (Brasil).  Além de abastecer a Região Sul, a energia da Usina hidrelétrica de Itaipu é imensamente utilizada em outras regiões brasileiras, inclusive na Região Sudeste, que é mais desenvolvida, com indústrias de grande porte.

A Ferrovia Curitiba - Paranaguá, localizada na Serra do Mar, construída em 1808, numa área de Mata Atlântica, é um dos mais importantes percursos turísticos da região. Estrada de Ferro Curitiba Paranaguá é uma ferrovia que liga as cidades de Paranaguá a Curitiba, com uma extensão de 110 km.

A Região Sul apresenta relevo formado pelo Planalto Meridional, que tem as maiores altitudes da Região Sul, onde são registradas as temperaturas mais baixas e o clima mais chuvoso da região.

Mata das Araucárias ou dos Pinhas, cobria vastas áreas da região sudeste, era formada também por outras espécies como imbuia, cedro, canela, gameleira, angico, tamboril etc. Com o desmatamento, para construção de casas, fabricação de móveis e para dar lugar à prática da agricultura, o pouco que sobrou, foi transformado em áreas de preservação ambiental. Mata Atlântica, com grande cobertura vegetal primitiva é um importante bioma, que, cobre grande parte da Serra do Mar, que se estende na região. Nela encontram-se espécies como a figueira, canela, pinho-bravo, embaúba, pau-óleo, ipê amarelo, ipê da serra, carvalho, entre outros.


O Pampa ocupa mais da metade do território do Rio Grande do Sul e parte dos países: Uruguai e ArgentinaO clima do Pampa é subtropical com as quatro estações do ano bem definidas e sua vegetação é marcada pela presença de gramíneas, plantas rasteiras, arbustos e árvores de pequeno porte. fauna do bioma Pampa é muito rica e diversa, caracterizada por uma grande variedade de aves, mamíferos, artrópodes, répteis e anfíbios. Exemplos: jaguatirica, mono-carvoeiro, macaco-prego, guariba, mico-leão-dourado, sagui, preguiça-de-coleira, caxinguelê, tamanduá, jacu, macuco, jacutinga, ema, etc.

No Rio Grande do Sul, os imigrantes italianos dedicaram-se principalmente à plantação e industrialização da uva. Hoje, muitas destas regiões se transformaram em cidades importantes, como Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Garibaldi. A produção de vinhos da região começou com a chegada dos imigrantes italianos, que se estabeleceram na Serra Gaúcha. Grandes vinícolas estão instaladas na região, que é responsável por 85% da produção nacional, com destaque para a Serra Gaúcha.

A grande expansão da lavoura, a sua mecanização, na produção de arroz, milho, soja, trigo, tomate, cebola feijão fumo, alho, erva mate, entre outras, fez surgir grandes empresas produtoras de equipamentos e insumos para uso na agricultura.

1 - Quais estados fazem parte da Região Sul?

2 - Complete a tabela com as siglas e capitais de cada estado:

                                            Sigla           Capital

Paraná
Santa Catarina
Rio Grande do Sul

3 - Qual o nome da maior usina hidrelétrica da região?

4 - Cite 3 espécies da flora da Mata Atlântica.

5 - Cite 3 espécies da fauna do Pampa.

6 - Quais cidades a estrada de ferro ligava?

7 - Pesquise 2 festivais importantes e 2 comidas típicas da Região Sul. 




Atividades - Semana de 20 à 24/07


Substantivos primitivos e derivados

Substantivo Primitivo

Designa substantivos não derivados de outros, aqueles que não vêm de outra palavra da língua.

Exemplos:

pedra, jornal, gato, homem, terra, fogo, luz, avião, feudo.

Substantivo Derivado

Designa substantivos formados a partir de um substantivo primitivo existente no idioma.

Exemplos:

pedreiro, jornalista, gatinho, homúnculoterrestre, fogaréu, luzeiro, aviador, feudalismo.


1 - Escreva a palavra que deu origem a cada substantivo.

a) livraria:

b) limoeiro:

c) papelão:

d) marinheiro:

e) dentista:

f) floricultura:


2 - Faça o contrário, escreva outras palavras que possam ter origem nestes substantivos.

a) criança:

b) porta:

c) pedra:

d) chuva:

e) casa:

f) carta:


Palavra puxa palavra


Você pode formar novas palavras. Use as terminações indicadas para formar palavras derivadas.


terminação - -agem                                    terminação - -oso / -osa

folha:                                                        gosto:

ramo:                                                        cheiro:

pasto:                                                        bom:

barra:                                                        perigo:

lavar:                                                         horror:


terminação - -eza

belo:

triste:

esperto:

certo:






MEDIDA DE MASSA (peso)

 

    Você já deve ter visto estas unidades de medida.

O miligrama (mg), o grama (g), o quilograma (Kg), ou simplesmente quilo, e a tonelada (t) são unidades de medida usadas para saber qual é o “peso” de pessoas, animais, objetos, etc. São unidades de medida de massa.

Cada unidade de medida é usada de acordo com aquilo que se vai pesar. Veja os exemplos:

                  

O "peso" de uma formiga é dado em miligramas.                            O "peso" de uma maçã é dado em gramas.


               

Um pacote de farinha tem o                                                      O "peso" de um rinoceronte é

"peso" dado em quilogramas.                                                          dado em toneladas.


O instrumento de medida de massa é a balança. Existem vários tipos de balança.

 

Assinale o quadrinho da medida de massa mais adequada de cada item.

   (  ) 30mg   (  ) 30g    (  ) 30kg

      (  ) 100mg  (  ) 100g   (  ) 100Kg


   (  ) 3mg      (  ) 3g     (  ) 3kg


     (  ) 5g          (  ) 5Kg       (  ) 5t


Estatística


Adílson trabalha em uma empresa de reciclagem.

Ele registrou no gráfico abaixo a quantidade de material reciclável coletado durante um mês nessa empresa.



 

a)      Qual foi o material mais coletado pela empresa nesse mês?

b)      Qual foi o material menos coletado?

c)       Quantas toneladas de vidro foram coletadas?

d)      Quantas toneladas de plástico foram coletadas?




Agora responda: 

a) Quem pesa mais?

b) Quem pesa menos?

c) Compare o peso de Clarice e Lauro. Quem pesou mais? Quanto a mais?

d) Quanto Karla e Clarice pesam juntas?

e) Meu primo tem o peso de Lélio e Karla juntos, menos o peso de Lauro. Quanto pesa meu primo?

f) Dona Priscila pesa o triplo de Lélio. Quanto pesa Dona Priscila?




Região Sudeste


 

   Os estados que compõem o Sudeste são: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Possui a maior concentração populacional do território brasileiro, conforme contagem realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totaliza 80.364.410 habitantes, quantidade que corresponde a 42,2% do total nacional.

   O relevo do Sudeste é composto da planície litorânea atlântica, principalmente os estados de Espírito Santo e Rio de Janeiro, Minas Gerais é o único estado dessa região que não possui litoral. São Paulo tem sua maior parte sobre os planaltos, mas possui uma região litorânea com muita influência histórica, a região da baixada santista. Em algumas áreas de Minas Gerais encontram-se vegetações de cerrado, com aparência de vegetação morta na época seca, mas voltam as tonalidades verdes com a chuva.

   O Sudeste é o principal responsável pela geração de riquezas econômicas do país. A agricultura é bem dinâmica e diversificada, destaca-se o cultivo de café, laranja e cana-de-açúcar. A exploração de minério é outra atividade econômica importante: Minas Gerais detém grandes reservas de ferro e manganês; a maioria do petróleo produzido no país é extraído da bacia de Campos, no Rio de Janeiro.

  Com o alto desenvolvimento econômico nessa região ela foi motivo de migrações de pessoas de todo o país em busca de melhores condições de vida, formando uma grande mistura cultural no Sudeste.

 

1-    Quais estados fazem parte da Região Sudeste?

2-    Qual o único estado da Região Sudeste que não possui litoral?

3-     Complete a tabela com a Sigla de cada estado da Região Sudeste e suas capitais. 

                                        Sigla do Estado              Capital

São Paulo

Minas Gerais

Rio de Janeiro

Espírito Santo


4-    Pesquise 3 pontos turísticos e 3 curiosidades da Região Sudeste.

 


Atividades - Semana de 13 à 17/07


Texto: Reportagem


Por que temos de comer?

Existem muitas razões para você não torcer mais 
o nariz diante de um prato de comida 

      
      Tem gente boa de garfo: come tudo sem reclamar. mas tem gente que eu vou te contar... Mesmo diante de seu prato favorito, torce o nariz e pergunta: por que tenho de comer? Pois saiba que sem se alimentar ninguém cresce, tampouco tem concentração para estudar ou forças para brincar. E aí, encontrou boas razões para raspar o prato?
    Assim como as máquinas precisam de combustível para funcionar, o organismo necessita de alimentos para produzir energia e movimento. Mas comparar nosso corpo a uma máquina é pouco. Somos mais que um conjunto de órgãos funcionando. Temos, também, emoções e a alimentação interfere até nelas...
      Bem alimentados, somos mais dispostos, temos mais interesse em trocar experiências com os outros, somos capazes de pensar melhor sobre o que acontece nas nossas vidas, somos até mais bem-humorados. Já em pessoas com alimentação deficiente, é comum o desânimo, até mesmo certa tristeza. Isso sem falar na sensação de fraqueza, na dificuldade em prestar atenção, na pouca disposição para brincar ou praticar exercícios e também na maior dificuldade do organismo para se defender das doenças. Portanto, temos que comer bem. Mas alguém aí sabe qual é a alimentação ideal?
      [...]
    A quantidade de alimentos necessária para cada um de nós depende de fatores como sexo, idade e atividade física. Quem passa muito tempo sentado à frente do computador, televisão ou videogame, por exemplo, tem necessidade menor de energia do que quem pratica esportes, joga bola ou brinca de pique. O momento biológico também é muito importante. Isso quer dizer que, quando se está doente, esperando bebê ou na fase do chamado estirão de crescimento, é preciso uma alimentação adequada. Por isso podemos dizer que os planos alimentares devem respeitar os hábitos e as necessidades de cada um. Como você já descobriu, precisamos comer para manter o corpo em equilíbrio. Lembre-se: comer de menos faz mal da mesma forma que comer demais. Seja comedido com biscoitos, doces, sorvetes, chocolates... Essas guloseimas não substituem as refeições, nem fazem bem se consumidas em excesso.
     Ah! E não se esqueça de beber bastante água. Esse líquido, além de ser considerado alimento, compõe a maior parte do nosso organismo. Saúde!

                                        (Mônica Valle de Carvalho)


1- Nosso corpo é comparado com qual objeto?
2- Por que devemos ter uma alimentação saudável?
3- O que acontece quando não temos uma boa alimentação?




A organização do território brasileiro

    Atualmente, o território brasileiro está dividido em 27 partes chamadas de unidades federativas,que são constituídas pelos 26 estados e pelo Distrito Federal. No Distrito Federal está situada Brasília, a capital do país e sede do governo federal.

    Observe no mapa a seguir a divisão do território brasileiro em unidades federativas.



A divisão regional do Brasil

    Além das unidades federativas, o território brasileiro também é dividido em regiões. Uma região pode ser definida como uma porção da superfície terrestre que reúne características que a diferenciam das outras porções. A divisão do território em regiões é chamada de regionalização.
    A divisão regional do Brasil foi criada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com o objetivo de facilitar a organização das informações e dos dados estatísticos sobre o país. Nela, o território brasileiro está dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
  Cada uma dessas regiões agrupa estados com características semelhantes quanto à vegetação, ao clima, à história da ocupação humana e às atividades econômicas. 



1- De acordo com o mapa, como o território brasileiro está dividido?
2- Em qual unidade federativa você vive?
3- O que é uma Região?
4- Em quantas regiões o território brasileiro é dividido? Quais são elas?

Região Nordeste


    região Nordeste do Brasil é formada por nove estados e é bastante conhecida por seus aspectos naturais bastante diversificados, com áreas úmidas, áreas secas, e áreas de mata. Essa região tem um extenso litoral e é muito visitada por turistas. A Região Nordeste do território brasileiro é composta por nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Agora é com você:
Faça uma pesquisa sobre a Região Nordeste: curiosidades, festividades, ponto turístico e culinária. 


Ordem das unidades de milhar ( 4ª ordem)








Resolva






Atividades - Semana de 06 à 10/07


Quantas brincadeiras aparecem no texto?

Você conhece outras brincadeiras? Escreva o nome dessa brincadeira e conte como se brinca. 

Pesquise e escreva como seus pais ou avós brincavam. 






Observe a representação do milhar, da centena, da dezena e da unidade com os desenhos de fichas.



Agora, faça desenhos de fichas para representar os números dos itens a e b e escreva o número apresentado no item c.

A) 26

B) 206

C)






      A onça-pintada é um mamífero carnívoro. Símbolo da fauna brasileira, está em sério risco de extinção. A onça-pintada também é encontrada em outros países da América do Sul e na América Central. No Brasil já foi encontrada uma onça-pintada que media 185 centímetros de comprimento e pesava 158 quilogramas. 

Complete os dados sobre essas medidas.

Medida do comprimento (em centímetros)
Número:
Leitura:

Medida da massa (em quilograma)
Número:
Leitura:


OS NÚMEROS E SUAS ORDENS

      Os símbolos que usamos no sistema de numeração decimal são chamados algarismos ou dígitos. Em um número, cada algarismo ocupa uma posição, que determina a ordem dele. As ordens dos números são consideradas da direita para a esquerda e cada ordem recebe um nome especial. por exemplo, ordem da unidades, ordem das dezenas, etc.  

O número 177 é formado por 3 algarismos. Portanto, nele há 3 ordens. Observe:


1-Escreva a ordem e o valor que cada algarismo representa nos números indicados.

a) 8 2 8
b) 2 1 7
c) 3 0 4

2- Responda:

a) Qual é o maior número natural de 3 ordens?
b) Qual é o menor número natural de 3 ordens?


O ambiente

    Tudo que está ao nosso redor forma o ambiente, como o relevo, os rios, a vegetação e os seres vivos.
    Você já observou como a superfície terrestre pode ter diferentes formas? Por exemplo, alguma áreas podem ser altas, e outras, baixas; algumas podem ser planas, e outras, irregulares. No lugar onde você vive, provavelmente existem ruas inclinadas, com ladeiras, e ruas planas. 

Como são as formas das superfícies terrestres do seu bairro? Descreva-as. 


Complete as frases com as palavras que estão faltando.

a) O _______ resulta da combinação entre os fenômenos da erosão e da deposição.
b) A ________ é o desgaste e a separação dos materiais que compõem as rochas.
c) A _________ é o acumulo de materiais originados da erosão. 

Observe o esquema e responda às questões.


a) Qual letra indica o processo de desgaste e separação dos materiais que compõem as rochas?

b) Qual letra indica o processo de acúmulo desses materiais em outro ponto da superfície?

c) Identifique o nome dos processos representados pelas letras A e B.



Associe a forma de relevo com as suas características.

1 Montanha   
2 Planalto
3 Planície
4 Depressão

(  ) Superfície plana onde predomina a deposição.
(  ) Área mais baixa que as áreas vizinhas.
(  ) Maior elevação da superfície terrestre.
(  ) Superfície irregular onde predomina a erosão.

As formas predominantes do relevo brasileiro são os planaltos, as planícies e as depressões. Os planaltos ocupam extensas áreas e podem apresentar serras. As depressões ocupam, também, extensas áreas do território brasileiro. Já as planícies ocupam áreas menores, ao longo de rios e do litoral brasileiro.


De acordo com o mapa, quais formas de relevo predominam no território brasileiro?
Em quais partes do Brasil predominam as planícies?




Atividades - Semana de 29/06 à 03/07

Olá alunos!
Seguem atividades para serem realizadas no caderno durante a semana.
Bom estudo!












      Será que temos números que indicam aspectos de nossas características físicas? Pergunte para alguém da sua família as informações sobre você, para preencher o quadro abaixo:


    DIVIDINDO UM BOLO




Vamos calcular



COORDENADAS

Observe a imagem abaixo:


        As coordenadas são representadas por letras e algarismos, o encontro de ambas indica uma posição. 
       No exemplo, a CASA está na posição E4 enquanto a ESCOLA está na posição B2. 

Agora é com você:
Desenhe uma malha quadriculada como a do exemplo acima contendo 6 linhas e 6 colunas. Coloque as letras e os números. Para encerrar, você deve desenhar o que se pede nas coordenadas indicadas.

a) uma casa - A1
b) uma árvore - B3
c) um carro - E5
d) uma bicicleta - C2



Atividades - Semana de 22/06 à 26/06

Olá alunos! 
Seguem atividades para serem realizadas no caderno durante a semana.
Bom estudo!


Vamos estudar sobre os aspectos que nos fazem ser quem somos:

1 - Quem escolheu o seu nome?
2 - Por que você tem esse nome?
3 - O que ele significa?
4 - Origem do seu sobrenome?

Acróstico - poesia em que as primeira letras (às vezes, as do meio ou do fim) de cada verso formam, em sentido vertical, um ou mais nomes ou um conceito.

               Estudar e aprender com
               Sabedoria
          ter Concentração nos estudos e 
               Organização
               Ler com atenção para
               Aprender

Agora que você viu o que é e como se produz um acróstico, você deve escrever um acróstico com as letras do seu nome e um com as letras da palavra FAMÍLIA.
Dica: escreva seu nome na vertical e, em seguida, os versos que te representem.


Suco de casca de maçã

Ingredientes:
* 1 litro de água;
* cascas de 2 maçãs;
* 3 colheres de açúcar.

Modo de preparo:
1 - lave as maçãs e tire as casas.
2 - coloque as cascas em uma panela com água e leve ao fogo.
3 - quando começar a ferver desligue o fogo e espere esfriar, acrescente açúcar e bata tudo no liquidificador. 

Escreva abaixo os nomes pedidos:

a) O que será feito na receita:
b) A fruta a ser usada:
c) O ingrediente da receita medido em colheres:
d) O ingrediente da receita medido em litros:
e) O eletrodoméstico usado na receita:

Cada família tem uma receita preferida. Você deve escolher uma e depois escrever em seu caderno. 

Atenção: A estrutura de uma receita deve conter:
* Nome da receita
* Ingredientes ( com indicação das quantidades)
* Modo de preparo - deve ser escrito com verbo no MODO IMPERATIVO. Você sabe o que isso significa? Um verbo no imperativo é escrito dando uma "ordem". Exemplo: Pegue; Bata; Ferva. 





No mapa acima podemos ver todos os bairros da cidade de Guarulhos. 
Tente localizar o bairro que você mora.

Agora é sua vez!
Pense no trajeto que faz da sua casa até a escola. Faça um desenho desse trajeto, não se esqueça de incluir ruas, árvores, comércio e demais pontos de referência que achar importante. 

Origem da presença negra em Guarulhos


1- Este texto apresenta o termo " Berço da humanidade". Escreva o que você entende sobre esta expressão. 

A principal característica do povo brasileiro é a sua mistura. Somos muitos povos. Você já parou para pensar de onde vêm algumas palavras que falamos, algumas comidas que degustamos, festa que participamos, objetos que usamos, dentre outras coisas? 
2- Converse com sua família e faça um levantamento sobre alimentos, brinquedos e brincadeiras que você tem na sua casa e escreva a qual origem étnica você e sua família acreditam que pertencem.   



Atividades - Semana de 15/06 à 19/06

Olá alunos!
Seguem atividades para serem realizadas durante a semana. 
Bom estudo!


1 - Será que Julieta trata seu diário de forma especial? Copie do texto alguma frase ou expressão que confirme  sua resposta. 
2 - Julieta faz um desenho e dá uma pista sobre quem é Romeu? Que desenho é esse?
3 - Releia o último parágrafo da página do diário e escreva uma palavra que pode substituir a  palavra charme sem alterar o sentido da frase.
4 - Pense na palavra diário. Que outra palavra ela lembra? 
5 - Qual data mostra no diário?

 Vimos no diário de Julieta que Romeu fez 3 anos. Agora é sua vez de registrar no quadro abaixo três idades diferentes, uma será a sua própria idade , as outras duas você deverá escolher entre seus familiares: 

          Nome do membro da família                Idade
  1-
  2 - 
  3 - 

Vamos ao desafio:
 a) Qual a diferença entre sua idade e a idade do membro mais velho?
 b) Qual a soma das três idades?
 c) Some a menor e a maior idade. em seguida calcule a diferença desse valor com o valor da soma de todos. 
 d) Use o ano atual, 2020, subtraia a idade das pessoas que você colocou na tabela e descubra o ano de nascimento de cada uma delas. 

 Vamos nos cuidar!


Agora, você deve escrever o que sua família vem fazendo, nesse período, para a manutenção da saúde de todos.  


POVOS INDÍGENAS EM GUARULHOS

       A origem do topônimo Guarulhos está intimamente relacionada aos primitivos habitantes do território. Os Maromomi foram os primeiros povoadores do lugar; expulsos do litoral paulista pelos Tupi, chegaram à região por volta de 1400 da era cristã; eram nômades e viviam da caça, da pesca e da coleta de frutos. Os Maromomi pertencem à família dos indígenas Puri e ao tronco linguístico Macro-Jê. Em contato com os colonizadores, foram escravizados e, a partir de 1640, passaram a ser chamados de Guarulhos. Entre 1560 e 1623, Guarulhos era chamada de Nossa Senhora da Conceição dos Maromomi.



No Brasil, os povos originários somam hoje 305 etnias, que falam 274 línguas indígenas, segundo o IBGE de 2010.

Agora é com você:

Faça uma pesquisa e escreva uma lista com cinco nomes de povos indígenas que existem no Brasil. Se for possível estenda sua pesquisa e escreva as principais características de cada um: língua, alimentação, moradia. 



Atividades - Semana de 08/06 a 12/06










Atividades - Semana de 01/06 à 05/06




Atividades - Semana de 25/05 à 29/05




F:\Trabalho Ensino Fundamental I\3º ano\Ciências\Apostilas\ATIVIDADE PARA TODO DIA _ CIÊNCIAS VOL2\PAG35.jpg



Atividades - Semana de 18/05 à 22/05


Olá alunos!
Seguem atividades para serem realizadas durante a semana.
Bom estudo!









SOLTE SUA IMAGINAÇÃO

              Certo dia, aconteceu algo muito estranho com a estrelinha Jurema. Ela parou de brilhar, perdeu a luz e o esplendor. 
              Por que será que ela parou de brilhar?
              Crie um texto contando como Jurema fez para recuperar o seu brilho. Dê-lhe um título bem legal.


Agora é com você!
Lindos desenhos, moldes e riscos de estrelas para pintar, colorir ...




Atividades - Semana 11/05 a 15/05


Nesta página serão disponibilizadas as atividades para os alunos do 4º Ano.




Olá alunos!
Iremos postar aqui algumas atividades bem legais para vocês realizarem em casa.
Professora Jacqueline 4º A
Professora Rose 4º B

________________________________________________________________________